Namoro Cristão: Nós brigamos muito!

Fernando Ortega 16 de julho de 2010 56




Recentemente recebi um e-mail que contava a história de um namoro conturbado. Rolava muitas brigas e sempre os dois acabavam se machucando emocionalmente. Não há perdão e ambos vão carregando aquele peso no coração durante o namoro.

Isso é como uma bomba relógio…….

briga de namorado

Brigas de namorados muitas vezes começam por absolutamente nada, com razões mais absurdas ou sem sentido algum, mas o campeão das causas é o orgulho!
É muito importante conhecer seu cônjuge, mas não é o suficiente! É preciso saber as diferenças entre a maneira com que o sexo masculino e feminino enxergam o mundo. Por isso mesmo q aqui no NMM vc tem post voltado a essas diferenças para vc conhecer melhor como o sexo oposto pensa e analisa tudo.

Contudo, isso ainda não é o bastante! Se o namoro não tiver firme seu propósito em adorar a Deus, ele será um fiasco ou um mero namorico sem graça.
Tenho descoberto a felicidade ao lado da minha doce flor, a Fran. A medida q nossas decisões e atitudes são tomadas pensando em adorar a JESUS, mais felizes como casal somos.

Alguém tem dúvida se Davi foi mesmo um adorador? Alguém tem dúvida q a intimidade q ele tinha com DEUS através dessa vida de adoração fazia dele um cara feliz?
Podemos ver q as decisões tomadas q não adoraram a DEUS, não o deixaram feliz nem por 1 segundo. (salmo 51)

Sempre falo q o máximo q posso proporcionar pra Fran é a “alegria“. Através de surpresas, palavras, honra, etc, posso fazer a Fran (no máximo) “alegre“. O único q pode fazer a Fran completa e “feliz” é DEUS! Para isso, meu namoro precisa, antes , fazer DEUS feliz para depois recebermos SUA felicidade! É assim q alcançamos a felicidade como casal! Adoramos a ELE (o fazemos feliz) e depois ele derrama de sua felicidade sobre nós! Por isso, meu trabalho é levá-la pra mais perto de DEUS e vice versa.

triangulo_DEUS
Triângulo de DEUS

Não descobrimos isso de uma hora pra outra. Tivemos q ralar e buscar intimidade com Deus pra entender.
Muitos podem pensar: – “O Fê e a Fran nunca devem ter brigado!” – Se tudo fosse fácil assim, seria ótimo! Sim, nós brigamos. E no inicio do relacionamento, brigavamos por bobeiras. E a distância complicava ainda mais a situação.
Nada mais natural! Afinal são duas pessoas diferentes, q gostam de coisas diferentes, q tiveram criações diferentes, q muitas vezes pensam de maneira diferentes! Ou seja, tudo diferente!

Casais sempre acabam brigando simplesmente por não pensarem de maneira igual. Então o q fazer?
Ambas tem q ter um mesmo propósito de vida!

E é ai q entra aquilo q elas tem q ter em comum: o desejo de adorar a DEUS!
Você pode discordar de várias coisas de sua namorada e ela de vc, mas o propósio de vida de vcs deve ser igual: Adorar a DEUS!

Muitas brigas também são causadas pq uma das pessoas não adora a DEUS com sua vida….. como assim?
Através da palavra de DEUS, nós aprendemos a ser mansos, humildes, pacificos, cheios de misericórdia e graça. É ela q irá transformar nossas vidas de maneira com q nos pareçamos cada vez mais com JESUS. Isso é adoração! Obedecer o q a palavra de DEUS nos ensina. Se um dos dois não buscar esta adoração, ele(a) não será tratado em seu temperamento agressivo (por exemplo), o que lhe causará continuas brigas.

Quem leu meu testemunho sabe um pouco da dificuldade q passei no passado. Fui rejeitado por meus pais. Até escrevi alguns posts sobre rejeição (leia aqui).
Devido a isso, eu facilmente me sentia rejeitado por alguém, no caso, pela Fran. Algumas coisas q ela fazia sem a menor intenção, eu acabava interpretando como se ela estivesse me rejeitando e então eu ficava bravo. Isso gerava algumas brigas pq a Fran não entendia (não me conhecia) o pq eu agia daquele jeito.

A medida q fui me relacionando e buscando a DEUS e sua palavra (adoração), eu fui sendo curado. PAPAI tem usado a própria Fran nesse processo. O amor q a Fran tem por mim tem me curado! Então as brigas diminuiram.
A Fran tb tinha seus machucados emocionais e quando eu sem querer batia neles, acontecia uma briga.

Há coisas ainda a serem tratadas em mim e na Fran, mas hoje nós enxergamos isso e procuramos em vez de brigar, ajudar um ao outro. Afinal, estamos juntos no propósito de adorar a DEUS com nossas vidas!

Outra coisa, por exemplo, q acontece:
Eu sou outro com fome. Fico mais emburrado e sem paciência. Com fome e sono é pior ainda! E num combo de fome + sono + dor de cabeça = 4 cavaleiros do apocalipse!!!!!!!! A Fran sabe disso agora, mas qndo não sabia, acabavamos brigando…. Ela também me exorta a ter dominio próprio. Estou aprendendo aos poucos. 😀
Minha lider já me conhece tb e qndo chego tarde na casa dela, ela já fala: “Fê, vai comer!” – Hahahaha!

Faz muito tempo q não brigamos (graças a DEUS!) pq temos entendido q as brigas são sempre devido a deficiência (fraqueza) de um de nós.
Sabendo q nosso aperfeiçoamento (caráter) glorifica a DEUS e a função é levar um ao outro mais perto de DEUS, nós agora  discutimos em vez de brigar.

Discutir não tem nada a ver com briga. Discussão é um meio onde expomos nossas idéias e procuramos nos afiar para, juntos, chegar mais perto de DEUS. Ou seja, ela me corrije e eu a corrijo.
Para q isso aconteça de forma saudável sem ninguém sair machucado, nós temos em mente q o q estamos fazendo é aperfeiçoar um ao outro por amor a JESUS.

Já houve momentos em q peguei a bíblia, coloquei na frente da Fran e disse: “Leia este versículo….” – Depois eu a corrigia em amor, sabendo q qnto mais aperfeiçoada ela estiver, melhor sua adoração será. E também, ela estará mais apta para me corrigir futuramente.

Todas as vezes q um casal briga, ficam machucados emocionalmente. Por isso, quando brigava com a Fran, depois q a poeira abaixava, eu pedia perdão a ela e ela a mim e ao final nós oravamos para q JESUS nos curasse de algum possível ferimento q causamos um no outro.
Se vc brigou com seu namorado(a) e ficou um machucado(a), vcs precisam orar para q as feridas sejam saradas! Senão isso vai ser como uma bomba relógio pronta pra explodir na próxima mancada.

Hebreus 12:14 e 15

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

Faz alguns meses em q sempre q falava com a Fran ao telefone, acabavamos nos espetando. Não chegavamos a brigar, mas ficavamos nos alfinetando verbalmente. Nos exaltavamos e queriamos mostrar quem estava com a razão. Fazendo isso, nos esfaqueavamos em vez de nos amar. Foi então q em uma ligação dessas, no meio daquela luta eu parei por alguns segundos e falei:

– Fran…. para…. para tudo!!!! Já sei pq estamos nos alfinetando tanto…..
– Pq???? – ela perguntou
– Há quanto tempo q não fazemos um estudo juntos? Há quanto tempo q não oramos???? Nossos olhos se afastaram de DEUS! Estamos perdendo nosso tempo!

Depois daquele “click”, começamos a orar juntos e compartilhar da palavra.

namoro

Um casal não pode lutar para mostrar quem está com a razão! Isso é o q o orgulho quer fazer! É como um pequeno diabinho gritando em seu ouvido: “Vc está certo(a)! Mostre a ela(e) como é! Dê uma lição de moral!!!”
O q o casal vai ganhar com isso??? Vcs não estão num mesmo propósito? Então pq se degladiar verbalmente???

Se vc briga muito em seu namoro, pare de olhar pra vc e olhe pra JESUS q foi cuspido, xingado, espancado mas, ainda assim escolheu amar!
É melhor perder pra poder ganhar! Mesmo q vc esteja com a razão, escolha amar!

Acredito q o propósito em DEUS e o amor é quem irá fazer suas brigas diminuirem consideravelmente!

1 Coríntios 13:4-7

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Se o seu relacionamento se resumir em vcs dois (caricias, amassos, etc) vc está vivendo um namorico! Voltem seus olhos a JESUS e faça com q seu namoro adore a DEUS e sirva de exemplo aos demais!

Viva um namoro feliz não somente alegre! Viva um namoro na presença de DEUS! O namoro não é pra te fazer feliz, é pra fazer DEUS feliz!
Garanto q vcs NUNCA irão se arrepender em trocar seus momentos de caricias por momentos na presença de DEUS!

Q o SENHOR transforme o seu namoro poderosamente!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega (Fer)




56 Comentários »

  1. Mara Vieira 16 de julho de 2010 às 8:39 - Reply

    Tremendo Fê!!!
    Eu tinha outra visao d namoro!Nossaa!!
    Por isso que as pessoas brigam tanto, alem de nao conhecerem e buscarem a DEus juntos, muitos de nos nos importamos mais com as nossas carencias, nossas sattisfações e enquanto nao mudarmos isso,como seremos um casal feliz?Neh mermu?

    Que Deus continue te abençoanndooooO!!

    P.S.Ameiii O triangulo de Deus!!!Muito Legal!
    Abraçoo!
    😀

  2. emiliana 16 de julho de 2010 às 9:09 - Reply

    muitooo edificante o post
    Realmente as diferenças devem nos fazer aprender
    e ñ nos afastar de quem nos amamos!

  3. Ju 16 de julho de 2010 às 9:52 - Reply

    Oi……….
    É a primeira vez que estou comentando..
    Desde o início do ano leio o blog de vocês, e agradeço muito a Deus por alguém ter me mostrado, e é o q tenho feito mostrado as pessoas da minha igreja. Tenho aprendido muito com cada estudo e ansiando cada vez mais em agradar o Papai……. A respeito deste post, uma vez quando eu brigava mto com meu namorado, minha mãe me deu um estudo bem pequeno sobre o versículo Ef. 4.26 “…não se ponha o sol sobre vossa ira…” eu tenho colocado em prática até nas minhas amizades de não deixar que o tempo aumente as mágoas, no mesmo dia eu peço perdão.

    Deus abençoe vcs sempre!!!!!!!!!!

  4. werick 16 de julho de 2010 às 10:51 - Reply

    karak….muito edificador!!!!!!!!!!o NMM é um grande presente de DEUS pra minha vida!!!!!!!!valeu!

  5. Eduardo 16 de julho de 2010 às 11:03 - Reply

    Cara…

    POWER este artigo heimmm, lembrou muito o meu relacionamento, vivi coisas muito semelhantes.

    E realmente, só Jesus para dar jeito.

  6. 16 de julho de 2010 às 12:40 - Reply

    Por isso que eu sempre digooo… Vale a pena esperar… Que post maravilhosooo manooo Fer!!! Mtoo escarecedor!
    Uma coisa q me chamou a atenção foi “o namoro naum serve para vc ser feliz, mas para fazer DEUS feliz…” Deus… Ele é a razão de tdo!
    To vivendo isso no meu namoro e está sendo a melhor experiencia que a gente ja passou como casal… E é beim como aquele triangulo.. nos aproximamos de Deus e consequentemente um do outrooo!!

    Sempre falo.. mas se sintooo mtoo abençoada lendo esses posts… Deus sempre fala algo ao meu coração!!
    Olhaaaaa.. só tenho a agradecer a Deus por esse blog! Que Ele continue usando cada um de vcs!
    😀

  7. jansen 16 de julho de 2010 às 12:41 - Reply

    que bencao varao de DEUS..eu ainda nao namoro mas isso ja serve pra mim ter a ideia eo proposito verdadeiro do namoro cristao…abracos…

  8. Carla Lacerda 16 de julho de 2010 às 12:52 - Reply

    oi Fer!!!
    ótimo post……vejo que a cada dia Deus está me preparando para
    que eu tenha um namoro abênçoado!!!!!
    Estou anotando todas as dicas…^^)

    Fika na paz!!!

  9. Miriã 16 de julho de 2010 às 13:44 - Reply

    Nossa que lição p casa…

    Não podemos voltar ao passado, mas podemos aprender com ele e eu estou aprendendo!!!! Creio q quando eu me relacionar novamente com alguém, muitassss coisas serão diferentes!

    Enquanto isso Deus vai me ensinando 😉

    Fika na paz Fer…

    Deus continue abençoando seu relacionamento com a Fran!!!

    P.S: Amei o desenhinho 🙂

  10. Priscilla 16 de julho de 2010 às 16:22 - Reply

    Graça e Paz Fernando!
    Palavra muito edificante!
    Com certeza quero Deus como o guia do meu namoro/noivado e casamento hehehe ;D
    Penso q um relacionamento para dar certo nao deve acontecer só entre as duas pessoas, mas sim entre Deus e o casal, podemos perceber que quando temos Deus em 1º lugar todas as outras coisas são acrescentadas em nossas vidas, e a vida sentimental precisa da direção de Deus porque as vezes colocamos o relacionamento acima de Deus,e acabamos colhendo o indesejado, que sao relacionamentos frustados!
    Agora quando Deus esta no controle tudo é diferente, como voce mesmo falou temos que ter o mesmo prósito que é Deus!
    *—-*

  11. Bruh 16 de julho de 2010 às 20:32 - Reply

    Ótiiimo post!!! ^^
    Muito esclarecedor!
    O blog tá me ajudando muito!!
    Presentaçoo de Deus pra minha vida!!
    E creio que no momento certooo!! =)
    Estou aprendendo muitas coisas aqui, e dia a dia, tenho procurado colocar em prática!

    Que Deus continue te usando para alcançar muitos jovens!!!
    E abençoe este lindo relacionamento seu com a Fran!! ^^

    Fica com Jesus *-*

  12. naraiana 16 de julho de 2010 às 21:56 - Reply

    oiii
    A Paz fernando!!!

    Essa palavra edificou minha vida!!!
    Essa mensagem q Deus te deu ,e vc passou para nós foi abençoada,agora q li abriu meus olhos e me fez pensar se o meu desejo era o desejo de Deus,por que o que eu quero e agradar o Senhor em tudo primeiramente!!!

    Que Deus continue abençoando o seu namoro!!!
    fike na Paz do Senho!!!
    abraços!!!

  13. Letii 17 de julho de 2010 às 14:25 - Reply

    otimo post!
    faz muito tempo que eu não vinha aqi,
    e qdo volto já vou logo sendo abençoada!
    gloria a Deus por isso
    que Deus abençoe sua vida Fê!

  14. Thayná 19 de julho de 2010 às 22:27 - Reply

    Caramba, o que é isso, nunca li alguma coisa parecida. rs me abençoou demais. Que Deus te abençoe Fernando! Abração!

    • Fernando Ortega 22 de julho de 2010 às 12:54 - Reply

      Maravilha!!!
      Fica com DEUS!
      Abração!
      Vitórias!

  15. Fernanda 22 de julho de 2010 às 23:09 - Reply

    Fernando, foi de grande valia parar um pouquinho e ler esse post. Deus falou tremendamente ao meu coraçao. Obrigada por se dispor desta forma para que o Senhor te use e fale conosco. 🙂

  16. Kennedy Lucas 23 de julho de 2010 às 13:46 - Reply

    Que gráfico fofo *—* hehe

  17. Taise 26 de julho de 2010 às 13:04 - Reply

    Olá…
    gostei muito deste post…
    vejo muitas situações no meu namoro que não saem como o esperado e ai paramos para refletir e a resposta é: estamos distantes de Deus!
    Este blog tem me abençoado muito!!!
    Deus continue abeçoando vcs!!

  18. Magno Dias 26 de julho de 2010 às 16:39 - Reply

    Muitoo bom…. foi de Deus
    tava pensando em terminar hj, li isso e mudei de opiniaoo!
    nao vou deixar que meu orgulho destrua meu relacionamento!

  19. Bárbara 27 de julho de 2010 às 13:56 - Reply

    Fernando,

    Fui enormemente abençoada com esse post… Quando terminou a apresentação do triângulo eu estava chorando! Deus falou muito comigo a respeito disso, e seu post só vem confirmar isso.

    Eu fico muito triste porque tem muita gente que não tem idéia do que é um namoro cristão. Eu mesma não conheço alguém que tenha um relacionamento como o de vocês, nem dentro da minha igreja.

    Eu espero que Deus os abençoe imensamente.

    Li seu testemunho, vou imprimir pro meu filho poder ler. É de chorar mesmo, eu também tenho muitas experiências de rejeição e Deus tá me curando…

    Deus te abençoe muitíssimo, você é um instrumento poderoso nas mãos de Deus para espargir a luz dEle entre os homens.

    Beijos

    Bárbara

  20. Bruuna 27 de julho de 2010 às 17:08 - Reply

    nss qe post abeeençoadaa
    seei bem como éé ter “briguinhas” no namoro
    isso deeixa agt muuuito pra baiixo
    eu e meu namo brigamos muiiitos
    graças a Deus somos cristãos, mas nosso namoro precisaaa muiito de Deeus :

    Deus contigo Fernando
    eee obg pelas palavras
    ;*

  21. Thyago Marques 27 de julho de 2010 às 18:08 - Reply

    muuito boom :}

  22. eduardo 30 de julho de 2010 às 17:41 - Reply

    Poxaaa mto edificantes esta palavra!
    Deus te usa tremendamente!
    Esse ensinamento é a receita que eu precisava aplicar em meu namoro! Com certeza daki para frente sera diferente, meu namoro sera pra adorar a Deus!!!
    Passei mto tempo de meu namoro caindo em varios erros citados! Mas Deus deu mais uma chance de recomeço!! Sua misericordia é imensa!
    DEUS TE ABENÇOEE!!!

  23. Tiago 16 de agosto de 2010 às 16:52 - Reply

    Parabens pelo blog Fernando, sempre acompanho… agora como é descrito aqui mesmo no blog, o assunto mais acessado é sobre namoro, gostaria entao de deixar uma dica pra você. Não sei se você conhece este livro do Pastor Myles Munroe:”solteiro,casado,separado e vida após o divórcio”, é simplesmente sensacional!!! aborda os temas de maneira profunda fundamentando na Palavra de Deus, todos os cristãos solteiros que almejam se casar deveriam ler este livro… o Pastor Myles aborda por exemplo um tema muito discutido no blog que é se Deus escolhe ou não um conjuge para as pessoas… além de outras duvidas que sempre aparecem entre os seus leitores.
    Vale a pena de verdade. Que Deus continue te abençoando muito.

    • Fernando Ortega 17 de agosto de 2010 às 13:23 - Reply

      Opa! Valeu Tiagão!!
      Vou ver se eu acho!!
      Abração!

  24. Luana Maciel 15 de setembro de 2010 às 2:09 - Reply

    Fernando agradeço muito ao Senhor aqui, neste momento, por ter um servo tão dedicado as coisas do Pai como tu és. Sou nova no seu blog e estou adorando cada post aqui escritos. Seus testemunhos e experiências de vida estão me ajudando muito. Hoje mesmo passei por esses “desentendimentos” com o meu namorado e isso me preocupou demais, senti no coração que devia agir com calma, e além do mais, a distância atrapalha muito por ele não ser daqui. Poxa…esse post me tocou profundamente, o Espírito Santo ministrou coisas muito fortes no meu coração…obrigado ao Pai e a ti e sua futura esposa por manter esse lindo ministério!! Que o Senhor vos abençoes mt mt e mt mais!! Me sinto muito melhor agora!!Fiquem com Jesus!!!

  25. Felipe Guari 1 de novembro de 2010 às 21:44 - Reply

    Poxa muito bom esse post heim! Minha namorada que me apresentou o blog! Show de bola, Glórias a Deus pela sua vida Fernando!

    Ore por mim !

    • Fernando Ortega 3 de novembro de 2010 às 18:29 - Reply

      Valeu Felipão!
      Abração mano!
      Vitórias!

  26. Ana Carl 4 de dezembro de 2010 às 11:02 - Reply


    Tremendo d+. . . Me abençoou mtoo… e agora vou mudar minha atitudes… obrigada ..Deus abençoe mto vcs. pra q possam ajudar mais e mais casais..
    a paz !!:)

  27. Davi F.M 8 de dezembro de 2010 às 23:35 - Reply

    Obrigado ,apenas isso .Origado Senhor por essas vidas !O maior homem do mundo nao foi o que teve tudo ,mas o que deu tudo que tinha ,vc e fran compartilham dessa alegria ,por que estao dando as pessoas o amor de Deus e isso jamais acaba !

  28. Indara 9 de dezembro de 2010 às 15:32 - Reply

    UUAAAAAUUUUUUU..
    Que post incríívell..
    me edificou muito mesmo..

  29. VaalL 21 de dezembro de 2010 às 16:22 - Reply

    Fernando, execelente post…abriu muito os meus olhos!
    Com ctz agora meu relacionamento vai ser pra honra e glória
    de Deus!..Fazia tempo q não entrava no Bloog…ta melhorr do q nunca!
    Parabénss!

    • Fernando Ortega 22 de dezembro de 2010 às 0:48 - Reply

      Uhuuuuu!!
      Glória a DEUS Val!

      Abração!
      Vitórias!

  30. Denise Lima 28 de dezembro de 2010 às 20:54 - Reply

    Paz do senhor! Acessei o blog hoje pela 1ª vez e fui muitíssimo edificada. Quero que Deus seja o centro na minha vida, no meu casamento…
    Que Deus os abençoe rica e abundantemente.

  31. Maarii 11 de janeiro de 2011 às 11:27 - Reply

    Nooossa…

    “Se o seu relacionamento se resumir em vcs dois (caricias, amassos, etc) vc está vivendo um namorico! Voltem seus olhos a JESUS e faça com q seu namoro adore a DEUS e sirva de exemplo aos demais!”

    Era tudo q eu precisava ouvir hoje!

    ontem, fiquei chateada com o meu namorado pq nos vimos uns dez dias seguidos e só conversamos bastante!! não namoramos nem um pouquinho.. eu falei pra ele que sinto falta disso e ele disse que tambem sente, porém, existem momentos certos pra tudo!
    ai fiquei chateada e ontem a noite pedi pra Deus tirar esse sentimento do meu coração…. pq nao queria qe isso estragasse a semana maravilhosa q eu tive com Ele e com o meu namo por causa disso.
    e hoje, abro a pagina do blog e navegando, achei essa paalavra…

    Muito bom Fernando!!
    que Deus continue te abençoando pra vc nos abençoar!!

    fique com Deus =)

  32. Esther 15 de fevereiro de 2011 às 13:48 - Reply

    Tem uma ministração do Paul Washer num casamento, muito boa e interessante… sobre, diferenças e o propósito de Deus para o casamento, enfim… lembrei quando li…

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2010/11/paul-washer-o-proposito-do-casamento-destruindo-visoes-populares-de-felicidade-conjugal/

    Vale a pena ver!

  33. Carolina Fontes 22 de fevereiro de 2011 às 22:44 - Reply

    muito bom esse post, ter a aportunidade de aprender, sobre o relacionamento que realmente agrada á Deus é um privilégio, e sou grta primeiramente á Deus por essa oportunidade, e pela vida de vocês do não morda a maça, por estarem dispostos a nos ensinar aquilo que primeiramente Deus ensinou a vocês, buscar a presença de Deus no relacionamento é algo que realmente agrada muito o coração de Deus,
    Abraços .

  34. A's 3 de março de 2011 às 19:47 - Reply

    Beem, estou meia brigada com meu namorado, por coisas futeis, queria um salmo pra eu poder mostra pra ele que nao adianta brigar e que isso nao e de Deus e tal, porque Deus me confirmou que a nossa uniao era da vontade dele, agente sempre briga por coisas mtmt bobas
    beijos

  35. Karina 2 de maio de 2011 às 18:26 - Reply

    Gente, fiquei tão feliz em encontrar não morda a maçã *—-*
    esse post abençoou mto a minha vida. Fico feliz em poder enxergar as coisas com outros olhos agora! que Deus continue te abençoando com tamanha sabedoria! Sigo no twitter e gosto muito!
    abraços
    fica na paz do Senhor!

  36. Bruce 2 de maio de 2011 às 18:32 - Reply

    Muito bom post! Deus te abençoe!

  37. Glauce Santiago 2 de maio de 2011 às 18:43 - Reply

    Amei o post. Realmente é assim. Deus é primeiro LUGAR e as outras coisas vão se achegando..

  38. Américo leal 2 de maio de 2011 às 19:27 - Reply

    *Nossa adorei essa mensagem, apesar de no momento eu não estar namorando eu aprendi muito ao ler essa mensagem, oro a Deus que ele me envie uma pessoa verdadeiramente de Deus e já sei que quando achar a pessoa certa,saberei trata-lá da maneira certa. Quero dizer que Deus possa te abençoar mais e mais de uma forma sobrenatural, amém !

  39. David 10 de maio de 2011 às 9:52 - Reply

    valeu Fernando! palavra abençoada
    primeira vez comentando e tenho que dizer
    aprendo muito c vcs.
    Deus tem me abençoado muito com o NMM.
    que o PAPAI te abençoe muito e a Fran também!
    abraço!

  40. nozipho manjate 26 de maio de 2011 às 10:35 - Reply

    oi fe, eu sou envagelica da igreja Ministerio Evangelho em Accao-Mocambique na Africa. Foi tao bom ler o que Deus tem te revelado. Eu e meu namorado brigavamos muito,agora resolvemos adorar mais a Deus, e esta sendo mt gratificante. Deus e’ bom e maravilhoso & para k a caminhada nao seja solitaria coloca sempre uma companhia do lado. K Deus ricamente o abencoe.

  41. Iara Kelle 30 de maio de 2011 às 17:47 - Reply

    Oiii Fê, esse post é pra mim.

    Terminei o meu namoro recentemente.
    Hoje vim aqui ver o blog e vi esse post.

    Acredito que vai me ajudar muitooo..

    Bjins a todos…

    Esse blog é 100000000000000

  42. Kah 19 de agosto de 2011 às 18:28 - Reply

    AMEEEEEI esse post, preciso ler bastante pra fixar e por em prática, pq tá difícil rs

    Que Deus abençoe o namoro de vcs cada vez mais. beijos :*

  43. Ariela 28 de outubro de 2011 às 16:49 - Reply

    Olá, seus posts tem edificado muito a minha vida, estou aprendendo muito. Acredito que seja assim, nos erramos, admitimos o errou e tentamos concerta-lo. Nunca é tarde, mesmo que seu namoro tenha terminado, com ctz vc irá aprender para os próximos relacionamentos…O segredo é colocar Deus como o foco de tudo, quando sem perceber desviar esse foco…PARE, ORE, JEJUE, REFLITA, PEÇA PERDÃO e comece tudo outra x!!! bjinhus internautas

  44. Matheus 29 de fevereiro de 2012 às 17:05 - Reply

    Boa tarde,e o que o amigo me diz, quando os dois eram da mesma igreja (assembléia) depois nos separamos por muitas brigas, nesse 1 ano e meio longe, fui pra outra igreja, e agora, estamos juntos a 1 ano e 7 meses, porém, cada um na sua igreja, e os dois tem cargos nessas igrejas, estamos de casamento marcado para o fim do ano, o que você me diz sobre isso?

    • Fernando Ortega 1 de março de 2012 às 11:45 - Reply

      Olá Matheus,
      Não conhecemos pessoalmente a vida e a história dos dois, por isso não podemos opinar.
      Recomendamos a procura de um líder que conheça vocês.
      Forte abraço!

  45. Nadia 2 de abril de 2012 às 13:25 - Reply

    Boa tarde Fernando
    Eu queria muito o email de vocÊs.
    Vocês podem me passar?

  46. Lílian Silva 14 de junho de 2012 às 2:26 - Reply

    Simplesmente TREMENDO !

  47. Cher 1 de março de 2013 às 10:39 - Reply

    Nossa meu.. Valeu Fer.. valeu mesmo… Me ajudou demais!! E vamos tentar!! huahau
    Tenho mesmo sido muito falha.. tenho muita coisa para mudar no meu namoro! E esse negócio que você falou de fome+sono+ dor-de-cabeça.. tb sofro desse mal! rsrs..

    Obrigada por compartilhar tão abertamente as experiências que vocês passam.. vc e a fran.. e nos edificar tanto!!

    Deus siga te abençoando e usando poderosamente!

  48. Daniele 6 de outubro de 2015 às 12:02 - Reply

    Meu Deusss,que bênção! A primeira vez que li o seu post,cheguei na empresa muito triste,e quando foi a internet depois de ter lido a lição sobre relacionamento,muito me alegrei e chorei diante de tudo que DEUS falou comigo aqui,decide muita hoje e busca a face do SENHOR.

    DEUS TE USE A CADA DIA MAIS VASO DE DEUS.

  49. Jéssica 26 de setembro de 2016 às 11:12 - Reply

    Excelente! Estava desesperada com as brigas e não sabia mais o que fazer. Já chorei muito nos pés de Deus, mas precisava de palavras como essas que parecem que vieram quentinhas dos céus mesmo após tanto tempo a serem escritas. Hoje vou conversar com meu noivo e vou pedir que ele leia esse post antes de qualquer conversa e depois com calma e mansidão vamos conversas.
    Que Deus continue abençoando a vida de vcs e os usando poderosamente. Fiquem com Deus e mais uma vez obrigada

  50. Tatiana Anjos 16 de fevereiro de 2017 às 7:34 - Reply

    Obrigada por compartilhar! Me edificou! Vou compartilhar com meu namorado. Um abraço irmão.

Deixe um comentário »