Vai casar quando?

Fernando Ortega 24 de dezembro de 2010 55

Sim senhoras e senhores! Fazia tempo que não escrevia um post sobre relacionamentos, mas aqui está!
Sei que você poderia estar esperando algo do natal né? Mas a Pati já postou durante a semana e na boa….. vc já sabe muitas coisas sobre o natal né? Hahahaha!

Post simples, rápido e rasteiro. Vamos a ele!

Quanto tempo um casal cristão deve esperar/demorar para casar?

Essa é uma pergunta que já me fizeram algumas vezes. Aliás, tem sido uma pergunta frequente já que estou a 4 anos com a Fran.

Temos que considerar 2 fatores:

CONHECER A PESSOA
Acredito que um casal deve namorar/noivar pelo menos 2 anos. Esse é um bom tempo para conhecer a pessoa e não tomar grandes “sustos” no casamento.
Você que como eu, tem um relacionamento a distância, pense em um tempo maior. Conhecer por telefone, msn e skype nunca será o suficiente! É preciso conviver com a pessoa. Isso exige sim, muitas viagens! A menos que você queira arriscar….

Imagine você casado e descobre coisas que a respeito da pessoa que você desconhecia…… =S
Descobre que a pessoa é grossa, não tem hábitos de leitura bíblica ou vícios destrutivos. É como se a pessoa retirasse uma máscara que usava. Agora você terá que viver com essa pessoa o resto de sua vida! O romantismo acabou e seu sorriso viram lágrimas…..

Conhecer exige tempo e é por isso que você NÃO deve ser tão apressado(a) pra casar.

É melhor investir pelo menos 2 anos agora do que chorar o resto da sua vida…..

O problema é a paixão. Hehe. É ela que nos impede ver as falhas da outra pessoa e pior, nos faz vestir inconcientemente uma máscara de amante eternamente romântico. E como já falado em outro post, cientificamente, a paixão dura em média 2 anos.

Você pode estar pensando: “Ei Fê! Você está há 4 anos com a Fran! Já não deu tempo suficiente para se conhecerem? Por que não casou então?”
Sim! Já deu, mas falta o segundo fator:

FINANCEIRO
Casamento não significa juntar dívida!
Eu quero muito casar! Muito mesmo! No entanto, ainda não tenho condições financeiras para manter um casamento.
Ter dinheiro para casar é “fácil”, difícil é ter dinheiro para MANTER o casamento!
Você já parou pra pensar nos gastos? Água, luz, alimentação, saúde, transporte (carro gasta muito!!!!), internet, viagens, etc, etc, etc.

Minha líder acompanha casais de diversas igrejas. Com mais de 25 anos de cristã, ela viu que a grande maioria dos casais se separam por motivos financeiros.
Vou usar palavras delas:

“Quando a mulher casa e com o tempo vê que não tem dinheiro para comprar algumas coisas que sua amiga casada compra, a coisa começa a ficar complicada….”

Obviamente, não é um pensamento que molda 100% das mulheres.

Conheço casais que tinham condições de casar então casaram rapidamente. No entanto, quase se separaram justamente por terem tomado muitos “sustos”.
Por outro lado, também sei de casais que namoraram/noivaram por alguns anos mas que se separaram devido a questão financeira.

Acredito que estes dois fatores (Conhecimento e Financeiro)  devem estar em equilibrio.

Espero que nem passe pela sua cabeça o versículo onde Paulo diz q é melhor casar do que abrasar. (1 Cor 7:9)

“Ah mas a bíblia diz para casar-se quando for assim! E eu to passando muita luta nessa área…… sou praticamente o tocha humana!!!”

Não tire o texto fora do contexto. Leia o versículo anterior. Ele está falando sobre celibato!

Para você que tem condições de casar agora, aproveite o namoro/noivado para se conhecerem melhor. Isso vai ser fundamental no casamento. Mesmo se você já é avançado em idade.
Para você que não tem condições ainda, (junte-se a mim e) trabalhe, estude (cursos), faça planejamento! Faça o que te compete a fazer. O Senhor conduzirá teu caminho para que ao SEU tempo (no tempo de DEUS não no seu), você case.

DEUS abençoe poderosamente!
Vitórias!

55 Comentários »

  1. Taam 24 de dezembro de 2010 às 12:35 - Reply

    aaah coisa linda esse post,porque justamente hoje eu falava disso com uma amiga,que eu queria casar no mínimo com dois anos se fosse da permissão e vontade de Deus(detalhe não tenho nem namorado ainda ahauahauah mas vejo/almejo pela fé =D ) ,concordo plenamente contigo acredito que é necessário e fundamental esses dois itens para pensar-se em casar =D…Deus continue a te abençoar e te usar mais mais! ;D

  2. Isa 24 de dezembro de 2010 às 14:33 - Reply

    Nossa Fe, glória a Deus por esse post. A cada dia que passa vejo mais gente achando que casar é brincar de casinha.. gente dentro da igreja, eu falo. Eu tenho 18 anos e planejo casar daqui a uns anos.. mas tipo, EU penso como seria.. mas DEUS vai me falar o tempo certo, e Ele vai decidir como será.

    Sou muuuuito nova ainda =) mas amar é sobre saber esperar.

    Valeu Fe, fica na paz.

  3. 24 de dezembro de 2010 às 17:39 - Reply

    Tocha humana foi engraçado… muito bacana e real essa visão Fer. Isso é sabedoria!

  4. Fernanda 24 de dezembro de 2010 às 18:34 - Reply

    Falou e disse…Por mim me casaria hj msm, mas tem esses fatores q temos q esperar msm…esperar em Deus…
    Deus te abençoe!

  5. Jenii 24 de dezembro de 2010 às 20:13 - Reply

    Muuuitooo Boom !
    huahsuahsuahsahu
    Lembrei de uma amiga minha ki usou esse versiculo de Paulo, casou com 18 anos conheceu, namorou, noivou e casou tudo isso em 1 aninhu!! hsuahsua (Eu ainda estou na espera e concordo plenamnete o fato de conhecer muito bem a pessoa!

    Otimo post, edificante Sempre!

    Abraços

  6. Pitel 24 de dezembro de 2010 às 20:14 - Reply

    Em janeiro o Fê (não o do blog, meu namo mesmo, rsrs) e eu vamos completar 4 anos de namoro. Desejamos muito casar e a pergunta que mais escutamos é “Quando vcs vão casar?”. Nos conhecemos bem e temos muita vontade de casar, massss… a realidade financeira não permite. Precisamos completar a facu e tantas outras coisas, daí vão mais uns dois anos… noivamos próximo ano!!! De qualquer forma, o Espírito Santo é quem manda no negócio!!!

    Muito legal o post Fê. Deus abençoe vc e a Fran!

    Beijos a toda a família NMM.

  7. Suellen de Souza 24 de dezembro de 2010 às 21:47 - Reply

    Ai, ai… namoro a distância leva mais tempo… rs
    Mas é verdade, Fer. Via web não conhecemos a pessoa realmente, só com a convivência. Então, estou na turma do “viagens e mais viagens” rs.
    Que o Senhor continue te abençoando com a Fran. Vai casar quando? 😀

    Abração,
    Suh

  8. Daivid Silva 24 de dezembro de 2010 às 23:19 - Reply

    Massa demais. concordo e assino embaixo.

  9. janekele 25 de dezembro de 2010 às 13:13 - Reply

    mininuh ki post hein
    é a mais pura verdade
    casamento é coisa séria
    seríssima
    é preciso muito planejamento!!!
    Deus abençoe!!

  10. Riziely 25 de dezembro de 2010 às 14:42 - Reply

    Fernando, como sempre, suas palavras nos abrem os olhos =D hehehe

    agora… realmente a paixão nos faz colocar uma máscara de Romanticos 24hrs hehe Toda atenção é pouco! hehe

    Mas namorar a distância é um desafio e tanto, e isso exigeee mta direção de Deus! Não se teria coragem de encarar!

    Abração,
    Rizi

  11. Natália 25 de dezembro de 2010 às 23:18 - Reply

    Post muito bom!
    Porém, não concordo 100% com essa visão.
    Com a parte de se conhecer antes de casar concordo plenamente, mas com a do financeiro…

    .. é um fator importante, mas nem taaanto assim. Conheço casais que se casaram sem ter lá tantas condições para manter o casamento (nem sequer fizeram festa nem NADA!) e no entanto estão firmes e fortes, pois o fundamento da vida e união deles é Jesus.

    Eu, por exemplo, casarei nesse 1º semestre de 2011 e estou namorado há 8 meses apenas. Não temos condições nenhumas praticamente! Eu ainda vou começar minha facul em 2011, meu namorado vai voltar a fazer a dele.. e vamo que vamo na luta de estudar, trabalhar, fazer a Obra, se dedicar ao casamento… (Meus pastores, por exemplo, seguiram exatamente esse caminho quando se casaram)
    Enfim, o começo, fácil não vai ser não, sabemos disso! Porém, sei que nem um pão sequer faltará em nossa mesa enquanto eu e ele estivermos buscando em primeiro lugar as coisas de Deus (Mt 6:25-33)

    Acho também que se deve verificar sim se não é mais válido casar “logo” (mesmo não tendo tantas condições financeiras) em vez de ficar namorando em pecado. Também conheço casais que se arrependem por ter “enrolado” pra casar e ter ficando em pecado durante o namoro. Tenso isso.

    Deus abençoe toda a família NMM!
    Abs!

    • Fernando Ortega 26 de dezembro de 2010 às 0:46 - Reply

      Maravilha Nat.
      Não sou muito partidário desse “casar na fé”, contudo, creio q o SENHOR pode (se for a vontade dele) suprir as necessidades.
      Meu pastor conta a história de um irmão que comprou um carro importado e ainda colocou a placa “FIL 0413” em alusão a Filipenses 4:13. No entanto, veio a sucumbir em dívidas.
      Por isso que digo, se não for uma direção de DEUS para se casar sem condições, NÃO CASE!

      Abração mana!
      Vitórias!

      • Victor Barroso 27 de dezembro de 2010 às 17:33 - Reply

        Concordo cm vc Fer, eu por exemplo vou fazer 2 anos d namoro em fevereiro, já tivemos muitas experiencias maravilhosas cm o Senhor e estamos aprendendo mto e jah adquirimos maturidade suficiente para nos casarmos, mas ainda naum casamos justamente por isso ($$$$) o fator financeiro.

        Isso naum eh apego as coisas materiais e sim as necessidades. Como vc vai tirar seu(a) namorado(a) do conforto da casa de seus pais… Os pais sempre qrem o melhor para nós, pq nos deram o sustento desde o nascimento!

        Conheço casais q se casaram “pela fé” e hj passam por situações mto dificeis financeiramente. Para isso tenho como base o versiculo:

        “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2:26

        Então, devemos agir cm a razão pois o amor eh racional!! entao qdo vc ama, vc se importa com as necessidades do conjuge, isso (na minha opnião) inclui as necessidades financeiras (sustento, casa, conforto e etc.).

        Entõ eh isso ae, espero ter contribuido!

        Abraços!
        Paz!

        • Fernando Ortega 28 de dezembro de 2010 às 16:05 - Reply

          Valeu manão!!
          É bem isso mesmo!

          Abração!

  12. Patricia Moreira 26 de dezembro de 2010 às 14:41 - Reply

    Ai ai, nós sabemos que “tudo tem o seu tempo determinado” e que tudo que vem “no Tempo de Deus” é o que dá certo! Mas vai dizer que não dá vontade de casar logo e constituir uma família?? hahaha.. mas sabemos que as coisas não são assim … existe algo chamado “vida real” (contas, contas, contas.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
    Fica na Paz de Cristo!
    ^^

  13. Paulo Ricardo 26 de dezembro de 2010 às 15:56 - Reply

    Velho, o NMM é um abrigo nesse deserto de inutilidades que virou a internet. Me foi muuuito edificante e quero te agradecer de coração pelos sábios conselhos a respeito de namoro e afins. Já recomendei o blog pra outras pessoas e quero te motivar a continuar mantendo esse ministério tão necessário! Queria trocar algumas ideias, quando tiver tempo, pra tirar outras duvidas e dar algumas sugestões.
    abraço pra ti e pra sua musa do verão. felicidades e que Deus os abençoe muito!

    • Fernando Ortega 26 de dezembro de 2010 às 16:24 - Reply

      Valeu mano!
      Te add no msn já! 😉
      Abração!

  14. Carol 26 de dezembro de 2010 às 23:51 - Reply

    Mto bom Post…Fer…

    Mto sábia tua visão …hehe
    Fica com Deus Abençoadoss! NMM 😀

  15. Igor 27 de dezembro de 2010 às 9:56 - Reply

    Olá! Muito bom esse post. Eu e minha namorada temos 1 ano e 5 meses de namoro e pensamos em casamento daqui uns 2 ou 3 anos. E temos levado todas essas questões em conta: Conhecimento e Financeira.

    Fernando, tu é um cara abençoado por Deus. Este blog é um refúgio no deserto, que é a Internet..(acho que alguém disse algo parecido mais pracima..hehe)

    Que Deus continue te usando. Abraço e fica na Paz!

  16. kleidjane 27 de dezembro de 2010 às 10:12 - Reply

    muito legal esse post ,tenho amiga que precipitou um pouco, menos de um ano se casou , ficou difícil para ele por que ainda não tem nem casa moram de aluguel!

  17. Lucas Santos! 27 de dezembro de 2010 às 17:54 - Reply

    – Fê esse post me ajudou em tanta coisa… Realmente devemos esperar o tempo de Deus na nossa vida, principalmente qdo se trata desta area pq se tomarmos decisões errados vamos nos arrepender mais tarde.
    Post abençoado.

    Paz do Senhor!

  18. Gabriela 27 de dezembro de 2010 às 21:00 - Reply

    Fer vivo esse dilema tb…. Namoro há quatro anos e as pessoas, principalmente da igreja ficam toda hora perguntando quando sai o casamente kkkkkkkkkkkkk, mas estou no seu grupo: os do que não tem condições para casar. Estou estudando e meu namorado tb, e sei que na hora certa Deus proverá =D hehehe

    Deus abençõe a galera do NMM.

  19. Nai 28 de dezembro de 2010 às 12:00 - Reply

    Muito bom o post!!! Ha muito tempo acompanho o blog mas este é meu primeiro comentario…
    Por quase 2 anos namorei a distancia e achava que o conhecia bem e tinha certeza de que ele era o homem ideal pra mim; ja fazia planos de largar minha cidade natal, minha familia, td e ir morar na cidade dele…até que um belo dia…numa discussao…ele levantou a mao pra tentar me agredir…aquilo foi o fim, logico! Fiquei arrasada na epoca, entrei em depressao, mas graças a Deus tenho lideres maravilhos que ajudaram muito e hj estou muito bem e liberta de qqr magoa ou sentimento. Hj dou glórias a Deus por isso ter acontecido antes do casamento, imaginem se tivesse acontecido depois, eu numa cidade estranha, sem ninguem pra me ajudar…teria sido muito mais dificil.
    É isso mesmo, ha tempo pra td e qnd nosso coração está guardado no Pai e a Sua vontade prevalecendo em nossa vida, esse tempo pode ate parecer longo mas nao se compara com a plenitude da benção que estará por vir!
    Fica na Paz!!!!
    Bjs

  20. JP 28 de dezembro de 2010 às 14:25 - Reply

    Não acredito nessa regra de “pelo menos 2 anos namorando”. É muito subjetivo, e muito perigoso colocar isso num site, porque muita gente vai acreditar que é uma das fórmulas pra ser bem-sucedido no casamento. Sou casado, namorei por 6 meses. Vejo muita gente que namorou por 8 anos, e trocando experiências, percebemos que, tanto uns quanto outros tiveram MUITAS surpresas ao casar. Cabeças/idéias diferentes que levam a diversos conflitos que vamos aprendendo a resolver. O fato é que o que determina se vc vai casar com a pessoa ou não é você estar certo que está na vontade de Deus o seu relacionamento. PONTO FINAL. O resto… Deus acrescenta. Quanto à parte financeira, eu concordo.

    • Fernando Ortega 28 de dezembro de 2010 às 15:53 - Reply

      JP, 2 anos não é regra. EU (Fernando Ortega e não a bíblia) é quem pensa que é melhor conhecer melhor. gastar mais tempo com a pessoa. Supresas sempre haverão, mas quanto melhor se conhecerem melhor é!

      Abraço mano!

    • Lucas 29 de dezembro de 2010 às 9:58 - Reply

      Eu concordo com muito do que foi dito no post que deve-se conhecer bem a pessoa que precisa-se de dinheiro mais eu creio que deve-se buscar muito maturidade emocional também pois as vezes mesmo com dinheiro e conhecimento do companheiro ha situações que se enfrenta num casamento que exigem maturidade pessoal.

  21. fabiano 28 de dezembro de 2010 às 15:50 - Reply

    ..olha acho q 2 anos de namoro é um bom tempo sim para se conhecer , daí ja então com relação a area financeira ja acho que é possivel sim casar e juntos conquistar os doi trabalhando, estudando em fim da pra conciliar sim …
    4 anos de namora ja ta ta enrolando a garora né
    fala sériu…

    • Fernando Ortega 30 de dezembro de 2010 às 10:28 - Reply

      Queridão, não fale o que você não conhece. Ninguém está enrrolando ninguém.
      Concordo que juntos vão conquistando as coisas, mas ambos precisam estar aptos financeiramente para casar.

      Abraço.

  22. Juliana Vasconcelos 29 de dezembro de 2010 às 1:38 - Reply

    Mto bom mesmo, concordo plenamente com o post. Namoro há quase 4 anos e este é um assunto q sempre converso com meu namorado. Esses quase 4 anos d namoro serviram e mto para nos conhecermos melhor e tbm amadurecermos e aprender um com o outro. Pretendemos nos casar, mas a questão finaceira tbm é presente no meu namoro. O que podemos fazer e estamos fazendo é ir juntando o “din din” com a ajuda e sabedoria de Deus, pretendemos nos casar ano que vem, mas nda de desesperos, no TEMPO DE DEUS, cremos que o tão esperado casório sairá.

  23. "T" 29 de dezembro de 2010 às 15:04 - Reply

    Olá Fernando! Graça e Paz de Cristo a você…

    Fer parabenizo você pelo post e gostaria de tirar algumas dúvidas com você a respeito de algumas coisinhas que estão encucando minha cabecinha.
    Fer eu conheci meu “futuro esposo”, ele não mora no mesmo estado que eu, mas pretende vir morar no próximo ano, eu estaria fazendo alguma coisa de errado se eu o convidasse pra dormir algum tempo em minha casa até que ele encontre algum local pra ficar aqui?
    Eu gostaria de ajuda-lo de alguma maneira, mas não sei como será que você poderia me ajudar me dando alguma orientação?

    Agradeço demais!

    Abraço, Ilatier

    • Fernando Ortega 30 de dezembro de 2010 às 10:36 - Reply

      Oi Ilatier!
      Olha, eu não recomendo essa atitude.
      Vocês ficarão muito próximos e o perigo de cairem juntos é muito grande.
      Acho melhor esperar ele encontrar um lugar na sua cidade.

      Abração!

  24. LeAnDr1n 30 de dezembro de 2010 às 11:12 - Reply

    Juntei-me, então, a vc, no trabalhar e estudar! HUAHuahuHAUhaua

    Batalhando pra conseguir essa condição financeira! xD

    A Vitória é certa, em Nome de Jesus!

  25. fabiano 30 de dezembro de 2010 às 19:35 - Reply

    …olha Fernando peço desculpa realmente não o conheço, agora deixa eu te falar, namoro a 5 meses eh …é muito dificil acho que cada um tem uma estrutura por isto acho muito relativo ,agora para aqueles q não aguenta que se casem,ja que cada um recebeu 1 dom de Deus, talvez nem todos tenha uma estrutura de namorar tanto tempo..
    Deus abençoe irmão
    t+

    • Fernando Ortega 30 de dezembro de 2010 às 19:55 - Reply

      Manão,
      essa idéia de “para aqueles q não aguenta que se casem” é furada! Muitos baseiam-se nesse versículo:

      “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.”

      Dae falam q se não suportam, que logo se casem.
      Masssssssss……….. o texto fica fora de contexto. Vejamos o versículo anterior a esse:

      “Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.”

      Note que o contexto aqui é Paulo falando para serem como ele, ou seja, celibatários (não se casa). Depois ele diz, “mas se vc não pode, então se case.”

      É como se ele falasse: “Solteiros, meu conselho é q vcs continuem solteiros, MAS, se não conseguem, então casem-se pra q vcs não pequem.”

      Paulo não está falando de um casal de noivos ou namorados, ele está falando para os solteiros.

      Se alguém não tem estrutura para namorar por muito tempo, então namore no tempo certo, ou seja, calcule sua vida financeira associada com o tempo q ele quer namorar, só então busque um namoro.

      Abração Maninho!
      Paz!

      (1 Cor 7:9)

      • Carolina 2 de maio de 2011 às 14:04 - Reply

        Ola Fer concordo com que vc disse eu planejei minha vida.. eu sempre falei senhor so vou começar a namorar no meu ultimo ano da faculdade e depois de 1 ano de formada vou casar… e assim foi feita a vontade de Deus namoro a 3 meses conheci o homem que Deus preparou pra mim o engraçado que eu sou super sincera com ele digo como sou,meu jeito, minha personalidade e minha mae confirma da mesma forma a mae dele fala pra mim. vamos noivar no final desse ano e nos casamos no final de 2012 ( estipulamos uma data, pois se conseguirmos nosso apê antes vai ser antes de dezembro de 2012)mas eu planejei tudo ele se formou final de 2010 ja trabalha na area ganha bem eu me formo esse ano estou num estagio logo sou efetivada e vamos nos casar PORQUE EU DIGO NÃO É FACIL NAMORAR É MUITO DIFICIL AINDA MAIS QUANDO VC MORAR DO LADO DO OUTRO SE VEÊM TUDO DIA!
        mas isso aeee blog abençoadissimo demais!! cada dia sou abençoada por aki!
        bjos

  26. Alexandre Vasconcelos 31 de dezembro de 2010 às 3:45 - Reply

    Fê acho que todos nos homens somos assim como vc citou #TochaHumana assim como vc citou em outro post que o homem ele precisa de um simples abraço pra ascender o fogo… já a mulher ela precisa ser tocada. vc acha que quando se está com alguém que é pra deus, mas que por um momento de fraqueza não vigiando aí a mão foi na coisa e a coisa foi na mão..-hehehe vc acha que o melhor é casar-se logo mesmo ainda não tendo financeiro suficiente pra se manter, e ou é melhor dar um tempo se afastar um pouco até que ambos se reestabilizem daquele momento? que deus continue te levando aqui ali e além. abraços manolo.

    • Fernando Ortega 31 de dezembro de 2010 às 9:42 - Reply

      E ae Xandão!
      Mano, JAMAIS deve se casar por estar passando lutas! Nem a bíblia diz isso.
      O melhor é ter mais intimidade com DEUS do q com seu conjuge. Se a pessoa não consegue fazer isso, não acho inteligente casar.

      Abração manão!
      Vitórias!

  27. Juliana 6 de janeiro de 2011 às 12:43 - Reply

    Parabénsss pelo post….
    Eu tenho um relacionamento mto parecido: mais de 4 anos de namoro, moramos longe, queremos nos casar…mas o momento ainda nao chegou…falta-nos o segundo fator : finaceiro.
    É muito bom ler essas mensagens desse blog, elas nos fortalecem, nos ajudam a aceitar os acontecimentos de nossa vida, nos fazendo enxergar que não somos os únicos que passamos por situaçoes dificeis! Porém, o Senhor está conosco dirigindo nossas vidas né!

    Abraços,
    Juju

  28. Ju 6 de janeiro de 2011 às 15:30 - Reply

    Oi, nunca comentei aqui, mas por ter vivido uma situação semelhante, acho legal compartilhar. Eu e meu noivo estamos juntos há 5 anos. Noivamos no nosso 4º aniversário e pela graça de Deus vamos nos casar neste ano, em abril. Concordo com tudo isso que você disse. Eu não casaria em menos de dois anos e também não passaria necessidades extremas somente para casar. Mas também acho que é preciso haver um equilíbrio. Uma coisa é você ter dinheiro para pagar contas básicas. Outra é você esperar para casar somente porque quer ter uma TV de led de 60 polegadas (tô exagerando, eu sei! rs).

    Quando noivamos, tínhamos uma economia considerável na poupança para poder dar entrada em um apartament(inh)o e… nada mais! Mas Deus está sendo tão bom que ganhamos geladeira, fogão, lava-roupa e tantas outras coisas que nem imaginávamos. O que eu quero dizer é que Ele supre as nossas necessidades. Claro que nós fizemos a nossa parte: estudamos, nos formamos na faculdade e juntamos o máximo que podemos de dinheiro. 🙂 Mas acho que como você mesmo diz, o certo é ver a direção de Deus.

  29. keila 8 de janeiro de 2011 às 19:30 - Reply

    nosa tudo verdade viu lá na minha igreja muita gente casou e hj vive um dilema no casamento …quis o seu tempo e não o tempo de Deus

  30. Anônimo 10 de janeiro de 2011 às 4:02 - Reply

    Resumo desse texto: (…)

    • Fernando Ortega 11 de janeiro de 2011 às 12:37 - Reply

      Seu comentário não foi aceito por estar como “Anônimo”

  31. 11 de janeiro de 2011 às 11:05 - Reply

    Oiiiie!!
    Que post abençoadooo!!
    Esses dois itens são de extrema importância!!
    E o fato de conhecer a outra pessoa pode levaar mto mais tempo do q a gente imagina! ATé conhecer naum é o problema, mas se acostumar a conviver com as “diferenças” isso sim leva mais tempo!!
    Que Deus abençoe a tdos!!
    =)

  32. Antonio Márcio 11 de janeiro de 2011 às 18:52 - Reply

    É bonito olhar para as coisas mais triviais da vida e ter esperança e fé, mesmo sabendo que as estatísticas dizem que o recomendável é não casar, tal como Paulo…rs..rs.

    Sei que o intuito de postar aconselhando para os futuros pretendentes é repleto de boas intenções…o que me preocupa é que a vida é cheia de surpresas, não ocorre tal como uma receita de bolos e a única certeza que podemos esperar dela é que terá incertezas…e é justamente aí que mora,a beleza da vida.No incerto, no inacabado, no beijo roubado, na espontaneidade.

    É legal planejar a vida, sabendo que ela pode ter outros planos para nós.

    • Fernando Ortega 12 de janeiro de 2011 às 17:46 - Reply

      E ae Antonio!
      Concordo q a vida sempre nos preparará surpresas e é por isso que nós devemos construir nossa casa sobre a rocha mano:

      Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
      Mateus 7:24-27

      Nossa vida, assim como casamento, deve ter como pilar fundamental JESUS e suas palavras.
      Abração querido!

      Vitórias!
      E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

  33. Talita 12 de janeiro de 2011 às 16:59 - Reply

    Poxa… que post é esse!
    Admito que fiquei um tempinho sem vir aqui!
    Tava acompanhando um pouco pelo twitter, mas não vinha sempre!
    Hj, do nada me deu uma vontade de aparecer nesse site tão legal e me deparo com mais esse post abençoador, dos muitos que têm aqui!

    Eu tava pensando nesse assunto hoje de manhã!
    Namoro há apenas 4 meses. Mas sou super amiga do meu namorado há 8 anos! No 1º dia que conheci a cidade que moro hoje, já saí com um grupinho de amigos e ele estava no bolo!

    Sei que não nos conhecemos totalmente… isso nem com 20 anos de casados! Mas já sabemos bastante um do outro!!!

    Sempre fomos amigos, já acompanhamos namoros anteriorer um do outro e quando nossos último namoros acabaram ficamos mais próximos… passamos a conversar sobre o que fazer dali pra frente pra ter alguém realmente de Deus… conversávamos sobre o que esperávamos em uma pessoa e orávamos um pelo outro nesse sentido, sem a menor intensão de namorar! rs

    Mas começou a rolar um clima… oramos, conversamos e Deus confirmou de uma forma linda nosso namoro!
    Nossas famílias são a favor e nos abençoam! (coisa inédita para os 2)

    Queremos mt nos casar! É um sonho dos 2!
    Mas o pbm financeiro é tenso d+!
    São tantas coisas antes mesmo de dividir despesas de casa que até desanima!
    Hoje falei pra Deus que tava frustrada com isso…
    e aí leio as seguintes frases: “Faça o que te compete a fazer. O Senhor conduzirá teu caminho para que ao SEU tempo (no tempo de DEUS não no seu), você case”.
    Que Deus continue te abençoando!

  34. Junior 12 de janeiro de 2011 às 22:53 - Reply

    Legal fé tipo , quem quer casar quer casa , tipo em outras palavras quem casa tem que saber que tipo , vai ter q manter uma familia e nao vai ser fácil em outras palavras tem que se prepara em todos as areas , porque mesmo agente se preparando nao e facil mas diminue e pode nos aliviar de frustraçoes decepçoes la na frente ….

  35. nelson 14 de janeiro de 2011 às 14:08 - Reply

    Muito bom, sé o camarada que começa a casar não tem condições para casar em no maximo 3 anos, pula fora, não é bom ficar se ardendo em chamas.

  36. Letícia de Freitas Mendes 18 de janeiro de 2011 às 1:25 - Reply

    Concordo plenamente! =]

  37. Rodrigo 25 de janeiro de 2011 às 18:45 - Reply

    Cara, post mto legal esse, mas não podemos fazer disso uma regra..
    Digo por experiencia própria …

    Quanto ao tempo de namoro ..
    Eu casei no dia 18/06/2010, foram 10 meses entre namoro e noivado..

    Quanto as finanças ..
    Em janeiro de 2010 estava desempregado a 8 meses, sem auxilio desemprego, sem renda, sem dinheiro..

    Em fevereiro Deus abriu uma porta de emprego pra mim, e fiz um voto com Deus de q os 3 primeiros meses de salário iria ser 50% pra mim e 50% de oferta. Ou seja, durante os meses de Fevereiro, Março e Abril, eu tive em média 800 reais pra pagar as contas, casar, comer e tudo mais..

    Deus não deixou faltar nada…
    Teve culto, festa, lua de mel..
    Foi um casamento com direito a tudo, e tudo com abundância..
    E é referência na minha igreja….

    Não digo q sua opinião é errada..
    Nem que a minha é a certa..

    Antes, temos q entender a vontade de Deus e nos colocar a disposição para q isso se cumpra me nossas vidas..

    Deus tem um plano pra cada um ..
    Comigo foi assim, com outras pessoas possivelmente será diferente..

    Ele é soberano, basta a nós estarmos obedientes a Ele e Ele fará o resto..

    No meu convite de casamento, estava o seguitne versículo:
    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem; Ora, sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11.1-6a

    Fiquem com Deus.

    • Fernando Ortega 26 de janeiro de 2011 às 17:54 - Reply

      Tem toda razão Digão!
      DEUS faz de diversas formas! Ele é criativo.

      O que expus aqui é uma maneira onde pode se encontrar mais segurança, mas DEUS pode mover e fazer um milagre! A nossa parte temos q fazer!

      Abração manão!
      Q o SENHOR abençoe seu casamento!

  38. Michely 2 de fevereiro de 2011 às 23:59 - Reply

    Amémmmmmmmmm…

    Esperar… as vezes essa palavra tem um significado tão distante…
    mas qnd esperamos no Senhor fazemos a coisa certa!!!!

    Para tudo ha um tempo DETERMINADO por DEUS…

    DEUS TE AbEnÇoE Feeeeeeeeee… Deus é CONTIGO!

  39. kalyne 2 de maio de 2011 às 17:42 - Reply

    …Poxa que legal…
    Descobri o “NÃO MORDA A MAÇÔ a praticamente um mês(a propósito,bem atrazadinha..rsrs)mas nesse pouco tempo descobri que o cristão deve realmente deixar Deus agir em sua vida.É claro que namorados apaixonado desejam estar junto um do outro,compartinhar momentos que só um casal(casado)compartilha,mas lembre-se que tudo,mas tudo mesmo tem o seu tempo determinado e para ter um bom casamento precisamos ter paciência e também ter em mente esses dois pontos abordados aki nesse estudo são de extrema necessidade.Concerteza levarei comigo esse ensinamento.

    Brigadão
    bjos!!
    valeu mesmo!!!

  40. Nádila Pereira 15 de julho de 2011 às 14:38 - Reply

    Palavra sábia…. veio como balsamo!!! Que Deus continue te usando Fernando…

  41. Victor Ribeiro Barbosa 10 de dezembro de 2016 às 11:23 - Reply

    Maravilhoso esse post! Diretamente de 2010 pra abençoar minha vida em 2016. Tenho 4 anos já de namoro, faltando 2 pra formar, e vejo muitos irmãos casando na pressa, sem estabilidade financeira… Deus tem provido pra esses irmãos sim, mas casar e sustentar uma família nova não é brincar de casinha. As vezes o desejo da carne é tão grande que com pouco tempo os irmãos estão casando (isso é MUITO realidade em nosso meio), vencer a carne não é fácil, o namoro de corte tem sido bênção na minha vida e da minha noiva pra segurar a onda… Bom ver seu testemunho e da Fran, Fê… é inspirador pra muitos que tem mais o pé no chão e se sentem pressionados por essa cultura existente na igreja que crente “tem que casar cedo pq senão vai entrar em pecado”! Deus abençoe seu ministério!

Deixe um comentário »