Namoro Cristão: Escolhendo a pessoa certa

Fernando Ortega 10 de fevereiro de 2012 29

Uma das maiores preocupações de um solteiro é saber “escolher a pessoa certa”. São muitos os medos: Evitar sofrimento, não quebrar a cara, não desagradar a Deus. Eu particularmente, tive muito medo de escolher alguém que não “era de Deus pra mim”. Você já deve ter escutado essa frase: “Fulano não é de Deus pra mim”.

Meu maior medo, aquele que trás trevas ao meu coração, é desagradar a Deus com minha vida, por isso, tive muito medo ao pensar que, de repente a Fran “não fosse de Deus pra mim”.

Hoje, com um pouco mais de experiência, ao olhar para trás vejo que eu passei medo de besteira. Porque? Por que cai em um pensamento que permeia a grande maioria dos jovens cristãos. A famosa dúvida: “É ou não é de Deus?“.

Eu já ouvi diversas histórias do tipo “ela é de Deus pra mim”. Já tiveram sonhos comigo onde eu pregava junto com essa pessoa na frente de uma grande multidão, uma “profeta” de Deus” já teve uma visão onde eu estava casando com uma menina, enfim. Aconteceu? NÃO! Eu desobedeci? NÃO!
Deus não lida com fantoches, Deus lida com FILHOS! E para esses filhos Ele lhes deu um cérebro (embora muitos não façam uso dele….) para que com ele, tenham a capacidade de  raciocinar (pensar, projetar, estudar uma situação). Por isso Ele não obrigará você a gostar de alguém pelo qual você não sente nada.

A maioria dessas visões e sonhos são geradas mais no coração humano do que no coração de Deus e assim, queremos ser mais espirituais que o próprio Jesus. Queremos complicar algo simples.

Toda ação a ser tomada que demanda responsabilidades, deve ser bem estudada e pensada. Quero mostrar alguns exemplos que vão ajudar a entender o que quero dizer.

Exemplo 1: Quero fazer faculdade
Pontos a se observar:
– Qual é minha vocação? (Descobrindo a vocação fica mais fácil escolher o curso)
– Tenho dinheiro para pagar?
– Como está o mercado de trabalho?
– Preciso fazer cursinho?
– Qual instituição escolher?
– Se são 4 anos de curso, nos próximos 4 anos após a faculdade o dinheiro investido retornará?

Exemplo 2: Quero arrumar um emprego
Pontos a se observar:
– Quais são minhas qualificações profissionais?
– Qual é meu atual teto financeiro?
– Qual empresa espero trabalhar?
– Possuo algum contato pessoal que possam me indicar?
– Meu currículo está feito?

Exemplo 3: Quero viajar no final do ano
Pontos a se observar:
– Para onde quero viajar?
– Vou outras pessoas?
– Qual é a empresa de turismo mais confiável?
– Quanto será o custo da viajem?
– Quanto vou precisar economizar por mês?

O que acabamos de fazer? Usar a cabeça! Raciocinar, calcular, estudar a possibilidade de fazer algo. Temos um objetivo e traçamos as metas.

Veja um exemplo disso na bíblia:

Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?
Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele,
dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar.
Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?
De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.
Lucas 14:28-32

Viram? Antes de tomar uma atitude, pensamos, raciocinamos, estudamos, prospectamos possibilidades.

Para o namoro é a mesma coisa. Primeiro você tem que pensar se realmente você está maduro o suficiente para namorar. Namoro cristão não é como um namoro do mundo. Namoro no mundo é facilmente levado porque quem conduz (em sua maioria), são os sentimentos, o corpo. E não se gosta mais é simples, termina “porque a fila anda”.
O namoro cristão precisa ter um propósito focado em Deus. E conduzir um relacionamento assim, exige sabedoria vinda de Deus. Senão em um momento de briga você pode querer resolver baseado no seu coração e não segundo o coração de Deus.

Depois de chegar a conclusão que você está no momento certo pra namorar, (recomendo este post pra te ajudar nisso) é hora escolher a pessoa.
Se você gosta de alguém, analise, estude essa pessoa. Como? Observe 3 partes importantes: Vida com Deus, Personalidade/caráter e sim, beleza. (Este post explica cada essas 3 áreas)

A escolha é SUA, mas quem vai te dar sabedoria nessa escolha é Deus. Não espere Ele dizer: “Bem aventurada és filha! Este é teu amado!”
Deus não é excluido de sua escolha, Ele é quem vai te dar sabedoria para escolher, mas essa decisão é sua! Não transfira essa responsabilidade a Ele.

Mas Fê! Ele é meu Pai! E sabe o que é melhor pra mim!
Sim, eu concordo! Mas não dê desculpas espirituais! Deus te deu um cérebro e você adquire sabedoria através da palavra e intimidade com Ele para escolher.

A sua sabedoria em escolher um cônjuge será determinada pelo seu nível de intimidade com DEUS!

Muitas pessoas querem, na verdade, se acomodar na onisciência de Deus para não errar. “Deus é meu pai, Ele vai me dar a pessoa perfeita”. Não queridão. Primeiro porque não existe pessoa perfeita, segundo que se der alguma coisa errada, você não vai assumir sua culpa vai jogar a culpa em Deus assim como fez Adão:

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
Gênesis 3:12

Antes de ter um relacionamento com alguém, tenha um relacionamento com DEUS!

Antes de namorar com a Fran eu observei diversos aspectos dela. Até com amigos dela conversei procurando saber detalhes. Isso é o processo de escolha.

Exemplificando novamente:
Você fez os cálculos para viajar. Tudo deu certo financeiramente. O local escolhido não será Sapucaí para passar o carnaval. E porque você não escolheu esse lugar tão festivo? Por que como cristão, você sabe que lá não é o local mais indicado (a menos que haja um grupo de evangelismo ou coisa do tipo). De igual forma, você fez os calculos para namorar e tem as condições (espiritual, financeira, maturidade) para isso. Você não vai querer namorar com uma menina que não tem intimidade com Deus.
O que você acaba de fazer? Escolheu baseado naquilo que aprendeu de Deus. A escolha é sua, mas a direção é de Deus, por isso, seja intimo de Deus para ser sábio na escolha.

Recomendo a leitura:

Meu namoro é de DEUS?
– 3 Critérios para uma escolha abençoada!
– Cadê o príncipe do cavalo branco?
- Quer Namorar???? Então PLANEJE-SE!
Qual idade certa pra namorar?
- O verdadeiro propósito para o namoro cristão

Abração queridones!

No amor de Jesus,
Fernando Ortega
@fernandortega

Obs. Hoje às 13h sai mais uma seleção de capas para seu facebook!
Fica ligado!

CURTA nossa página no Facebook.

29 Comentários »

  1. GILMARA sANTOS 10 de fevereiro de 2012 às 10:22 - Reply

    Mt de Deus Fê!!!

    Me orgulho muito de existir blog como o seu Sou leitora assídua do blog ,estudo a palavra e venho aqui para aprender mais de Deus .Q Ele te abençoe e guarde.bjus

  2. Aline Alves 10 de fevereiro de 2012 às 10:44 - Reply

    Nossa muito bom esse post
    Um dos melhores
    Pura verdade Fê
    Se quero uma pessoa de Deus, que tenha intimidade com Deus, também preciso ser assim, para que juntos possamos nos aproximar mais de Deus.
    Deus me dê sabedoria please rs
    Abraços…

  3. Eliane 10 de fevereiro de 2012 às 12:46 - Reply

    Penso ser essa área da vida, a mais dificil de se decidir, pois é pra toda vida. É preciso ter muita fé e compromisso com Deus pra saber esperar, e isso nao é nada facil: “ESPERAR”.
    Que Deus nos dê sabedoria.

  4. Ligia 10 de fevereiro de 2012 às 13:05 - Reply

    Como vc poderia me explicar a passagem em que Raquel é escolhida para Isaque?!
    Perguntas:
    – Foi uma escolha racional e partir de prós e contras?!
    – O Deus de Isaque tinha mais “poderes” do que tem hoje?!]

    Gostaria de entender melhor seu ponto de vista.
    Acho que ele ajuda a justificar sua vida, talvez a vida de outras pessoas, mas sinceramente não creio que seja isso aquilo que realmente Deus nos mostra na Palavra.
    Deus usa seus meios para nos mostrar sua vontade e nem sempre ela é a nossa (onde poderíamos inferir toda nossa capacidade simplesmente por ter um cérebro? no nosso cérebro estão também nossas emoções – não no coração.. rs – e elas são enganosas). Pelo contrário, a palavra nos diz que “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os seus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais
    altos do que os vossos pensamentos.” (Is 55:8-9)

    Então quando leio o que voce escreve tenho um pouco de receio por aqueles que se sentem encorajados a pensar do mesmo modo, pois de certo modo convida a encaixar o que escolhemos nos planos que Deus tem, e isso muitas vezes traz consequências.

    • Fernando Ortega 10 de fevereiro de 2012 às 13:55 - Reply

      Mana, como você mesma disse: “Deus usa seus meios para nos mostrar sua vontade…”
      Nosso relacionamento deve refletir a Cristo, dessa forma, é claro que a vontade de Deus é que o glorifiquemos.

      A questão de Deus ter a vontade Dele e nós a nossa tem que ser bem analisada.
      No que diz respeito a glorificar a Deus, a vontade Dele SEMPRE será acima da nossa. Agora, no que diz respeito a nossas responsabilidades, deve valer nosso conhecimento.
      Diante disso, vale nossa intimidade com Deus. Se você for intima de Deus, terá condições maiores para escolher.

      Deus não te obriga a comer, no entanto, VOCÊ ESCOLHE COMER, porque sabe que precisa. E não será qualquer alimento. Um miojo não trará nutrientes necessários ao seu corpo, por isso você escolhe comer algo que lhe dê maior sustento. Da mesma forma, NINGUÉM vai querer namorar com pessoas totalmente fora dos padrões que considera contundentes para adorar a Cristo. Você não vai querer namorar com um “crente miojo” e sim com um “crente arroz, feijão e bife”.
      Essa escolha parte daquilo que você considera importante diante de Deus.

      Deus não lida com fantoches. Ele nunca vai “mandar” você namorar/noivar/casar com alguém que você não gosta.
      É estranho as pessoas sempre terem visões e sonhos com pessoas que lhe agradam e não com os quebrados…

      Abração!

      • Bruno 10 de fevereiro de 2012 às 23:44 - Reply

        Crente ‘miojo’ é otimo hein!!!
        kkkkkkk…..

        Cara, seu blog é otimo! Mudou minha vida! Outro dia eu conto o testemunho…

        Continue assim, que Deus te abençoe!

        • Fernando Ortega 14 de fevereiro de 2012 às 1:02 - Reply

          Glória a Deus Brunão!!
          Forte abraço mano!
          Valeu!
          Fica com DEUS!

      • Marcinho 11 de fevereiro de 2012 às 10:44 - Reply

        Concordo Fê, muito bem explicado, por falar nisso, acrescenta ai uma farofa na bênção que eu escolhi! rsrs

  5. Daiane Kimberlly 10 de fevereiro de 2012 às 14:22 - Reply

    Muuuuuuuuuuuuuuito bom o post, como todo o Blog!
    Isso de ser intimo de Deus e ter melhores condições parar escolher é bem verdade.
    Decidi que no período de um ano eu iria deixar de ser desesperada, e ia de fato ESPERAR em Deus. Comecei a me aproximar mais dEle, ser INTIMA, colocá-lo realmente como prioridade em minha vida. Resultado?! Completo hj 1 mês de namoro (:
    Não tem sido como pensei, é infinitamente melhor, pq Deus é a base do nosso relacionamento, e graças ao NMM foi que entendi esse princípio.
    Ahhhh, e acho que me espelhei bastante no seu relacionamento Fer, tanto que ele tbm é do Sul e eu aqui, de SP! haha
    Brincadeiras a parte, parabéns por através da sua vida e intimidade com Deus, nos proporcionar o mesmo!

    Abç!

    • Fernando Ortega 10 de fevereiro de 2012 às 19:19 - Reply

      Glória a Deus mana!!
      Que o Senhor dê a vocês sabedoria e graça!
      Abração!

  6. Evelyn 10 de fevereiro de 2012 às 15:14 - Reply

    Muito bom Fernando!
    Depois de observar todos os aspectos importantes Eu só tenho uma dúvida…como saber se a escolha é mútua??

    • Fernando Ortega 14 de fevereiro de 2012 às 1:03 - Reply

      Isso é algo que você descobre da pessoa…
      Abração!

      • Evelyn 14 de fevereiro de 2012 às 8:52 - Reply

        As vezes tenho medo de errar,não só por mim, mas por Papai tbm. Espero que Ele me dê sabedoria suficiente pra poder fazer o certo. Assim como fez com sua vida e da Fran! Vlw Fer. Glória a Deus pela vida de todos vcs!

  7. Natália Ramos 13 de fevereiro de 2012 às 13:38 - Reply

    è Isaac orou 20 anos por Rebeca, acredito que seja assim tempo ao tempo e colocando Deus no controle desse tempo.

    Deus Tem sempre mais qe pedimos ou pensamos…… Glóriaaaa a Deus !!!!!

  8. Mary 14 de fevereiro de 2012 às 12:00 - Reply

    Fernando louvo ao Senhor por sua vida que eu creio que tem sido grandemente usada por Ele para ajudar muitos de nós.
    Estou passando por um momento de muitas dificuldades sou evangélica a 4 anos minha família ainda não serve ao Senhor. E tem muitos mais coisas que estão acontecendo, situações que nem quando eu era do mundo aconteceu e agora me deparei com elas. Peço humildimente que você me add mo nsn gostaria muito de sua ajuda. Senti Paz em meu coração quando uma irmã me falou desse blog. Por favor preciso de sua ajuda! Me add eu vou aguardar.
    Desde já te agradeço.

    Deus te abençoe!!

    • Fernando Ortega 15 de fevereiro de 2012 às 11:52 - Reply

      Glória a Deus mana!!
      Fico contente que o NMM tenha sido usado por Deus pra te abençoar!
      Quanto ao msn, eu quase não entro, mas to te add lá!
      Deus abençoe poderosamente!

  9. Iky 16 de fevereiro de 2012 às 9:19 - Reply

    Post polêmico, já pensei nisso várias vezes. Será que Deus tem um ungido específico para cada ungida (rsrsrs)? E se ele ou ela não quiser? Um vai ficar encalhado o resto da vida por culpa do outro? Mas ao mesmo tempo, quem não conhece um casal do qual diz: “Eles foram feitos um para o outro”? É bem verdade que Deus preparou Isaque para Rebeca, mas também esta é a única história bíblica que me lembro neste sentido. Escolha nossa ou de Deus? Uma coisa só eu sei: que Seus planos não podem ser frustrados. Interessante post.

  10. Isabela 16 de fevereiro de 2012 às 12:21 - Reply

    E ai Fernando, beleza? Adoro seu blog! Li a sua história com a Fran e fiquei emocionada! Muito linda! Me passa seu email pra gente trocar uma ideia, pode ser? Que Deus continue te usando pra abençoar as nossas vidas! Um beijo

  11. Isa 18 de fevereiro de 2012 às 13:48 - Reply

    “Deus te deu um cérebro e você adquire sabedoria através da palavra e intimidade com Ele para escolher.”

    you rock! haha

  12. Rafael 27 de fevereiro de 2012 às 22:32 - Reply

    Seria legal fala sobre a diferencia de idade entre homem e mulher,na hora da escolha.

  13. karlao karlos 23 de março de 2012 às 10:04 - Reply

    gostei do texto e desejoo que continue assim,escrevendo com o propósito de exaltar a Deus….

  14. Nelisa 23 de março de 2012 às 10:30 - Reply

    SENSACIONAL!
    Cara, qu benção ser confrontada pela Palavra de Deus revealada à seus filhos =)
    Bjones

  15. Jenii 23 de março de 2012 às 18:53 - Reply

    Poxaa Fer, mais uma vez eu aki lendo tudo isso e me emocionando!! MAnow Deus é muitoo lokoo!!! hsuahsuahsua Sempre usa vcs para me ajudarem, o blog mudou minha vida, serio! um dia tava lah chorando no msn e minha amiga manda: Le esse post(cade o principe do cavalo branco) e meu fui olhando tudo e fui tendo uma nova cultura sobre relacionamentos!! Isso faz uns dois anos, fikei esse tempo sozinha(sem namu) apenas com Deus!!! e foi e tem sido otimo!! Jah fui no seminario! HJ to numa etapa diferente e creio que Deus irá me direcionar!!!

    Vlw MAnow, um abração pra Fran(ela é linda) eu tenhu que te mandar um email contando tudoo!! de como Deus é perfeito em tudoo!!

    Firmes e abundantes no Pai!! Vlw

  16. Luana 11 de abril de 2012 às 15:02 - Reply

    Bah teus post sempre edificam mais minha vida. Agradeço a Deus por existir esse blog *-*
    Mas esse post principalmente, com certeza era o que eu tava necessitando ler. hehe
    Porque escolher, na maioria das vezes gera dúvidas, mas estando próximos de Deus, saberemos escolher o melhor. ;)

    Muito obrigada, e que Deus capacite cada vez mais vocês do Não Morda a Maçã.

    beijos

  17. Alessandra 21 de abril de 2012 às 19:03 - Reply

    Olá Fernando td bem? Parabéns pela página no facebook esta maravilhosa. Não conhecia o Não Morda a Maçã e estou adorando. O pouco que li me identifiquei muito pelo site, mas gostaria de saber sobre um assunto meio que polémico, a diferença da idade em um namoro cristão. Como isso é visto aos olhos de DEUS e também pelo ponto de vista seu cristão. Por favor aguardo resposta.Que DEUS lhe abençoe. Alessandra.

  18. Pri 24 de maio de 2012 às 13:55 - Reply

    Nossaaaa…foi muito obrigada por ter sido instrumento de DEUS para mim agora…Deus falou muito comigo nessa questao “medo da pessoa errada” ….Deus abençõe vc e esse blog cada dia mais….to amando segui-lo

Deixe um comentário »