Mitos Sobre Namoro

Matheus Ortega 27 de fevereiro de 2012 57

Hoje vou escrever para um público especial: os que nunca namoraram.

Os que já namoraram podem contribuir nos comentários também com suas experiências de vida. Hoje vou escrever sobre alguns mitos sobre o namoro, e que quando comecei a namorar vi que era bem diferente do que eu imaginava.

Minha primeira namorada é a Bruna. Comecei com 23 anos. Para alguns, demorei demais. Para outros, é impossível e estou mentindo. Começar a namorar com 23 não quer dizer que não conheci outras meninas. Também não quer dizer que não pensava sobre como seria namorar. Eu me lembro de idéias que tinha, mas hoje vejo tudo com outros olhos.

O primeiro mito é clássico:

1. O Mito do Príncipe Encantado

principe-encantado

Por mais que falemos que não, a grande maioria quer alguém exatamente como os estereótipos dos filmes. Meninas sonham com um homem alto, forte, romântico, interessante, elegante e carinhoso. Moleques sonham com a menina mais bonita, mais requisitada e interessante. Parece que todos querem a mesma. E todas as meninas querem o mesmo.

O mito disso é que idealismo mata a realidade. Não tem problema querer namorar alguém bonito e interessante, mas ficar sonhando com aquele menino que todas gostam não leva a lugar nenhum. No fim das contas a menina fica frustrada porque ele nem dá atenção para ela.

Muita gente cai em dois opostos:

[1] esperar demais pela pessoa certa (um príncipe encantado perfeito) ou [2] não esperar por ninguém (não tem príncipe encantado, então bora namorar). Esperar é importante, mas sem ser extremamente exigente. Não devemos fazer acepção de pessoas. As vezes alguém “não é seu tipo” quando você conhece a pessoa, mas depois tudo pode mudar. Seja acessível e aberta, da mesma forma que você espera que a pessoa que você gosta também seja acessível e aberto.

Meu conselho é que você viva a vida, seja feliz, e no momento certo virá um parceiro(a) que te complementa. Isso é o mais importante – ter alguém que é adequada(o) para você.

“Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda“.
Gênesis 2:18

2. O Mito do Beijo

Quantos de vocês que nunca namoraram não ficam imaginando mil coisas sobre o beijo? Muitos desistem de se guardar por curiosidade. Outros por pressão dos amigos. E você que nunca beijou, está se guardando, há tantas perguntas que surgem…

Quando eu era adolescente, meus colegas tiravam da minha cara porque nunca tinha beijado. Eles me falavam bem assim, “você nunca vai saber se não tentar…”, “é bom demais, você não sabe o que está perdendo”, e ainda pior: “como você vai saber se gosta de alguém se não fica com várias? Só assim você descobre seu gosto.”

Deixa eu te falar uma coisa: o beijo é uma manifestação de amor e carinho. É muito especial se guardar para alguém e beijar essa pessoa amada. Não tem nada de errado em não beijar ninguém por estar se guardando. E outra coisa importante: não existe a lógica de “quem beija muito, beija melhor”. Quando você encontrar sua parceira(o) e amar muito a ela, o amor vai ser a razão do beijo, e isso vai fazer tudo mais bonito.

Resumindo, vale muito mais a pena beijar quando você ama de verdade do que o próprio ato do beijo. Vale a pena esperar a pessoa certa, adequada para você, que ama a Deus e vai caminhar junto contigo.

3. O Mito da Curtição

Curtir a vida com a namorada é muito bom! É demais mesmo estar no parque, ver um filme, ir pra praia, e fazer um monte de coisas interessantes. Mas a vida não é só sobre curtir. Se você quer namorar, você irá ter responsabilidades. Um dia você poderá ser pai ou mãe e vai cuidar de filhos. A vida não é só sobre você e sua namorada. E muitas vezes quando somos jovens não temos idéia do que é ser responsável, do que é lavar a própria roupa, fazer a própria comida e ter que pagar as contas. Isso muda tudo, sabe?

Seja feliz, aproveite demais. Mas lembre-se quanto mais a vida passa, mais responsabilidades você terá, e menos tempo pra você fazer o que você quer. Por isso, amadurecer é muito importante pra namorar, porque é um importante passo para casar.

Olha que interessante esse provérbio:

“Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família.” (Provérbios 24:27)

Estes três mitos são tão comuns. O primeiro leva muitos a serem perfeccionistas, exigentes, quererem a pessoa perfeita, serem chatos e fechados, reclamarem que “não existe ninguém decente para namorar”, e acharem que estão se valorizando. Quando na verdade, tudo que esperam, não são. Querem alguém que brilha, mas não brilham.

O segundo – o mito do beijo – leva muitos a saírem pra ficar com outros pra “descobrir como que é”. Esse mito acaba se tornando uma desculpa para adolescentes de 13,14 anos namorarem, quando eles não tem nenhum propósito de vida e nem maturidade pra um relacionamento. Em muitos casos, meninos engravidam meninas sem saber a consequência de seus atos. Já outros criam um “tabu” sobre o beijo e ficam travados toda vez que conversam com alguém do sexo oposto. Como é triste ver tanta gente cristã, de Deus, que nunca namorou completamente travado quando já tem idade pra assumir um relacionamento. Que Deus ajude você que passa por essa luta, porque eu também já passei.

E o terceiro mito – da curtição – é muito importante. A vida é complicada, e sempre temos que lembrar que amar a alguém é uma responsabilidade eterna. Por isso que machuca tanto se separar de alguém, terminar namoro, brigar com algum familiar. A responsabilidade que assumimos quando namoramos e principalmente quando casamos é muito grande. Se esquecemos de tudo isso e saímos “curtindo”, podemos machucar muita gente no caminho.

Meu conselho final é que você viva mais do que pense. Eu sempre imaginei muito como seria, mas vale mais a pena viver o melhor de cada dia, aprender com conselhos e experiências, e orar bastante porque Deus responde.

Um dia, a Maria – empregada da casa de um amigo meu – disse assim pra mim enquanto eu olhava pela janela da casa por vários minutos.

“Pare de pensar. Se você ficar pensando muito você não vive.”

Vale a pena pensar nessa frase, mas mais ainda, vale a pena vivê-la.

Deus te abençoe =)

@MatOrtega

57 Comentários »

  1. Jayanne Mendes 27 de fevereiro de 2012 às 18:21 - Reply

    Falou e disse! 😀
    Nossa, gostei demais do post!
    Deus te abençoe mais e mais!
    Glória a Deus!
    Parar de pensar e viver mais.. É isso ai! 😀

  2. Ana Carolina 27 de fevereiro de 2012 às 19:39 - Reply

    Ameeeeeeei esse post!
    Estou prestes a completar 23 anos e nunca namorei, espero em Deus o melhor pra minha vida, mas ao mesmo tempo tenho meu coração meio que “blindado” para relacionamentos… Preciso quebrar isso e estar mais aberta para esta área…

    Obrigada por vcs escreverem tantas coisas edificantes nesse site!

    Deus abençoeeeee ;D

    • Matheus Ortega 28 de fevereiro de 2012 às 7:57 - Reply

      É isso ai Ana, ore a Deus para que ele te destrave =) Bjus

    • Débora 14 de março de 2012 às 11:58 - Reply

      Apaz Ana,

      resolvi comentar aqui, pois estou na mesma situação que você, também estou prestes a completar 23 anos e nunca namorei.
      Há momentos que a ansiedade é muito grande, mas confio em Deus que no momento certo ele prepara tudo, e esses posts também me ajudam muito.

      Que Deus abenções vocês.

      • André 17 de abril de 2012 às 10:53 - Reply

        No meu caso amigo, tenho 25 e já tive relacionamentos longo,s já fui até noivo, mas no final das contas estou numa situação semelhante, por conta dessas frustrações meio que fechei o coração. Pensei em algo como “guardar meu coração” quase deixo ele “enterrado” ao invés de guardado!
        Agora começo a gostar d euma menina, mas como não sei se há recíproca tenho andado muito receiosos, mas concordo com o Fer, o lance é ir vivendo, ir conhecendo e deixando-se conhecer, para que aconteça no momento de Deus. Mas óh, seja antes vc aquilo que vc quer que o outro seja. (cf. Mt 7: 12)
        Abração, e fiquem na Paz.

  3. Matheus Lima 27 de fevereiro de 2012 às 19:46 - Reply

    Eu costumo ouvir muitos dos meu colegas de colégio coisa do tipo: você você nunca vai saber se não tentar…,como você vai saber se gosta de alguém se não fica. As vezes isso machuca muito, mas acredito em Deus e sei que tudo vai da certo.

    • Matheus Ortega 28 de fevereiro de 2012 às 7:57 - Reply

      Força aí Matheus, vale a pena esperar mano!

  4. Raquel 27 de fevereiro de 2012 às 19:50 - Reply

    Muito legal, esclarecedor e direto. Confirma que o que venho fazendo está certo x)
    Deus vos abençoe**

  5. Karita Priscilla 27 de fevereiro de 2012 às 20:01 - Reply

    oi
    bem.. tenho 16 anos e nunca namorei, beijei, fiquei..(tenho orgulho disso..hihi) e etc.
    não é facil resistir a tentação.. mas pela graça de Deus ainda estou ilesa.. tenho uma vida bem conturbada por causa do relacionamento dos meus pais.. e depois de ouvir muitas brigas.. conclui q o casamento não é um mar de rosas.. pelo contrario.. está longe de ser. Sei lá.. casar é um sonho meu de criança.. e derrepente me vejo em situações desagradaveis.. E tudo isso está criando em mim um certo receio do casamento. E penso seriamente em me tornar uma velha.. sozinha.. com 27 gatos. RS*
    Sério.. oq devo fazer?

    • Matheus Ortega 28 de fevereiro de 2012 às 7:57 - Reply

      Oi Karita, primeira coisa: Voce nunca vai saber como é sem viver. Fique em paz e busque a vontade de Deus. Quando vier o tempo certo, as coisas vao acontecer. Deus te abencoe!

    • Luciano Valério 2 de março de 2012 às 22:04 - Reply

      Ei Karita, só decidi comentar pq me identifico com a sua situação de ter pais em relacionamento conturbado, e deixo pra vc três dicas q tenho praticado ultimamente:
      1) Procure se aproximar de casais q sejam referência de um bom casamento…literalmente “cole” neles e aprenda a observar um dos vários modos de se fazer um casamento dar certo;
      2) Não abra mão de ter um relacionamento e casamento abençoado! Isso mesmo, pense em ter um casamento q seja referência para os jovens q assim como vc no tempo atual são carentes de bons modelos. Vc talvez ñ mude o mundo, mas com certeza pode mudar o SEU mundo;
      3) Peça a Deus para q c tenha paz em tudo, pra tudo e em todo tempo!

      Abraços!

  6. Brenda Soeiro 27 de fevereiro de 2012 às 21:07 - Reply

    Poxa,realmente Matheus isso tudo é verdade, quando estamos enfrentando essa situação, de ansiedade, querer saber como é e tudo alguns não esperam o que pode causar muita dor, o que poderia ser muitas vezes evitado se soubessemos esperar.O tempo de Deus é perfeito no tempo certo trará a pessoa certa, de repente você olha para todas as possibilidades á sua frente, atrás, as vezes distantes, porém não para alguém que está ao seu lado.

    Dica: Matheus será que você poderia escrever um post sobre os limites na amizade entre um rapaz e uma moça?Porque de repente estamos tão próximo de um amigo e todo mundo começa a achar coisas, e daí você acaba confundindo os sentimentos.

    • Matheus Ortega 28 de fevereiro de 2012 às 7:56 - Reply

      Oi Brenda, vou tentar escrever um post sobre isso algum dia 🙂 Abraços

    • Isa 28 de fevereiro de 2012 às 12:15 - Reply

      também quero!

      • Rafa castro 1 de março de 2012 às 21:59 - Reply

        eu tmb querooo…

        • Day 6 de março de 2012 às 14:18 - Reply

          Eu tbm quero!!

      • Bárbara 9 de março de 2012 às 18:32 - Reply

        Também queeeero 😀

    • Jefferson 8 de março de 2012 às 10:31 - Reply

      EU TAMBÉM QUEROO! AHH ME SIGAM NO TWITTER KKKKK .. @JeffersonAsg

      • Vasti 9 de março de 2012 às 19:33 - Reply

        Eu também quero….rsrsrs

    • André 17 de abril de 2012 às 10:56 - Reply

      Boa o lance sobre limites entre amizade entre rapazes e moças, se fosse no facebook eu CURTIA!

  7. Sammya 27 de fevereiro de 2012 às 21:14 - Reply

    Muuuito bom! Parece que adivinhou o que se passava na minha cabeça!
    Valeu mesmo! Que Deus o abençoe e continue lhe dando sabedoria para transmitir a todos os jovens que visitam o NMM!! *-*

  8. Be Bispo 27 de fevereiro de 2012 às 21:19 - Reply

    Olá queridos. Esse post falou poderosamente comigo, me identifi

  9. Be Bispo 27 de fevereiro de 2012 às 21:22 - Reply

    Olá querido, esse post falou poderosamente comigo, tenho 21 anos e nunca namorei, sou questionada por todos quanto a isso. E nos ultimos dias é que está pior, estão tentando colocar ansiedade no meu coração. Me identifiquei com o primeiro mito, graças a Deus, estou conseguindo esperar no Senhor. Por mais difícil que pareça sei que serei honrada no momento certo. Obrigada e que Deus abençoe o grupo NMM.

    • Matheus Ortega 28 de fevereiro de 2012 às 7:55 - Reply

      Tudo tem seu tempo, vale a pena esperar pelo tempo de Deus! Força, Deus abencoe!

  10. Bell 27 de fevereiro de 2012 às 21:26 - Reply

    Nossa Matheus falou tudo!!
    O grande problema de experimentar é passar por situações terríveis pelas quais vc nao está preparado, falo isso porque foi assim comigo quando tinha 14 anos (Foi como na musica “perdia a inocencia e minha paz”), hoje falo para todos: Esperar de Deus é o melhor a fazer, pq experimentar traz consequencias e deixa marcas para o resto da vida! Deus te abençoe

    • Matheus Ortega 28 de fevereiro de 2012 às 7:54 - Reply

      é verdade Bell, vale a pena esperar mesmo! Deus contigo!!

  11. Mari 27 de fevereiro de 2012 às 21:44 - Reply

    Depois de tanto tempo “órfãos” do NMM voltar com um post desses… Simples e objetivo, gostei, *-*

  12. Nathalia 27 de fevereiro de 2012 às 21:52 - Reply

    Minha líder disse uma coisa que nunca esqueço : O quanto mais você procura pelo homem de Deus, mais o diabo te afasta dele. E é bem verdade, precisamos Esperar no Senhor e reconhecer qual o tempo Dele pras nossas vidas (Eclesiastes 3)- Esperei no Senhor com paciência, e Ele se inclinou a mim e ouviu o meu clamor Salmos 40:1 & que essa espera venha nos fazer reconhecer que O MELHOR de Deus leva tempo, pois de qualquer jeito o diabo faz e nos mostra todos os dias! Que possamos Confiar no MELHOR. sem contentamento com o bom.

  13. Milton 28 de fevereiro de 2012 às 0:35 - Reply

    Nossa Matheus, sua vidas é muito parecida com a minha. Eu também comecei a namorar com 23 anos, faltava alguns dias para para completar 24, e muita gente também não acredita mas nem me importo, na verdade eu me importo é com o que Deus acha.
    Namorar não é fácil, por isso escolhi o momento certo, e o momento certo foi quando eu descobri que já tinha maturidade suficiente para isso e Deus foi me moldando para isso acontecer. Namorar exige compromisso, propósito não é algo que faz só para mostrar. Já fui muito tachado, mas hoje muitos colegas meus que me joavam agora me respeitam. Deus me deu uma princesa linda justamente pelo fato de esperar o momento certo. Temos que fazer a diferença.
    Deus te abençoe Matheus, post muito abençoado!!!

    • Matheus Ortega 28 de fevereiro de 2012 às 7:54 - Reply

      é isso ai Milton, Deus contigo irmão!

  14. Kleber 28 de fevereiro de 2012 às 1:03 - Reply

    Graças a Deus, por essa palavra e pela volta do Blog,eu ainda não namoro, tambem nunca beijei, é claro que tenho curiosidade, mas sei que vale a pena GUARDAR O CORAÇÃO, e ainda bem que tem o Não Morda Maçã pra me ajudar nisso, Paz que Deus continue abençoando.

  15. Aimê Silva 28 de fevereiro de 2012 às 1:35 - Reply

    Olá tenho 21 anos,comecei a namorar com 18 anos fiquei sem falar com meu ex uns 2 anos.Mas voltei a falar com ele a pouco tempo e sinto que ainda gosto dele.Mas,queria arranjar uma pessoa legal,porque todos os meu relacionamentos foi problemático, e ele tem uma pessoa q eu sei mas não fala nada.
    Apesar de ficar se exibindo no facebook com ela,e infelizmente sinto ciúmes oro e peço para aparecer outra pessoa mas não aparece, sempre silêncio.Me sinto muito mal porque me sinto impotente e ridícula por ainda pensar nele me sinto ”travada”para essas coisas se não poder me responder pelo menos peço oração.Obrigada

    • jessyca 29 de fevereiro de 2012 às 9:36 - Reply

      Olá Aime,
      Não sou colunista, mas tenho alguns conhecimentos a respeito. Aime (Lindo nome xD – Fundadora da Quadrangular), nos meninas somos muito sensíveis, com o fim de alguns “casos” que eu tive, e até de amores nao correspondidos senti a dor que toda menina sente. Moça,eu sei o qanto é dificil, o quanto dói, parece q nunca mais vai sair de dentro da gente neh…mas tenha fé, lançe suas dores e preocupações aos pés da cruz, confia nEle, busque a cura e o desligamento de sua alma da alma do seu ex (quando estramos em um relacionamento ocorre um ligamento das almas). Esperai no Senhor, e Ele tudo fará, por enquanto se preocupe com VC e com Deus.
      Deus te abençoe flor..
      Jessyca Fernanda

  16. Ravin Filgueiras Campos 28 de fevereiro de 2012 às 8:45 - Reply

    Matheus Ortega… parabéns pelo Post!!
    Graças a Deus já estou comprometido (tenho 23 anos)…gostei desse post pois é esclarecedor, teria sido útil para mim no passado, agora ele se torna útil, para quando adolescentes que estão passando por esta situação me perguntarem o que penso a esse respeito…espero que o Senhor guie pessoas para ler este post…Amém

  17. Arone 28 de fevereiro de 2012 às 10:57 - Reply

    Acabo de aprender que esperar nunca é demais. É preciso muito cuidado porque às vezes confundimos a nossa vontade com a de Deus. É possível que você tenha o apoio das duas famílias, amigos, liderança da Igreja, espere, por escolha própria, um tempo para avaliar se realmente é essa a vontade de Deus e após acreditar que sim e iniciar o namoro, precisa de pouquíssimos dias, muito menos do que esperou antes de tomar essa decisão, para perceber que esperou pouco demais, confundiu a vontade de Deus com a sua e quebrou a cara, após passar 21 anos aguardando por alguém que você acreditasse ser a pessoa certa. Mas com tudo, vale o aprendizado, afinal:

    “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28

  18. Isa 28 de fevereiro de 2012 às 12:21 - Reply

    Muito bom! Mais um dos textos que eu queria que todos os meus amigos lêssem.

  19. Davi Rodrigues Lima 28 de fevereiro de 2012 às 18:26 - Reply

    uma benção o seu texto Matheus Deus o Abençoe.

    =]

  20. Deh 29 de fevereiro de 2012 às 2:56 - Reply

    Nossa!Estava pensando sobre isso no dia em que li o post… creio que foi uma resposta…

    Valeu, Matheus.
    Deus continue te abençoando, e abençoando o NMM.

  21. Déborah 29 de fevereiro de 2012 às 11:08 - Reply

    Eu gostei do post! Nunca namorei e to esperando ainda! Mas ao mesmo tempo acho q se deve pensar sim, e muito!

    Minha vó diz assim: Quem pensa não casa e quem casa não pensa…rsrs

    Tenho 22 anos e acho q quando somos jovens temos mais é que viver mesmo, mas viver tb sozinhos, sem um companheiro, ainda. Vc vai passar o resto da vida com a pessoa e se antecipar isso não ver ter um tempo só consigo mesmo..sei lá!

    Mas na hora certa vem, tem muito mais coisas pra fazer na vida do que ficar só em um busca querendo um companheiro

  22. Juliana 29 de fevereiro de 2012 às 21:58 - Reply

    Mt bom esse post ! Tenha a certeza que abençoou não só a minha vida como a de muitas pessoas ! Que Deus continue te usando.

    Abraços.

  23. Jivago 1 de março de 2012 às 14:09 - Reply

    você nunca vai saber se não tentar…”, “é bom demais, você não sabe o que está perdendo”, e ainda pior: “como você vai saber se gosta de alguém se não fica com várias? Só assim você descobre seu gosto.” MISERICÓRDIA …eitaaaa q post abençoado meu irmão Deus abençoe sua vida…

  24. Alessandra 1 de março de 2012 às 15:03 - Reply

    Mateus,
    Vc me fez abrir os olhos: preciso ser acessível e aberta. Há muuuuito tempo , meeesmo espero alguém de Deus pra mim, e percebo que chamo atenção de muita gente(homens e mulheres, olhares de admiração,), mas como sou muito timida nessa area e ninguem nunca me viu com um namorado, vejo q alguns caras me olham muito (minhas roupas sao comportadas, rs), porém nao falam nada diretamente.. Por mais dificil q ppossa parecer(devido ao que acabei de falar) eu nao sou exibida, não. Nunca falei sobre isso com ninguem, foi um desabafo… Como disse sou muito timida e muito preocupada se estou ou não sendo atirada com o cara, pode? Por favor preciso de um conselho!
    Essa q vc disse de quem pensa demais não vive, é verdade, infelizmente eu sou assim, por isso o pedido de conselho.
    Deus te abençoe. Obrigada!

    • Matheus Ortega 2 de março de 2012 às 12:22 - Reply

      Oi Alessandra! Nao sei muito o que falar quanto à timidez. Mas tente conhecer pessoas sem o ‘peso’ de ter que namorar ou não, ou de pensar que há “segundas intenções” em toda conversa. Acho que isso pode ajudar a destravar. E ora, porque de verdade, ajuda muito. Beijos

      • Alessandra 6 de março de 2012 às 17:25 - Reply

        Muito obrigada, Mateus, valeu mesmo! Deus te abençoe e continue falando sobre o assunto, rs.bjs.

  25. João Ricardo Pinto 6 de março de 2012 às 8:56 - Reply

    hehehe Eu também sofri a pressão por só ter começado a namorar aos 21 anos e ter dado consequentemente o prmeiro beijo com essa idade.

    Deus abençoe vosso blog tem sido uma benção no meu namoro

  26. Rafa 6 de março de 2012 às 13:21 - Reply

    Meu Deus! Finalmente encontrei um post direcionado pra qm nunca namorou!Aleluia!
    Tenho 23, nunca namorei, já escolhi uma pessoa abençoada,e ele tbm se interessa por mim, mas qnd eu percebo q ele quer falar comigo eu “fujo”, finjo q nao vejo,pura timidez…Tenho orado pra q ele entenda a minha falta de experiência e não desista de mim, fico travada e não rompo nessa área.Creio q vou vencer.

    • Matheus Ortega 7 de março de 2012 às 8:01 - Reply

      Posso te dar uns conselhos? – ore para Deus te destravar, tente conversar sem ficar pensando muito e não idealize essa pessoa, mas conheca ela do jeito que ela é! Deus te abencoe!!

  27. Andreza 7 de março de 2012 às 12:49 - Reply

    Muito bom mesmo, GLORIA AO SENHOR.
    Mais devemos saber viver também ….

  28. VASTI 8 de março de 2012 às 19:53 - Reply

    Gostei muito do post…. bem, como um certo desabafo penso que estou num período meio confuso, também sinto que o meu coração está blindado para relacionamentos,nunca namorei, nem sequer fiquei com alguém e tenho 20 anos, não por não ter tido oportunidades mas por pensar que existe alguém certo pra mim, só que ultimamente acreditar nisso tem sido extremamente difícil, este mundo está tão nojento pois há várias nomeações: homossexuais, bissexuais, pansexuais, transexuais e não sei mais o que…me entristeço e as circusntâncias tem me mostrado que talvez este cara que tanto oro e peço não exista. MISERICÓRDIA DEUS! Sei que a fé é a certeza das coisas que não vemos, mas está super difícil…meu coração dói, porque os caras pelos quais já me apaixonei: um era gay, o outro comprometido e o outro bissexual (diferentes contextos)eles chegaram bem perto dos atributos que considero em um homem, pasmem o último se diz ser evangélico, conheci sua família, eles congregam e ainda assim ele não se convence de que está errado… sinto-me frustrada antes mesmo de me relacionar com alguém… falar de amor de certa forma me irrita, quando vejo filmes românticos – daí uma fonte que faz as meninas idealizarem; sinto meu coração diminuir, se reduzir a um grão de areia, onde se encontra o cara sensível, educado e portanto interessante, dentro da igreja???? Homem sensível hoje é chamado pelo mundo como gay e este cara fraco de espiríto se convence disto… O educado, interessante e galanteador é aquele que fica com trocentas garotas, é o que desperta a paixão em você e no final te usa ou ignora seus sentimentos… Dentro da igreja há os comprometidos, há os desinteressados e há aqueles “meninos” que a gente espera e ora pra que um dia amadureça (menção ao post que tem a pregação O Homem e o Casamento)tá difícil, muitos dizem que somos exigentes e que escolhemos demais, só que quando se fala de escolhas subentende-se que temos boas opções, quando na verdade a única opção que temos se não quisermos sofrer é a de esperar, esperar, esperar e orar…Já pensei em ficar sozinha pro resto da vida… Enfim deu pra notar que tbm penso demais, acontece que teoria e prática são caminhos distintos…Forças Deus, dai – nos forças.

    Um abraço pessoas!!!Que Deus continue abençoando vocês!

  29. Jecy 15 de março de 2012 às 2:39 - Reply

    Nunca namorei pois foi uma escolha minha, sempre tive em mente que vou me guardar para a pessoa q Deus escolheu pra mim. Namoro só leva a decepções, mágoas, e algumas pessoas ficam depressivas…Então serei mulher de um homem, o meu homem de Deus, resolvi casar pra namorar, e não namorar pra casar…
    Gostei demais dessa mensagem Deus abênçõe!

  30. raiane 15 de março de 2012 às 14:03 - Reply

    nossa gostei muito vc foi usado por deus.

  31. Wesley Cassiano 18 de abril de 2012 às 12:00 - Reply

    Caramba! muito bom o post, me edificou muito.
    ri um bocado ao ler esse post porque eu já fiz muito isso, é muito desesperador pro cara que nunca namoro, assim como eu,por que ele sabe que um dia vai chegar a hora, em que ele vai ter que tomar coragem,e ir falar com a garota!
    Mas gloria a Deus,pois saibam,vocês que nunca namorarão, que Deus não te chamo pra viver FOREVER ALONE,mas como foi dito no post, tenha paciência, a calma o teu coração, pois tu hora vai chegar!
    Gloria a deus pela vida de vocês!

  32. Denise Fagundes 23 de abril de 2012 às 14:00 - Reply

    Olá gosto bastante de ler os posts.me ajudam bastante.

  33. Paula leticia 30 de abril de 2012 às 15:56 - Reply

    Nossa mto interessante esse post,tava de bobeira akbei entrando e adorei mto bom msm,eu sofrio mto com a pressao dos amigos,so q eu decidi esperar,esperei pra dar o primeiro beijo,pra namorar! E nao me arrependendo de nada!

  34. Lala 5 de maio de 2012 às 22:27 - Reply

    Estou a um ano e 6 meses sem beijar, isso para mim tem sido bastante complicado, pois tento me controlar, mas a minha carne muitas vezes me convence, como não quero ficar com alguem, preencho essa falta comigo mesma, na masturbação, estou muito angustiada, pois não sei mais o que fazer, as pessoas esperam muito de mim, não quero lhes desapontar de jeito nenhum. O que você me diz sobre isso?

    • Matheus Ortega 9 de maio de 2012 às 8:50 - Reply

      só em Jesus há alegria e paz… busque a Ele, e voce vai se sentir preenchida…

  35. Aline 29 de dezembro de 2013 às 13:38 - Reply

    Uau, amei! mesmo.. muito top e verdadeiro! Que Deus te abençoe e abençoe teu relacionamento. uuuhu

Deixe um comentário »