Questione-se

Lenara 10 de novembro de 2010 43




Luana recebe recebe um email daqueles “correntes” que tem no mínimo 4 “FWs” na frente do titulo, que sempre é em CAPS LOCK  escrito algo do tipo POR FAVOR, SE VOCE TEM CORAÇAO, LEIA.

De cinco que ela recebe nesse estilo, um ela abre, dependendo do grau de importância da pessoa que encaminhou a ela. Passa o mouse na barra de rolagem, querendo chegar ao fim logo. Vê que tem uma foto de uma criança e que em letras grandes os pais desesperados pedem que alguém ajude a encontrá-la, que ela só tinha 6 anos, e que eles não perdem a esperança de que esteja viva, e blábláblá.

“Ema ema” – Luana cantarola baixinho, e segue sua vida normalmente.

Marcos teve uma semana mediana, de altos e baixos com Deus, no domingo está muito cansado, porque havia passado a ultima madrugada acordado estudando pra uma prova muito difícil na sua faculdade de psicologia. Mesmo assim, ele vai ao culto, porque era ceia e tal, ele não podia perder. Ele não faz idéia do que foi pregado, o pastor não sabia pregar de um jeito que atraísse sua atenção. No final teve apelo, umas quinze pessoas foram à frente, quebrantadas, aceitando Jesus publicamente como seu Senhor e salvador pessoal. Marcos se levanta, julgando que o mais importante (a ceia – que só acontecia uma vez por mês) já havia acontecido, ele tinha participado, bonitinho. Chegando em casa, toma um banho e vai dormir. Corpo fresco, consciência leve. A prova para a qual ele tanto havia estudado seria no dia seguinte, bem cedinho. Bocejou alguma coisa pra Deus, pedindo concentração no dia seguinte, mas antes do amem já estava dormindo. No dia seguinte, Marcos levanta atrasado e reclamando como sempre, vai fazer a prova e segue sua vida normalmente.

Fernanda está na casa de uma amiga, combinaram de ver um filme com alguns outros jovens da igreja. Uma das garotas chega morrendo de rir e junto com ela mais umas pessoas que ela não conhecia. Entre essas pessoas havia um garoto com muitos trejeitos “estranhos”. Fernanda vira para a sua amiga ao lado e cochicha “hmmmm, essa coca é fanta”, elas riem e fazem questão de reparar a noite inteira em quão ridículo ele era com aquele rímel e aquela sobrancelha definida. E quando abria a boca então, que voz fina era aquela? Elas mal acreditavam! Que aberração. Ficam a noite toda debochando do menino. Ele nem liga. “É tão normal esses crentinhos idiotas cochichando de qualquer coisa mesmo. Babacas” – pensa ele.

O menino gay, a menina crente amiga do menino gay, e a Fernanda e todos os outros voltam pras suas casas e seguem suas vidas normalmente.

Moral da historia: não tem moral na historia. Nenhuma dessas histórias de vida carrega nenhuma moral, nenhum respeito, nem um pingo de temor.

A salvação chegou a vida de cada um desses jovens e ao invés de alegria contagiante, se tornou conformismo entediante.

A Luana vai a igreja desde que nasceu e não se lembra da historia do filho prodigo. Não cai nenhuma ficha quando ela recebe os emails de pais desesperados buscando pelos seus filhos. Ela não se lembra que é Deus aquele Pai que rejubila quando seu filho perdido é encontrado. Ela cantaria “ema-ema” se Deus compartilhasse com ela seu coração partido por tantos filhos perdidos?

Ah não, acho que não. Porque ela nem sequer conversa com Ele, então não corre esse risco.

O Marcos estuda mas também adora uma festa. Consciente, como sua mãe gaba que ele é, ele não se importa de perder alguma festa pra estudar ou pra estar em algum evento da igreja. Mas naquele domingo, naquele domingo de ceia, se ele soubesse a festa que ele perdeu, ele se arrependeria, porque ele mais do que não ir a uma festa, ele chegou a ir e foi embora na melhor parte. “há festa nos céus quando um pecador se arrepende”. Ele perdeu a festa uma vez. Aquela festa boa, que valia por quinze. Pra fechar a noite, chegando em casa perdeu outra, porque se ele se arrependesse haveria mais uma.

A Fernanda é uma menina com potencial, mas o amor que ela recebe de Deus, ela escolhe pra quem devolve. Se Deus abomina o homossexualismo, ela quer distancia. Não era assim que era pra ser?

Não era?

Não, não era. Eles seguiram suas vidas normalmente. Pra onde será que eles seguiram?

*Esse texto termina com uma pergunta, porque o propósito dele é aumentar a interrogação que começa pequena em todos nós, e logo vira fumaça porque é uma pergunta sem resposta. E se é polemica, e se exige sacrifício (tempo, esforço, suor, VIDA) a gente logo deixa passar, porque preferimos viver como se fossemos desse mundo. Questione-se. Dobre o joelho em cima de uma questão e somente se levante quando tiver a resposta.




43 Comentários »

  1. Mayaraa 10 de novembro de 2010 às 7:39 - Reply

    MT MT BOOM….
    AS VEZES PREFERIMOS VIVER COMO SE FOSSEMOS DESSE MUNDO…

  2. Joyce 10 de novembro de 2010 às 8:36 - Reply

    Nossa que texto forte!
    Realmente…nos conformamos em não ser os “melhores crentes”
    estava pensando..”um cara não pode se batizar porque fumava ainda, e não conseguia largar o vício…mas nós, podemos ser “salvos” e furar filas, fuxicar, fazer piadinhas maldosas..e tantas outras coisas.Acostumamos tanto com isso e damos a desculpa de que “você é legalista demais, que mal tem nisso!” Abrismos uma brecha de cada vez…
    Muito bom o texto, ABRA O OLHO IRMÃO! Jesus quando voltar quer te encontrar fiel e irrepreensível!

    • Lenara 15 de dezembro de 2010 às 12:15 - Reply

      é… a gente deixa passar os pecadinhos de estimação da igreja e julgamos mal o pecador que ainda não está inserido nela. Tenso! Misericórdia de nós Deus, que Tua palavra nos faça sempre QUESTIONAR nossa conduta!
      Beijo Joyce!

  3. Joselito Neto 10 de novembro de 2010 às 8:36 - Reply

    É verdade, uma coisa que acontece muito é recebermos uma super-exortação, uma Palavra daquelas, tipow sobre Evangelismo, e querermos agir. Mas quando o tempo nos leva a ter que doar VIDA por e para outros, o conforto que o mundo trás é muito “melhor”… Daí paramos e seguimos egoístas…

    A questão é essa: Não nos conformar em deixar de lado o sacrifício, inclusive lembrando a cada dia que o maior sacrifício foi por cada um de nós!

    fcD

    • Lenara 15 de dezembro de 2010 às 12:17 - Reply

      pois é brother, o sacrifício é diário… o fogo precisa arder continuamente sobre o altar (Levitico 6), que é a nossa vida. e se a gente não cuidar o fogo apaga mesmo

  4. Rafa Verena 10 de novembro de 2010 às 8:59 - Reply

    Nossaaaaa!

    Realmente, mtas vezes nos acomodamos em nosso “mundinho” e ficamos alí paralisados diante dos acontecimentos desse mundo…Preferimos fazer comentários maldosos ou julgar um comportamento do que tentar fazer algo…Ou até mesmo orar e buscar de Deus uma resposta e forma de mudar essa situação.
    Vivemos me um mundo hoje que prega o comodismo…
    Tudo mto fácil!

    Que possamos nós redimir disso o mais rápido possível!

    Deus abençoe cada vez mais!

    Beijooo!
    =)

  5. Bruno Sanches 10 de novembro de 2010 às 9:05 - Reply

    Tu que escreveu esse texto, Lenara?
    Muito bom… Glória a Deus!

    Fica na Paz, moça… beijo!

    • Lenara 15 de dezembro de 2010 às 12:41 - Reply

      eu que escrevi! heheh

  6. Rebeca 10 de novembro de 2010 às 9:51 - Reply

    Uauu… Nem sei o que falar desse post! Tapa na cara? rsrsrs Recadinho carinhoso do Pai pra gente, um alerta pra que saiamos do conformismo e vivamos o cristianismo de verdade, aquele que Jesus ensinou e que pouco se vê por aí?
    Espero que muitos tenham se identificado… Assim como eu, que me reconheci “seguindo a vida normalmente” em vários momentos em que deveria estar me sacrificando, me doando, amando mais…
    Enfim… Lenara, que Deus continue falando com você e através de você. E que cada um de nós páre pra se questionar, ao invés de seguir a vida normalmente após ler um texto como esse…

    • Lenara 15 de dezembro de 2010 às 12:42 - Reply

      amém amém améém 🙂

  7. Duda Borges 10 de novembro de 2010 às 10:35 - Reply

    “Dobre o joelho em cima de uma questão e somente se levante quando tiver a resposta.”

    … sem mais.
    Deus abençõe!

  8. Jessika 10 de novembro de 2010 às 10:42 - Reply

    A paz..
    Meu vc falou tudo, quantas vezes nós somos tão ”crentes” que esquecemos de ser Cristãos, de ser humildes, de nos importarmos com as pessoas, nos afastamos demais de Jesus..!
    Que Deus continue te usando muito!

  9. Jefferson Neves 10 de novembro de 2010 às 10:53 - Reply

    “Conformismo entediante” resume bem a grande realidade de muitos jovens! Isso é triste!
    Mas que benção de mensagem Lenara! =]
    Deus continue te usando, para glória dEle!
    E abundantes bençãos venham sobre tua vida querida.
    Paz’

  10. Giulianna 10 de novembro de 2010 às 10:57 - Reply

    Deus falou muito comigo através desse texto…q Deus continue abençoando e usando mais e mais vcs através desse blog..
    😉

  11. Cindy 10 de novembro de 2010 às 12:01 - Reply

    Muito bom! As pessoas se tornaram acomodadas as situações ao seu redor e se esqueceram que estamos no mundo para sermos SERVOS. Nossa natureza humana é egoísta, mas nós que conhecemos a verdade, esta que salva, não devemos ser egoístas e guarda-la somente para nós ou para quem convém dividir. Porque Deus vem em busca dos arrependidos e não dos justos, somos boca de Cristo na terra, temos que fazer nossa obrigação que é divulgar as boas novas, a Salvação.

    • Lenara 15 de dezembro de 2010 às 12:43 - Reply

      isso mesmo cindy, nossa natureza é egoísta naturalmente, o homem é egocentrico. por isso que precisamos MORRER, pra que Jesus viva em nós o

  12. Marcus Paulo 10 de novembro de 2010 às 12:07 - Reply

    Lenara… pode parecer meio “rídiculo”, mas eu estou realmente chorando de felicidade (momento emo….Kkk) pelo que li nesta manhã de Quarta, acho que as pessoas que estão ao meio lado na Lan House não estão entendendo porque pareço tão feliz em frente a um computador… obrigado ! Deus continue a te usar, e a cada dia mais seja está pessoa que traz a presença de Deus para um blog na internet(Isto não é maravilhoso?):D

    • Lenara 15 de dezembro de 2010 às 12:45 - Reply

      o glória! lágrimas são, talvez o primeiro fruto visível do arrependimento, qndo a ficha cai as lágrimas caem também o glória a Deus, que isso gere mudança e consequentemente te aproxime do Eterno!

  13. Jessica 10 de novembro de 2010 às 12:31 - Reply

    Nossaa que texto abençoado 😀
    Me fez refletir muito
    Parabens Deus abençoee

  14. Natália 10 de novembro de 2010 às 13:43 - Reply

    Amém, muito bom!!

  15. MoraesAndreia 10 de novembro de 2010 às 14:07 - Reply

    show ! temos que deixar o comodismo e deixar o amor de Deus encher as nossas vidas de uma tal forma , e voltar ser LUZ nesse mundo!

  16. Camila Matos 10 de novembro de 2010 às 14:16 - Reply

    É hora de sair da superficilaidade e mergulhar na essência, parar como mecanismo de ser “crente” e nos envolver o estilo de vida de Cristo!

  17. Diego Chaves 10 de novembro de 2010 às 14:25 - Reply

    Caramba, texto irado!
    Realmente é um texto para aumentar o ponto de interrogação e fazer pensar e esta me fazendo pensar por algumas horas…

    Parabéns!

    Se permitissem queria publicado no meu blog.

    Abraços!

  18. William Felismino 10 de novembro de 2010 às 15:28 - Reply

    Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.

    E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

    II Coríntios 5. 14~15

    • Lenara 15 de dezembro de 2010 às 12:46 - Reply

      chave esse versículo! paz brother!

  19. Pati Geiger 10 de novembro de 2010 às 16:25 - Reply

    Sem palavras Lê…

    só tenho a te agradecer por vc deixar Deus usar tua vida!!

    =)

  20. R. Alencar Junior' 10 de novembro de 2010 às 17:13 - Reply

    Lenara obrigado por fazer seu papel no Corpo de Um só Cristo.
    É exatamente isso. Nos preoculpamos com nossas próprias rotinas, problemas corriqueiros, estudamos tanto pra um futuro digno, damos tanto valor ao tão sonhado futuro’ e nos esquecemos que o nosso futuro vai chegar, mas também ele, irá passar…
    Só Jesus Cristo é eterno e suas palavras. Não adianta depositarmos nossa vida neste mundo, pois será em vão. Depositemos nossas vidas em Jesus, que morramos neste mundo, pra que através da morte de nosso egoismo, Jesus faça brotar uma vida integra, correta, honesta, e reluzente de sua Glória em nós, pra que outros possam viver, vale a pena morrer.

  21. Lorena Bezerra 10 de novembro de 2010 às 18:24 - Reply

    Caraca…parabéns..textos assim, simples, com situações corriqueiras nos mostram que nas pequenas coisas, estamos falhando como Cristãos, ditos praticantes da palavra de Deus!
    Deus abençoe a nós! Paz!

  22. Beatriz Rizzo 10 de novembro de 2010 às 19:19 - Reply

    Muito booooom !
    Muitas vezes entramos em um comodismo com Deus e não nos damos conta das coisas ao nosso redor, e acabamos desagradando o coração de Deus com nossas atitudes!*

    Que vocês continuem publicando esses textos ! E continuem ministrando o coração de cada um que lê ! (:
    Fiquem com Deus
    Beijos

  23. Liz Fonseca 10 de novembro de 2010 às 21:03 - Reply

    AS VEZES PREFERIMOS VIVER COMO SE FOSSEMOS DESSE MUNDO… +1

  24. Josias(@josiassssssssss ) 10 de novembro de 2010 às 22:22 - Reply

    Nossa me senti um pouco parecido com esse dois !!
    OMG Deus tenha pena de mim.

  25. Biia 11 de novembro de 2010 às 0:30 - Reply

    “Santo” comodismo. Comodismo esse que aborrece e, ainda assim não saimos da nossa “zona de conforto”.
    A salvação já chegou para as nossas vidas mesmos… “Santos” pensamentos imbecis.
    Voleio na nucaa mesmo. Glória a Deus!

  26. Jéssica 11 de novembro de 2010 às 11:33 - Reply

    Caraaamba ! me tocou muito esse texto e na vdd naum passa de pura realidadee. muitas vezes nos cristaos ficamos no comodismo, a chama do primeiro amoor simplismente se esfriia e o q nos precimos eh acordar pra realidade e fazer a diferença neste mundo seer realmente SAL dessa terra !
    Gosteei mtoo parabeens !

  27. Di 12 de novembro de 2010 às 11:28 - Reply

    Essas histórias se repentem com mais frequência do que imaginamos!

    Está na hora de despertar, porque o dia do Senhor vem chegando!!

    abraço

  28. LUH 15 de novembro de 2010 às 21:04 - Reply

    Caraca…
    Sem palavras Lê!!!

    Sem palavras mesmo.

    Abraço.

  29. Reh 16 de novembro de 2010 às 18:33 - Reply

    Parabéns! Glória a Deus pela tua vida!

    E realmente as vezes nos deixamos cair no conformismo,como aqle jovem que “bocejou alguma coisa pra Deus e nem disse amém.” Como se Deus deixasse de ser Deus td vez que fazemos uma burrada dessas. Mas glória seja dada a Deus,que é misericordioso e nos perdoa.

    Amigos e irmãos,vamos nos questionar e cada vez mais buscar intimidade verdadeira com Deus.

    Fikem na paz do Senhor.

    Rêh*!

  30. Treicy 16 de novembro de 2010 às 22:46 - Reply

    Nossa,como Deus falou cmgo!Alías,Ele tem falado isso para mim direto nesses últimos dias..

  31. Fabrício Silva 17 de novembro de 2010 às 1:04 - Reply

    Gostei muito desse post ^^
    Relatou com clareza a omissão de alguns pessoas em se comprometerem realmente p/ servir a DEUS, onde tanto ñ se sentem bem no ambiente q estava presente (1ª ex) e de ajudarem uma pessoa, no entanto, menosprezam ela (2ª ex).
    Um verdadeiro ´´cristão´´ faria tudo isto?
    ÑÑÑ…se tivessem atitude e ação sobre a obra DELE, redendo frutos, ñ aconteceria isto em suas vidas, já estariam regeneradas.
    Se pelo menos, basea-sem neste tema, onde podemos viver como Cristo: 1 Pedro 1; 16 ´´Sejam santos, porque eu sou Santo´´ ^^

    graça e paz =]

  32. Daiane Moreira 18 de novembro de 2010 às 21:07 - Reply

    QUE BENÇÃO! . hoje estou mais minha cunhada e amiga lendoo esses post .. galera qe tremendooo de Deeus mesmooo !.. verdade vamoos por em nosso cortidianoo tdo qe acabamos de leer .. em nome de JESUS !’.
    { EDIFICANTE !!

  33. Lenara 15 de dezembro de 2010 às 2:31 - Reply

    oi abine! que legal voce por aqui! e que benção saber que vc curte o blog, que Deus continue falando com vc através dele e de tudo mais que carregar a Sua Palavra transformadora 🙂 espero te rever em breve, um beijo!

  34. Luana 6 de fevereiro de 2011 às 15:49 - Reply

    Bom…estou lendo esse post depois de mto tempo publicado..mas mexeu mto comigo..principalmente a primeira situação…não pelo exemplo ter meu nome…mas pq toda a história se enquadra na minha vida…ou melhor se enquadrava!!!

    Mas hoje Deus me abriu os olhos!!!

    Deus abençoe!

  35. Gabrielle Luz Campos 19 de junho de 2012 às 2:50 - Reply

    amei.. super direta =)

  36. Larissa Macêdo 25 de maio de 2013 às 20:41 - Reply

    Muito bom!!!

Deixe um comentário »