É Impossível Amar sem Confiar

Matheus Ortega 12 de março de 2012 19

 

É impossível amar sem confiar.

Todos seres humanos passam ou já passaram por algum tipo de carência, tentação e luta na área de relacionamento. O que te faz diferente de qualquer outra pessoa é se você confia em Deus ou se você confia só em si próprio. E é impossível amar a Deus se você não confia nEle.

Auto-confiança é importante, mas auto-confiança sem Deus pode ser arrogância. Não ache que você é o cara e por isso você vai namorar a menina mais linda e de Deus que existe. Não ache que você é a menina mais linda e por isso o príncipe encantado vai vir beijar seus pés. O que você deve achar é: eu sou filho de Deus, Ele me ama, e eu vou aprender a confiar nEle porque Ele sabe o que é melhor para mim.

Confiar em Deus vale a pena.

Confiar somente em si mesmo ou em outra pessoa gera muitas frustrações.

Todos nós somos falhos, mas Deus nunca falha. “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” 2 Pedro 3:9

Vou escrever sobre dois casos de grandes homens de Deus em dois tipos de situações: quando confiaram em Deus e quando confiaram na sua própria capacidade.

AbraãoGênesis 12-14

Abraão era um homem rico e poderoso. Ele recebeu uma promessa de Deus: que ele seria abençoado e famoso, que através dele todo o mundo seria abençoado, e que Deus daria à sua descendência a terra de Canaã.

Quando houve uma guerra entre Reis naquela época, Abraão perseguiu o exército de quatro Reis poderosos, destruiu eles, devolveu tudo que tinha sido saqueado e ainda socorreu o seu sobrinho Ló.

Ele fez tudo isso só com 318 guerreiros. Abraão venceu os principais reis da época e poderia ter conquistado Canaã e toda a região. Ele poderia ter se tornado um grande Rei da época!

Mas Deus havia prometido a terra para sua descendência e não para ele.

Abraão não aceitou nada dos despojos da guerra, e ainda deu 10% de tudo que tinha para o Rei de Salem, um sacerdote. Embora Abraão poderia competir militarmente contra os reis poderosos da época, ele rejeitou usar seu próprio poder para conquistar a terra de Canaã, mas confiou em Deus. Mandou muito em!

Mas Abraão também errou.

Houve uma fome na região, e Abraão foi para o Egito. Quando chegou lá, ficou com medo de ser morto porque sua esposa era muito bonita. Ao invés de confiar que Deus iria cuidar dele, Abraão tentou enganar o Faraó, para salvar sua própria vida. Seu egoísmo quase causou um desastre – quase que o Faraó tomou Sarai como sua mulher! E Abraão quase perdeu a esposa linda que ele tinha sem fazer nada!

Mas Deus, com sua graça e misericórdia, ajudou a Abraão. Ele afligiu ao Faraó com pragas e expôs a verdade da situação.

Davi - 1 Samuel 25

Davi era um Rei famoso e poderoso em Israel.

Mas quando ele ainda não era tão poderoso, ele encontrou uma mulher chamada Abigail. Ela era uma mulher muito inteligente e bonita. Só que o marido dela – Nabal – era duro, malvado e burro. Quando Davi parou na casa deles para pedir comida para seus soldados, Nabal desprezou eles completamente. Davi se preparou para lutar contra ele. Mas essa mulher, Abigail, salvou a todos de um confronto. Ela pediu perdão, abençoou a Davi e entregou presentes a ele.

Imagina Davi, um guerreiro poderoso, na frente de uma mulher muito linda.

Ela se prostrou aos pés dele e honrou a ele. Ele poderia ter feito o que quisesse. Poderia ter a tomado como mulher, e matado ao Nabal.

Mas ele não fez isso.

Todos sabem da história de Bate-Seba, que Davi matou Urias e cometeu adultério. Mas poucos se lembram desta história de Abigail. O que aconteceu foi o seguinte: depois de dez dias, Deus feriu a Nabal e ele morreu. Deus matou a Nabal por sua perversidade.

E então, Davi casou-se com Abigail.

Deus possibilitou o casamento deles, porque Davi soube confiar em Deus em paciência. Ele não fez nada com sua própria força, e por isso Deus o abençoou.

Lição: Tentar resolver tudo sozinho com sua própria força ou inteligência pode ser desastroso. Se você confiar em Deus Ele cuidará de você. Se Deus quiser abrir as portas, Ele abrirá. Confie nele, não em sua própria força de fazer as coisas acontecerem.

Sabe meu irmão e irmã, você pode estar passando por lutas em seu relacionamento, por estar carente, ou pelas tentações que vem. Mas tentar resolver sozinho não vai te levar pra lugar nenhum. Se você confiar em Deus, Ele cuidará de você.

“O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam.” Naum 1:7

“Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.” Salmos 9:10

“Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!” Salmos 31:19

Abraços a todos,

@MatOrtega

19 Comentários »

  1. Thaynara Celino 12 de março de 2012 às 7:54 - Reply

    - Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
    Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais Ele fará.
    [Salmos 37: 4 e 5 ]

    me lembrei desse Salmo assim que comecei a ler =]
    E o caminho é esse, confiar e acreditar que Deus tem o melhor sempre,porque nós, com nossas próprias forças e pensamentos de que podemos tudo sozinhos não vamos a lugar nenhum . Só Deus pode nos dar o que a gente realmente precisa, é só a gente confiar =]

    que Deus continue abençoando você =]

    abração :*

  2. Tassilo 12 de março de 2012 às 8:09 - Reply

    Bom dia, graça e paz.
    Excelete, muito edificador.
    Ontem a noite, tive um estuda lá na igreja, sobre a sabedoria humana e a SABEDORIA PROVINDA DE DEUS. E por incrível q pareça, o seu texto acabou complementando o estudo q tive. Devemos sim, semre confiar e esperar em DEUS.

    abraço e boa semana.

  3. Karina 12 de março de 2012 às 9:33 - Reply

    Nossa, FAAAAAAALA DEUS!
    Ultimamente ando passando por algumas lutas no relacionamento, coisa que não entendia. A uns dois dias Deus vinha falando comigo, mais as vezes ele precisa te sacudi pra ti aprender. Eu confio nele, mas acho que nessas lutas não há confiança o suficiente. E ontem ele disse o que teria que fazer, e não fiz ;x. E hoje lendo isso, ela fala de novo, no post não está escrito o que tenho que fazer, mas foi um lembrete dele, do que tenho que fazer. Obrigada Deus.

    E galera do NMM do Gloria a Deus pela vida de vocês, que Deus continue usando muito vocês, que possam ser o instrumento de Deus aqui nessa terra. Que manisfeste o espirito de Deus sobre suas vidas todos os dias, e que Deus possa falar com os incrédulos e crentes através de vocês. Que Deus Multiplique as suas benções na vida de vocês.Amém.

    Abração familia NMM

  4. Taian 12 de março de 2012 às 9:49 - Reply

    Ótimo,Matheu!!

    Deus te abençõe

  5. Alex 12 de março de 2012 às 11:17 - Reply

    Abençoado o post, falow muito ao meu coração.

    Deixo a musica que para mim é uma oração:

    “Mas eu preciso aprender a confiar em Ti, mas eu preciso aprender a descansar em Ti, Tu és meu Senhor.
    Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam.”

    Ele é o nosso rochedo, socorro bem presente, nossa Paz e alegria.

    Graça e Paz amados irmãos.

  6. caroline spineli 12 de março de 2012 às 11:32 - Reply

    Deus falou ao meu coração,claramente através desse post.Deus continue abençoando vocês mais e mais,e que voces continuem sendo usados por Deus.!Abraços.!

  7. Julia Barreto 12 de março de 2012 às 11:56 - Reply

    Matheus Ortega, o post…. Adorei !

    Muito bom ..

    Queria que um de vocês escrevesse algum sobre amizade …
    Pois sabemos que tudo que liga uma pessoa a outra é um relacionamento, e hoje em dia ta difícil manter um relacionamento de amizade sério !!

    desde já agradeço ..

    P.S.: Adoro as postagens, leio todos os dias. Muita unçao de Deus na vida de vocês ..

    bjss

  8. Adriana 12 de março de 2012 às 11:57 - Reply

    Mto bom esse post …Vou viver todas as promessas
    de Deus pra minha vida, mas no tempo certo, no tempo d’Ele

  9. Débora 12 de março de 2012 às 12:50 - Reply

    Hoje senti que Deus queria falar comigo. Ontem passei por um problema e sabia que a alegria vem sempre pela manhã. é o segundo post que sinto uma paz tremenda em meu coração. Quero deixar registrado que Deus é quem cuida dos nossos caminhos, mas NOS precisamos permitir, e sempre caminhar com ele a frente e ao nosso lado, nunca correndo em sua frente. Jesus esta conosco em cada passo, vamos deixar que ele haja sobre as nossas vidas. Deus abençoe a todos. Grande abraço Débora

  10. Amanda T. 12 de março de 2012 às 13:31 - Reply

    Tremendo! Exatamente o que eu estava precisando ler. rsrs
    Glória à Deus! Abç.

  11. Milton 12 de março de 2012 às 13:46 - Reply

    Que post abençoado!!!

  12. Matt 12 de março de 2012 às 13:47 - Reply

    Cara que isso, já havia lido isso várias e várias vezes na semana, mas só agora foi cair a fixa. Muito bom mesmo, glória a Deus!

  13. Vítor Santana 12 de março de 2012 às 14:23 - Reply

    SHALOM brother!

    Cara, Deus têm falado muito ao meu coração de umas semanas pra cá sobre TEMOR, PUREZA e RETIDÃO! E estou vivendo um momento de tomar certas decisões na carreira e isso era exatamente o que precisava ler para entregar o que faltava no altar do Senhor…

    Deus seja louvado para todo sempre!

    God Bless!

  14. Junior F 12 de março de 2012 às 14:26 - Reply

    Bom,Parece que Deus quis me mostrar esse poster amanha todo ,Porém não dei Ouvidos… e Deu Errado fiz a escolha completamente errada mas Obrigado por este poster abençoado Preciso confiar em Deus.

  15. Patricia 12 de março de 2012 às 18:05 - Reply

    Confiar em Deus é tudo!
    Obrigada pela mensagem, veio do Senhor…
    Deus abençoe todos do NMM!
    Abraços =)

  16. queiciane 22 de março de 2012 às 23:07 - Reply

    Mais uma confirmção de Deus em minha para minha vida!
    Que Deus continue usando a vida de vocês!
    A música de Talles e Gabriela Rocha se encaixa perfeitamente
    neste post,
    “..Espera no senhor e confia, espera ele vem,confia ele
    vem e faz o MILAGRE!”

    Abraços!

  17. Larissa 27 de março de 2012 às 18:32 - Reply

    “Provai e vede que o Senhor é bom, bem aventurado o homem que nele confia” Sl 134

  18. Nielly Leal 17 de abril de 2012 às 13:01 - Reply

    Esse estudo falou MUUUUUUUUUUUUITO ao meu coração! Muito MESMO! Um versículo que me ajuda muito é: Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR. Salmos 27:14
    A Palavra é maravilhosa mesmo, SEMPRE tem algo pra que a gente aprenda. O nosso Deus é MARAVILHOSO.
    Esperar em Deus vale a pena, no tempo Dele tudo vai se cumprir. Ele é fiel!

  19. Estefania Carneiro 29 de maio de 2012 às 21:53 - Reply

    Muito bom.. Q Deus abençoe! :)

Deixe um comentário »