Qual é a Graça?

Lenara 26 de maio de 2010 21

A graça é que, aceitando vc ou não, nós vivemos na Graça. Mas isso não é palhaçada, quer brincadeira vai no playground, pq a Graça é séria (a foto do palhaço foi só pra chamar sua atenção, e tmb pq adoro clowns hehe).

Vamos falar de Lei (“Blá, deve ser chatinha”). Mas tmb vamos falar bastante de Graça (“Uoba”). Quero ser bem dinâmica hj, pra vc entender de uma maneira simples e direta sobre um assunto que mó galera ainda não captou. A parábola do vinho novo em odres velhos vai nos ajudar muuito nesse post. Eu super recomendo que vc pegue sua bíblia, pq eu não vou ficar colando todos os textos aqui… quero estimular em você o habito do “folhear” sua bíblia sempre, abrir, marcar, LEEER. Hehehe. Vamo lá:

Mateus 9:16-17


O que é Vinho novo? Evangelho da Graça (revelado em Jesus)

O que é Vinho Velho? Lei (revelada em Moisés) João 1:17

Jesus veio a este mundo e Ele era simplesmente TUDO o que a gente precisava.

“É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus…” Hebreus 7:26-27

A Lei deixou de ser externa, e entrou. Em Jesus, elas estão no nosso coração [“Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração..." Hebreus 8:10]

“Chamando ‘nova’ esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer.” [Hebreus 8:13]

Entenda que os elementos da estrutura religiosa (Lei/antigo testamento) devem ser tratados como úteis, mas não essenciais. O que a Palavra fala aqui é isso, se está “antiquado” pode desaparecer a qualquer momento, ou seja, não é essencial. É útil – se não, não seria parte da Palavra de Deus (2Tim 3:16) mas não é indispensável.

Se vc procurar no Google (falei q era um post dinâmico e não sopa de minhoca, hehe) a foto de um odre, vc poderá ver melhor a estrutura desse negócio com nome esquisito. Quando faziam vinho há muuito tempo atrás, era comum colocar o suco de uva em um “odre” novo. À medida em que o suco fermentava, liberava gás que, por não ter por onde escapar, ia enchendo o odre e, com a pressão, esticando o couro. Não é preciso dizer que ao fim do processo o odre estava maior. Porém não poderia ser usado novamente da mesma forma pois a elasticidade do couro teria chegado ao limite. Se fosse colocado ali suco de uva ou vinho novo ainda em fase de fermentação, fatalmente o odre se rasgaria com a pressão.

Se VINHO NOVO é o Evangelho da graça de Jesus Cristo, a Nova Aliança, quais seriam os odres novos? A expressão “odres novos” pode significar duas  coisas, senão as duas.

(1) Um novo paradigma de pensamento

A Lei revelada em Moisés estava baseada no princípio de causa e efeito e da justiça retributiva, isto é, recompensa pela obediência e punição pela desobediência. A Lei não gera *relacionamento*, ela é apenas uma forma de nos tornarmos conscientes de nossa injustiça e de nossa incapacidade de obedecer a Deus em plenitude.

“ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado” [Romanos 3.20]

“não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: ‘Não cobiçarás’”[Romanos 7.7]

Mas quando entra o VINHO NOVO (Evangelho da Graça) começamos a criar um relacionamento com Deus, o que jamais seria possível se fosse baseado em nossas virtudes, mas baseado na GRAÇA, em Jesus, esse relacionamento é possível e maravilhoso. (leia [Romanos 3.22-26 e Efésios 2.8,9)

Então o vinho novo é : não mais a justiça retributiva segundo a prescrições da Lei, mas o favor imerecido segundo a graça de Deus.

(2) Uma nova dinâmica de espiritualidade

A aliança celebrada na Lei de Moisés estava baseada em quatro pilares: CULTO, SACERDORES, SÁBADO E TEMPLO.

Bolei uma tabelinha pra mostrar pra vocês passagens da Bíblia que mostram como rolava isso na VELHA ALIANÇA (antigo testamento) e como a NOVA ALIANÇA se posiciona sobre esses quatro pilares.

Eu não quero aqui, de maneira nenhum desmerecer o Antigo Testamento, tanto que estou estudando e fico impressionada com o tanto de riqueza escondida nele. No Novo testamento digamos que essas riquezas estão mais a mostra…  por isso as pessoas preferem, os valores ministrados no NT são mais aplicáveis, fato. Mas no AT vemos, entre outras coisas, como os elementos da antiga aliança serviram de figuras e guias na direção de Jesus. TUDO aponta pra Jesus, pra vinda dEle, é fascinante. Nele (AT) vemos a transição do particular (Israel, culto, sacerdotes, sábado e templo) para o universal a-temporal (Igreja, composta por todos os povos, todas as atividades, de todos os cristãos, todos os dias, em todos os lugares).

Jesus não rasgou só um véu, Ele rompeu fronteiras, quebrou vasos e limites. Quando eu falo que ser cristão é quebrar tudo, é a isso que me refiro. Sair de tudo que limita e estender a mão pra alcançar algo que já é nosso, pois Jesus conquistou.

A graça de Deus é a boa noticia pra quem está desesperado. Quem está desesperado? Aquele que honestamente tenta obedecer a Deus e vê que não consegue. Eu. Você. Pecadores. Você consegue obter o favor de Deus através da suas virtudes? Nem eu. Me abraça brother, tamo junto.

Semana que vem tem mais sobre essa tal da Graça. Beijos!

21 Comentários »

  1. Duda Borges 26 de maio de 2010 às 10:33 - Reply

    “Quem está desesperado? Aquele que honestamente tenta obedecer a Deus e vê que não consegue. Eu. Você. Pecadores. Você consegue obter o favor de Deus através da suas virtudes? Nem eu. Me abraça brother, tamo junto.”

    Sinta-se abraçada, rs tamo junto. ;D

    Deus abençõe!

  2. 26 de maio de 2010 às 11:08 - Reply

    Baaaah! Que benção de post!
    Que Deus abençõee!
    E vamo viver sempre na GRAÇA do Senhor!
    Beeeijos!

  3. JOEL 26 de maio de 2010 às 12:22 - Reply

    Belo post é verdade o inimigo tenta nos envergonhar e nos enganar mas mas temos essa esperança samos salvos pela graça e pela peseverança amem apaz …..

  4. 26 de maio de 2010 às 14:13 - Reply

    Tua graça me basta!!? como diz a música… maravilha pensar sobre a graça de Deus…

    Muito massa a interatividade… bíblia na mão..hehe..

    • Lenara 26 de maio de 2010 às 18:29 - Reply

      Biblia na mão seeempre gata! É espada, e guerreiro tem q estar armado :D

  5. douglas 26 de maio de 2010 às 15:14 - Reply

    O maior presente que poderiamos receber já é nosso. Se hj estamos aqui, se hj podemos falar com Deus, e tudo por sua graça e misericórdia. Deus é lindão o//. Meu pastor disse em um apregação que não são com virtudes ou talentos que poderemos comover a Deus, são as nossas atitudes que atraem o olhar do Senhor, Deus sondas os nossos corações, palavras nem sempre adiantam. Tenhamos atitude!. Fica na paz abençoada. Estamos todos no mesmo barco, por isso que devemos orar uns pelos outros kkkkkkkkkkkk. Tamo junto.

    • Lenara 26 de maio de 2010 às 18:29 - Reply

      sim sim, Ele vê a intenção o

  6. Lucas Santos! 26 de maio de 2010 às 18:34 - Reply

    Lê simplismente fantastico o seu post.
    Estou fascinado sinceramente…
    Pra falar a verdade sei nem o que comentar, só sei que gostei demais kkkkk’.
    E eu fiquei sem entender pq não tinha o terceiro significado. Mas é pq proxima semana tem mais né ?? kkkk’
    Estou curioso pra lê o proximo.

    Fica na Paz do Senhor!

    • Lenara 26 de maio de 2010 às 19:19 - Reply

      sim sim, semana q vem tem mais :]
      que bom que gostou lucas! Glória a Deus o
      beijãão, paz!

  7. Mayla 26 de maio de 2010 às 23:15 - Reply

    aaa Lêê.. é benção o post dinâmico, foi intrigante folhear a bliblia buscando as palavras que o Senhor nos responde!

    Fascinante.. quero mais. Quão importante é sabermos disso.
    TAMO JUNTOOO!

    beijo floor. Deus abençõe. téé semana que vêm (:

  8. Carlos 27 de maio de 2010 às 1:11 - Reply

    Tremendo !!
    Que Deus te abençoe !

  9. Camila Vieira 27 de maio de 2010 às 17:56 - Reply

    A cada semana seus posts me surpreendem, Lê.
    Deus continue te usando, menina! :)

    TAMO JUNTO (y)

    Bjo

  10. William Felismino 28 de maio de 2010 às 13:39 - Reply

    Arrazou!!!

    Explicadinho…
    Nos míííííínimos detalhes!!! Valeu!!!!

  11. Andre Felipe 28 de maio de 2010 às 17:18 - Reply

    hoôôwww!
    :D

    Verdadeiramente entendemos muita coisa do NT. mas tem muitas coisas ocultas.. que só entenderemos quando cair de ponta o VT.

    é como um filme.. “se vc pega ele pelo final, pode até entender algumas coisas, mas nao vai entender completamente”

    Glória a Deus pela sua vida Lê!!!
    que Jesus te Abençoe muito!! abração!! ;*
    Vitórias!

  12. ThAtA 31 de maio de 2010 às 11:54 - Reply

    A Graça dEle eh tudo na nossa vida!!!!

    Benção de post Le…Q Deus continue te abençoando…

    Abração pra toda Familia NMM

    =D

  13. Gui Kannenberg 1 de junho de 2010 às 11:40 - Reply

    Olá Lenara…

    Achei excelente sua iniciativa de abrirmos as Bíblias, pois por diversos momentos o NMM acabava nos trazendo tudo de uma forma fácil e “mastigadinha”, sem esforço. O que se torna ruim se basear apenas no Blog, pois sei que a essencia está na Bíblia.

    Mais uma vez quero te parabenizar pelo estudo e pelo seu grande conhecimento demonstrado em seus estudos, trazendo aquele fato que nos parecia muito teológico em uma forma simples, prática e de fácil entedimento e também por apresentar um português correto, assim quando lemos e depois escrevemos perdemos manias de escrever da maneira “Internetês”

    Que Deus te use, capacite e abençoe cada dia mais.

    Grande Abraço

    • Lenara 8 de junho de 2010 às 13:51 - Reply

      No português ainda fico devendo bastante gui, confesso que o internetês ainda me influencia na escrita, e muito! heheh, mas aos poucos a gente vai melhorando!
      Muito obrigada pelas palavras, um bjão pra vc!
      Deus te abençoe, continue com a gente!

  14. Fabio Faith 2 de junho de 2010 às 15:10 - Reply

    Excelente e bem dinamico!!

  15. Joisy 3 de junho de 2010 às 21:37 - Reply

    OooOOoo GLÓRIAAAAA, por esta GRAÇA, MARAVILHOSA GRAÇA, que vem somente do PAPAI.

    Muito boooom!!!

  16. Miriã Aguiar 10 de julho de 2011 às 19:10 - Reply

    Lê, só tem uma coisa que não entendo o que é: a Lei. “O que é estar debaixo da Lei ou não estar?”
    E mais um montão de coisas em relação a essa tal Lei ainda não entendo. Tenho pesquisado na bíblia… mas ainda nada de entender.
    Beijão, vlw pelo post.

  17. Fabiane Figueró 2 de outubro de 2012 às 14:37 - Reply

    Para nossa meditação…"Samira Figueró Sanz, Andre Ladislau, Carlos Reis, Karen Gouveia, Noemi Hellen, Layla Santoos, Rafael santos, Beatriz Bernado, Lucas Dionel, Lucas Santos, Lucas Lourenço, Dayane Brum, Vitor Paranhos Silva Pantaleão, Thamara Kelly, Leça Queli, Jéssica Brum, Jessika Arguelho, Larissa Barros, Natália de Oliveira, Mellory, Silvia Rosana"

Deixe um comentário »