Quanto custa ser um homem?

Fernando Ortega 21 de janeiro de 2011 56

Segue um texto do pastor Paul Washer:

A perda da masculinidade nos nossos dias.

Nas escrituras e em muitas civilizações havia esta noção de que o macho ou era um menino ou era um homem. Não há muitos jovens que gostam de ser chamados de meninos. Então, havendo apenas duas opções, um jovem iria se esforçar para se tornar um homem, pois não quer ser um menino. Mas esta falsa idéia de “modelos evolucionários” trouxe uma terceira categoria: adolescentes.
Então agora quando um garoto atinge a idade de onze, doze anos, ele é chamado de adolescente. E é dito a ele que ele tem que se auto-descobrir, buscar autonomia, ser rebelde, etc.

quanto-custa-ser-homem

Mas a bíblia não ensina que exista um período assim. E esta fase é perfeita para o cara preguiçoso, que quer experimentar os privilégios de um homem, mas não quer assumir as responsabilidades de um homem, e continua agindo como um menino, até a idade de trinta anos. A responsabilidade primordial de um homem santo é gerar homens santos. A responsabilidade primordial de um pai é investir sua vida, a todo custo, para criar seus filhos, de maneira que eles cheguem a idade de 17 ou 18 anos e possam assumir o título de homem.

Alguns jovens me perguntam: “Quando eu devo começar a namorar?”. O namoro é algo recente, cultural, que nasceu nos últimos cem anos para cá. É algo recreacional. Você quer sair com uma garota… por que? Porque você quer os privilégios de ter uma parceira ao seu lado mas sem assumir as responsabilidade de ter uma parceira. Então, quando eu posso começar a me relacionar com alguém do sexo oposto? Quando você se tornar um homem.

E o que quer dizer se tornar um homem?
De acordo com as escrituras, em primeiro lugar, é ser capaz de ser o líder espiritual de uma mulher e de uma casa. Antes disso, biblicamente, você não é considerado um homem. Não é apenas ter a capacidade de fazer isto, mas é assumir a responsabilidade, o peso nos seus ombros, de guiar espiritualmente sua família, ensinando e sendo exemplo.

Além disso, você estar pronto para proteger sua família. Não significa ser cheio de músculos, mas ter o caráter forte e necessário para enfrentar as adversidades que batem a porta. Não é obrigação da sua esposa fazer isto. É sua responsabilidade se colocar na porta para que sua mulher nunca tenha que enfrentar os problemas e seus filhos tenham um lugar seguro para crescer e se desenvolver.

Quando um rapaz pode iniciar um relacionamento?
Quando ele pode ser um provedor para aquela pessoa. Por exemplo, se seu pai e sua mãe ainda pagam suas contas, “você não tem o direito” de pensar em alguém do sexo oposto. Apenas porque você atingiu certa idade não quer dizer que pode participar de tudo o que diz respeito a um homem. Você pode ter vinte e um anos e ser ainda um menino. A bíblia sempre trata com homens: “e por esta razão o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir a mulher”.

Esta idéia de namoro recreacional, “estou com ela porque gosto dela”, não existe na bíblia, nem mesmo nas culturas dos povos, exceto na cultura moderna ocidental. Os cristãos tem pelo menos cinco relacionamentos antes de se casarem, então quando chegam no altar, cinco partes deles estão espalhadas por aí. Eles não são uma pessoa completa. Você não pode entrar em um relacionamento, de qualquer tipo de intimidade, sem deixar uma parte de você mesmo para trás.

quanto-custa-ser-um-homem

Não existe na bíblia a idéia de um garoto, debaixo do teto de seus pais, se alimentando da mesa deles, sustentado por eles, irá sair e se divertir com alguém do sexo oposto. Ela diz que para estar junto com alguém você deve deixar seu pai e sua mãe.

Então, tudo o que conhecemos terá que ser mudado? Exatamente. Mas se você é jovem, você crescerá rápido e se disser: “Eu não posso mais ser um garoto ou brincar com as coisas de garoto, e ao mesmo tempo esperar ter a permissão de participar nos privilégios de homens”.

Pais, é sua principal responsabilidade que quando seus garotos atingirem 18 anos, eles sejam homens. E por que a masculinidade bíblica se perdeu nos dias de hoje? Eu perguntava para um grupo de garotos: “Vocês estão no ensino médio. Vocês já escutaram seus amigos conversando sobre como crescer e se tornar um homem de verdade, desenvolver o meu caráter, ser capaz de tomar conta de mim mesmo, depois encontrar um esposa e criar uma família santa?” Não, eles estão todos brincando com Playstations e coisas assim.

Eu morei em uma tribo no Peru por muitos anos. Lá, quando um garoto tem 14 anos ele pode se casar, porque ele pode construir sua casa, pode fazer uma plantação, pode lutar para defender sua tribo de outras tribos. Mas na nossa cultura, a época do colégio é pura diversão, sem essa noção de “Eu tenho que me tornar um homem”. Depois, vem a universidade, que nada mais é que um colégio com pessoas mais velhas, onde o mesmo espírito permanece:

“Vamos pra festa! Vamos andar poraí com nossos amigos! Vamos continuar a nos divertir”.

E alguns, quando saem da universidade, continuam:

“Ótimo, agora eu tenho dinheiro, posso comprar mais Playstations! Posso ter mais hobbies e comprar brinquedos mais caros”.

E claro, eles querem sexo, então entram em um relacionamento. Mas, mesmo após o casamento, nunca assumem a responsabilidade de seu relacionamento. Pois não sabem que estão casando com uma esposa, acham que estão casando com uma “mãe”, então querem que o tratamento de “mãe” continue.

quanto-custa-ser-o-homem

Os pais tem essa idéia de que quando seus filhos atingem a idade de 12 anos, 11 anos (e a idade continua diminuindo), e começam a pensar sobre o sexo oposto é chegada a hora deles entrarem em relacionamentos. Este não é o sinal de Deus de que seu filho deve entrar em um relacionamento, mas é o sinal de Deus que é hora de começar a trabalhar a sua masculinidade, para que com o tempo ele se torne um homem e possa entrar em um relacionamento. O mesmo vale para as meninas. A idéia de ter garotos e garotas de 12 e 13 anos se relacionando é doente.

O pior erro que você pode cometer é chegar para um de meus garotos e dizer: “Você é jovem, bonito, porque você não arranja umas namoradinhas?”. Eu vou lhe parar no mesmo instante e lhe manter distante dos meus filhos. Jovens garotos devem estar construindo castelos, lutando contra dragões e lendo Crônicas de Narnia.

O que acontece é que quando aquela faísca aparece, não há ninguém para direcioná-lo. Quem lhe ensina sobre isto é a televisão, revistas e outros garotos como você. É gasto muito tempo conversando sobre garotas, e jogos, e passeando por shoppings, e todo aquele tempo que deveria ser usado para desenvolver masculinidade e feminilidade é jogado fora.

Nos anos 60 e 70, nós quisemos dar ouvidos a grupos de feministas e homossexuais que queriam nos ensinar a como criar nossos filhos. Nós deveríamos ter ido nas escrituras, nas veredas antigas, nos caminhos do Senhor.

Houve o tempo em que os homens eram respeitados por colocarem comida na mesa. Agora, isto não é suficiente, você deve colocar dois carrões na garagem. E muitos homens e mulheres estão trabalhando e não é para colocar comida na mesa, é para comprar todos os brinquedos que a sociedade compra, pagar pelos seus hobbies e a crianças são esquecidas.

Sua obrigação não é dar as crianças todas as coisas que você nunca teve, pois foram as coisas que você nunca teve que fez de você o homem que você é hoje, e são estas coisas que você nunca teve e que você dá aos seus filhos que estão transformando-os em inúteis. Não devemos dar as nossas crianças tudo o que não tivemos, devemos dar a elas nós mesmos, um mentor, um pai, um líder.

Verso 19 de Gênesis 3 diz: “Do suor da tua face tu comerás o pão…”. Há tempos atrás, apenas pessoas milionárias viviam em mansões. Mas, na nossa sociedade moderna, achamos que qualquer pessoa que trabalhe meio-período tem o direito de morar em uma casa destas. Achamos que merecemos tudo, e que temos o dever de viver o estilo de vida que os ricos famosos vivem.

Não, não caiam na falsa idéia de que merecemos uma vida fácil, com várias férias, podendo viajar quando bem quisermos, que podemos terminar nosso trabalho no final do dia, trazer comida para casa, depois sentar na poltrona e ficar ali como um tronco de madeira morto, porque você merece. Isto está errado. Você deve viver do suor do seu trabalho. Esta é sua vida como homem. Você tem muitas obrigações a cumprir e pouco tempo para descansar. Sinto muito, isto é masculinidade.

Em suma, devemos acordar bem cedo, ir trabalhar, voltar para casa, e então nosso real trabalho começa. Temos uma esposa em casa para cuidar que precisa de muito mais do que apenas trazermos comida. E temos crianças que precisam ser discipuladas e mentoreadas. Então, desabamos na cama, para acordar no dia seguinte e fazer tudo de novo. Esta é a razão pela qual a mulher deve cuidar da casa e viver para seu marido, pois a vida dele é viver para eles.

Nossa cultura prega que devemos ter uma vida fácil. Quando a queda aconteceu, no jardim, a vida fácil foi embora. Muitos homens trabalham, e eles odeiam isso, e eles ficam com suas famílias apenas suficiente para fazer o mínimo, e então podem fugir de seus trabalhos e de suas famílias para fazer algo que realmente gostem, e suas vidas ficam sempre nestes hobbies, nos esportes, em descansar, e outras coisas.

A única maneira de achar contentamento nesta vida é vendo o seu trabalho e suas responsabilidades nesta terra como ordenanças de Deus e aguardando sua recompensa no céu, realizando o trabalho que lhe é proposto e tirando sua alegria do fato de agradar a Deus ao assumir a responsabilidade de sua masculinidade.

Então não podemos praticar esportes ou descansar? Podemos, mas não tanto quanto gostaríamos, ou tanto quanto meus amigos, que não são casados ou não tem filhos. Existem fases diferentes em nossas vidas. Onde está seu coração? A verdadeira alegria não está em continuar sendo um menino eternamente, apenas com brinquedos mais caros e continuamente sendo cuidado por uma mãe, seja ela sua mãe mesmo ou sua esposa. A alegria e o contentamento vem de assumir sua responsabilidade que lhe foi proposta por Deus, de prover para sua família, e não apenas coisas físicas, pois isso é apenas uma pequena parte da provisão.

A pessoa mais importante na face da terra para um homem deve ser sua esposa.
E vice-versa. Uma terrível ilustração para isto é que, se eu estiver em um barco com minha mulher e meus filhos, e o barco estiver afundando, e apenas eu souber nadar e for capaz de salvar apenas uma pessoa, eu devo salvar minha esposa. Você já deve ter escutado: “Não há amor como o de mãe”, isso é errado, a bíblia fala que não há amor como o amor de um pai.

Você sabe porque tantas mulheres são tão ligadas as seus filhos?
Porque suas necessidades emocionais que deveriam ser supridas por seu marido não o são, então elas buscam esse suporte emocional nos seus filhos. O problema é que as crianças não foram feitas para nutrir emocionalmente os pais. Se o marido amar a esposa mais do que tudo, as crianças olharão e dirão: “Meu pai ama minha mãe mais do que tudo neste mundo. Este lar está seguro como uma rocha, papai não vai a lugar nenhum”. E a filha dirá: “Então é assim que um homem deve tratar uma mulher. Meu pai trata minha mãe como se fosse uma rainha. Eu não irei aceitar nada menos do que isto”.

Tradução e transcrição pela Equipe BC Heart da pregação “What it takes to be a man?”  – por Paul Washer
Disponível em áudio aqui (Inglês)

56 Comentários »

  1. Silvio 21 de janeiro de 2011 às 0:24 - Reply

    Ótimo Post..

    Um verdadeiro MANUAL!

    Glória a Deus pela vida de vcs, que nos fazem caminha na direção do Céu!

    Vou indicar a todos!

  2. Natália 21 de janeiro de 2011 às 0:44 - Reply

    que palavraaaaaa maravilhosa ao nossos corações!
    a cada dia mais o Senhor tem nos alertado e nos ensinado pelas vidas que tem escrito aqui! aleluia

  3. Tamires 21 de janeiro de 2011 às 0:49 - Reply

    Post perfeito. DEUS abençoe o irmão.

  4. João 21 de janeiro de 2011 às 0:50 - Reply

    Irmão, DEUS te abençoe. Que Ele continue te dando sabedoria…

  5. Thaísa 21 de janeiro de 2011 às 0:57 - Reply

    Caracaaa!! “Então, tudo o que conhecemos terá que ser mudado? Exatamente.” Espero q este texto tenha despertados muitas mudanças positivas p/ tds! Mensagem mtooo rica!

  6. Pedro Gomes 21 de janeiro de 2011 às 1:10 - Reply

    Caraca, nunk li um post que me confrontasse tanto. Somos enganados pelo mundo e pela mídia com a falsa ideia do que é ser um homem de verdade. Deus tem tirado as escamas dos nossos olhos e nos levado a conhecer o que Ele realmente quer de nós.

  7. Nabila 21 de janeiro de 2011 às 1:52 - Reply

    AMEEEI ESSE POST!!!

  8. Cindy 21 de janeiro de 2011 às 6:39 - Reply

    É verdade, nós não precisamos de principes encantados, mas precisamos de um homem que nos trate como uma princesa.

  9. Rafa Verena 21 de janeiro de 2011 às 8:36 - Reply

    Olá!!

    Ótimo esse texto do Paul Washer. Mostra onde esta a base de uma família bem estruturada! Espero q todos possam ler e entender a profundidade que há em AMADURECER VERDADEIRAMENTE…Mais do que nunca esse texto mostra que a idade não significa mta coisa!

    Deus abençoe!

    =D

  10. Mathias 21 de janeiro de 2011 às 9:06 - Reply

    Fer, muito legal esse post!!
    a ala dos meninos precisa muito sacar que a idéia de homem da sociedade não é a perfeita, somente a de Deus serve como padrão pra sermos Homens verdadeiros com responsabilidades de homens.
    e tb os pais precisam se tocar em voltar a serem homens que nunca foram ou um dia abandonaram.
    Muito inspirador esse texto!!! “]
    aBRAÇÃO brodzinho

  11. Daniele 21 de janeiro de 2011 às 9:40 - Reply

    Uauuuu!!! Muito bom!! =)

  12. Lidy 21 de janeiro de 2011 às 9:49 - Reply

    Senhor, faça com que meu futuro marido leia esse post AMEM.
    husahuashuas ;D

  13. Iris 21 de janeiro de 2011 às 10:12 - Reply

    Amei o post, palavras abençoadoras! A sociedade em que vivemos hoje, esta totalmente desrregrada precisando ouvir a voz da sabedoria em toda esquina, e ter ao redor famílias fortes alicersadas na palavra de DEUS.

  14. Luh Cássia 21 de janeiro de 2011 às 11:13 - Reply

    Caaara… que bênção o texto! Quantos “meninos” precisam ouvir e ler isso! E olha que não são os “meninos do mundo” e sim os “meninos da Igreja”, pois alguns se agarraram tanto só ao leite espiritual que não querem se aventurar nos alimentos sólidos. É preciso crescer e amadurecer, deixar as coisas velhas para trás. Só assim permitiremos o “novo homem” tomar o lugar do velho. Só assim caminharemos na direção do caráter de Cristo, o HOMEM mais MACHO que passou por esta terra. Que o meu futuro esposo (e os futuros homens também) busque sempre ser como Jesus.

  15. Andre Lucas B. 21 de janeiro de 2011 às 12:02 - Reply

    Perfeito POST, um super #VoleioNaNuca aprendi mto com ele…

  16. Nathália 21 de janeiro de 2011 às 12:24 - Reply

    Tremenda esta palavra. As vezes não paramos para pensar sobre a importancia de uma família bem estruturada,não em bens ou dinheiro,mas em Jesus.Várias vezes estamos diante de situações nas quais não sabemos como agir e as pessoas ao nosso redor,as vezes não possuem um conselho para dar;ficamos realmente perdidos e o nosso último recurso é olhar para O Senhor,quando na verdade essa deveria ser a nossa primeira opção.Essas e outras coisas cabem aos pais aprender de Jesus e repassar aos filhos,para que esses repassem aos seus filhos e assi por diante.Esse é o segredo para uma geração santa: lares edificados na Rocha Eterna,filhos emocionalmente e espiritualmente fortes.É dever dos pais buscar referências em Cristo e transmiti-las aos seus filhos,pois na ausência da verdadeira Referência as coisas se perdem;na ausência da Luz,tudo é apenas trevas.Deus derrame sobre nossos corações sabedoria e o desejo de sermos jovens fortificados nEle ,para sua honra e glória.

  17. Anônimo 21 de janeiro de 2011 às 12:28 - Reply

    Forte não é?! Estou passando por um processo de separação no meu casamento. Se tivesse lido e praticado isso há pelo menos 2 anos atrás não estaria me separando. Isso é muito sério gente.

    • Fernando Ortega 24 de janeiro de 2011 às 13:19 - Reply

      Estou aceitando este comentário como “Anônimo” para guardar a vida de quem o escreveu. Serve como breve testemunho.
      Abraço!

  18. Jéssikiinhaa (Sara) 21 de janeiro de 2011 às 13:22 - Reply

    Nussss!
    Esse post éh muiiitoooo feraaaaaa Manaloo,foi “O POST”!!!
    É muito bom falar sobre esse assunto aki,pq muitos meninos(jovens),terão a oportunidade de crescer espiritualmente,
    as meninas amadurecem mais rápidooo… ^^

    “Não, eles estão todos brincando com Playstations e coisas assim.”
    Essa parte éh muitoo verdaadeiiraa,garotos de 18,17 anos ainnda jogam video-game,soltam pipaa..=/
    Não quero dizer que não pode,mais com essa idade já passou da hora de se envolver com a palavra de DEUS,em vez de soltar pipa ou ficar horas e horas em frente um video-game,pq vc não vai evangelizar?vai falar de JESUS pra todo mundooo..Tantaa gente precisando DELE e vc ai,perdendo tempo?táh na hora de se tornar responsável,UM HOMEM DE VERDADE,com carater!

    Se vc aiinda quer ficar perdendo tempo com seus “brinquedos”,como quer arrumar uma namorada?
    “Você não pode entrar em um relacionamento, de qualquer tipo de intimidade, sem deixar uma parte de você mesmo para trás.”

    Nusss Fêe esse Postt foi MARAAAAAAAA*

    Que DEUS CONTINUE TE USANDOOO *-*

  19. Jessika 21 de janeiro de 2011 às 13:50 - Reply

    Muito bom o texto, aprendi coisas que não sabia…
    Vou compartilhar com meus amigos por e-mail.

    Obrigada!
    Que Deus abençoe todos vocês.

  20. Vitória 21 de janeiro de 2011 às 14:58 - Reply

    Muuuuito bom!
    Importante que os garotos
    estejam lendo, mas tmb
    as garotas, pois devemos
    saber verdadeiramente se um
    rapaz tem masculinidade ou
    machismo…
    Q os Homens tenham um Caráter moldado
    por Deus!
    Muito edificante!
    Que Deus continue abençoando vcs
    e saibam q esse blog alcança muitas
    vidas de uma forma maravilhosa! ^^

  21. Kelly 21 de janeiro de 2011 às 14:58 - Reply

    Conversando com os jovens da igreja fica claro como todas as meninas estão batalhando, estudando para a faculdade, fazendo cursos, trabalhando e os meninos estão…jogando playstation!! basquete ou futebol, sei lá. O certo é que eles são os bebês das mamães e as meninas são cobradas para serem independentes, cobradas para serem..homens!! um absurdo!! por isso minha oração ultimamente é “Senhor, se eu não for saber criar, é melhor nem me dar!!” Dá sabedoria, Senhor!!

  22. Vanessa Andrade 21 de janeiro de 2011 às 17:16 - Reply

    Esse texto retrata bem uma trsite realidade! Poucos homens tem a noçao da responsabilidade que possuem,e quantos casamentos hojes são direcionados pelas mulheres??
    O mundo está cheio de homenn acomodados, eternas crianças, que procuram alguem para ” cuidar” deles e fazer o que eles precisam!
    E o amor? E a liderança espeiritual? Fiam em último plano, isso quando são consideradas….

    Precisamso nos alimentar cada vz masi da Palavra, não nos deixar levar por esse mundo ” tenebroso”, as nossas veredas devem ser as veredas de Deus !
    bem, é o que eu penso…

    Precisava mesmo ler esse post, acredito q ue mai ainda o meu namorado (hhuahauhauha), sei que certos comportamentos não é culpa dele, mas a mudança vai depender dele!!

    Valeu FE, post abençoado !!

    Abraços !!

  23. Davi Alves 21 de janeiro de 2011 às 18:33 - Reply

    Texto mtoo bom, Paul Washer como sempre destruindo na pregaçao

  24. R. Alencar Junior' 21 de janeiro de 2011 às 20:42 - Reply

    Simplesmente incrível. Não atoa este homem se tornou quem é hoje.
    Benção!

  25. mailson 21 de janeiro de 2011 às 20:46 - Reply

    gostei muito desse post, um dos melhores que vi por aqui!
    valeu NMM!

  26. Lívia Abreu 21 de janeiro de 2011 às 22:11 - Reply

    Meu Pai.. que texto é esse??

    Q tapa na cara, ou como costumam falar aqui um voleio na nuca!!

    To boquiaberta…

    Mto verdade.. vou ja enviar para todooossss os meus contatos!

  27. Andreia 21 de janeiro de 2011 às 23:18 - Reply

    Esse blog é uma bençao! É uma felicidade entrar aqui e sempre encontrar textos edificantes para nossas vidas, e sentir que em cada texto postado Deus fala conosco.
    Que o Senhor Jesus abençoe a vida de voces!

  28. Zakime 22 de janeiro de 2011 às 0:02 - Reply

    Tremendo essa pregação
    Deus abençoe!!!

  29. MariC 22 de janeiro de 2011 às 1:08 - Reply

    Amei… lindo post!

  30. Wesley 22 de janeiro de 2011 às 11:08 - Reply

    Ualll… chocante como sempre… mas Paul Washer me surprendeu… Deus me surpreendeu… meu conceito de homem está furado… preciso mudar uma série de coisas… Obrigado NMM!

  31. Robson Fabre 22 de janeiro de 2011 às 13:49 - Reply

    Nuss..
    Gostei muitoo’
    Deu até pra dar uma acordada, para a realidadee’

    Muito legal mesmoo.. 😀

  32. Khaue 22 de janeiro de 2011 às 13:57 - Reply

    muito bom!

  33. Igor Ribeiro 23 de janeiro de 2011 às 12:28 - Reply

    Gente que isso pelo Amor de Deus que é isso.
    Cara isso me abriu os olhos nossa eu era cego porque queria, mais esse post, essas palavras me choacaram, enfim, Alguém me disse algo na cara e o melhor me disse o certo.
    Eu era menino Pensava como Menino e agia como menino.

    Parabéns Postador Você é fera amigo

    Deus te Abençõe

    ABRAÇOS

  34. Samuel Sobrinho 23 de janeiro de 2011 às 13:17 - Reply

    muito bom o post, mas eu queria que alguem me esclarecesse essa parte: […] “Jovens garotos devem estar construindo castelos, lutando contra dragões e lendo Crônicas de Narnia.”

    Não entendi mto bem essa frase no contexto. Obrigado parabéns e que Deus os abençoe

    • Priscila 7 de fevereiro de 2011 às 16:29 - Reply

      Penso em duas hipóteses para a sua dúvida
      1º O autor talvez quis dizer que jovens devem pensar em estruturar-se na vida “construindo castelos”, vencer as tentações “lutando contra dragões”.
      2º Ou também pode estar se referindo literalmente a coleção de livros As crônicas de nárnia (História que conta aventuras épicas de quatro irmãos), no sentido de que os jovens ler este ou outros livros.
      Espero ter ajudado

  35. Franklin 23 de janeiro de 2011 às 13:40 - Reply

    Muito bom .. faz tempo que não se comentavam algo do tipo. Já esta mais que na hora de acordar pra realidade, e ser o homem perfeito para a mulher como Deus quer.

  36. Thaís Tamborlim 23 de janeiro de 2011 às 23:06 - Reply

    ÓTIMO TEXTO! todos deveriam ler, meditar, e obedecer!!!!!
    Deus abençõeeeeee;

  37. JoTa 24 de janeiro de 2011 às 0:18 - Reply

    Paul Washer é muito sábio!

    Preciso mudar algumas atitudes!

    Deus abençoe a todos!

  38. isa 24 de janeiro de 2011 às 2:57 - Reply

    tenho pensado bastante nisso. Sou muuuito fã do meu pai, pq ele é homem de verdade e outros homens mais velhos que conheço. são de verdade, cuidam de suas familias, fazem o que um homem deve fazer em casa, essas coisas de matar uma barata, trocar uma lampada e fazer o trabalho pesado ahuahau fico me perguntando quantos meninos que eu conheço seriam pra uma mulher o que eu vejo nos homens mais velhos.

  39. Mattas 24 de janeiro de 2011 às 9:09 - Reply

    Os careas precisam muito ouvir isso hoje em dia, e até homens “maduros” já de idade que não possuem esse senso de responsabilidade!!
    Valew Fer God Bless yu Men!

  40. Joyce Raiane 24 de janeiro de 2011 às 9:34 - Reply

    Nossa, gostei muito. Se todo homem tivesse esse caráter e toda essa responsabilidade, o mundo não estaria desse jeito com esta.
    Muito legal essa matéria.

  41. Anderson 24 de janeiro de 2011 às 17:14 - Reply

    Gente do céu..
    isso foi um soco no meio das fuça. kkk.
    Eu estou estagiando, e meu objetivo era comprar um Play3.. que triste, parece que Deus faz tudo nos conformes.. Devo deixar de ser menino e virar um homem, em menos de 1 ano entro para a maior-idade.. tenho que planejar meu futuro!
    Obrigado NMM, continuem sendo usados por Deus 😛 [mesmo que o texto seja retirada da pregação do irmão Paul Washer xD]

  42. Renata Alvim 25 de janeiro de 2011 às 13:09 - Reply

    UAU, este post realmente me impressionou. Meus parabéns pelo texto! Que o Senhor continue derramando sobre ti verdades tão extraordinárias sobre a vida como esta! Abraços…valeu irmão, meu pretendente e todos os homens possíveis ao meu redor irão receber este texto! ^^ fica com Deus!

  43. Lucas Miranda 26 de janeiro de 2011 às 9:14 - Reply

    [thread]
    “Sua obrigação não é dar as crianças todas as coisas que você nunca teve, pois foram as coisas que você nunca teve que fez de você o homem que você é hoje, e são estas coisas que você nunca teve e que você dá aos seus filhos que estão transformando-os em inúteis. Não devemos dar as nossas crianças tudo o que não tivemos, devemos dar a elas nós mesmos, um mentor, um pai, um líder.”
    [/thread]
    Bem isso! Auhsduahduhaud;
    excelente post! Gostei dele de forma geral, especialmente a parte citada acima e os 2 últimos pontos.

  44. Izabel 28 de janeiro de 2011 às 14:46 - Reply

    Que texto maravilhosos e a mais pura verdade.
    A igreja tem adotado muitas posturas do mundo como sendo corretas, porque muitas vezes não consegue ter argumentos contrários.
    Glória a Deus por este texto.
    Sempre que venho aqui fico edificada ainda mais.
    Abraços

  45. Patricia Moreira 29 de janeiro de 2011 às 23:44 - Reply

    Muito bom!
    Veio em boa hora esse texto para mim!
    Porque ai entendo o lado dele! XD

  46. Lucas Nogueira 31 de janeiro de 2011 às 13:31 - Reply

    Muito bom!!!!
    esse assunto é bem profundo e deve receber mais atenção da comunidade cristã. -recomendo o curso veredas antigas,(family foundations)

  47. Gui Kannenberg 10 de fevereiro de 2011 às 13:14 - Reply

    Muito bom esse texto!

    Consegui refletir bastante no que foi dito, e analisando bem podemos perceber como as coisas estão realmente distorcidas nos dias de hoje. Me ajudou também a pensar em como estou agindo no meu dia a dia.

    Com certeza quero adotar muitas práticas aqui expostas, não por que um pastor disse, mas por que Deus estabeleceu a perfeita ordem das coisas.

    Grande Abraço a todos, fiquem com Jesus!

  48. guilherme 21 de fevereiro de 2011 às 18:37 - Reply

    Muito bom o texto.

    Me fez refletir sobre alguns pontos sobre o que significa ser um homem para Deus.

    Realmente, os referências de homens que a nossa sociedade prega não são os melhores: “homem é o pegador”, “homem é o fortão que toma bomba”, “é o ricaço” e por ai segue.

    falou!

  49. Jessé 26 de abril de 2011 às 16:35 - Reply

    Glória a DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUS!!
    Que palavra tremenda. um ensinamento fortíssimo!!! Deus está usando muito esse site pra preparar homens de verdade, homens segundo o coração de Deus!

  50. Hailton Pinheiro 17 de maio de 2011 às 11:06 - Reply

    nossa muito massa esse blog de vcs
    uma amiga me recomendo esse blog, e eu estou sendo muito abençoado

    abraços DEUS os abençoe tbm

  51. Paiva Jr 24 de maio de 2011 às 11:05 - Reply

    Divulguem ISTO! Divulguem!

    Realmente, a falta de masculinidade bíblica em nossos jovens e adultos que se consideram CRISTÃOS, tem atrapalhado tanto o amadurecimento espiritual dos mesmos e da igreja.

    Cara, eu sou jovem, 20 anos e estou rodeado de ‘amigos’ que se juntam pra jogar video-game, vão ao cinema com frequencia, passam o dia baixando música etc. Eu não participo, mas fico triste por não encontrar um jovem “à altura” pra poder conversar, chamar verdadeiramente de amigo… e ainda tenho que aguentar comentarios como “tu só quer ser pastor”, “ah, num sabe o que é bom não” e até “cara, mas tu eh bruto” ; mas levo sempre no bom humor com a maturidade que Deus me deu.

    As vezes dá vontade de “perder a calma” e brigar, disciplinar, como se fosse um pai… Mas se isso acontece acabo afastando-os de mim, pois eles logo encontram outros “melhores amigos”. Ah, não quero apssar a idéia de que vivo isolado, não, acontece com a maioria dos jovens sim, dá raiva, bate revolta, mas temos que agir com maturidade pra resgatar essas mentes, resgatar esses humanos que estão na cultura do disperdício e msotrar que é possível sim, ser um Homem Maduro em plena juventude, ser um servo que procura a fidelidade e que medita na palavra de Deus, sem precisar ser um líder de ministério.

    Sou um leitor frequente, desde quando estava namorando(terminei faz uns 7 meses), mas enfim, eis UM POST QUE ME FEZ COMENTAR!

  52. Adam Mendes 31 de maio de 2011 às 1:26 - Reply

    cara desculpa falar mais axo q vc ta sendo muito radical. Falar q as mães sao ligadas a seus filhos pq os maridos nao lhes dao a devida atençao e elas buscam isso nos filhos q é doente. Sao sentimentos totalmente diferentes. Pare pra pensar no tipo de carinho (fisico) q um esposa da ao seu marido e o q uma mae da aos seus filhos…

    • Fernando Ortega 3 de junho de 2011 às 13:46 - Reply

      Manão, o texto não é meu….. é do Paul Washer e é claro que nem sempre vamos concordar com tudo. Extraia o que te abençoar.
      Abração manão!
      Vitórias!

  53. Clislainy 5 de novembro de 2011 às 2:30 - Reply

    Simplesmente amei esse post,como os homens precisam apreender,e nós mulheres mais ainda,pra saber identificar um verdadeiro HOMEM!

Deixe um comentário »