Visão de um discípulo

3 de março de 2010 46

“…Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.” Marcos 8:34

Este é o convite de Jesus para quem quiser ser seu discípulo. Essa palavra e seus derivados (discipulado, discipulador, etc) estão tão populares nas igrejas hoje, que eu penso que, como a maioria dos clichês, faz-se perder um pouco do real significado.

Você se considera um discípulo?

Se a sua resposta for sim, após ler esse artigo, leia Marcos 8:34 de novo, ore a respeito e responda você mesmo pra Jesus, o que é que você tem feito com esse chamado, e ouça o que Ele te disser sobre o que fazer para mudar.

Discipulado é mto mais do que alguns imaginam. Não é comprar uma apostila, assistir algumas aulas e sair com o certificado. Aah, mas não é mesmo.

A proposta é: feche-os olhos e imagine-se lá na cruz. Agora abra os olhos e olhe bem pra todas as pessoas que estão a sua volta. A multidão que te espancou, cuspiu na sua cara, fariseus dando gargalhada do seu estado.

O que você vê?! A resposta é: Você enxerga todas as pessoas do mesmo ponto de vista.

Aliás, essa é a proposta, mas vc enxerga-os do mesmo ponto de vista? Você, fulano de tal, qndo passa por alguma situação humilhante, quando tem sua segurança pessoal ameaçada, quando é ferido emocionalmente, enxerga as pessoas pelo mesmo ponto de vista? Ou nessa hora você “desce da cruz” um pouquinho?

- O crucificado só pode olhar em uma única direção, por isso ele vê todas as pessoas como iguais. Sim, eu estou falando de cruz em relação as pessoas, pq cristianismo pra mim tem a ver com relacionamento, não com religião/regras/rituais. Jesus não veio nos passar uma lista de ordens, ele veio mostrar como nos relacionar com Deus e com as pessoas. E se eu estou crucificado com Ele só tenho UM ponto de vista em relação às pessoas: todos são melhores do que eu. Sim, repito: MELHORES do que eu, TODOS.

“…sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos” (Filipenses 2:3)

- O crucificado sabe que não tem reputação, por isso ele pode ser autêntico/honesto

“Eu joguei tudo fora como se fosse esterco, a fim de poder ganhar a Cristo” (Filipenses 3:8)

Ou seja, a CRUZ coloca o discípulo na perspectiva correta. Todos nós merecíamos ir pra lá, + o único que não mereceu foi, para que nós não tivéssemos que ir.

Cristianismo sem cruz não é cristianismo.

Algumas religiões como o budismo são centrípetas, mas o cristianismo é centrífugo: ele se propaga. Pois o círculo é perfeito e infinito em sua natureza, mas é  fixo pra sempre em seu tamanho; ele nunca pode ser maior ou menor..

Mas a cruz embora tendo no centro uma colisão e contradição (morte gerando vida), pode estender seus braços eternamente sem alterar sua forma. Por ter um paradoxo no seu centro ela pode crescer sem mudar. O circulo retorna sobre si mesmo e está encarcerado. A cruz abre seus braços aos quatro ventos, é o poste de sinalização dos viajantes livres.

Meu amigo, o fato de você ser salvo já te deixa no lucro, jamais poderemos pagar o que Jesus fez, então pega esse seu orgulho e decida o que fazer com ele, porque ou é ele nas suas costas, ou a cruz.

Os dois não cabem no mesmo espaço.

Uma ótima semana a todos!

46 Comentários »

  1. Davi 3 de março de 2010 em 13:02 - Reply

    Concordo perfeitamente! O amor, o sacrifício estão ligados diretamente a “ser um discípulo de Cristo”. É esse entendimento que devemos despertar nas pessoas que se dizem cristãos!
    Tenho sido tremendamente ministrado através desse blog! Continue deixando o Espírito te conduzir!
    Grande abraço fera!

    • Lenara 10 de março de 2010 em 1:51 - Reply

      ééé, cristianismo não é nada conforto. é sacrifício puro!
      Deus te abençoe Davi
      beijão

  2. Suellen de Souza 3 de março de 2010 em 13:57 - Reply

    Lê,gostei mto do post.

    A cada dia devemos negar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir ao Senhor. A renúncia dói, mas vale a pena. Deus tem uma recompensa para cada um de nós.

    Vale a pena ser um discípulo de Cristo! :-)

    Que Deus continue te abençoando mais e mais!!!

    :-) Suh

    • Lenara 10 de março de 2010 em 1:51 - Reply

      Amém Su! Vale a pena sim, acredite!
      beeeijos

  3. Duda B. 3 de março de 2010 em 14:11 - Reply

    Nossa que voleio na nunca!
    Já no inico do post aquele versiculo, rs adorei!

    Decsão dificil, nossa carne luta pra estar no comando e fazer aquilo que queremos,planejamos,decidimos e achamor certo e vem Jesus manda largar tudo e segui-lo… parece louco mais é a melhor opção:
    Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
    Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
    (Marcos 8:36-37)

    Tenho que aprender a toma essa decisão todos os dias, por em pratica!
    Deus os abenções, NMM mais uma vez sendo benção pra minha vida!
    Bjos

    • Lenara 10 de março de 2010 em 1:53 - Reply

      Bem dessas Duda, a decisão é diária!
      Continue compartilhando o que Deus te ensina aqui
      beijãão

  4. Douglas 3 de março de 2010 em 14:44 - Reply

    Tremendo !!!!!! como diz aquela música ” E QUE DIMINUA EU PRA QUE TU CRESCAS SENHOR MAIS E MAIS”…FICA NA PAZ abençoada, que vc continue sendo instrumento de Deus para nossas vidas………bjs

    • Lenara 10 de março de 2010 em 1:54 - Reply

      comenta cantando.. ♪ hehehe
      Deus abençoe! Beijãão

  5. ThAtA 3 de março de 2010 em 14:49 - Reply

    Oie Lê…Gostei mto desse post, nessa semana tenho sentido q Deus tem me instruído mto para q eu seja sua verdadeira discípula dEle, e uma das coisas q mais me chama a atenção, e q eu preciso aprender mais e mais, eh a renunciar minhas vontades, não sabia q lutar contra o meu “eu” era tão difícil, e dolorido…Mas dou graças a Deus por Ele ter me sustentado!!!
    O seu post foi uma benção para mim neste momento, pois ele abriu mais os meus olhos…Tem mta coisa q Deus precisa melhorar em mim!!!
    Fica com Deus querida!!!
    Beijinhos pra toda Familia…

    :D

    • Lenara 10 de março de 2010 em 1:55 - Reply

      Amém!! Ele abrindo seus olhos só mostra o quanto Deus se preocupa contigo e quer aguçar seus sentidos espirituais. Segue firme! Beijãão!

  6. cami 3 de março de 2010 em 14:53 - Reply

    Abençoado seja todos nós…
    sem duvidas Deus tem usado este blog para nos abençoar!!!

    • Lenara 10 de março de 2010 em 1:55 - Reply

      glória a Deus!
      ;)
      fica na paz cami!

  7. Biia 3 de março de 2010 em 14:55 - Reply

    Ao ler esse post eu me lembrei de um outro post que você escreveu acerca da humildade. A frase que ficou na minha cabeça (e ficou mesmo. Martelando a cabeça e o coração…rs) foi essa: ” Se você orar por humildade, tome cuidado. A humildade se aprende com humilhações”. Quando nós oramos para Deus nos mostrar algo a respeito daquilo que devemos mudar, sei que fica evidente que precisamos perder para ganhar. Se quisermos ser humildes, menos orgulhosos, devemos aprender com as humilhações. Se quisermos mais sabedoria, situações contraditórias aparecerão em nossos caminhos para provar essa mesma sabedoria. O problema é que nem sempre estamos dispostos a enfrentar situações adversas para melhorarmos em algum aspecto. Acho que o orgulho humano e o ego ainda fala mais alto do que o nosso “negue-se, anule a si mesmo e tome a sua cruz, esevazie-se de si mesmo e encha-se de mim. Siga-me”
    Muito bom esse post mesmo. Para honra e a glória do Senhor. Mais uma vez Ele te deu sabedoria para falar aquilo que precisamos ouvir.
    Fica na paz.
    Bjs

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:01 - Reply

      é sister, por isso que o evangelho de Jesus bate tão de frente com a nossa cultura atual. O mundo nos puxa para a autosuficiencia e conforto, para obtermos resultados tão temporais qnto um lixo organico, que nem se reciclar, serve. Porém, o permanecer em Deus, escolhendo viver uma vida sacrificial (mas com propósitos eternos) leva a um resultado tão consistente quanto essa eternidade. Glória ao Deus do eterno, que colocou a “eternidade no coração do homem” (eclesiastes 3:11)

      beeeijão

  8. Rakeli 3 de março de 2010 em 15:22 - Reply

    Lee que lindo o qe vc escreveu !!
    Esses ultimos dias tem sido tão dificies pra mim, tanto desanimoo e os posts tem falado muito comigoo..
    Sobre a questão de confiaar mas agir tbm,e agora vc vem e fala da minha pedrinha maioor o orgulhoo..
    Realmentee não tenho sido uma discípulaa,to descendo da cruz mas hojee a venda qe estava nos meus olhos foi arrancada ..
    Leee tudo de boom qe Deus continue te abençoando e te usando ainda maiis beeijoo;*

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:03 - Reply

      glória a Deus, q Ele continue te mostrando com amor qual o seu propósito nesses dias!
      Fica na paz sister!

  9. Douglas 3 de março de 2010 em 16:46 - Reply

    Olha eu de novo, esse post foi muito tremendo pq é difícil vc se desprender de todas as coisas, do comodismo, do conformismo, dos problemas, cumprir o tirar as sandálias dos pés quando entrar na casa do Senhor, é difícil mas não impossível. Renunciar o eu e se entregar a Deus não 100% mais 110%\o/\o/\o/\o/\o/

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:05 - Reply

      gostei dessa de “110%” ein Douglas! Hahah realmente, acho que se vivessemos mais do que o comum, se vivessemos o dobro de tempo na terra adorando e servindo a Deus, jamais isso seria suficiente. Ainda bem que o amor dEle não nos cobra, não é “toma lá da cá”! Graças a Deus pela Sua graça!
      Beijão

  10. ANDERSON TILP 3 de março de 2010 em 17:37 - Reply

    É necessário que ELE CRESÇA E eu diminua…SEMPRE…
    O DURO É FAZER ISSO NO DIA-A-DIA, MAS CREIO QUE DEUS ATRAVÉS DO ESPIRITO SANTO AINDA TEM MUITO A FAZER EM MIM!

    MUITO OBRIGADO, MUDEI MEUS CONCEITOS SOBRE DISCIPULADO!

    SER CRISTÃO É SER LOUCO, QUERO SER O MAIS ALOPRADO DE TODOS!

    ALELUIA…

    VLW…LEHHH…

    ;D

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:07 - Reply

      aeeeeeeeee mano gloria a Deus

      :)

      profetizo mto mais metanóia na sua vida!!

      Beijão

  11. Essy 3 de março de 2010 em 17:44 - Reply

    Boa LÊ..!! Como diz o Fernando… “Vacilô leva na testa..!!”

    Graça e Paz..!!

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:07 - Reply

      Heheheh ;**

  12. Leticia 3 de março de 2010 em 17:56 - Reply

    Pura verdade ….Benção de Deus…

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:08 - Reply

      :)

  13. Jenni babu 3 de março de 2010 em 21:48 - Reply

    Nooooooss o chicote estralou bonito nas minahs costas!

    mais antes a repreeensão, do que o silencio do pai!

    beeeijinho;*

    Que Deus continue abençoando cada um de vocês

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:08 - Reply

      com certeza, tmb nao gosto de silencio! Heheh
      Beeeijão!

  14. Pati Geiger 4 de março de 2010 em 1:14 - Reply

    isso aii LÊ!!
    Cristianismo é relacionamento!!!

    brigada por esse voleio na nuca! mtas vezes tenho esquecido de negar a mim mesmo…

    abração querida

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:11 - Reply

      tamo junto paaati! Beijão!

  15. Daivid silva 4 de março de 2010 em 12:36 - Reply

    Valeu, eita, chega doeu na testa.
    Mas preciso “pensar mais no próximo do que em mim”.

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:11 - Reply

      voleeeeia Deus! \o

  16. Willany *_* 4 de março de 2010 em 19:39 - Reply

    Como se diz aqui no nordeste rsrs
    Não é palavrão ta,… éguassssss…. kkk
    Que palavra, foi no fundo do profundooo….
    Tava precisando ouvir issoo..
    Abraço..

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:12 - Reply

      “éééguas!!” hahahahahahah comédia!
      Deus abençoe sister!

  17. Feefo.O 4 de março de 2010 em 21:54 - Reply

    sou novo no blog mas estou gostando muito sou cristão sou joven e amo internet uahsuahsuahsua tudo juntando tudo isso tenho o blog de voceis asuhauhsauhs muito bom o post concordo as vezes somos egoistas sabe e nos esquecemos daquele mandamento tao dificil de amar o proximo ^^

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:13 - Reply

      Oi Feefo! Seja bem vindo à Familia NMM, fica a vontade, a casa é sua :)

      Beijão

  18. Thayná 4 de março de 2010 em 22:12 - Reply

    Como a Paty disse “voleio na nuca!” rs Não tenho nd a dizer, só falou verdade, sem palavras. Que Deus continue te abençoando e te usando Lê!

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:13 - Reply

      amém :*

  19. 5 de março de 2010 em 10:20 - Reply

    Muuuito abençoador esse post! Assim como tantos outros que leio!
    Quee Deus continue abençoando e que ELE sempre cresça na minha e na vida de cada um de nós!
    :D

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:13 - Reply

      amém! Beijão :)

  20. Thai 6 de março de 2010 em 13:53 - Reply

    Nossa ! ADOREI *-* E concordo plenamente

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:14 - Reply

      né?! Haha, beijão Thai!

  21. Miriã 6 de março de 2010 em 15:25 - Reply

    Uma semana longe do NMM(sem net!!) e fez falta( e como fez….)

    Lê que post!!!!!
    Poucas palvras, mas foi suficiente p me deixar em silêncio e pensativa(…)
    “o único que não mereceu foi, para que nós não tivéssemos que ir…”
    Só de ler está frase….fico a pensar no meu orgulho nesta terra(não importa se muito ou pouco!!)….eu fico constragida!!!!
    Tô aqui tentando escrever, mas a verdade é que eu não tenho o que falar…

    Bjos…
    Fica na paz

    • Lenara 10 de março de 2010 em 2:17 - Reply

      Eu sei o que é isso Miriã, é tenso! Hahaha
      Que Deus nos ajude
      beeeeijão!

  22. maressa 12 de março de 2010 em 20:47 - Reply

    nossa q verdade tremenda
    palavra ótima
    vcs sempre acertam no q keremos ouvir,ou pelo menos no q precisamos ouvir! q Deus continue abençoando e usando a todos do nmm

  23. jady 17 de junho de 2010 em 21:12 - Reply

    poxa muito me alegra em saber que existe jovens que legram ao coração do meu Pai muito feliz com o seu blog e com os seus amigos bj que o senhor continue te capacitando todos os dias nunca desistaa jady discipula de salvador

  24. Rafael 1 de dezembro de 2011 em 10:30 - Reply

    Espetacular Lenara.

    O verdadeiro discipulo precisa se permiter ser tocado pela poeira dos pés do mestre.
    Abrir mão de nossas vontades e anseios.
    O verdadeiro discipulado é ministrado por Cristo.

Deixe um comentário »