Princípios de um Namoro Cristão

Matheus Ortega 23 de abril de 2012 43

Bom dia!

Ontem eu estava vendo um vídeo sobre princípios de um namoro cristão, do pastor Mark Driscoll da Mars Hill Church (o vídeo é em inglês, mas quem quiser ver vale muito a pena!). Eu achei muito interessante a forma que ele falou sobre como é possível namorar e agradar a Deus.

Como podemos saber se ELE (ou ELA) é a pessoa certa? Como sabemos se estamos agradando a Deus com nosso namoro? Como saber se vale a pena ou não namorar com alguém?

Vou falar sobre algumas frases que ouvi neste vídeo para quem busca um namoro santo e segundo Deus.

Este post é baseado na minha experiência e na minha visão do que é um namoro que agrada a Deus, segundo a Bíblia. Ore e leia a Bíblia você mesmo, e peça a direção para Deus para o que você está vivendo. Espero que esteja claro que tudo que vou escrever aqui são conselhos sinceros de um amigo, e não mandamentos ou regras impostas.

#1 – “Casamento não é pra te fazer mais feliz, é pra te fazer mais santo”

Relacionar-se com alguém é maravilhoso. Curtir a vida com alguém que te ama é um presente de Deus. Mas o propósito do namoro – que é como uma introdução ao casamento – é para fazer-te uma pessoa mais consciente das suas falhas e mais proxima de Deus. Você vai descobrir defeitos que nunca achou que tinha, e vai também encontrar coisas em sua parceira que ela precisa melhorar. Dois juntos são mais fortes que um sozinho. Relacionamento cristão é sobre fortalecer um ao outro e aproximar-se de Deus juntos para doar ao mundo este amor que Ele nos dá de graça.

#2 – “Seja razoável com suas expectativas”

Você quer namorar? Duas coisas – não tenha expectativas muito altas. Por exemplo não fique orando, jejuando e esperando por um príncipe chegar e te levar para o castelo dele, porque ele não vai chegar. E também não tenha expectativas muito baixas. Não namore com qualquer pessoa que gosta de você. Se você pensa, “ah mas tenho medo de machucar e dizer não!”, você vai machucar mais ainda se namorar por conveniência e depois desistir dizendo “nunca gostei dele mesmo”. Seja razoável, seja aberto para conhecer pessoas e saiba do seu valor.

#3 – “Não busque um relacionamento até que você esteja em uma estação da vida na qual você está preparado para casar”

Não acenda um fogo que você não pode apagar. Você tem 13, 14, 15 anos? Você acredita que você está em uma estação da vida na qual você está preparado para casar? Eu ouvi isso quando tinha 15 anos e queria muito namorar. Eu pensei e tomei a decisão de esperar para quando estivesse mais maduro. Foi a melhor decisão que tomei.

Não vale a pena esquentar uma lareira se a madeira não vai queimar para te aquecer direito, certo? Será que vale a pena começar um relacionamento cedo na sua vida, se você não vai poder casar com essa pessoa em breve? Pense sobre isso. Eu sei que é difícil, porque passei por isso. Mas Cânticos 8:4 diz “Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser.” Tudo tem o seu tempo, e saber esperar o tempo das coisas é ser sábio.

#4 – “Guarde o seu coração”

Provérbios 4:23 -“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Meninas, não se abram tão rápido, tão fácil. Guardem seu coração. É muito difícil um homem gostar de uma mulher que no primeiro encontro já está pensando no dia que eles vão se casar e ter muitos filhos e netos. Seja amigável, mas não permita que qualquer cara venha e arrebate seu coração. Valorize-se! 😉

Hombres, guardemos nosso coração da imoralidade sexual. Imaginar fantasias sexuais só vai enganar nossa mente e nos fazer apático ao amor. Não deixemos que pensamentos sujos dominem nossos corações, e vamos buscar tratar nossas amigas, irmãs, namoradas como princesas e filhas de Deus. 🙂

#5 – “A resposta a Deus para seus desejos é o casamento”

Vivemos em uma sociedade corrupta, aonde a sexualidade é ultra-exagerada e encorajada desde muito cedo. A resposta de Deus para a luta que vivemos na área sexual é o casamento. Guardar-se para alguém vale ouro, porque é uma das maiores formas de você dizer “Eu te Amo” para seu futuro parceiro. Vale a pena esperar e lutar para não ser dominado por seus desejos, para se doar para uma só pessoa debaixo da cobertura de Deus no casamento.

#6 – “Se Jesus estivesse do seu lado, você estaria agindo com sua namorada da mesma forma?”

Em outras palavras, você sente culpa quando faz algumas coisas com sua namorada? Será que o Espírito Santo está tentando de incomodar e você está fingindo que não ouve? Você sente PAZ no coração de estar com sua namorada(o)?

Busquemos a Palavra de Deus meus irmãos. Ela nos ensina como vivermos uma vida santa. A Bíblia diz: “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos” (Efésios 5:3).

#7 – Caráter conta muito. Como é a pessoa que você está se relacionando (ou pensando em se relacionar)?

Meninas: O melhor que seu namorado pode ser é enquanto ele te namora. Depois de casar, não existe um milagre imediato que nos faz pessoas melhores. O namoro é uma fase em que vemos tudo de bom da pessoa. Ele te trata bem? Ele respeita os pais dele? Ele é sincero com você? Ele mente pra você? Ele te xinga, berra com você? Ele bebe muito, ele trai você? Caráter conta muito. Pense bem com quem você está se relacionando (ou pensa em se relacionar), porque depois de casar não vai subitamente ficar melhor. Busque alguém que ama a Deus, e apesar de falho, quer ter um caráter cada vez mais semelhante a Jesus.

Hombres: Nem tudo que brilha é ouro. Mulheres sensuais não vão se satisfazer só com sua atenção. Elas vão querer a atenção de todos os homens. Busque uma mulher de Deus, que sabe do valor que tem e valoriza a SUA atenção para ela. Sua namorada não é um troféu pra mostrar pra todo mundo, ela é uma parceira, ajudadora, companheira pra sua vida. Vale a pena buscar alguém que tem um caráter bom, que honra os pais, serve as pessoas, se guarda do mal e ama a Deus acima de tudo.

Espero que estes sete pontos te ajudem a viver um namoro segundo a vontade de Deus.

Se você é solteiro, maximize seu tempo para servir a Deus. Vale tanto a pena orar com amigos, ajudar pessoas, tocar na igreja, servir as crianças, servir a Deus! Deixe para se preocupar com namoro quando for o tempo certo!

E acima de tudo, meus queridos, busquemos a Jesus. Só Ele pode nos fazer plenamente felizes, e fazer nossos relacionamentos abençoados e prósperos.

Um abraço a todos,

@MatOrtega

43 Comentários »

  1. Tânia Gonzales 23 de abril de 2012 às 7:52 - Reply

    São sete pontos importantíssimos!

    Espero que muitos jovens possam seguir cada ponto.

    Vale a pena esperar!

    Matheus, que Deus continue te usando com mensagens tão especiais.

  2. Lorena 23 de abril de 2012 às 8:56 - Reply

    Paz…
    Eu não tenho nem como ter alguma dúvida sobre esse post ter sido especialmente para mim!
    Ser cristão e ter um relacionamento santo para muitos(e eu incluo-me nesses muitos) está cada vez mais complicado.
    Estava com minha mente meio fraca e o que estava acontecendo e o que diz esse versículo: Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Romanos 7:19
    Como é difícil reaprender aquilo que eu já sabia.
    Sabia que era errado e que não trás nada de santidade para minha vida, pelo contrário me joga cada vez mais para longe de Deus!
    Acho que agora só vai depender do meu esforço, melhor dizendo do meu e do meu namorado!
    Não quero mais estar distante do meu Deus!:s
    Que Deus me ajude!
    E Matheus que você continue sendo um instrumento para Deus, levando assim, palavras que venham diretamente aos corações daqueles que precisam!

  3. Camily 23 de abril de 2012 às 9:05 - Reply

    Muuuuuuuiiiiiiiitoooooo Bommmmmmm gostei de+

  4. Evelyn 23 de abril de 2012 às 10:05 - Reply

    Amém!! Post super abençoado.

  5. Alex 23 de abril de 2012 às 10:51 - Reply

    Uma benção!

    Glória a Deus, a pergunta se estou pronto para casar com certeza é fundamental!!!

    Deus continue te abençoando e te usando meu irmão!

    Graça E PAZ

  6. Ana Flávia 23 de abril de 2012 às 11:27 - Reply

    Realmente são sete pontos importantíssimos, e de grande sabedoria, Obrigada, Deus abençoe sempree!

  7. Dhiego Borges 23 de abril de 2012 às 12:12 - Reply

    De fato , são conselhos louváveis, espero que mais pessoas tenham de Deus o discernimento pra pararem de ver namoro como estão vendo hoje em dia.
    A paz do Senhor e ótima segunda a todos !

  8. Maria 23 de abril de 2012 às 12:20 - Reply

    “Ele bebe muito, ele trai você? Caráter conta muito. Pense bem com quem você está se relacionando (ou pensa em se relacionar)…”

    Estou com um ponto de interrogação enorme no meio da minha cara!!!
    Que tipo de mulher de Deus pensaria em se relacionar com um cara que bebe???
    Está totalmente por fora dos princípios de Deus…

    Querido, vc começou mto bem seu post, mas entrou em contradição qdo chegou nessa parte!

    Sei que vc escreve para crentes e ímpios….mas da próxima vez tente manter a mesma linha de raciocínio, pq como eu, mtos podem ficar com um ponto de interrogação no meio da cara tb!!

    DTA!!

    • Kamila Figueiredo 26 de abril de 2012 às 16:14 - Reply

      Boa Tarde, querida!
      Vou me “meter” no seu comentário…
      Eu não sei vc, mas eu conheço várias meninas de Deus,
      que estão dentro da igreja, e começaram um relacionamento com um rapaz não-cristão, esperando que ele mude depois do casamento. Essa Palavra não é só para ímpios, mulheres de Deus tomam decisões erradas, às vezes. Foi isso que Matheus quis dizer. Essa PARTE da matéria, pode não ter ido de encontro ao que vc vive hj, mas com certeza, tem MUITAS nessa situação. Namorados ou “pretendentes” que bebem, ou não tratam bem a família, ou qualquer outra coisa assim, existem mts por aí… Prometendo MUDAR.

      Fique na PAZ.
      Att

  9. Nielly Leal 23 de abril de 2012 às 12:27 - Reply

    Graça e paz. Mais um post que falou ao meu coração, quanta sabedoria, glória ao Senhor por isso, preciso tomar decisões, mas, não quero que a minha vontade esteja acima da vontade de Deus. Agora é o tempo de dedicação à obra, penso muito no versículo:

    Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa.Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
    Hebreus 10:35-36

    DEPOIS de haverdes feito a VONTADE DE DEUS, alcançareis a PROMESSA.

    Há tempo para tudo. Ec. 3

  10. Erculy Araújo 23 de abril de 2012 às 12:39 - Reply

    Lindo post! =D Deus abençoe irmão…

  11. Ana Clara 23 de abril de 2012 às 13:06 - Reply

    Uma benção . Um dos tópicos muito importante é saber o tempo certo de começar a namorar . Não adianta ficar pedindo , jejuando , sofrendo com apenas 13, 14 ou 15 anos de vida … com essa idade ainda somos crianças . É claro que Deus trabalha na vida de cada um individualmente pois eu conheço casais que começaram a namorar com 14 anos de idade e conseguiram se guardar um para o outro durante por mais ou menos 8 anos … Mas será que todos nós estamos prontos para esperar esse tempo todo ? Nós sabemos que namoro cristão é namorar e casar pois assim é mais fácil . Então , vamos aprender a esperar e a orar . É claro que é importante orar pela vida do seu escolhido mas a nossa oração tem que ser a seguinte : “Deus , traga a meu amado … a pessoa que tu escolheste para mim na hora e no momento certo e me ajude a esperar em Ti sem deixar a peteca cair!”

  12. Samuel Varela - Crato/CE 23 de abril de 2012 às 13:27 - Reply

    Excelente… Já guardei esse texto aqui para estar sempre dando uma olhada nesses pontos e colocando-os em prática.

  13. CarLos 23 de abril de 2012 às 14:04 - Reply

    Ola! paz!

    Gsotei mt do texto…e gostaria de saber onde assistir video de que voce falou no começo e com legendas…

  14. Lucas Mateus 27 de abril de 2012 às 10:41 - Reply

    Olá meus queridos!

    Olha, de verdade, esse post aborda assuntos muito importantes!! me ajudou bastante… As vezes, mesmo quando até já sabemos de algumas coisas, uma “refrescada” de memória ajuda!! e como!!
    Deus abençoe a todos vcs desta comunidade… creio que vcs vão ser super abençoados, pois Deus através de vcs está abençoando outras pessoas, como eu…
    Tenho 17 anos e, acredite, namoro a 1 ano e meio e penso no dia do meu casamento todos os dias… agora, aqui vai um conselho (mesmo que estranho): eu resolvi não esperar pra namorar na hora certa, e acabei deixando isso acontecer cedo… Acreditem, não vale a pena!!! vc gasta um tempo desnecessário que poderia ser dedicado a Deus, sem ter estrutura pra manter um relacionamento, como um namoro… Busque primeiro a Deus, ore e peça orientação de pessoas que viveram mais que vc (vc com certeza vai tirar coisas importantes disso!). Em provérbios, por exemplo, Salomão disse uma coisa que eu acho muito importante: “A pessoa inteligente aprende com os seus próprios erros, a pessoa sábia, por outro lado, aprende com os erros dos outros”. – Isso quer dizer basicamente que se vc procurar ouvir pessoas que passaram pela sua fase e sabem mais que vc, e aprender com elas (claro, buscando orientação das pessoas certas, que sejam da mesma fé que vc pra não te dar conselhos errados) vc está sendo sábio. Para nós Cristãos, temos um efeito semelhante com a lei da Física – Toda ação tem uma reação. Vc só vai se prejudicar tomando decisões precipitadas, que obviamente vai provocar consequências desagradáveis.. e ai fica complicado. Sou novinho, mas cada um sabe até aonde deve e pode ir, não depende só de idade, mais sim, também, de mentalidade… se vc não consegue ter estrutura pra vc mesmo, não procure namorar. No meu caso, foi um presente de Deus, que eu pedi. Sei o que quero da minha vida, e tenho uma pessoa ao meu lado com uma mentalidade suficiente pra manter um relacionamento sério, e acima de tudo, os dois buscando ter a mente de Cristo, como nos foi orientado pelo apóstolo Paulo. Procure fazer a vontade de Deus na sua vida, e não deixe com que seus desejos, mesmo que naturais te dominem, mas, pelo contrário, domine-os, pois seu corpo é templo do Espírito Santo, e não deve ser usado para satisfazer a carne, mas agradar ao Senhor!!! boa sorte a todos e Deus os abençoe!!!

    • Matheus Ortega 27 de abril de 2012 às 20:08 - Reply

      cara é isso aí! Deus te abençoe e te ajude a manter Ele no centro do seu relacionamento! Abraço

  15. Jeni 27 de abril de 2012 às 18:52 - Reply

    E é bençãaao dnovoo meeuuw!!!!

    Gloria a Deus por sua viida e a vida desse pastor tão inspirado!!!

    Abs

  16. cleanny 30 de abril de 2012 às 15:28 - Reply

    Muito bom,esse post!
    passos que devemos colocar em pratica,porque são muito importantes!

  17. Rosângela 7 de maio de 2012 às 10:52 - Reply

    A paz querida amiga Maria, procure o dom do discernimento do Espírito pois ele revelará o q está escrito sei que DEUS usou poderosamente o Ir. Matheus Ortega, hoje vemos irmãos que cantam, prega, tocam em conjunto e até mesmo obreiros que bebem, fumam, mentem, se drogam, se prostituem e estão no meio do povo de DEUS, querida eles estão como joio no meio do trigo e também com a consciência cauterizada fazem isso e estão na igreja como se nada estivesse acontecendo, achando que DEUS não está vendo e assim recebendo seu louvor e adoração. Não estou aqui como Fariseu mas estou agradecendo a DEUS pela trombeta que está sendo tocada pelo servo de DEUS, que está falando a tempo e a fora de tempo pois se alguém está praticando tal ato ouça agora a voz de DEUS e se reconcilie deixando a máscara e a capa cair recebendo essa mensagem do profeta de DEUS que veio lá do trono da graça, espero está contribuindo em prol do reino de DEUS, estamos orando por vós e por todos que precisam desta palavra. Ir. Matheus continue defendo estes princípios cristãos, vai nesta tua força assim como DEUS foi com Moisés assim também será contigo e paz de DEUS e de Cristo esteja conosco!

  18. Gisele 7 de maio de 2012 às 14:22 - Reply

    Agradeço s Deus pela sua vida,continue louvando ao Senhor com estes posts .
    Muito bom e que Deus te abençoe muito!

  19. Alessandra 8 de maio de 2012 às 19:27 - Reply

    Que texto maravilhoso, foi muito bom ler e confirmar mais uma vez que não há nada melhor que esperar em Deus, ainda mais porque eu acabei de sair de um relacionamento muito conturbado, eu me afastei totalmente de Deus com esse namoro, além das brigas diárias, não existia mais respeito, ele xingava, gritava, me afastou de amigos e família! Então quero dizer para as meninas/mulheres que estão desesperadas por um relacionamento, tenham calma porque é nesse momento que o diabo se aproveita da tua ansiedade e coloca na tua vida um lobo disfarçado de cordeiro e é ai que você se apaixona, se ilude e no decorrer a máscara vai cair e o sofrimento é muito maior. Entrega nas mãos do Senhor, ele sim sabe quem é a pessoa certa para você, ele não vai te enviar alguém para que tu sofras, chores dia e noite. Acalme o seu coração e se alegre no Senhor, o melhor dele está por vir. :DDD

    • Alessandra 8 de maio de 2012 às 19:40 - Reply

      Que texto maravilhoso, foi muito bom ler e confirmar mais uma vez que não há nada melhor que esperar em Deus, ainda mais porque eu acabei de sair de um relacionamento muito conturbado, eu me afastei totalmente de Deus com esse namoro, além das brigas diárias, não existia mais respeito, ele xingava, gritava, me afastou de amigos e família! Então quero dizer para as meninas/mulheres que estão desesperadas por um relacionamento, tenham calma porque é nesse momento que o diabo se aproveita da tua ansiedade e coloca na tua vida um lobo disfarçado de cordeiro e é ai que você se apaixona, se ilude e no decorrer a máscara vai cair e o sofrimento é muito maior. Entrega nas mãos do Senhor, ele sim sabe quem é a pessoa certa para você, ele não vai te enviar alguém para que tu sofras, chores dia e noite. Acalme o seu coração e se alegre no Senhor, o melhor dele está por vir. 😀

  20. Suélio Victor 20 de maio de 2012 às 6:09 - Reply

    “Se você é solteiro, maximize seu tempo para servir a Deus”

    Vlwww Matheus, ótimos conselhos amigãoOO(n me conhece, mas é meu amigo, ou até mesmo irmão em Cristo”. 😀

    Mt – 25:40
    “E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”
    você faz muito pra Deus, e concerteza Deus está fazendo e continuará fazendo muito mais pra voce 😀

    Proteção, Defesa e Escudo Deus é na sua vida!!

  21. Viny 21 de maio de 2012 às 12:01 - Reply

    Matheus, que benção o post… sei q já está bem “passado” mas queria fazer uma pergunta… em relação a princípios do namoro cristão, pq pedir permissão aos país para namorar?! Sei q eles q cuidaram da menina(o), mas qual o principio bíblico pra isso?!
    Obs.: A pergunta acontece pq tem sido alvo de mtos questionamentos na minha comunidade e precisava de um help… blz?!

    Deus abençoe!

    • Matheus Ortega 22 de maio de 2012 às 11:01 - Reply

      Fala Viny, tem várias razões bíblicas para estarmos sob a benção dos pais quando vamos nos relacionar com alguém (tanto o apoio dos seus pais em sua decisão quanto aos pais de sua namorada):
      1. “filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” Efésios 6:1 – Se seus pais “não gostam” de sua futura namorada, eles podem ou proibir ou aconselhar você sobre a questão. Aí cabe a você tomar sua decisão. Mas a Bíblia fala para sermos obedientes aos nossos pais no Senhor, não só fazendo o que eles mandam, mas estando abertos para a opinião deles.
      2. Mais que só obedecer é o mandamento de honrar a pais e mães – enquanto somos solteiros, estamos debaixo da autoridade de nossos pais. Devemos honrar a opinião deles (pro resto da vida) e nos submetermos em algumas questões (temos nossa individualidade, mas certas coisas devemos honrá-los).

      Por exemplo, se seu pai não gosta que você assista luta-livre, você assiste na frente dele? Isso seria desrespeito. Se seus pais não querem que você namore porque é muito cedo, você deve respeitá-los. Você toma a sua própria decisão SEMPRE, mas honrar os pais e “pedir em namoro”, ou seja, “pedir a benção deles para você se relacionar com a filha deles” é muito importante!

      Tem mto mais coisa mas to apertado de tempo aqui. Espero q tenha sido util! Abraço mano!

  22. Pablo 24 de maio de 2012 às 12:50 - Reply

    legal, Matheus, obrigado!!

  23. Gabriel Oliveira 27 de maio de 2012 às 0:23 - Reply

    Esse texto me abriu muito a mente, estava meio perdido quanto a assuntos destes. obg Deus.

  24. Nayara Santos 27 de maio de 2012 às 0:40 - Reply

    Obrigada! Sempre que to meia confusa venho aqui no site ler algo e como sempre encontro uma palavra sabia, muito obrigada mesmo, de coração.

  25. Viviane Corrêa Silva 27 de maio de 2012 às 3:22 - Reply

    concerteza ajudou muito, Deus sempre fala comigu atraves desse site.

  26. Dayane Araujo 27 de maio de 2012 às 4:53 - Reply

    Muiiiito benção ♥

  27. Cristine Cordeiro 27 de maio de 2012 às 5:56 - Reply

    Uma bênção este post 😉

  28. Salesiane Katarina 27 de maio de 2012 às 20:24 - Reply

    Nossa, falou e disse :*
    Deus continue usando vocês para ajudar a todos
    DTA

  29. Kelly Uchôa 28 de maio de 2012 às 17:31 - Reply

    Muito bom !

  30. miriele 28 de maio de 2012 às 15:31 - Reply

    bom esse texto é maravilhoso ,ele mexeu muito comigo parabéns é maravilhoso servir ao Senhopr ,aonde você estiver

  31. Raul Almeida 28 de maio de 2012 às 23:42 - Reply

    "Relacionamento cristão é sobre fortalecer um ao outro e aproximar-se de Deus juntos para doar ao mundo este amor que Ele nos dá de graça."

    • Matheus Ortega 29 de maio de 2012 às 8:27 - Reply

      demais essa frase!!

  32. Sarah Lopes 30 de maio de 2012 às 23:03 - Reply

    Uaau, que postagem maravilhosa! Com certeza aprendi, e já estou praticado quase toda ela, só falta certas coisinhas haha’
    Deus irá me ajudar, e me abençoar! Esperar n’Ele será meu desafio, em relação ao namoro. Agradeço mt mt ao Matheus por essa postagem, arrazou!

    Até divulguei ela no meu blog! Amei, Deus irá recompensá-lo GRANDEMENTE! Deus seja louvado!
    http://marcasdejesusemsuavida.blogspot.com.br/2012/05/divulgacao-e-marketing-de-blogs.html

  33. Luana 31 de maio de 2012 às 9:49 - Reply

    Está de parabéns Matheus Ortega!
    Excelente texto. Boa leitura para quem busca entender mais sobre namoro segundo o coração de Deus!
    Que o Pai continue te abençoando viu 🙂
    Obs: Jovens, não busquem a Deus para tirarem vantagem, conseguirem o namoro dos sonhos. Busquem a Deus pq no coração de vcs arde essa vontade de agrada-lo.
    Bj, fiquem na paz 😉

  34. Fernanda Aparecida 4 de junho de 2012 às 19:43 - Reply

    a cada dia aprendo mais lendo esses posts….

  35. Luana Callegari 5 de junho de 2012 às 3:07 - Reply

    Que lindo, as palavras tocou em mim!

  36. franciele 13 de junho de 2012 às 23:51 - Reply

    muito lindo essas palavras vou meditar muito

  37. Carlos Eduardo Silva Baptista 30 de abril de 2013 às 15:42 - Reply

    Nota 10 esse POST XD

Deixe um comentário »