Dia dos Namordados: As 5 Linguagens do Amor

Fernando Ortega 12 de junho de 2010 28

[reupado!]
Há algumas semanas postei sobre “o tanque do amor” e a Fran me lembrou das 5 linguagens do amor. Onde aprendemos isso? Em um livro chamado “as 5 linguagens do amor” (tadaaaaa). É um livro q recomendo a todos q qerem aprender a se comunicar segundo a linguagem do seu cônjuge!

O autor deste livro identificou que todas as pessoas possuem uma forma específica de amar e se sentirem amadas. Quando você descobre como seus pais, irmãos, tios, avós, se sentem mais amados e a forma como eles demonstram que te amam, fica bem mais fácil perceber as diferenças, de reconhecer o amor dos outros e de demonstrar todo o seu carinho da forma que as pessoas gostariam de receber.

comunique

As vezes, vc acaba tendo pequenas discussões com sua/seu namorada/o pq não sabe a linguagem de amor dela/e. As vezes a linguagem de vcs é diferente! Por isso, assim como em um idioma, é preciso dedicação e treino para aprender! As vezes vc “falará com sotaque” e a pessoa vai perceber mas, isso fará com q ela note q vc está se esforçando para mostrar seu amor por ela. Com o treino, vc se tornará fluente!

As Cinco Linguagens do Amor são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes.

Bom, agora vamos a previa de cada linguagem:

79754913TOQUE FÍSICO: O toque físico é uma das formas mais fáceis de perceber o amor. Você abraça quem é importante para você? Você gosta de andar de mãos dadas com aqueles que você ama? Você fica feliz ao ver receber um carinho na cabeça, nos cabelos ou nas mãos? Geralmente esta é uma das primeiras formas de comunicar amor que aprendemos. Você já reparou que as crianças amam dar beijos e abraços? Ao fazer isso elas estão dizendo que amam mesmo sem falar nenhuma palavra. Se você respondeu sim às perguntas acima, provavelmente esta é a sua primeira linguagem: a forma como você demonstra que ama e como gosta que as pessoas demonstrem que te amam. Pare e pense: você conhece alguém que sempre procura te abraçar, que conversa encostando, tocando em você? Se a resposta é sim, provavelmente esta é a forma que essa pessoa está dizendo que você é importante para ela, mesmo que ela nunca use as palavras para isso.

tempoTEMPO DE QUALIDADE: O tempo de qualidade significa o tempo que você dedica exclusivamente a alguém, sem ter outras distrações por perto. Por exemplo, o tempo que vocês se dedicam à conversa, a assistir um filme juntos, a ver fotografias, a tomar um café, etc. Se você se sente importante, amado, quando alguém abre mão de fazer outra coisa simplesmente para passar tempo com você, provavelmente essa é a sua primeira linguagem. Ao mesmo tempo, se alguém exige sempre a sua presença, e de forma até exclusiva, essa é a principal forma que essa pessoa encontrou para dizer que te ama. Na Bíblia podemos achar um exemplo de alguém que tinha essa como primeira linguagem. Maria, irmã de Madalena, amava ficar aos pés de Jesus. O prazer dela estava em simplesmente ficar ali. Era dessa forma que ela dizia ao Mestre que o amava.

servicoATOS DE SERVIÇO: Sabe aquelas pessoas que se empenham em fazer tudo para agradar? Que chegam a sua casa e lavam a louça, se alegram em ajudar a arrumar o armário e sempre estão prontas a oferecer aquela mãozinha? Essas são as pessoas que têm como primeira linguagem de amor atos de serviço. Ou seja, para elas, o amor está relacionado ao fazer. Há um bom exemplo sobre isso na Bíblia. Você se lembra de Marta, irmã de Maria e Lázaro? Ao saber que Jesus se aproximava, ela sempre se preparava para servi-lo. Fazia comida, organizava a casa e estava sempre envolvida com alguma atividade. Essa é uma linguagem muito bonita, porém é preciso compreender que as pessoas devem amar e ser amadas não pelo que elas fazem, mas sim por quem elas são.

afirmacaoPALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: Muitas pessoas precisam ouvir que são importantes, que são lindas, que são inteligentes, que são competentes e divertidas. Isso significa palavras de afirmação, ou seja, a manifestação verbal de sentimentos. Da mesma forma, existem pessoas que sentem a necessidade de dizer sempre o quanto amam seus amigos, o quanto eles são importantes, o quanto são legais. Ao fazer isso, está se demonstrando que palavras de afirmação é a forma de comunicar seu amor. E existem pessoas que precisam dessas palavras para se sentir importantes. Para elas não basta alguém passar tempo, dar presentes ou abraços, elas precisam ouvir o que os outros pensam. Se este é o seu caso, palavras de afirmação provavelmente é a sua primeira linguagem.

presentePRESENTES: Quem gosta de ganhar presentes? Todo mundo. Quem gosta de dar presentes? Nem todos. Presentes é uma linguagem peculiar e não está necessariamente ligada ao valor. Por exemplo, muitas crianças fazem desenhos lindos para os pais, irmãos e tios. Para elas, esses papéis coloridos são preciosos presentes, uma forma de dizer que amam e se importam. Muitas meninas adoram gastar tempo pensando em coisas criativas para presentear: surpresas, cartazes, fotografias, entre outras coisas. Se você é do tipo que sempre que viaja pensa em trazer lembranças para seus amigos, que nunca se esquece de comprar um presente nos aniversários, e que até mesmo se desaponta quando as pessoas se esquecem de te presentear, provavelmente esta é a sua linguagem.

Conseguiu identificar a sua principal linguagem? Conseguiu identificar à das pessoas que moram com você? Aprender a se conhecer e conhecer as pessoas é muito importante. É importante também você comunicar às pessoas como você gostaria de ser amado, qual a sua primeira linguagem, aquilo que o faz se sentir único. Para isso é importante desenvolver também a comunicação com a sua família.
Pense nisso e comece hoje mesmo a amar seus familiares da forma como eles se sentem amados!

São 3 as sugestões p/ se descobrir a primeira linguagem do amor:
1. O q seu namorado(a) faz, ou deixa de realizar, q mais te magoa? O oposto a isso é, provavelmente, sua linguagem do amor.
2. O q vc mais solicita dele(a)? Aquilo q mais requisita dele(a), é provavelmente o q faz vc sentir-se mais amado.
3. Qual a forma mais frequente de vc expressar amor a seu parceiro? Essa pode ser uma indicação de q através da mesma, tbm se sentiria amado.

Faça um “ranking” das linguagens. É possível tb q mais de uma linguagem seja a sua.

É isso ae! Um feliz dia dos namorados pra vcs! Q o SENHOR abençoe poderosamente vcs como casal separado para ELE!

Obs. A Fran está mandando um abraço pra vcs.

Clique na imagem e compre o Livro!

VITÓRIAS!!
No amor de JESUS,
Fernando Ortega.

28 Comentários »

  1. Thiago Azevedo 15 de junho de 2009 às 11:04 - Reply

    Fala Fernando!

    Parabéns pelo seu blog,

    tem um selo para você no Descanso da Alma, pegue no link http://descansodaalma.blogspot.com/2009/06/selo-blog-e-para-vida-toda-100-ibope.html.

    Parabéns e fique na graça

  2. Juh Pimentel (Boneka Juju) 17 de junho de 2009 às 11:37 - Reply

    Nossa… qt tempo não visito seu cantinho aqui… Tá de casa nova, né? Não sei se lembra, mas estou até te devendo um post… Conversamos no MSN sobre isso…

    Menino… Sabe o q é interessante?? Eu dei esse livro (As 5 linguanges do amor) de presente pro Allan no dia dos namorados!!! Estamos lendo juntos… (eu já havia lido). É realmente uma leitura edificante!!!
    Tbm recomendo! Abraço e muuuitas bençãos pra vc e pra Fran!

  3. Marco 19 de junho de 2009 às 13:33 - Reply

    Putz, li cada linguagem dessa [/fora a dos presentes, por que ainda não convém fazer isso =x ] me identificando com uma situação atual. E sei la, é algo grande que tem aqui dentro. As vezes até ‘temo’ fazer mais por ela do que pra Deus =x
    O que tenho feito agora é colocar nas mãos de Deus todo sentimento no lado ‘espiritual’ pra Ele poder confirmar se o que sinto mesmo é dEle e pedir pra tirar também esse ‘medo’ de ‘deixar Ele de lado’.
    Enfim..escrevi mto bla bla bla ja =x

    ótimo post esse, ajuda a gente a identificar algumas situações que passam despercebidas, mas..além de perceber isso ae, temos que ter algo pra nos ajudar né..Discernimento. ATé por que..se uma pessoa ler isso ae e sair encaixando isso em situações do dia a dia, ele pode levar isso além do amor paterno, materno, etc..E sair confundindo as coisas com as ungidas de Deus ae..aushdaau

    [/nossa que comentário mais ‘away’ esse meu =x]

    Fique com Deus!
    Abraços =)

  4. André 29 de junho de 2009 às 11:52 - Reply

    Pow Kara..
    Valew….Estava precisando dessas dicas, minha namorada e eu vamos nos atentar mais..
    Valew

  5. Lígia 4 de julho de 2009 às 0:23 - Reply

    Amado irmão Fernando
    Louvo a Deus por sua vida,fui muito edicada com os textos do deu blog e com certeza vou recomenda-lo aos meus amigos.
    Que Deus possa continuar te abençoando rica e poderosamente!!!!

  6. Érica 12 de setembro de 2009 às 11:25 - Reply

    Uma benção seus posts Fernando, mesmo mesmo…

    Já indiquei prá todos meus amigos, pensa que tem tenho aprendido demais com todas as suas palavras.

    Abraços

  7. kah 14 de fevereiro de 2010 às 1:27 - Reply

    Fernando, vc poderia me passar seu msn?
    Tenho muitas duvidas ainda…

    • Fernando Ortega 14 de fevereiro de 2010 às 11:12 - Reply

      Oi Cá!
      Eu acabo de adicionar no meu messenger esse e-mail q vc usou para comentar.

      Abração!

  8. joyce 12 de junho de 2010 às 13:50 - Reply

    É..agora fiquei em dúvida!!!
    Todas são as minhas linguagens!!!
    sahdisudhsd
    aff…to lendo o livro “as cinco linguagens do amor de Deus!”
    vamo ve se no final acabo identificando…
    Deus abençoe, e continue usando seu blog!!!

    http://mgajuventudemissionaria.blogspot.com/2010/06/santidade.html

    fica na paz!

    • Fernando Ortega 14 de junho de 2010 às 12:42 - Reply

      Hahahah!!!
      Dá uma lida no livro q com certeza vc irá se identificar! ;)

      Abração!!!

  9. Cleyder Santos 12 de junho de 2010 às 17:30 - Reply

    adoro seus posts Fernando, estão sendo uma benção.

    só q ainda tenho duvidas sobre algumas coisas, e precisava de ajuda,

    principalmente pra saber se um namoro é de Deus ou não.
    Estou passando por momentos mtos dificeis na minha vida amorosa,
    e gostaria mto que vc me ajudasse.
    se tu tiver msn pod me passar?

    que Deus continue abeçoando a você e a familia NMM,
    tenho sempre acompanhado os posts aki.

    fiquem na paz do Senhor

  10. luana 12 de junho de 2010 às 18:10 - Reply

    Muitoo Bom!!! Descobri esse livro a um ano atrás e apesar de não ser casada e nem tá namorando me interessei bastante pelo ponto de vista do Gary. Vale a pena tbm conferir as CINCO LINGUAGENS DO AMOR PARA SOLTEIROS. O livro é muito gostoso de se ler e vc vai aprendendo muita coisa com o próprio testemunho das pessoas no livro, sobre quais os proprositos do casamento, namoro, família,amizades, além de ficar viajandon nas linguagens que as pessoas com quem vc convive recebe. Não é muito fácil colocar em prática qndo a pessoa fala um linguagem q não é a sua…demonstrar amor através de atos que não são tão confortáveis pra vc pra mim tem sido um grande desafio…. que espero poder vencer ;). Abraçãoo Famíliaaa NMM_vc’s são benção nas nossas vidas.

  11. Dani 12 de junho de 2010 às 19:33 - Reply

    Po… Sacanagem republicar nesse post HOJE cara, justo no dia 12! AUHaUHaUHaUHaUH

    Mas tá bom, Deus abençoe vcs NMM!

    Abraços

    • Fernando Ortega 13 de junho de 2010 às 14:49 - Reply

      Oi Dan!!!
      Ahhh!! Tem misericóridi de mim!!!
      Essa semana tive prova tdos os dias e ainda precisava preparar a palestra de Jacupiranga…..
      Mas calma ae q em breve vai ter post novo sobre namoro!

      Uhuuuu!!
      Abração!
      VITÓRIAS!

  12. Juliana (jacupiranga) 14 de junho de 2010 às 0:10 - Reply

    Oieee Feh
    quanto tempo…hehe
    Estou craque nas 5 linguagens do Amor^^

    Quem esteve na palestra aki em Jacu… pode até fazer o teste
    mtoo legalll

    Vlw Feh por sua presençã akiii foi bençãooooo…..

    Abrços Familiaa

    • Fernando Ortega 14 de junho de 2010 às 12:26 - Reply

      Uhuuuuuu!! Glória a DEUS Juh!!!
      Abração!!

  13. igor felipe 15 de junho de 2010 às 22:33 - Reply

    ae mano mesmo depois da palestra aki tive q ler esse post
    muito bom mesmo……
    que Deus abençoe vc e seu namoro ai….
    abrass

    • Fernando Ortega 17 de junho de 2010 às 16:29 - Reply

      E ae Igor!!
      Valeu mano!!!
      Tamo junto!!
      Fica com DEUS e valeu por participar!!

      Abração!

  14. Sybil Isabel 15 de junho de 2010 às 22:51 - Reply

    Já tinha lido esse livro… ele me ajudou bastante.
    Eu sou 80% tempo de qualidade e 20% toque físico!! rs….
    Vale a pena ler esse livro, se descobrir um pouco e descobrir como agradar quem a gente ama!!!

    RECOMENDO!!!
    =**

  15. William Felismino 18 de junho de 2010 às 16:51 - Reply

    Nossa… Surpreendente!!!
    Esse blog é mesmo a luz no fim do túnel pra mim.

    Valeu Fernando. Bençãos sem medida pra você!!!

  16. lauda valério 22 de julho de 2010 às 12:30 - Reply

    Gostei do que li!
    contnue! força
    Me ajudou em saber como amar e as formas de amar!
    obrigado! Abraço!

  17. Bruuna 27 de julho de 2010 às 17:03 - Reply

    caara, a-meeeeeeeeei a dicaa
    vou ver agr se consigo melhorar a minha relação no meu namoro :\

    beeeijo
    e Deus contigo!

  18. thay... 25 de abril de 2011 às 1:31 - Reply

    Legal.Assim q arrumar uma grana vou comprar o livro.rsrs.Gostei muito.Abraços!Paz…

  19. Fernando Ortega 17 de junho de 2009 às 12:22 - Reply

    Olá Juh!!
    Quanto tempo mesmo moça! Pois é vc viu? Casa nova!!! Hehehe! Glória a DEUS!
    Esse livro é manero mesmo!!!
    Valeu!! DEUS te abençoe poderosaemnte tb! A vc e a seu boyfriend!
    Adicionei seu blog nos meus amigos!!!
    Obs. Estou esperando seu post!!! :D

  20. Fernando Ortega 4 de julho de 2009 às 0:47 - Reply

    Glória a DEUS Li!
    Fico muito feliz em poder ser usado para te abençoar!! :D
    Valeu pelas recomendações!
    Abração!
    Vitórias!

  21. Fernando Ortega 12 de setembro de 2009 às 13:37 - Reply

    Glória a DEUS Eri!!
    Valeu!
    Fico feliz por estar te abençoando!!!

    Abração
    VITÓRIAS!

Deixe um comentário »