Você quer namorar comigo?

Patricia Geiger 23 de novembro de 2010 40

A pergunta é simples e a resposta mais ainda, sim ou não.

E se for sim?

Muitos diriam: “simples, o namoro iria começar.”, mas não é tão simples assim, pra falar a verdade, não é nada simples. Já conversei com algumas pessoas sobre isso e a maioria diz que o namoro é um simples relacionamento “só para testar”, o famoso test drive, “se ele(a) for do jeito que eu quero, eu caso.” Outros ainda dizem que só estão curtindo um momento e que não querem nada sério com aquela pessoa. Discordo totalmente dessas afirmações.

Namorar é ter um compromisso sério com Deus e consequentemente com seu namorado(a) . Ao contrário do que muitos pensam, inclusive cristãos, o namoro não serve para testar, pois você nunca vai achar alguém “perfeito”. Não devemos namorar pra conhecer, devemos conhecer pra namorar.

O namoro deve ter um objetivo, nada de curtir o momento. Esse relacionamento serve com um treino para o casamento. No namoro vamos aprender a lidar com a personalidade e as falhas do outro. Vamos aprender a renunciar algumas coisas e respeitar as diferenças. Assim como o grau de intimidade entre namorados é maior do que entre amigos, a intimidade com Deus de quem namora deve ser maior.

O  namoro não é para satisfazer nossas vontades, nossos desejos. Ele é para a honra e glória do Senhor. Portanto, por nossas próprias forças e vontades,  não tem como dar certo. Porque, o foco está errado. O que  vai manter os dois unidos é o amor de Deus. Para que o namoro resista devemos estar cheios do amor dEle e transbordar esse amor no relacionamento. Assim os namorados vão conseguir resistir a todas as dificuldades de um relacionamento sério e vão conseguir vencer a lutas contra o diabo.  Pode ter certeza que se o namoro for sério e para honra e glória de Deus o diabo vai tentar destruir, mas devemos estar firmes com Deus e sua palavra para vencermos o inimigo.

Existem várias passagens da bíblia que servem para os namorados, mas essa explica bem como deve ser um namoro santo pra glória de Deus. Sempre li esse texto que é muito conhecido (Gálatas 5:16-23), mas só percebi que ele serve muito pro namoro depois que comecei a namorar.

16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Não preciso dizer mais nada.

Pedro Pamploma  – Você quer namorar comigo?

*Li esse estudo lá no blog do Pedro e achei interessante compartilhar com vcs!!

Uma semana de vitórias na presença de Deus.

Abraços

Pati Geiger

40 Comentários »

  1. Nivia 23 de novembro de 2010 às 0:25 - Reply

    “Não devemos namorar pra conhecer, devemos conhecer pra namorar”

    Eu ainda acrescentaria, “devemos conhecer para amar e não amar para conhecer”, afinal amar é uma atitude e ao conhecer uma pessoa, com todas os defeitos e qualidades que ela tem é que então decidimos amá-la ou não.

    Muito bom o post,
    Que o Senhor os abençoe!

    Abraço!

    • Pati Geiger 23 de novembro de 2010 às 0:32 - Reply

      Oi querida!
      Valeu pelo comentário!!

      ah, linda essa tua frase 😉
      gostei!!! e bem verdade!!

      brigadão pelo carinho!!!

      bjooo

    • Jefferson Neves 23 de novembro de 2010 às 9:54 - Reply

      Mas o amor por ser um mandamento, não há como haver um “conhecer para amar”, é simplesmentes: -Ame!
      Como já vimos em vários post’s do Fernando também… ele coloca de duas formas, o ‘amor’ e a ‘paixão’ quanto ao relacionamento conjugal.
      O amor tem que ser um “ítem de fábrica” na nossa vida. Eu não preciso de amor para amar minha namorada/noiva/esposa, eu preciso de amor em todas as situações do meu dia-a-dia, para com todas as pessoas!
      Quanto a nossas(os) namoradas(os), é claro que vamos dedicar mais os princípios do amor (paciência, bondade e aquilo tudo que em ‘1 Cor 13:4-7′ nos instrui), e trabalharmos juntos com mais intensidade: aprendendo da palavra juntos, alimentando o espírito, consagrando nossas vidas para que o casamento seja concretizado debaixo da benção de Deus. Sem contar que a paixão também existirá, porque afinal de contas, será se não vou desejar a mulher da minha vida (e vice-versa)? Mas vivendo o namoro (e nossa vida também, é claro) pelo Espírito, para que não sejam saciados os desejos da carne.
      Se escrevi besteira, me desculpem! rs’
      Deus abençoe queridões! ou melhor… queridonas! =]
      Abraço e Aperto de mãos’

      • Felipe Borges 24 de novembro de 2010 às 1:12 - Reply

        Eh verdade Nívia. O amar não é apenas uma atitude, é uma ESCOLHA!
        Temos que decidir/escolher amar os nossos companheiros (seja namorados, noivos, casados, amigos).
        Quando decidimos amar, esquecemos dos defeitos e diferenças e passamos a conhecer a essência das pessoas.

        Pati, parabéns pelo post!

        God Bless!

  2. Pedro Pamplona 23 de novembro de 2010 às 1:14 - Reply

    Vlw pelo post Pati! E o comentário da Nívia… muito bom!

    “devemos conhecer para amar e não amar para conhecer”,

    Na comunhão sempre existe alguém para acrescentar e lhe ensinar algo.

    Fiquem na paz!

  3. Marcos 23 de novembro de 2010 às 9:23 - Reply

    Ótimo esta post. As pessoas estão acompahando o mundo. Poar ai dizem: Vou casar se não der certo separo! Estão dizendo o mesmo para o namoro.
    PARAAA. Antes de iniciar um namoro vamos orar, pedir para Deus nos dizer se ele aprova pois ao dizermos: “se não der certo eu termino” estamos pensando somente em nós, no nosso sentimento.
    E a outra pessoa como fica???
    Analisemos.
    Abração à todos

  4. sara 23 de novembro de 2010 às 9:50 - Reply

    Adorei o post é bom para os adolescentes de hoje em dia que não conhecem mais o namorar e sim o ”FICAR”,Namorar é ter um compromisso sério com seu namorado(a) e com Deus.É isso aí,temos que ter um compromisso,não só um relacionamento ”só pra testar’.Conheço pessoas que acham que se conhece a pessoa beijando,mais não é assim se conhece a pessoa.O namoro deve ter um objetivo, nada de curtir o momento..Parabéns Deus abençoe continue assim..bjuxxx

  5. Bell 23 de novembro de 2010 às 10:19 - Reply

    Ameei o post Paty

    Assim com diz a Sarah Sheeva, quem não serve para ser amigo não serv e para ser marido!!!
    Hoje as pessoas se machucam muito em relacionamentos porque primeiro, elas entram com essa visão de test drive, e só quero curtir, aí qdo começam a se envolver (pq nao sao robôs) um gosta e o outro não, aí vem a tristeza e começa a falar: ô meu Deus pq o Senhor num fez nada?!

    Temos que pensar antes de começar, e assumir um compromisso com Deus antes de assumir com a pessoa, pra tudo ocorrer de acordo com a vontade Dele.

  6. Daiane 23 de novembro de 2010 às 10:58 - Reply

    Namorar é ter um compromisso sério com seu namorado(a) e com Deus²
    ….
    euu posso até dizer qe sou um exemplo distoo ..
    o meu namorado me aproximou mais de Deeus apesar de ter 10 anos de evangelio e ele uns 3 anos .. percebi qe era preciso mais a convivemcia com Deus , depois de ter tomado uma atitude dessas !
    Que na verdade foi uma decisão fora de serio da minha parte !. Maais hoje eu louvo o nome do senhoor pelo meu namoroo !
    POst abencoadoo!
    Deus abencooe !’…

  7. Douglas Carneiro 23 de novembro de 2010 às 11:17 - Reply

    Olha Pati, eu sei exatamente como é isso. Sou cristão e tive poucos relacionamentos, se posso dizer assim…. destes poucos que me envolvi essas garotas não tiveram um compromisso com Deus principalmente diziam-se ser cristãs mas demonstraram outra coisa, agora já viu né… Agora penso duas vezes, antes de me envolver com alguem. Abraços fique com Deus.

  8. Rafaella Rayanne 23 de novembro de 2010 às 11:34 - Reply

    Ameeeei o post *-*
    precisava ler algo sobre isso,
    pois eu e um menino estamos orando para iniciar o namoro,
    e quanto mais saber sobre o assunto, melhor não é? rs (:


    Deus te abençoe Pati .

    • Pati Geiger 23 de novembro de 2010 às 11:59 - Reply

      ha ha ha
      isso ai!
      Intensivão de estudos sobre o tema!

      Que Deus os abençoe!

      =)

  9. Marcus Paulo 23 de novembro de 2010 às 11:35 - Reply

    “Não devemos namorar pra conhecer, devemos conhecer pra namorar.”
    Ótimo post Pati… e esta frase esta totalmente correta, este mundo ensina que devemos namorar para depois conhecer se aquela pessoa realmente “serve” para nós, porém Deus nos ensina o contrário!
    Valeu Pati… You’re a blessing !

  10. Amanda 23 de novembro de 2010 às 13:32 - Reply

    É ISSO MESMO!
    “Não devemos namorar pra conhecer, devemos conhecer pra namorar.”

    NMM vicia! huahsuahu

  11. Dani 23 de novembro de 2010 às 13:33 - Reply

    Pati, dá vontade de imprimir esses estudos do NMM e sair espalhando por aí… PRINCIPALMENTE NAS IGREJAS. Queria tanto, tanto, TANTO que os jovens tivessem essa visão. Tudo o que tenho aprendido sobre santidade, pureza e relacionamento com Deus eu aprendi sozinha, correndo atrás, garimpando na Bìblia, e na internet, com artigos como os que são publicados aqui. É muito frustrante e triste a gente falar com um irmão da igreja sobre aquilo que a gente aprendeu à respeito de namoro cristão, e a pessoa virar pra vc e dizer: “nossa, que exagero! desse jeito vc vai ficar sozinha pra sempre…”

    Que Deus avive essa geração!
    Abraço!

  12. Tânia 23 de novembro de 2010 às 14:26 - Reply

    Irmãzinho!!! E como é dificil hoje obedecer…só um coração decidido mesmo em esperar e ciente que Deus é fiel!! E digo mais…Como é bom esperar em algo que temos a certeza que irá acontecer…Pq Deus é fiel e Ele se importa com cada detalhe da nossa vida!!
    Aproveitando , visita esse blog aqui…é muito boom, e trata justamente desses assuntos… Santidade…Espera…Atitude 434 o nome!!
    http://www.atitude434.com
    Vc vai gostar e pode multiplicar ai com td mundo!!!
    A paz!! Bjão

    • Pati Geiger 23 de novembro de 2010 às 23:33 - Reply

      Oi querida!!!
      ahh
      valeu pela indicação!
      Já vi o site! Muito bom mesmo!
      Valeu pela indicação 😉

  13. Lucas Santos 23 de novembro de 2010 às 16:29 - Reply

    – Oiie Patty…
    Mais uma vez Deus falou comigo, principalmente pq estou vivenciando um momento desse, em que eu estou orando a Deus com uma moça para saber se Ele aprova nosso relacionamento, e creio sim que Ele ira abençoar pq temos proposito para nosso relacionamento, e claro tu é pra ELE. Enfim, Patty mais uma vez amei seu post mto bom mesmo…
    Beijão.

    Fica na Paz do Senhor!

  14. Denize 23 de novembro de 2010 às 16:29 - Reply

    Que post Paty!!! Amei mesmo!
    A questão sobre o namoro não existir pra satisfazer os nossos desejos e vontades, puxa como isso é sério né? E o que levam muitos ao namoro é exatamente isso…
    Gostei da frase da Nivia²! Conhecer pra amar! Puxa, vou repensar essa questão………….
    As vezes pensamos que “a hora chegou”, sendo movidos apenas por sentimentos, anulando a razão. Isso é super sério…

    Deus te abençoe Paty
    Continue esse canal de Deus pras nossas vidas!
    Um beijão! Paz =D

  15. carlos 23 de novembro de 2010 às 19:08 - Reply

    assunto mui bom pena q mui igrejas nao tocam mui nesse assunto ai jovens fazem q quer no namoro

    • Pati Geiger 23 de novembro de 2010 às 23:17 - Reply

      Pois é Carlos!
      Infelizmente!!!
      Deveriamos levar esse assunto para nossas reuniões de jovens né!!

      abraços

  16. Bruna Pereiira 23 de novembro de 2010 às 19:20 - Reply

    Ah , amei o post’ !
    muito bom !
    que Deus abençõe vocês , ee que a cada dia mais superem as lutas !
    Beijos e abraços ^.^

  17. Cleyder Santos 23 de novembro de 2010 às 20:12 - Reply

    ótimo post Pati,

    to vendo que vai acabar tomando o lugar do Fernando pra falar sobre namoro cristão rsrs(brincadeira, os do Fernando são excelentes posts, e é um ótimo exemplo a ser seguido)

    sempre gosto de ler posts sobre namoro, mtas pessoas hj em dia levam o namoro na brincadeira. E quando casam, o casamento ja não é aquela coisa que eles esperavam.

    que Deus continue te usando,

    que vc possa ser canal de benção na vida de mtas pessoas.

  18. Win Rodrigues 23 de novembro de 2010 às 23:11 - Reply

    Sinceramente?

    Namoro não passa de uma versão moderna do noivado. Esse sim, o noivado, está na Bíblia, mas namoro, nem se fala. É algo que surgiu de um tempo para cá.

    Portanto, para mim, namorar e noivar é a mesma coisa.

  19. Markin 24 de novembro de 2010 às 0:29 - Reply

    fico feliz de ver essa matéria, logo agora em que eu mais to precisando… eu não, eu e minha côrte.
    muito bom!

  20. ** maRi 25 de novembro de 2010 às 13:26 - Reply

    Olá pessoal! Sempre que posso dou uma passadinha aqui pra visitar o blog!
    sou cristã da 1ª Igreja Batista de Jundiaí e amei o texto!
    há uma semana atrás estava com algumas dificuldades em relação ao meu namoro, o diabo está pegando pesado sabe !! namoro há um ano e meio e tenho certeza que ainda estamos juntos, não porque nos amamos simplesmente, mas sim pq Deus nos abençoa e porque nosso namoro está firmado Nele. mas enfim, quando na semana passada estava com dificuldades orei pra Deus pedindo força e ele me mostrou exatamente esse texto que você postou de Galatas 5:16-23. E depois de muita oração vencemos a armadilha do diabo.
    que vocês continuem postando textos pra abençoar a nossa vidaa!!

    beijos

    • Pati Geiger 29 de novembro de 2010 às 0:11 - Reply

      amém!!!
      fico feliz pela sua vida!
      Fica firme em Jesus =)

  21. NaathiMaartins 25 de novembro de 2010 às 13:44 - Reply

    . peerfeito esse estuuudo , temoos que andar confoorme
    a voontade de Deuus sempre , é isso é uma verdade
    que muiitos aiinda não entenderam , maiis que o espirito
    possa convencer que é melhor esperar em Deuus :*

  22. Mari 25 de novembro de 2010 às 19:14 - Reply

    ótima a matéria…
    Amei Pati.

    Creio que além de agradar a Deus, traz uma segurança pessoal.

    Ter alguém ao nosso lado, que antes de nos amar AMA A DEUS….
    Para quem conhece a Deus isso é TUDO… é um seguro a certeza de um caminho baseado em verdades,onde a estrutura é CRISTO.

    Ter alguém ao meu lado pq ele vê CRISTO em mim e eu vejo CRISTO nele… Q LINDO…
    O único AMOR q nunca acaba, nem desiste e a TUDO resiste.
    I Cor 13.

    Tanto é que na hora da união os casais sempre são abençoados para se amarem com o AMOR DE CRISTO.

    AMO essa visão q tb vive em meu coração.
    bjs

  23. Aline 28 de novembro de 2010 às 14:42 - Reply

    Eita, fala Deus!
    Voces estao sendo uma benção em minha vida, esses de namoro são os que tocam mais! Que Deus continue abençoando voces!

    • Pati Geiger 28 de novembro de 2010 às 23:30 - Reply

      valeu querida!
      Glórias a Deus pelo o que vc escreveu!!
      =)

  24. Miriã 5 de dezembro de 2010 às 17:07 - Reply

    Como sempre, amei o post. Pena que na igreja que eu estou indo não é tocado esses assuntos de namoro. Não há palestras nem nada. Na minha igreja tem uma menina de 13 e um garoto de 19 que estão “mais ou menos” namorando, aí na EBD do domingo passado o pastor comentou:
    -É, to sabendo que vocês dois estão meio em cima do muro! Não sabe se namora ou se não namora”
    Eu acho tão importante esse assunto de namoro e sexo para os jovens nas igrejas, a maioria das coisas que estou aprendendo é aqui nesse blog.
    Não agradeço só à você Pati, mas a agradeço à todos que escrevem no blog por esses ótimos posts. To sempre vindo aqui pra ler alguma coisa.
    Beijocas.

  25. Everaldo Silva 5 de dezembro de 2010 às 22:39 - Reply

    Paz do senhor..

    Muito bom o post..ta faltando isso ultimamente…acredito que tenha pessoas no nosso meio que namorar é careta…agora a onda é ficar…bem que eu acredito no namoro assim como no casamento…

    Parabens

  26. GUILHERME 14 de dezembro de 2010 às 12:41 - Reply

    Ola pessoal,este post me ajudou muito por que estou entrando na fase da adolescencia,e bom saber sobre isso,o que Deus permite ou não…
    Gostei bastante do Blog espero que continuem com este ótimo trabalho..

    abraços

    • Pati Geiger 14 de dezembro de 2010 às 14:28 - Reply

      Oi gui!!
      Valeu pelo apoio!
      Que Deus pssa usar esse blog pra falar ao seu coração!
      abraços

  27. Leidyane Nascimento 16 de dezembro de 2010 às 16:04 - Reply

    Muito bom… um amigo me mandou pelo orkut.

  28. Lorrane 22 de dezembro de 2010 às 22:46 - Reply

    Pra restaurar um amor de verdade e só Deus mesmo,Hoje eu quero te pedir meu Senhor atende agora o meu clamor,em primeiro lugar quero te pedir obrigado pelo que fizeste perfeito,e te pedii não deixa o homem roubar aquilo que tu fizeste com tanto amor,não deixe que uma aliança se quebre,não deixe que o desprezo tome conta daquilo que tu botaste tua mão,não deixe que as indiferenças faça um coração sofrer,mais que o outro lado possa ter sabedoria suficiente para lidar com a situação,Hoje, essa aliança e tua existência e uma das provas da tua criação,não deixe que esse amor se esfrie,Casal que começa orando junto permanece junto!(Escrevi isso no meu blog)Ameeii o post!Abençoadissímo!

  29. Karla Vieira 7 de junho de 2011 às 22:02 - Reply

    Muito legal!!! Parabéns! O Blog de vocês tem inspirado a jovens de todo o Brasil! Que Deus os abençoe!!!!

  30. rebeca 18 de outubro de 2011 às 23:39 - Reply

    Nossa esse post falou muito ao me coração,muito mesmoo
    BJÃO q Deus continue a bençoar sua vid amada!!!
    Bjinhu!!!

  31. Alessandra 6 de março de 2012 às 17:58 - Reply

    Oi Pati, esse post disse muito!
    “Pode ter certeza que se o namoro for sério e para honra e glória de Deus o diabo vai tentar destruir, mas devemos estar firmes com Deus e sua palavra para vencermos o inimigo”.
    Isso é novo pra mim, pode me dar um exemplo comum? vlw,
    Deus te abençoe!

Deixe um comentário »