Passeando pelo fogo

Gerson Ortega 7 de maio de 2011 62




O reino babilônico era formado por províncias. Daniel foi nomeado governador sobre todas as províncias , portanto deveria permanecer na capital, Babilônia. Por um pedido dele, o rei colocou seus amigos Sadraque, Mesaque e Abdenego em cargos políticos importantes no reino. Desta forma Daniel e eles ficaram em lugares separados.

” E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abedenego; mas Daniel permaneceu na porta do rei ( Dn2:49 )

A imagem do rei Nabucodonozor foi levantada a uns 10 kms da Babilônia, no campo de Dura ( Dn3:1 ).
Todos seus governadores, sápatras, prefeitos, juízes, tesoureiros, conselheiros, oficiais foram convocados a consagração da estátua (v.2). Então os amigos de Daniel, dadas suas posições também foram convocados a essa ” consagração”.
Interessante que essa consagração aconteceria com musica, sim , com musica ! (v.5) Era um ritual de adoração, na verdade, que , quando o som da musica fosse ouvido, todos deveriam se prostrar diante da imagem do rei…

Desde o começo da estadia de Daniel e seus amigos na Babilônia, eles resolveram não se contaminar com as “comidas” do rei! ( Dn 1:6-8 ).
Que comidas hein ??? Bem, pensando em Babilônia, quatro garotões bonitos, inteligentes, príncipes, acho que tinha balada babilônica toda noite no pedaço, não ? Comida, mulheres, musica, dinheiro, riqueza , ostentação ! Deixar tudo isso ? Por que? Não pode dar uma curtidinha? Afinal foi Deus que me pôs lá ???

Junto com a promoção , vem a fornalha ! Você acha que tudo que este mundo ( sistema mundo ) pode nos dar é de graça? É só porque acharam você bonitinho(a) ? Grande engano…uma vez Satanás disse a Jesus : “tudo isso te darei se prostrado me adorares” . Bem, a proposta de Nabucodonozor era semelhante…e no mundo moderno sempre tem musica no pedaço, observe a sua volta !!!! ( esse assunto a gente volta outro dia…)

Três aspectos importantes da fornalha para pensarmos hoje :
– calor
– compromisso
– comunhão

Calor – o Nabuco ficou doido quando os ” meninos” não quiseram se prostrar diante da estátua. Mandou aquecer sete vezes
mais. O fogo era tanto que os soldados que jogaram os rapazes na fornalha morreram pela proximidade do fogo ( cap.3:22 )
Como anda sua fornalha ? Você tem andado no meio do fogo para ser cristão de verdade ?

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse, mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo” ( I Pe 4:12,13 ).

Wow ! Você tá nessa ou sai de lado quando a coisa ” esquenta” ! Quando aquela gatinha mais bonita da facul vem pegar no seu pé, hein mané ? Quando parece que tudo vai ruir a sua volta maninha, porque ele terminou o namoro ??? Que fogo é esse? Por que Deus ?
Bem, o calor é para purificar! Você quer ser purificado ou está bom assim ???

Compromisso – como está meu compromisso com Deus, com a leitura da palavra, com o testemunho, com a boca ( o que que sai da sua boca hein mané ? ), ” a boca fala do que o coração está cheio “! Os garotos do Daniel estavam afiados. Veja o que eles disseram para o Nabuco:

“Eis que o nosso Deus a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno do fogo ardente, e da tua mão , ó rei. E, se não , fica sabendo , ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantastes” (cap.3:17,18 )

Isso sim é cara comprometido! Ó Nabuco, Deus pode nos tirar dessa, MAS se Ele não livrar, a gente morre assim mesmo, mas adorar a sua imagem meu, never !!!! Nosso compromisso não pode depender de resultados: “se Deus me der o que quero, vou servi-lo pra sempre!”
O compromisso independe dos resultados: é compromisso de amor, de vida, para sempre, não tem volta, ainda que eu possa me sentir
prejudicado em algo…Deus sempre em primeiro lugar !

Comunhão – bem, quando a gente agüenta por fé o aperto, a recompensa vem! Quando os amigos de Daniel foram jogados na fornallha, eles foram prontos para morrer, crendo que Deus os podia livrar…mas, que surpresa ! De repente, quando caíram dentro da fornalha, prontos para virarem churrasquinho gospel, eis que junto deles apareceu mais alguém ! Mas, espera um pouco, quando a gente caiu lá dentro não tinha ninguém ?!?! Quem é esse ???
Quando eu agüentei a gozação na facul, parecia que estava só !?!? Quando as colegas me falaram que eu ia virar freira por querer casar virgem, eu parecia só, ridícula, queimada pra turma !?!?

“Eu , porém, vejo quatro homens soltos passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho
dos deuses” cap.3:25

AHAHAHAHAHA ! Cara, eles estavam passeando dentro do fogo, soltos ( porque tinham sido amarrados antes), sem nenhuma lesão, queimadura, curtindo a fornalha com alguém mais que antes eles não podiam ver, mas agora estava ao lado deles : o Mestre, Jesus !!!
O fogo com Jesus é melhor que a moleza com o mundão ! Você vai passear, curtir, no meio da prova; você vai ver Jesus do teu lado, cara!
Ele vai te perguntar: ” tá quente aí? ” Você vai responder:” contigo junto Mestre, nem tô sentindo nada ! Aleluia !

“bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque quando for aprovado receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que O amam” Tiago 1:12

Bom final de semana e curtam bem suas mamães !




62 Comentários »

  1. Mariáh 7 de maio de 2011 às 15:48 - Reply

    Nossa, eu nunca tinha lido por esse texto olhando por este ângulo .. cada um com sua interpretação da Palavra, né ..
    Calor, compromisso e comunhão .. não esqueço disso mais ! hehe
    Fique com Deus !

    • gerson ortega 8 de maio de 2011 às 13:40 - Reply

      Oi Mariáh ! Que bom que a Palavra é assim né ? Ai está o sobrenatural dela ! Abç

      • Mariáh 8 de maio de 2011 às 23:51 - Reply

        É incrível como Deus nos fala várias vezes, de várias formas, por meio de um único texto na Bíblia !

        😀

        • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 14:07 - Reply

          verdade Mariáh! por isso a Bíblia nunca é massante…ela é fonte de vida e resposta para nós em todo tempo! Valeu!

  2. Mayara 7 de maio de 2011 às 15:50 - Reply

    Ótimo post Gerson…
    Veio de encontro com oq eu precisava ouvir…

    Acabo de terminar um relacionamento de 2 anos e me sentia exatamente da forma que vc escreveu… ” Quando parece que tudo vai ruir a sua volta maninha, porque ele terminou o namoro ??? Que fogo é esse? Por que Deus? Bem, o calor é para purificar! Você quer ser purificado ou está bom assim ???”

    E eu quero ser purificada!

    Louvo a Deus pela vida de cada um de vcs…
    NMM é benção na minha vida… sempre traz aquilo que preciso ouvir de Deus!

    Um beijo pra vcs… que Deus use a cada um grandiosamente a cada dia mais…
    E peço que orem por mim! =I

    • gerson ortega 8 de maio de 2011 às 13:41 - Reply

      É isso Mayara! O tempo é um bom conselheiro…com ele aprendemos a entender a vida não só como um momento, mas o todo ! E é assim que Deus vê, certo ? Abç e força no Senhor !

  3. Rita 7 de maio de 2011 às 15:51 - Reply

    Éh… Benção o post!
    Como sempre, todos vcs são usados devéras pelo Espírito Santo! Glória a Deus por isso! Lindo mesmo.
    E siiim, nós podemos aguentar mais. Mais por amor, mais por Jesus.

    • gerson ortega 8 de maio de 2011 às 14:04 - Reply

      Valeu Rita! A PAlavra diz que não somos provados acima do que podemos né ? Deus conosco é a nossa segurança, mesmo na fornalha ! Gde abç e vitórias !

  4. Clemerson barbosa 7 de maio de 2011 às 15:54 - Reply

    Rapazzzz que palavra de Deus!!!

    Realmente as vezes por coisas mil vezes menor que uma fornalha nois nos encurvamos as estatuas deste mundo! Tudo por pensar em nosso benefício!

    Porém:
    Nosso compromisso não pode depender de resultados: “se Deus me der o que quero, vou servi-lo pra sempre!”

    Benção de Deus Pr. Gerson e a sua linguagem jovem é massa!!
    Que Deus continue o abencoando sempre!

    • gerson ortega 8 de maio de 2011 às 14:06 - Reply

      Valeu Clemerson! Tenho um compromisso de estar próximo das próximas gerações que Deus tem colocado para mim…fico muito feliz em conseguir ” comunicar” e não ter barreiras com vcs e os adolescentes, que curto muito ! Gde abraço!

  5. Jhonatan 7 de maio de 2011 às 16:42 - Reply

    Muito boa palavra. Espero que Deus continue lhe usando sempre e sempre mais como um vaso nas mãoes dele *—*

    • gerson ortega 8 de maio de 2011 às 14:07 - Reply

      Valeu Jhonatan ! Conto com suas orações por mim também ! As vezes o ” fogo” é quente ! Eheheh
      Deus conosco sempre !!! Abç

  6. Luis Andre 7 de maio de 2011 às 18:49 - Reply

    É.. realmente é dificil sofrer a tentação.. ” Mais em tudo isso somos muito mais que vencedores em nome de Cristo Jesus, o nosso Senhor”. E quanto a tentação humana Deus diz; “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiél e Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará tambem o escape, para que a possais suportar.” I Aos Corintios 10:13.

    DEus abençoee em Nome de Jesus!

    OBS: HJ justamente vou aplicar uma prova pra sala com este tema. ;D

    • gerson ortega 8 de maio de 2011 às 14:09 - Reply

      Sem duvida Luis ! Mas vc mesmo colocou os versos que são as respostas para nós no meio dessa loucura de mundo que vivemos ! Luzeiros no meio desta geração corrupta e perversa…diz a Palavra ! Deus contigo bro ! Abç

  7. Luis Andre 7 de maio de 2011 às 19:24 - Reply

    Deus abençoe suas vidas , Deus é Fiel !

  8. Angel 7 de maio de 2011 às 20:58 - Reply

    Maravilha de post *-*
    Nossa ,que benção isso . ooh senhor , glória a ti . (L’
    Quando agente tem fé ,nada nos queima , nem zoações, nem blasfemia , nem briga , nem nada . Deus é conosco sempre . Temos que sempre pensar nesse testemunho vivo de Daniel , È assim que as coisas acontecem na nossa vida ,se não confiarmos nos queimamos . Mas , a queima do senhor ,não tem dor , é só paz ,amor ,é um cuidado constante ,real na nossa Vida . Não importa o quão seja o calor ,Jesus está conosco ,Nosso compromisso é Jesus , adorar somente a Ele ,mas ninguém , Só Jesus , ôh senhor dos senhores , rei
    dos reiis ! Comunhão é ele , Tudo é ele . Não temais . Me emocionei com esse post maravilhoso .È um pouco do que vivo , mas Deus não vai deixar que eu caia no fogo do inferno ,porqe o fogo dele ,tá no meu coração e nada vai me abalar ,há não ser o seu amor. Que Deus ,continue eluminando vocês gente , Site incrivel . Glória a Deus .

    • gerson ortega 8 de maio de 2011 às 14:12 - Reply

      E´isso aí Angel !!!! O fogo de Deus não destrói, ele fortalece; não aborrece, mas traz força ! Tamo junto sister ! Abç

  9. Thaysa Fernandes 7 de maio de 2011 às 21:15 - Reply

    muuuuuuuuito bom ein

    • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 0:04 - Reply

      brigaduuuuuuuuuuu ! rsrsrs Abç! Deus contigo mana !

  10. Bruni... 7 de maio de 2011 às 22:02 - Reply

    ôh glórias! Deus abençõe tua vida Gerson
    eu estou me identificando bastante com seus posts glorifico a Deus pela tua vida irmão!!
    Fica na paz

    • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 0:03 - Reply

      Legal Bruni ! Nossa identidade é em Cristo né ? Abç !

  11. Natalya Aires 7 de maio de 2011 às 22:06 - Reply

    Pastor,
    Glória a Deus por sua vida!
    Post massa, falou muito ao meu coração!

    um grande abraço.

    • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 0:02 - Reply

      Valeu Natalya! Me alegra muito poder ser de ajuda e força para a galera NMM . Abç !

  12. Rosimeire Pascoal 7 de maio de 2011 às 23:33 - Reply

    Olá Gerson,como sempre posts inspirados por Deus e que falam aos nossos corações!! Que Deus continue te abençoando grandemente e te usando pra falar com todos nós! Um abraço!

    • Gerson Ortega 8 de maio de 2011 às 23:58 - Reply

      Obrigado Rosimeire ! Conto com usas orações ! gde abraço!

  13. Alexandre 8 de maio de 2011 às 4:25 - Reply

    O post está tremendo… as vezes vemos a situação em nossa volta e acabamos deixando de crer que Deus é fiel e faz o impossivel, acabamos limitando em nossa mente o agir de Deus….
    Eu tenho visto o agir de Deus em minha vida de uma forma sobrenatural, mas foi preciso primeiro me posicionar com Ele, querer alguma coisa… depois disso, eu falo de coração, posso até passar na fornalha, mas como Deus esteve com os amigos de Daniel estará tambem comigo…

    Eu louvo a Deus pela vida de cada escritor desse blog, tenho aprendido muito a cada dia…

    Que Deus continue abençoando a cada um….

    • Gerson Ortega 8 de maio de 2011 às 23:57 - Reply

      E´isso Alexandre ! Nosso Deus é sobrenatural ! Precisamos viver e experimentar isso ! Gde abç !

  14. Kizzye 8 de maio de 2011 às 12:47 - Reply

    caraca que palavra! Sejamos postos a prova, e qdo passamos pelo fogo o nome de Deus sera glorificado!

    • Gerson Ortega 8 de maio de 2011 às 23:38 - Reply

      E´isso ai Kizzye ! glória para Deus sem fogo…é difícil ! Abç

    • Gerson Ortega 8 de maio de 2011 às 23:54 - Reply

      E´isso aé Kizzye ! Sem prova não tem glória ! O Reino de Deus é assim ! “No mundo tereis aflições , mas tende bom animo Eu ( Jesus ) venci o mundo !” Abç

  15. Carol Fleischman 8 de maio de 2011 às 22:31 - Reply

    Wow não tenho nem o que falar diante dessa palavra…incrivel como o Senhor nos direciona, quanto tempo não vinha aqui e do nada Deus fala vai no não morda a maçã… Deus continue usando o senhor prº. Gerson, foi um empurrão divino ler isso!

    • Gerson Ortega 8 de maio de 2011 às 23:34 - Reply

      Que bom Carol ! Deus fala mesmo ! Sempre ! Abç

  16. Izabela 8 de maio de 2011 às 22:55 - Reply

    Ow vocês são muito de Deus.
    Toda vez que entro aqui tem algo de Deus pra mim.
    Deus abençoe!!!

    • Gerson Ortega 8 de maio de 2011 às 23:09 - Reply

      Valeu Izabela ! Que bom que Deus fala conosco !
      Abç

  17. Jayane 9 de maio de 2011 às 8:52 - Reply

    Parabém .. kii o Sebhor continue ti usando..
    Posti Lindo.

  18. Joyce 9 de maio de 2011 às 9:20 - Reply

    Benção .. Benção …
    Nunca tinha olhado por esse lado…
    Vou passar no fogo com Deus !! Dando gloria a Deus … E aleluia !!
    Deus continue te abençoando !!!

  19. Danny Wadson 9 de maio de 2011 às 10:21 - Reply

    incrível como Deus usa esse blog pra falar comigo!
    Agradeço a ele pela vida de v6 e por ele usa-los como verdadeiras ferranebtas afiadas para a transmissão da sua palavra.
    Valeu mesmo!
    😀

    • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 14:14 - Reply

      Oi Danny! Temos que ser ferramentas não é, e não ” parecermos” ferramentas. Que Deus nos use a todos ! Gde abraço

  20. Ednay 9 de maio de 2011 às 11:33 - Reply

    Muito bom!!!

    Benção mesmo, aguentar o tempo na fornalha não é fácil, mas com o Senhor junto é só vitória!!!!
    lendo ali , qnd vc falou da facul, pense no espanto das minhas colegas na facul soberam q eu sou bv, nossa!! a maior zoação, tipo , cheia de teia de aranha na boca rsrs, jah me acostumei, e tentei e tento explicar pra elas , o q é esperar no Senhor, e como é bom saber que no tempo certo o Senhor me mostrara o cara certo, e sei que vai valer a pena 🙂 !!
    Deus continue abençoando esses post!!

    • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 14:11 - Reply

      Oi Ednay! É isso aí ! Ser cristão hoje no Brasil AINDA não é ser preso por professar o que a Bíblia diz…mas ser ” evitado” …As pessoas chamam os cristãos de preconceituosos, mas quem deixa de respeitar a crença de outra pessoa em Deus e na Sua Palavra são eles, não é verdade ?! Vamos em frente !
      Gde abraço

  21. Alex 9 de maio de 2011 às 12:47 - Reply

    Muito Bom!
    Q Deus continue abençoando vcs…..
    Isso ai continue sendo essas bençãoss…
    A mensagem falou muito ao meu coração, volta e meia tem os sufocos na facul… no trabalho… nas festas de familia… as vezes nos achamos só nesse fogo….
    E é isso mesmo tem q ser por amor e não por recompensa…
    Benção pura!

    • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 14:17 - Reply

      E´isso aí Alex! nós O amamos, por isso deixamos tudo ! não porque nos mandam ou porque é ” bonitinho” , ” é gospel” , mas porque é Jesus vivo em nós ! Abç

  22. Indyara Ribeiro 9 de maio de 2011 às 13:42 - Reply

    Pr. Gerson,
    Esse post veio do coraçao do Pai para o meu (e pra mta gente aí tbm!).
    Fico feliz pelo trabalhar do Senhor em sua vida, e quero que seja cada vez mais intenso, marcante.
    Ah, fiquei até mais aliviada… rs!
    Doce paz!
    =)

    • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 14:19 - Reply

      VAleu Indyara ! Fique mesmo na paz! rsrs Abç

  23. izabel soraia 9 de maio de 2011 às 16:00 - Reply

    Com lagrimas nos olhos eu digo que eu fui absurdamente ministrada por essas palavras.
    Não sei se consigo falar mais agora.
    Sei que gostaria de ser mais forte do que realmente sou…

    • Gerson Ortega 9 de maio de 2011 às 16:22 - Reply

      E´isso aí Izabel ! “Quando somos fracos então somos fortes”! Abç

  24. Charles 10 de maio de 2011 às 17:59 - Reply

    Hehe eu li esse post ontem e hoje no trabalho escutei um “esse moleque vai pra uma escola de freira, ele vai virar padre” e por ai vai. AUhsuAhsuhAushAUshaUHs

  25. Thiago Freitas 11 de maio de 2011 às 12:55 - Reply

    show de bOla meu…. muito boa mesmo, palavra edificante!!

    • Gerson Ortega 11 de maio de 2011 às 17:14 - Reply

      Obrigado Thiago ! Deus contigo nas suas “fornalhas”!

  26. Patrícia 11 de maio de 2011 às 13:26 - Reply

    Um benção o post…
    Mas chamar seus leitores de mané, não é muito legal…Afinal quando lemos os post queremos ser renovados diariamente pela palavra do Senhor…Se a sua carne tem falado mais que o espirito vigia irmão…

    Deus abençoe!

    • Fernando Ortega 11 de maio de 2011 às 16:08 - Reply

      Oi Pat!
      O NMM tem linguagem jovem. O Pr. Gerson tb, por isso ele escreve aqui.
      O termo “mané” é muito comum e não agride o jovem. É mais levado na descontração e não ao pé da letra.

      Se o termo te ofendeu, desculpe-nos.
      Espero que o texto tenha te abençoado!

      Forte abraço!
      Vitórias!

      • Gerson Ortega 11 de maio de 2011 às 17:13 - Reply

        Oi Patricia! As vezes tento escrever como falo, quando estou comunicando com jovens ! Quando falo de mim , algumas vezes , para mostrar que entendo que não sou nada mesmo diante de Deus , falo assim ” Eu sou um Zé” ! Nada pejorativo a quem se chama José, nem a ninguém…só comunicação! Se vc achou impróprio, desculpe! O importante é a mensagem que, espero, vc tenha aproveitado ! Abç

    • Patrícia 12 de maio de 2011 às 11:33 - Reply

      Eu entendi, mas é que li o post com o coração apertado esperando uma direção de Deus…me senti mal…Não quero “causar”…o post foi realmente uma benção, leio diariamente…Vejo que são muito usados por Deus…

      Deus abenços sempre a vida de cada um…colunistas,leitores,toda a equipe que de alguma forma colabora com o NMM…

      AMO a vida de vocês!

      🙂

      • Gerson Ortega 13 de maio de 2011 às 13:24 - Reply

        Estamos juntos Patricia! Sua ” fome” por Deus é benção…tenho a mesma necessidade! Vamos buscá- Lo sempre ! Abç

  27. Alexandre Coradi 11 de maio de 2011 às 19:31 - Reply

    Encontrando forças…

  28. Ana Beatriz 12 de maio de 2011 às 17:38 - Reply

    Esse NMM faz presença mesmo no meu blog!
    kkkk
    Mais um post que vou colocar lá… Faze o que né, cada um mais benção q o outro, claro que irei passar pra frente!
    :))

    Benção Gerson, ta mandando bem demais!
    Continue crescendo mais e mais no Senhor Jesus.

    Beijo! Fica com Deus
    E como de sempre vai ter o link daqui, autoria, tudo certinho lá no blog!
    :*

    • Gerson Ortega 13 de maio de 2011 às 13:22 - Reply

      VAleu Ana Bia ! Legal ! Fico feliz por poder servir e abençoar! Colocando a autoria, link, fica bem ,abençoa o NMM e me abençoa também ! Deus contigo ! Abç

  29. Nicolle 5 de junho de 2011 às 22:51 - Reply

    Incrivel como toda vez que eu entro no NMM sou alcançada por uma graça tão grande.
    o meu desejo( e de muiitos,rs) é que vocês continuem sempre neste foco;ADORAR A JESUS-compartilhando sempre com a gente!
    Gerson,nunca tinha lido um post seu,você arrebenta!rs
    Deus abençõe!
    Beijos.

    • Gerson Ortega 6 de junho de 2011 às 0:33 - Reply

      Valeu Nicolle! Fico feliz p/te abençoar! Vc ja leu o “Diario d um adorador”? Abc

  30. Alexandre Henrique 12 de agosto de 2011 às 15:39 - Reply

    cara otima palavra mano Deus te abençoe, keria saber se posso pegar pra compartilhar PFFFF abraços e mais uma vez Deus te abençoe grandemente =D

    • Gerson Ortega 13 de agosto de 2011 às 11:34 - Reply

      Pode sim, Alexandre. Só peço que coloque o autor e fonte! Valeussss!

Deixe um comentário »