Tentação Insuportável?

Matheus Ortega 19 de março de 2012 39




Queria escrever este post para você, que como eu, tem tentações que as vezes parecem ser insuportáveis.

“Quando meus irmãos me provocam, não tem como ficar quieto e engolir. Quando meus pais me machucam, não tem como perdoar fácil e passar por cima do que fizeram. A vida é difícil, não tem como vencer o sofrimento da solidão. Quando passa uma mulher na minha frente, não tem como não olhar. Quando aquele menino especial me dá uma cantada, não tem como dizer não.”

Não tem mesmo? Pare de dar desculpas esfarrapadas. Todos nós somos jovens e passamos pelas mesmas coisas. Mas mesmo que caiamos em tentação, essa lógica de não tem como vencer é justamente o que o inimigo quer.

A Bíblia diz que a tentação nasce de dentro de nós, com nossos desejos que querem nos dominar. E sempre há uma saída: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Assim como Caim, que matou Abel, nossos desejos querem nos dominar para fazermos o que não queremos. E quando caimos em tentação, o desejo quer nos dominar mais ainda, para que sejamos submissos a ele. Deus falou assim para Caim:

Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. Gênesis 4:7

A tentação é um tema frequente na Bíblia. Na oração do Pai Nosso, que Jesus nos ensina como devemos orar, Ele diz: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’ (Mateus 6:13).

“Ah, mas é impossível.” NADA é impossível para Deus. E essa lógica que “é impossível, porque já cai tantas vezes” não faz sentido! Pensa nos homens de Deus – Abraão pecou duas vezes na mesma coisa: ele teve medo de morrer e por isso mentiu ao não dizer que Sarai era sua esposa. E Deus teve misericórdia. Jacó viveu uma vida de mentiras, enganando seu irmão e seu sogro. Mas Deus se chamou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó! E pensa em Davi, olha o tanto que ele pecou e Deus prometeu que o salvador do mundo viria de sua descendência!

O Senhor te convida para ser seu Deus. Ele pode te transformar e te purificar. Ele nos instrui a usar as armaduras espirituais para não cairmos em tentação. Ele nos prepara para guerrear com o capacete da salvação, a espada do espírito, o escudo da fé e todos os outros utensílios. E Ele sempre nos instrui através da palavra sobre como vencer: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Marcos 14:38

Seja o que for que você está passando agora, dá pra vencer! Deus é mais poderoso do que a tentação, se fortaleça nEle. Leia a palavra, porque ela é alimento. Assim você fica mais forte, e a tentação deixa de ser “insuportável”, porque ela não te domina mais.

Jesus também foi tentado. Em uma ocasião no deserto, ele passou por três tentações:
1. Ele estava com fome, e foi tentado a saciar sua fome para provar que era Filho de Deus.

2. Ele poderia se jogar do mais alto lugar e não morrer, e foi tentado a mostrar que poderia desafiar as leis da física, para provar que era Filho de Deus.

3. Ele poderia conquistar o mundo inteiro e se tornar Rei dos Reis antes da hora, SE ele se prostrasse ao diabo.

Da mesma forma, você pode estar passando por isso: você está carente, sozinho, triste, e pode fazer algo temporário para suprir essa carência, você pode ter tudo de bom e de prazer nesse mundo, se você deixar sua fé um pouco de lado.

Meu irmão, minha irmã, força! Você não está sozinho!

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
1 Pedro 5:7-9

Vale a pena lutar, orar e vigiar para vencer a tentação. Deus é contigo meu irmão e irmã.

Lembre-se disso quando vier a tentação:

1. Deus é poderoso para te livrar da tentação – “o Senhor sabe livrar os piedosos da provação” (2 Pedro 2:9)

2. Crie raízes na Palavra – “As

[sementes] que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.” (Lucas 8:13)

3. Não existe tentação insuportável – “Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)

4. Nunca é tarde para voltar – “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.” (Hebreus 4:15)

5. Vale a pena lutar e perseverar – “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12)

 




39 Comentários »

  1. Diego 19 de março de 2012 às 9:16 - Reply

    Belo post! Que a palavra do Senhor nos fortaleça a cada passo…

  2. Manu 19 de março de 2012 às 9:18 - Reply

    Mt bom esse post. Deus realmente vem falando cmg, começou ontem usando o pastor pra falar cmg, e hj com esse post.É mt bom saber q Deus se importa conosco e q n quer nos ver caído por causa das tentações. Agradeço a Deus por ter usado vc tb Matheus Ortega pra falar cmg. Deus continue abençoando vc e a tds os outros.

    bjo

  3. Paulina 19 de março de 2012 às 10:06 - Reply

    Palavra abençoada! Incrível como Deus fala comigo a cada post desse blog. E a semana só tá começando.
    Parabéns Matheus, que Deus continue te usando!
    Abç!
    Paulina

  4. Erica 19 de março de 2012 às 11:04 - Reply

    Nós (jovens) precisamos acordar para a realidade da palavra de Deus, estarmos firmes no Senhor para não cairmos na tentação, pois todos nós estamos no risco de cairmos a qualquer momento. Está faltando atitude, confiança, perseverança na leitura e na oração, tem dia que estamos fortes que nada nos abala, mas aí começamos a deixar de ler a santa palavra e orar a Deus e nos desfalecemos…

    Graças pelas misericórdias de Deus!

    ESTEJAMOS FIRMES E AJUDANDO MUTUAMENTE, POIS NECESSITAMOS SEMPRE DA AJUDA DOS NOSSOS IRMÃOS EM CRISTO!!!

  5. Aline Brito 19 de março de 2012 às 11:13 - Reply

    Impressionante! Deus me surpreende todos os dias! Ainda ontem eu estava passando por uma situação dessas, e infezlimente não resisti. Numa reflexão, após meu erro, orei ao Senhor pedindo forças para que isso não acontecesse de novo. Hoje, no twitter, vi o novo post do NMM e cliquei; e vejo, aqui, a resposta do Senhor à minha oração.

    Que esse blog continue sendo instrumento para pregar a palavra de Deus e ajude aos jovens em suas dificuldades diárias. Deus abençoe o trabalho de vocês!

  6. Mélodi Modesto 19 de março de 2012 às 12:21 - Reply

    Palavra tremenda.

    Nós temos o poder de dominar o pedado. O pecado não pode nos dominar. Somos tentados em td, mas nao podemos cair em tentação. (existe diferença nisso).

    Deus te abençoe.
    E obrigada por essa palavra.

    Mélodi Modesto

  7. Paula Santos 19 de março de 2012 às 12:23 - Reply

    Matheus Deus abençoe sua vida cada vez mais, seus dois ultimos post como ouvir a voz de Deus era tudo que eu precisava ouvir.
    muito obrigada por permitir ser usado por Deus.
    Que Deus continue abençoando vc e o nmm.
    Abraços

  8. Adriana 19 de março de 2012 às 12:53 - Reply

    Muito bom o post e algo que as vezes a gente acaba achando é que somente n´so que passamos por uma tentação especifica. É sempre bom olhar pra quem ja passou primeiro pra que tenhamos um exemplo de força nessas horas e ninguém melhor que Jesus pra isso.

    Agradeço a Deus pela vida de cada um do NMM

  9. Douglas Allbuquerque 19 de março de 2012 às 13:30 - Reply

    Benção sem medidas sobre o assunto de hoje. Deus abençoe o ministério de vCs, Fui muito alimentado sobre o tema… Paz;)

  10. Erika 19 de março de 2012 às 13:34 - Reply

    Nossa!tudo q eu precisava parece q este texto foi escrito para mim senti Deus falando comigo profundamente.obrigado

  11. Alex 19 de março de 2012 às 13:37 - Reply

    Manolo falow muito ao meu coração,
    Sabado orei a Deus sobre isso e falei que sou fraco q nós jovens somos fracos, foi uma oração sincera não como desculpa… E Deus não me falow nada, não falow depois da oração, não falow no culto sobre isso, mas Falow aqui, Gloria a Deus manolo, falou muito…
    Q Deus continue te usando.

  12. Mel 19 de março de 2012 às 14:03 - Reply

    Post maravilhoso!!!
    Muito obrigada pelas orientações
    Deus abençoe a sua vida Matheus.
    Fique na paz.
    Mel

  13. Natália Ramos 19 de março de 2012 às 16:06 - Reply

    Muiiiiiiiiiiiiiiiiito Obrigada pelo post!!

    Relamente Palavra divina, mas cortante que espada de 2 gumes…

    Hoje este post deve endereço certo ..

    Louvo a Deus por essa Fanmilia….

    Deus abenções fique na PAz e Amor De Cristo…..

  14. Wallace Bento 19 de março de 2012 às 17:32 - Reply

    Glórias a Deus pela sua vida amado, pois Ele tem te usado profundamente pra mim!

  15. Nildo abarai 19 de março de 2012 às 20:30 - Reply

    Achei o post muito legal!! E falou muito comigo hoje e realmente sempre há uma saída mesmo. Q Deus te abençoe mateus!!!!

  16. Ariadne 19 de março de 2012 às 21:12 - Reply

    Adoreii,

    realmente em muitas das vezes inventamos desculpas para saciarmos uma necessidade instantanea que so nos leva para o abism,pecado e vergonha.

    Estou aprendendo a vencer as tentações com hinos de adoração*(pq na biblia mesmo,ainda estou fraca..)mas vou buscar e crer a cada dia mais ,para q eu possa vencer na palavra mesmo.

    bye

  17. Ariadne 19 de março de 2012 às 21:14 - Reply

    muito bom

    que possamos buscar a cada dia mais e masi e vencermos as tentações na palavra e na fé.

  18. Rayane Paes 19 de março de 2012 às 21:24 - Reply

    Fiquei um tempo sem ler o blog, mas hoje lendo me lembrei de como é bom e como me ajuda a continuar nessa luta diária!
    Me ajudou muito, estava muito precisando ouvir essa palavra!
    Que Deus os abençõe!

  19. Annie 20 de março de 2012 às 9:25 - Reply

    Nossa, antes de ontem passei por uma mesma situação… a tentação veio e bateu na minha porta, confesso qe não foi facil resisti, na hora até pensei em peca e tals, mas na mesma hora eu fechei os meus olhos por alguns segundos e conversei com Deus dizendo “Pai por favor me ajude… porq eu não qero pecar”, mas para HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS EU NÃO PEQUEI… resisti a tentação não é facil mas não é impossivel.

  20. Marylin 20 de março de 2012 às 9:39 - Reply

    Ó SENHOR JESUS!!! irmão que Palavra iluminadora!! Graças ao sEnhor por tanto amor…essa Palavra é amor de DEus para conosco que vem abrir nossos olhos e nos mostrar que Nele sobresaimos de qualquer tentação, porque “Nele tudo podemos fazer”. Sabe quando é difícil resistir? Quando queremos fazer tudo em nós mesmos, quando não deixamos o Senhor a frente da situação, quando já achamos que somos altos o suficiente, que estamos cheios e abastardos; daí o resultado é queda após queda…

    Devemos olhar para o SEnhor e dizer: Senhor seja comigo nessa situação, me ajuda SEnhor a resistir, porque sabes que sou falho, Senhor reconheço minha condição diante de ti, por isso Senhor trabalha em meu interior, me enche com a tua Divina vida, não deixe minha alma ter paz e prazer buscando aquilo que não sejas Tu, não deixe que eu tome sem ti decisões nem busque prazeres alheios a ti. Em Tua presença me ensina a viver Senhor.”

    Que DEus continue te abençoando irmão! Fique em Paz!! Amém

  21. Maay 20 de março de 2012 às 20:12 - Reply

    Nossa Matheus, glória a Deus pela sua vida, esse post falou mto cmg, tenho enfrentado uma situação assim, onde tenho tentado ME vencer todos os dias,lutando com a tentação, graças a Deus, tenho conseguido, com mtas lágrimas, mas tenho…

  22. Markinhos Falcão 20 de março de 2012 às 20:21 - Reply

    caramba,Deus te usou viu brother,tava precisando dessa palavra!

  23. João Cristian 21 de março de 2012 às 11:16 - Reply

    Nossa parabéns.
    Post muito edificante.
    Desejo que Deus continue guiando vocês nesse caminho.

  24. Thais Pereira 21 de março de 2012 às 22:41 - Reply

    Muuuito bom, no momento certo!

  25. Nathalia 23 de março de 2012 às 11:09 - Reply

    Linda mensagem, não só tocou no meu coração como tenho a certeza que de muitos jovens. O mundo de hoje nos ensinar o errado, a acostumar com o errado, mostrar que o pecado não é pecado. Precisamos nos fortalecer em Deus. E é isso que eu tenho buscado. Não é fácil, a luta é grande para todos nós, o diabo atenta, porém em DEus, somente NELE podemos vencer e não com nossas forças.

  26. Andressa 23 de março de 2012 às 12:54 - Reply

    Own! Lord.

    Post certo, na hora certa!

    Deus abençoe a sua vida, que fiquemos firmes na rocha…

    Beijos

  27. Mariângela 23 de março de 2012 às 20:51 - Reply

    Muito boom mesmo !

  28. Agaha 26 de março de 2012 às 9:42 - Reply

    Glória a Deus pela vida de vocês, falou tremendamente comigo também, Estamos vivendo tempos dificeís. O inimigo tem tentado tragar as pessoas de todas as formas, porem a legalidade quem dá somos nós mesmos! Existe uma frase que diz que: Aprender a dizer não é mais importante do que aprender qualquer outra língua.

    Precisamos fortalecer no Senhor, aprender a se concetar com o Pai profundamente, a partir daí ele mesmo vai gerar em nós uma violência e uma esmagadora força pra correr e gritar em alta voz: PECADO POR HOJE NÃO!!!

  29. Bárbara 26 de março de 2012 às 13:53 - Reply

    Gloria a Deus pela sua vida Matheus!
    Esse post é tudo que eu precisava, parabens pelo trabalho de voces.
    Acho que voces nao tem noção do quanto voces tem sido luz, e sal nesse mundo.

  30. Anderson Carlos / RJ 27 de março de 2012 às 8:03 - Reply

    Que bençao esse texto. Muito bom.

  31. Aline 2 de abril de 2012 às 20:12 - Reply

    Que Deus seja louvado! Esse post me ajudou bastante, me abriu os olhos. Que vcs possam crescer a cada dia mais!

  32. Daniel 12 de abril de 2012 às 22:22 - Reply

    Pera aí, desde quando pornografia e olhar pra mulher bonita é pecado?
    Acho legal essa parada de fugir do pecado e tal mas vocês nao acham que já estao muito fanáticos?
    Pornografia é somente um canal para o prazer pessoal assim como a masturbacao, e na maioria das vezes é até mesmo associada a masturbacao, a sexualidade faz parte da natureza humana, é normal e nao faz mal a ninguém, nao agride ninguém, nao entendo porque isso é pecado agora, em que século estamos, XVIII?
    E olhar pra uma mulher bonita que passa na frente também nao é pecado nenhum, desde que você nao seja uma pessoa comprometida obviamente, fora isso você nao está fazendo mal a ninguem, e olhar para um(a) futuro(a) parceiro(a) também é uma manifestacao natural do ser humano, nao esquecam que nós também somos animais e que como muito animais (como o pavao para dar um exemplo bem claro) escolhemos os nossos parceiros através de atributos que nos atraiam mais e isso nao tem nada a ver com pecado!
    Sinceramente, eu vou deixar de ler esse blog, antes eu achava até interessante mas agora tô vendo que o fanatismo tá passando dos limites por aqui.
    Pelo amor de Deus parem de se privar das coisas que satisfazem o ser humano, que nos deixam felizes e que fazem parte da nossa natureza, que horror!
    Pecado é fazer mal pros outros, é maltratar a natureza, os animais, é prejudicar o próximo. Parem com essa lavagem cerebral absurda e sejam livres! Deus quer que nós sejamos felizes e nao que nos privemos de tudo!
    To extremamente decepcionado com esse blog, sério.

    • Matheus Ortega 25 de abril de 2012 às 20:28 - Reply

      Fala Daniel beleza?
      Cara eu sigo a Jesus, seja isso fanático nesse século ou não.
      Se você quer saber o que Jesus diz sobre sexualidade, leia Mateus 5:27-28.
      Não me importo que você se frustre com o blog ou comigo, mas espero que você nunca se frustre com Jesus. Por mais que seja difícil de ouvir o que ele fala sobre esse tema.
      Grande abraço meu!
      Matheus

  33. Willian 13 de abril de 2012 às 20:22 - Reply

    Ele não falha! Deus jamais deixa nossas perguntas sem respostas. E foi através de uma oração (reflexão) sobre esse tema que Ele me direcionou até o NMM, e eis que Ele respondeu a minha oração. É maravilhoso poder-mos nos relacionar com Deus. Fazer a Sua Vontade. Nos sujeitar a Ele, somente a Ele. Nesse momento estou sendo aquebrantado, e como é bom. Ele nos ama tanto, quero poder ama-lo mais a cada dia com a minha vida. Retribuir tudo o que Ele tem feito por mim.

    Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
    João 16:33

    Que Deus te abençoe vaso (Matheus Ortega).

    Não consigo mais escrever… :’)

  34. israel 14 de abril de 2012 às 2:16 - Reply

    otimo post obrigado de +, esta precisando ouvir essa palavra obrigado mesmo =D

  35. vania 15 de abril de 2012 às 12:22 - Reply

    precisava tanto conversar com alguém sobre isto

  36. Nielly Leal 16 de abril de 2012 às 11:45 - Reply

    Que post abençoando! Glorifico a Deus pelo mesmo, falou ao meu coração, perseverar na ! O nosso Deus é fiel. Que Ele continue sustentando e inspirando os redatores desse blog. Glória a Ele pelas suas vidas e por esse trabalho. Graça e Paz.

  37. Mah 17 de abril de 2012 às 20:56 - Reply

    oooi matheus (:
    tudo bem ?
    meeu seu post foi muuuita benção!
    obrigada por compartilhar essas revelações e ajudar as pessoas buscarem a Deus!
    Querido queria te dizer uma coisa, que já ouvi falar acho que até por aquim se estiver errada me corrige por favor, mas..

    o diabo não anda ao nosso DER*redor pois ao redor estão os anjos de Deus nos protegendo ?

Deixe um comentário »