Estudos Bíblicos

Vc sabe, “Vacilô leva na testa!” Aqui vc encontra estudos pra permanecer firme na ROCHA! Si tadipé, prestenção pá num cai sô!

Evangelismo

Não somente a repetição do versículo “ide e pregai o evangelho” mas, o praticar isso e como fazê-lo de maneira simples!

Humor

Tirinhas, videos e imagens engraçadas, video-game, jogos…. é pra rir, pra passar o tempo, é diversão! Woohooo! \o/

Namoro Cristão

Uma das áreas mais visitadas! Pq será??? Tá com dúvida? Como ter um namoro abençoado? É de DEUS? Sabe não? Entra aqui!

Viciado em Pornografia

Muitos sofrem com isso. Causa vergonha, destrói ministérios e lares! Veja estudos para te ajudar a ser liberto e vencer essa luta!

Home » Estudos Bíblicos

Paciência

Escrito por em terça-feira, 12 janeiro 201087 Comentários

Oi galera!!

E ai? Tudo bem com vcs?

Bah, eu já tava com saudade de escrever por aqui!

Minhas férias estão sendo ótimas! Viajei mtooo, conheci lugares lindos, passei mto tempo curtindo minha família e o mais importante, mto tempo com Deus! Ele a cada dia me ensina mais e mais :D

E é sobre uma dessas coisas que Ele tem me ensinado mto ultimamente que eu gostari de compartilhar com vcs hoje!

Eu sei que vc ta esperando pela parte II do “o que Deus quer?”, mas esse ainda vai ter que esperar porque Deus ta colocando outro assunto no meu coração. Por diversas vezes nessas férias Ele tocou meu coração para escrever sobre isso! Vamos lá!

Paciência

Todo início de ano eu paro pra pensar em todas as coisas que fiz no ano anterior, nas que deixei de fazer, nas minhas atitudes, no que poderia ter sido melhor. Penso nos planos que fiz e não cumpri. Mas principalmente penso nas bênçãos recebidas de Deus, nos presentes Dele, no tempo que passamos juntos, em tudo que Ele me ensinou. Posso afirmar que, de todos meus anos vividos até aqui, com certeza o de 2009 foi o meu melhor ano com Deus! Como eu já escrevi nos meus testemunhos, foi nesse ano que eu mais aprendi sobre Deus, que Ele mais me ensinou! Foi nesse ano que eu entreguei a minha vida de verdade, que eu voltei pra Ele, pra ouvir a voz do meu Pai.

Dia após dia senti Seu amor por mim. Com certeza o NMM foi uma das maiores benções na minha vida! Tudo que eu aprendi através desse blog não tem explicação! E Deus me surpreende a cada dia através desse blog! Com tantos estudos, testemunhos, chats! Agradeço mtoo a Deus pelo não morda a maçã na minha vida!  Mas além de tudo que eu aprendi lendo aqui, Deus me usou de uma forma tremenda pra abençoar a vida de vcs! E por isso eu louvo a Ele todo dia, por me usar da forma como Ele me usa! E como o Fernando já falou uma vez, eu sei que aqui encontrei uma família! E o melhor, família de sangue! Sangue do nosso Salvador Jesus Cristo!

E parando pra planejar o meu ano de 2010, comecei a conversar com Deus:

-Pai, preciso tanto de respostas em tantas áreas da minha vida!
-Mas Pati, espera…
-ah Deus, eu não quero esperar, eu quero as respostas logo! Preciso planejar como vai ser esse ano!
-ah é mocinha? Então é vc que planeja o teu futuro? Pensei que fosse EU que planejasse pra vc!
-[Pati sem respostas] Mas Pai… o que eu faço então?


- “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” Salmos 40:1

Depois desse voleio na nuca, não consegui falar mais nada. Só chorar e pedir perdão por querer fazer as coisas da minha forma e por não querer esperar o tempo de Deus.

Confesso pra vc que eu não gosto de esperar! E acredito que quase ninguém gosta! E nesse ponto lembro de uma frase que ouvi uma vez:

“A espera para nós é sofrimento, para Deus é tratamento”

Comecei a pensar nas pessoas da Bíblia. Tantos homens e mulheres que tiveram que esperar por algo de Deus, pelo tempo de Deus, e todo esse tempo de espera Deus estava trabalhando alguma coisa na vida deles!  Só para citar um exemplo, Abraão esperou 25 anos pelo filho prometido, e nesse tempo de espera Deus lhe ensinou a fé e a confiança.

“Foi pela fé que Abraão se tornou pai, embora fosse velho demais e a própria Sara não pudesse mais ter filhos. Ele creu que Deus ia cumprir a sua promessa.” Hebreus 11:11

Foi ai que Deus começou a me ensinar que para esperar é necessário algo muito importante: PACIÊNCIA

Mas, a paciência não é algo que vem de nós, não nascemos com isso e não faz parte da nossa natureza humana:

“As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,  as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: Os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,  a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.  Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana deles, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.”

Gálatas 5: 19-24

Quando oramos a Deus pedindo algo, e Ele nos responde com: espere, significa que Ele quer trabalhar essas virtudes em nós. Se Ele simplesmente diz não ao que vc ta pedindo, vc imediatamente começa a pedir outra coisa, se Ele diz sim, novamente, vc já começa a pedir outra coisa. E que proveito vc tirou disso?

Deus quer moldar o seu caráter, a sua personalidade. Ele quer que vc aprenda a ter confiança somente nEle e em nada mais!

Eu sei que é isso que Deus ta me ensinando ultimamente. Quem me conhece sabe como eu sou ansiosa, prática, curiosa, mas eu sei que Deus quer mudar tanta coisa na minha vida, porque Ele ta do meu lado me falando:

-filha, tenha paciência, espere, que Eu guio os teus passos, Eu vejo o que vc não vê, Eu tenho o teu futuro em Minhas mãos.

“Se é o Eterno quem dirige os nossos passos, como poderemos entender a nossa vida?” Provérbios 20:24

Um dos meus versículos preferidos que demonstra a confiança de alguém em Deus é:

“Porém eu, ó Deus Eterno, faço a minha oração a ti. Ó Deus, responde-me quando achares por bem, pois me amas muito!” Salmos 69:13ª

Um das maiores lições que eu aprendi esse final de semana, foi quando uma amiga me chamou no msn e me contou que sonhou comigo, com alguém cantando uma música pra mim, e uma das frases da musica era:

“O meu tempo não é o tempo de Deus”.

“Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência.” Romanos 8:25

Uma semana abençoada a todos!

Obs: quero deixar um vídeo mto fofo para as meninas :D

Related Posts with Thumbnails

87 Comentários »

  • André! Disse:

    Aleluias! Excelente post Pati…
    realmente oq precisamos é ter paciencia
    pois qdo temos paciencia e alcançamos la na frente, e olhamos para tras, veremos q valeu a pena ter paciencia!
    Glórias a DEUS! Ele é o maximo!
    DEUS te abençoe poderosamente ainda mais pati!
    a Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus seja contigo!
    Abraço

    [Reply]

  • jeane soares Disse:

    Ouwww*—-* muitooo lindoo esse temaa,sobre a paciencia,algo que pega muitos jovens ou melhor todos,Deus estar mi botando a prova óó prova,falta 6 meses p mim conhecer,o homem que estou orando*–*rs..ah historia ,maluca,mas é muito importante termos paciencia,tudo no tempo certo,pq o tempo do Senhor é perfeitooo!!Dóii muito,esperar mas vale a pena!!!!Tudo tem um tempo e um proposito debaixo dos ceus!!!eclesiartes 3;;1 Galeraa vamos esperar no Senhor,lançai pois as tuas ansiedades no Senhor pois Ele tem cuidado de vós!!!o nosso papai sabe!!melhor que a gente!!!entaooo vamo deixar Deus nos tratarr!!!PATIII adoreiii o clip!!!rs..ja vou por no seu orkut..pois estou esperandoo*–* Bjao!´pra vc,cedoo hem!ce fazendo seu trabalho rs!!!Deus te abençoe querida!!!

    [Reply]

  • Lucas Santos! Disse:

    Pati, sinceramente eu estava precisando mto ler isso viu…
    Deus sabe como eu sou impaciente, ansioso, curioso e etc.
    E eu sei como essas coisas atrapalham mto na obra de Deus em nossa vida, pq Deus não se agrada e nem trabalha onde existe ansiedade e olha agradeço a Deus por ter usado vc com essa palavra que me adificou mto mais mto mesmo.
    Como ja falei em outro comentário eu sou novo por aqui sabe, estou presente aqui no NMM a alguns dias mas, desde o dia que eu começei a entrar no NMM que eu num parei mais de vir aqui, pq realmente eu vejo que Deus usa vc’s e Deus sabe como esse blog abençoado por Deus tem me ajudado na minha vida Espiritual.

    Um Abração Pati e que Deus continue te abençoando e te usando grandemente.

    Paz do Senhor!

    [Reply]

  • Thalita Disse:

    Incrível como Deus fala com a gente…
    Hoje, quando estava vindo aqui paar o trabalho pensei em mandar um email para o Fernando dando uma idéia pra que ele falasse sobre ansiedade(afinal é uma característica dos jovens ser ansioso)chego aqui e me deparo com esse post.
    Tenho andado ansiosa e isso tem me feito mal e ao mesmo tempo fico chateada pq sei que Deus não se agrada disso…
    Isso é falta de fé e sem fé é impossível agradar a Deus.
    Eu tomo as essas palavras pra mim… Sei que Deus está falando comigo.
    E me lembro daquele versículo:
    Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
    Salmos
    127:2

    Ele volta a sua atenção pra nós quando descansamos Nele…
    Descansar e esperar…

    E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
    E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
    E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
    Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
    Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
    (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
    Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
    Mateus 6:27 a 34

    Aprender a viver um dia de cada vez…(Tenho aprendido isso aqui)
    Obrigada…
    Deus abençoe vcs!!!

    [Reply]

  • Tiago Disse:

    OBaa!!! Nada melhor do q começar o ano assim…Com paciência…esperando no Senhor!!
    belo post Pati!
    e Feliz 2010!!
    bjuus

    [Reply]

  • lana Disse:

    Tremendo, estou muuuuuuuuitooooooooo precisando a apreender a esperar no Senhor….e vc me ajudou bastante11

    Q o Senhor te abençoe e continue te usando Grandemente!!!

    Beijos!!

    [Reply]

  • ThAta Disse:

    Patiii…Ja tava cum saudadiss…Benção pura querida!!!Voltou com tudo!!!
    Era tudo que eu precisava ouvir, confesso q por esses dias ando um pouco ansiosa, sei q tenho q aprender mais de Deus, e graças a Ele tenho aprendido mto aqui no blog!!
    Q nesse ano Deus te use cada vez mais!!!
    Beijinhos linda

    =D

    [Reply]

  • Samuel Oliveira Disse:

    Pati, muito benção seu post!!!

    [Reply]

  • Fernanda C. Disse:

    Nossa PATI!
    Cada dia vc se supera. Lindo Post.
    Caiu como uma luva pra mim, álias axo que cai como uma luva a todos
    que precisam aprender a esperar.
    Tudo que esta relacionado a ‘ ESPERA ‘ me chama muito a atenção, pois é uma coisa que lhido muito.
    E é isso, Deus prova nossa fé pela nossa espera e paciência que temos nele, pois um dia seremos aprovados.
    Nunca devemos desistir dos nossos sonhos e objetivos porque ‘DEUS TRABALHA PARA AQUELES QUE NELE ESPERAM.’

    Um abraço apertado a todos, fiquem com Deus !

    ;*

    [Reply]

  • Juliana Disse:

    Oii Pati…Ja estava com saudades de ler seus posts sempre tão abençoados.
    E esse 1º depois das férias não foi diferente…pura benção…
    PACIENCIA ai ai confesso q sou uma pessoa bem impaciente mais Deus esta moldando meu coração…tenho aprendido mto coisa e esse post só completa hoje eu sei q esperar e ter paciencia é o melhor e estar na dependencia de Deus é melhor aindaa…O tempo de Deus é o melhor e mais perfeitooo!!!

    Bjos Familia NMM

    [Reply]

  • Fernando Disse:

    Paciência não é fácil mesmo, acho que uma das coisas mais difíceis é você querer muito algo, mas não saber nem como e nem quando você vai alcançar aquilo.

    Eu gosto de ter o controle das coisas, de fazer, de resolver, e depender de pessoas pra mim é uma das coisas mais torturantes que existem, e até mesmo depender de Deus não é fácil.

    Masssssssssss, é algo que temos que aprender. Quanto mais rápido aprendermos, menos vamos precisar sofrer, então vamos esperar! :)

    [Reply]

  • Max Henrique Disse:

    Eita glória…

    A cada dia Deus nos supreendendo com seu ensinar maravilhoso. Sem palavras. Aquele que começou boa obra é fiel para terminar. Só temos que adorar e comtemplar a grandeza desse Deus tremendo.

    Glóriaaaa Deus !!!

    [Reply]

  • Andre Eufrosino Disse:

    É Paciencia auheahusheas
    Mt bom o Post Pati, Falo mt comigo Principalmente sobre os meus Estudos esperando a direçao de Deus ^^

    é todos ja tavam sentido falta de VCS q tiraram uma folguinha uhehauheusaeuahuehs

    Fika com Deus!
    Bjs…

    [Reply]

  • Isabella Disse:

    amei o video!!!!! E paciência concerteza eh mto importante!! bjs

    [Reply]

  • Jean Peterson Tavares Maronez Disse:

    A graça e a paz de Jesus meus irmãos!
    Que benção Pati!
    Me identifiquei muito com seu post, porque é mais ou menos parecido com o que tenho vivido!
    Eu quero fazer tudo do meu jeito, no meu tempo, e Deus tem me mostrado que se for do meu jeito eu vou cair, e que o melhor é esperar com paciência firmado na rocha que é Jesus.
    Gente, entro neste blog e a cada post eu paro pra pensar em minha vida com Deus. Como tenho sido abençoado por aqui!
    Irmãos, fiquem todos na graça e na paz do nosso Senhor Jesus, e tudo de bom para todos nós.
    P.S: Agora é trabalhar hein turma NMM. KkkKK.
    Fui!

    [Reply]

  • willany Disse:

    Amemm..Glorias ao nosso maravilhoso Deus..
    É verdae Pati, Deus quer que aprendemos a esperar..
    E ser paciente..
    As vezes nao é facil, mas é o precisoo..
    E Deus molda o nosso caráter, atraves das circunstacias…
    Ah o NMM ja me ajudou muitooo tbm,
    Me sinto como se fosse da familia, apesar de morar no Maranhãooo..
    ME sinto proxima a vcs..
    Que Deus use a cada dia mais, e de muita sabedoria e entendimento a cada uma..

    Abraçãooo

    [Reply]

  • Vítor Santana Disse:

    Nossa Oo um RENOVO…Pati nesse ultimo fds tive experiencias fantasticas com Deus e tipo, Ele usou a vida de um irmão, e deu uma visão dizendo que minha familia ia ser restaurada, que eu ia ser usado no ministerio de restauração! e dai eu tava empolgadao querendo que isso fosse feito tipo em um mes kkk, mas agora entendo pq junto a isso eu tenho que orar mais…PACIENCIA.

    A espera pra nós é sofrimento, mas pra Deus é tratamento…CAIROS neles Senhor rs.

    Amem…mais uma vez um post gracioso da parte do Senhor!

    abs guria!

    [Reply]

  • Beliza Minozzi Disse:

    Pati, que benção!
    GLÓRIAS A DEUS!
    Que post maravilhoso! Era tudo que eu precisava essa semana…
    O Senhor sabe o quanto isso precisa ser mudado na minha vida… o quanto sou impaciente e imperfeita… Mas essa palavra veio ao encontro do meu coração! =D

    “-filha, tenha paciência, espere, que Eu guio os teus passos, Eu vejo o que vc não vê, Eu tenho o teu futuro em Minhas mãos.” – Como Deus usou sua vida nesse trecho pra falar comigo!

    Que Deus continue te abençoando ricamente e usando sua vida, querida!

    Beijão!
    Bê. Minozzi

    [Reply]

  • Renata Coelho Disse:

    glóóórias a Deus!
    mt obrigada pelo o post fui mt mt edificada!
    q Deus continue abençoando vc!!
    bju… =D

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    valeu André!
    realmente, a melhor coisa é poder olhar para trás e saber que valeu a pena esperar, ter paciência..

    muitooo obrigada pelo recado!!
    que Deus te abençoe grandemente tbm!
    abraços

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    oii querida!
    ah, eu amo aquele clip tbm!
    bem romântico né..
    aihuahuahhau

    brigadaa pelo apoio..

    ow, fiquei curiosa com essa história maluca! uahuha
    quem sabe um dia vc me conta :D
    mas, espero que possa dar tudo certo, que vc possa ser paciente e esperar pelo tempo de Deus!
    Como falei, Deus tá me ensinando mtooo, mas especialmente nessa área sentimental, sei que preciso ter paciência e confiar em Deus. Precisamos querer esperar!

    bjãoo flor!
    Deus te abençoe!

    [Reply]

  • Bia Disse:

    Esperar é uma coisa, esperar com paciência é outra! ;D
    Deus continue a te abençoar e te dar forças para esperar nEle, Pati!
    Glória a Deus por sua vida. Seus post’s tem me abençoado demais!
    Fica na paz.

    [Reply]

  • Érica Kitty Disse:

    É Pati, dizem que o apressado come crú, e é verdade…Vale a pena esperar o tempo de Deus, porque ele sempre nos dá o de melhor dessa terra.
    A espera pode até ser dolorida, mas a recompensa dela é gratificante, eu tbm estou no aguardo do Senhor para algumas áreas da minha vida, e sei que em muitas delas eu poderia muito bem tentar uma alternativa, mas sei que vou quebrar a cara se não esperar e perderei o melhor prá mim…

    Que possamos todos lançar sobre ele as nossas ansiedades porque ele tem cuidado de nós!!!

    Bjs a todos…

    Kitty

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    Olá Lucas!
    Seja mtooo bem vindo ao NMM!
    Que bom que Deus te trouxe até aqui!
    nosso propósito é adorar a Deus e levar as pessoas pra mais perto dEle! Que esse blog possa ser mais e mais uma benção na sua vida! Mas cuidado, o NMM vicia! hauhauhuahua

    ah, é verdade, eu sei bem o quanto é ruim ser curioso ou ansioso.
    Como vc falou, isso atrapalha a obra de Deus, porque normalmente acabamos metendo os pés pelas mãos =/
    mas se pararmos para ouvir a voz de Deus perceberemos o quanto Ele é paciente! Jesus é nosso maior exemplo de paciência e confiança em Deus!
    Fico mto feliz por Deus ter me usado na sua vida!

    brigadão pelo recadinho!
    abraços

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    Oi flor!
    ah, vc falou a frasse certa:
    devemos aprender a viver um dia de cada vez, na total dependência de Deus, sem se preocupar com nada!
    Eu li esses versículos ontem quando estava preparando o estudo, mas pra variar, acabei deixando-os de fora =/
    e traduzem exatamente essa ansiedade nossa..
    mas que possamos mais e mais olhar pra o Senhor, e saber que Ele tá no controle!!

    bah, nem me fale em ansiedade..
    isso me faz um mal tbm! E acho que é o grande mal dos jovens de hj! Nem sabemos se estaremos vivos amanhã, mas já estamos planejando nossos dias, 5, 10 anos pra frente!
    E isso tira o foco, que é nos preocupar com as coisas que realmente importam, a obra de Deus!

    glórias a Deus que usou esse post de hj pra falar com vc!
    louvo mto a Ele, pois sei que a cada momento tem falado exatamente o que a nossa geração precisa ouvir!

    mtoo obrigada pelo recado!
    que possamos ser menos ansiosas!
    bjãoo querida

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    ha ha ah
    melhor forma de começar o ano!
    com Deus nos falando: tenham paciência!
    hauhauhau

    brigada pelo carinho!
    feliz 2010 ai tbm!
    bjoo

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    oi flor!
    pois é, o principal é querer esperar, querer confiar!
    Deus nos ensina, mas tem que partir de nós querer isso, esperar e se controlar!

    muitoo obrigada pelo carinho!
    que Deus te abençoe mais e mais!
    bjãooo

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    ahhh
    nem me fale! eu já tava com mtaaaaa saudade tbm!!!
    glórias a Deus então! Ele falou com vc hj!
    ah, eu sou extremamente ansiosa, e Deus tá me falando: calma filha!
    que vc possa crescer mais e mais com Deus!
    fixa seus olhos em Jesus!

    brigada pelo carinho
    bjosss

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    valeu Samuel!
    abraços

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    ahh
    eu amoo aquele vídeo! \o
    he he he

    bjooo

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    Oi André!
    ah, que benção então. Glória a Deus que Ele falou com vc!
    Desejo mesmo que vc possa esperar e confiar em Deus. Com certeza Ele sabe o que vai aocntecer com teus estudos! Se uma porta não se abriu, é porq Ele tem um caminho melhor!

    ah, eu nem sabia q ia ter folguinha.. dai umas 3 semanas atrás o Fernando: parabéns! vc tem duas semanas de folga!
    e eu: ah.. mas eu não queria! ahuahua
    mas tudo bem! foi melhor assim!
    agora que já viajei, descansei, to com a cabeça bem melhor pra escrever! hauhau
    já tava com saudade do blog!

    que Deus te abençoe ai
    bjoo

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    Oi Max!!
    tudo bem?
    ei, vc é novo por aqui né?
    eu não lembro de ter lido outro comentário seu..
    se não pe novo, desculpa! uahuhau
    se sim, Seja bem vindo ao blog! :D

    verdade! Deus sempre me surpreende com as coisas maravilhosas q Ele faz! Ele é tremendo mesmo!!

    abraços

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    Oi Fernando!
    ah, concordo plenamente!
    O difícil em si não é esperar, mas sim querer esperar! Ter que lidar com as incertezas e mesmo assim confiar totalmente em Deus!

    imagino como vc se sente. É difícil mesmo ter q depender dos outros, mas Deus nos fez para vivermos em sociedade, em família. E Ele nos ensina a amar ao próximo como a nós mesmos, ou seja, dependemos dos outros, mas principalemte, dependemos dEle!
    Ele nos criou para a Sua glória e louvor!

    amém! vamos esperar pelo tempo de Deus!

    abraço

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    Juh!!
    saudade de vc guria!

    que bom flor! Meu desejo é que Ele te molde mais e mais!
    pra honra e glória do Seu nome!
    com certeza! Por mais que seja difícil, nós sabemos que esperar em Deus é o melhor!!
    esperar pelo Seu tempo!

    bjão querida
    uma semana abençoada

    [Reply]

  • Jeane Soares Disse:

    valeuu Pati,entaoo..queria tbm poder ti contar essa historia maluca!!!Deus estar mi provandoo muitooo!!!!estou esperando pelo meu amado!!entao so vou ve-lo daki 6 meses..ou melhor conhece-lo..eu ainda nao o conheço temos varios amigos em comum mas nao nos conhecemos,entao em junho ele vira fazer uma viagem di missoes e vamos nos conhecer!!!to muito Feliz!!!e cara Deus tem mi provado!pq eu so uma pessoa super sem paciencia,curiosa,e tudo mas assim como vc tbm,mas o Senhor tem mi tratado!!!e estou dexando Deus cuidar dessa area na minha vida…e muito obrigada pelos votos rs..querida!!eu realmente espero que der certo!!Mas que seja feita a vontade de Deus si Ele quizer entao nao importa quando ou onde ou como eu vou ter seu coraçao!ufaa..rs Entaoo eu desejo que o Senhor te trate e que vc tenha paciencia!ou melhor como vc disse que nos venhamos querer ter paciencia!!!Bjaooooooo adorei vc!*—*

    [Reply]

  • Sergio Disse:

    Tbm estava com saldades de seus posts!!!:D
    Pow vc já começo o ano arrebentando!hehe!!

    Muito show o post, ele serve para nos lembrar de quem é que esta no controle!!!
    Pois se Deus esta nos guiando n há nada mais a fazer!A não ser confiar e esperar nEle!!!

    Acho dificil vc ainda n ter ouvido essa musica, mas caso ainda n tenha da uma olhada nela, ela fala a respeito, além de ser lindissima!!

    http://www.youtube.com/watch?v=xM2VitmB-5M

    Deus Abençoe!!!
    Abraço!!!
    Paz!!!

    [Reply]

  • Fe Luiz Disse:

    Hey Pati, mto bom esse post!

    Antes eu achava q a paciencia era uma caracteristica q vinha do proprio ser humano, mas vendo o versiculo citado vi que a paciencia eh algo q vem de Deus.
    Fiquei feliz em saber disso e ver q a paciencia q tenho vem d Deus e nao do meu proprio ser! Glorias a Ele!

    Tenho ctza que se Deus fizesse um teste e abencoasse as pessoas no momento em que as pessoas estivessem pedindo a Ele, certamente mtas dessas bencaos se tornariam maldicoes na vida das pessoas por elas nao estarem preparadas para recebe-las.

    Deus abencoe! Abcs

    [Reply]

  • Roni Alves Disse:

    Nossa Paty..
    Curti demais o que Vc escreceu,Tremendo..
    Valeu..
    Não é Facil,mas Quando entendemos a Vontade de Deus,
    Tudo se torna mais Nitido..
    Abraços e semana de Vitórias..
    A recompensa é Digna do Tempo da Espera..

    [Reply]

  • Riziely Disse:

    Nossa…

    se uma coisa eu não tenho tido nesses anos é paciencia.

    Meu coração se alegra ao poder ter o privilégio de ler suas palavras, de poder ler versículos tb e relembrar que a bíblia é um livro onde temos muitas respostas para nossas inquietações, porém as vezes nos esquecemos dela diante da correria e agonia do dia a dia.

    É mto dificil para nós, apenas seres humanos, deixarmos o ego de lado e aprendermos a colocar tudo nas mãos de Deus. É incrível como sempre queremos ter o controle de tudo, como se conhecessemos nosso futuro.

    Adorei a frase: “A espera para nós é sofrimento, para Deus é tratamento”.

    Nada como esperar em Deus e poder ver as belas surpresas que ele nos prepara a cada manhã!!

    Abraços,
    Riziely

    [Reply]

  • Larissa Disse:

    Oiiii Pati
    nossa foi otimo eu ter lido isso!
    eu so super ansiosa, e nao tenho paciencia pra quase nada :/
    tenho q aprender muito aindaaaa :)
    Esse clipe é uma graça, adoro a Rebecca St. James!
    Deus abençoe vc, e que possamos a cada dia aprender a
    descanssar e esperar somente em Deus!
    Boa semana
    Beijooos :*

    [Reply]

  • Gustavo Disse:

    meeeewww que tremenda essa palavra!
    Deus falo dmais cmg!
    pq to passando por algumas lutas aee…
    que tenho q esperar a beençao,
    sabe, fiko mto ancioso, porem Deus num trabalha na anciedade, mas essa palavra falo bastante cmg!
    ter paciencia e esperar, por mais q seja dificil! ESPERAR!

    Deus abençoeee cada vez mais!
    abraço.

    [Reply]

  • Andrey Dos Santos Disse:

    Pati Geiger, Muito abençoado o seu Post!
    Faz pouco tempo que leio visito esse Blog, mais ja aprendi muito com vocês, peço a DEUS que continue capacitando vocês cada dia mais!

    [Reply]

  • Disse:

    Issaê Paty, voltou com tudo! Sempre começo o ano com mil planos e idéias e querendo ver tudo concreto logo… Bom ler isso e lembrar outra vez q o tempo de Deus é o melhor, e q os planos dEle são mais altos. Que a gente consiga crer nisso com o coração cada vez mais confiante e tranquilo! Beijãão, tamo junto ;D

    [Reply]

  • Juh Disse:

    Maravilhoso post Pati…
    Alias sempre me indentifico e sou abençoada com seus posts rsrsrs…

    Como é dificil ter paciencia…principalmente qdo se é jovem, afinal são tantos planos, sonhos e projetos….
    Mas os planos, sonhos e projetos de Deus são bem melhores que os meus, “os pensamentos Dele são bem mais elevados que os meus”…então é escolher esperar pra receber o melhor de Deus!!!!! E que o Fruto do Espirito seja gerado em mim enqto espero!

    Beijossss

    [Reply]

  • Letii Disse:

    abrindo o ano com chave de ouro né moça?
    sahushauhsa
    amei o post, que todos os outros sejam tão bons ou melhores que esses em todo o ano, em nome de Jesus, que Deus te use de montão!

    Beijoos!

    [Reply]

  • Danny Disse:

    Oieee Pati..
    saudades mesmo hein..
    maravilhoso 2010 pra ti, q grandes bençãos se realizem nesse novo ano, q vc seja grandemente usada,
    e adorei este post..
    paciencia…hum
    eu tbm nem tenho muita, mas em Deus tudo tem q ter seu tempo!!

    beijo
    fika com Deus

    [Reply]

  • Valéria Disse:

    Lindaaaaaa… Seus postes são uma benção (sempre digo isso), você sempre escreve o que eu estou precisando ler…. Obrigado viu! Beijão

    [Reply]

  • Doni Disse:

    Pati Liana…

    no fim do ano eu fiz o msm q vc: analisei meu ano.
    Só que eu concluí que foi tvz o pior da minha vida =\.. e em oração eu busquei descobrir qual foi a principal arma q o diabo usou contra mim, e eu acho que foi a ANSIEDADE.
    esse sentimento causa falta de fé, desconfiança em DEUS, solidão, tristeza, autocomiseração… e principalmente: não adianta n-a-d-a…
    eu tinha cada preocupação ridicula… sofria pelos outros qdo nem os outros estavam sofrendo… sofria por antecipação… imaginava coisas, etc… e em função disso tomava atitudes que tinham péssimos resultados pra mim e pros outros…

    orei pra que em 2010 a ansiedade não entrasse comigo, e essa ta sendo a minha prova kkkk.. tem dias que ela vem rasgando =\

    mas hj tive a confirmação de que não estou nessa briga sozinho… DEUS que me moveu a lutar contra isso e Ele ta cmg nessa… eu praticamente leio os posts antes de vcs postarem kkkkkk de manhã eu fico atualizando a pagina até eles aparecerem kkkkk… só q essa semana eu não li, vi mas não li… hoje eu entendi pq, pq DEUS tava guardando pra eu ler hj! :D

    vc não tem ideia Pati… é como se DEUS dissesse: “Doni, volta pro trilho cara… 2010 vai ser diferente”

    DEUS é bom demais :D

    Bjãooooooo
    fika com DEUS! :D

    [Reply]

  • marcio michel Disse:

    QUe benção Pati, qdo somos direcionados por Deus é isso q acontece, uma benção de post. Que o Senhor continue a falar e vc sempre atenta a sua voz! Como vc lembrou bem no último versículo, o cap 8 de Romanos diz tudo sobre a paciência, demais!
    E digo mais ter paciênci é exercitar nossa fé!Hb 11:1, ter certeza de que qdo esperamos nos Senhor somos abençoados com toda certeza.

    Paz Pati, é um prazer fazer parte desta família NMM!

    [Reply]

  • Irmão em Cristo Disse:

    Irmãos!
    Busquem conhecer mais o Senhor na Sua Maior revelação, que é a Palavra de Deus, pois ela é suficiente e eficaz. Qualquer coisa fora dela é pura influência humana, como psicologia, sociologia,enfim, tudo o que não vem do Espírito Santo de Deus.
    Se concentrem mais no real do que no virtual e não permitam que as coisas mundanas como a Internet venham tirar o tempo de meditar na Palavra de Deus e orar ao Senhor. Não deixem de encontrar seus irmãos de verdade, os que estão perto, pois vocês não sabem o dia de amanhã, ele só pertence a Deus. Não adianta lamentar a Deus depois que perdeu um amigo próximo, se no tempo que você poderia estar com ele, você estava ocupado com o “mundo virtual”.

    Que Deus abençoe este local, e que Jesus esteja em primeiro lugar de tudo em suas vidas!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Querido “Irmão em Cristo”,
    Sim, sabemos q a revelação do SENHOR JESUS é a única coisa q precisamos. Creio q todos (senão a maioria) está mais concentrado no real do q no virtual. No entanto, não acho q a internet seja mundana e sim, (qndo bem utilizado) um tremendo instrumento de crescimento espiritual!
    Embora tenha o blog e gaste horas de miha semana nele, SEMPRE encontro meus amados irmãos. Nos divertimos muito! Por outro lado, tenho muitos amigos q conheci através do blog. Semanalmente nos reunimos no “Chat NMM” para compartilhar o q temos vivido. É dessa maneira q posso semanalmente me encontrar com irmãos do Acre, Bahia, Santa Catarina, Minas, Rio, etc.

    JESUS é a razão deste blog estar on line assim como o site q vc colocou tb o é!

    Forte abraço querido!!
    Q O SENHOR te abençoe poderosamente!

    [Reply]

  • jeane soares Disse:

    Eu sofro muito com minha propria ansiedade,estou orando com um rapaz que tem muitos principios,e é um homem de Deus Pati,como conte..mas acima..tipo as pessoas ja tem insegurança com uma pessoa q ela veem e podem tocar,falar,imagina vc ta orando com uma pessoa que vc nunca vio?rs.Entao é por isso que estou sendo provada,eu oro com um rapaz,que nao conheço pessoalmente”,mas temos varios amigos em comum.Mas nada si compara com um pessoal,e tenho realmente sofrido por minhas inseguranças pelo fato de estar ansiosa,cara é muito ruim,mas graças a Deus,minha pastora e algumas amigonas minhas,mi ajudam bastante e em primeiro lugar Deus tem mi ajudado,a esperar,e confiar nele,pois so vou vÊ-lo daqui 5 meses..
    Eu nao conhece ele pessoalmente,e pelo fato de ser virtual,ja si torna uma coisa muito fria,mas eu creio que tudo isso ira mudar,quando nos vermos!!em nome de Jesus!!é incrivel,pq quanto mas parece dificil mas eu quero lutar por isso!!!rs.Que seja Feita a vontade de Deus!!!Patiiii respondee algooo:* Bjao!!!mi ajudem em oraçaoo!!!tbm

    [Reply]

  • Pati Geiger (Autor do Post) Disse:

    uau!
    como te falei!
    que história hein!!
    mas queria q vc me contasse!
    me add ao no msn:
    smile_pati@hotmail.com
    dai a gente papeia uma hora dessas!
    fiquei bem curiosa em relação a essa história!
    mas que Deus seja louvado!
    espero, de coração, que vc possa fazer tudo isso pra honra e glória dEle!
    lembra que tem um monteee de estudos aqui sobre namoro cristão, que me ajudaram mtoooo, e tenho certeza de que vão te ajduar tbm!!
    http://naomordamaca.com/2009/11/09/namoro-cristao-lista-de-estudos-publicados-2/
    ai tem o link..
    eu sugiro q vc leia todos, se ainda não leu..
    pode ter certeza q eles fizeram a diferença na minha vida!
    bom, fico aguardando!
    bjão flor
    e pode deixar q to orando por vc :)

    [Reply]

  • Jéssica Disse:

    Muito bom o Texto!!!
    Eu amo essa música da Rebecca.

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    Oi linda!!!
    muito obrigada pelo carinho!!!
    que Deus te abençoe grandemente mais e mais!
    Deus me ensina a esperar cada vez mais e mais!
    Sei que não é fácil, mas Deus nos carrega no colo!

    amei essa frase: DEUS TRABALHA PARA AQUELES QUE NELE ESPERAM.

    mtooooooo obrigada pelo comentário!
    esse texto caiu como uma luva até pra mim! Deus tava falando comigo faz tempo! :D

    bjãooo

    [Reply]

  • Loh Disse:

    Ameii tava presiçando saber sobre paciencia em Deus,o nosso tempo reamente nao e o dele…beijos amada!

    [Reply]

  • Elionai Disse:

    Deus falou muito comigo através deste post,sou novato aqui no NMM,mas esse blog já está no meu coração….

    Fiquem todos na paz do senhor….

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    opaaa
    seja bem vindo então!
    que Deus fale mais e mais ao seu coração através desse blog..
    que possa ser uma benção na tua vida!

    abraçãoo

    [Reply]

  • Francyelly Disse:

    Como Deus é maravilhoso! Ele me mostra isso a cada dia, a cada hora, minuto, segundo e através desse post também… Tudo o que eu tava precisando! Esperar em Deus é o segredo, pois Ele sempre tem o melhor pra nós!

    Deus abençoe :*

    [Reply]

  • Rebeca Lima Disse:

    Adorei esse texto… Ate me emocionei com o video da Rebeca, muito interessante!
    Sou de Natal, um amigo me indicou esse blog semana passada e só agora eu vim ler, mas gostei bastante e pretendo ser uma leitora frequente! rsrs =)
    que vcs possam continuar escrevendo com sabedoria sobre esses assuntos comuns a todos nós! Deus abençoe a tds os que fazem parte desse blog e aos leitores tbm! Beeijos ;D

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    aeee
    glórias a Deus pela sua vida Beka!!
    seja bem vinda ao blog!
    e volta sempreeeee tá!
    he he he
    brigada pelas palavras!
    que Deus te abençoe
    bjoo

    [Reply]

  • Lu Disse:

    Paty vc poderia dar outras dicas de musicas … nossa curti mto Rebecca St. James!! thank u

    i have been looking for gospel songs in english so i can practice …

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    Nice!!
    Well, I like Jeremy Camp, Casting Crowns, Kutless, Mercy Me…
    try to find their songs ;)

    [Reply]

  • Julie Eduarda Disse:

    Graça e paz irmãos!
    meu nome é julie eduarda sou d currais novos rn,lá no fim do mundo rsrsrs,quero agradecer primeiramente ao meu Deus pai amor da minha vida,por ter colocado esse blog no meu caminho,essas lindas mensagens,relexões tem me ajudado mto principalmente essa sobre paciência(odeio esperar)mais tô aprendendo,olha mto obg q Deus abençõe vcs mais e mais sempre!
    bjO jú’h

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    aeeeeee
    que bomm Juh!!
    que Deus continue falando com vc através desse blog!
    =)

    bjooo

    [Reply]

  • TALITA JESUS DA SILVA Disse:

    sei que estes post já faz um tempinho mais hj Deus colocou ele na minha vida para uma ministração profunda!!!!
    Tenho esperado em Deus tantas coisas que as vezes acho que nunca vou ser feliz, Deus tem me mostrado sempre que a sua graça me basta!!! Mas eu não consego esperar tanto!!! parece que a dor o sofrimento a angustia a ansiedade tudo QUER ME CONSUMIR…a Solidão É A PIOR DELAS.
    Sei que Deus fez calar todas as vozes para que eu pudesse escuta-LO…
    Mas mesmo assim sou impaciente demais para ouvi-lo..Gostaria que postassem algo sobre confiar em Deus NA SOLIDÃO.
    me ajudaria muito…. Deus esta ministrando demais em minha vida sobre isso nos ultimos dias.

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    oii querida!!!
    valeu pelo comentário!
    então, eu mesma já escrevi sobre isso, se vc quiser dar uma olhada:

    http://naomordamaca.com/2010/03/23/solidao/

    bjoo flor

    [Reply]

  • Raylanne Disse:

    Olá Pati,
    sempre que tenho oportunidade, estou lendo o NMM, e a cada dia que leio, confirmo quão grandioso é o Meu Deus, tão tremendo que usa vc como instrumento de fortalecimento pra muitos jovens. E essa capacitação q vc tem só pode vim de DEUS!
    O mais surpreendente, e que tenho me identificado muito com vc, na vontade de mudar a minha vida consagrando-a mais a Deus, confesso que já fiz inumeras tentativas, mas a minha falta de comprometimento me faz desistir no meio do caminho.. e com o NMM percebi que Deus pode e que irá mudar a minha vida, e por isso Louvo a Ele por ter vc compartilhando um pouco da sua caminha cristã, na qual serve de ânimo, e me fortalece espiritualmente.
    Sei que muito mais Deus tem pra minha vida, e pra sua também…
    Que a Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre em sua vida..

    Vc é um grande vaso nas mãos de Deus! *-*

    Com Carinho
    de sua irmã em Cristo.

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    Oi querida!!!!
    Puxa, muito obrigada mesmo pelo carinho!
    Dou glórias a Deus por isso, pois a forma como vcs me tratam, e a forma como são carinhosos comigo,
    com essass palavras, pra mim, é como Deus me falando o quanto Ele me ama ^^
    é Ele me falando o quanto Ele usa a minha vida, e por isso, dou toda a honra a Ele..
    realmente, Deus me ensina a cada dia. A cada dia cresço mais com Ele.

    te agradeço mesmoooo pelas palavras ;)
    que Deus te abençoe mais e mais
    e que vc continue crescendo mais e mais com Deus!!
    que vc seja uma benção na vida dos outros…

    bjãoo
    fica sempre de olho aqui no blog!!

    [Reply]

  • Brenda santos Disse:

    Oi linda, obrigada
    sentir que Deus falou comigo através de vc.
    eu cionceramente estava precisando ler isso sentir deus falando comigo estou passando por tantos problemas mas sei q ele esta do meu lado e agora quero ter paciencia de espera o tempo de Deus na minha vida

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    Oi Brenda
    =)
    querida, isso ai! Espero que vc fique firme nesse teu propósito com Deus
    devemos aprender a ter paciência.. e isso requer tempo e disposição!

    bjão
    fica com Deus

    [Reply]

  • Bruuna Disse:

    Paati querida, que palavra tremenda Deus te mostrou, paciente é algo a ser tratada só em Deus,ele nos capacita, nos fortalece e nos honra.

    beeijão eenorme floor

    [Reply]

  • thais Disse:

    nossa, cheguei arrepiar…
    parece que fala pra mim…
    vc é muito abençoada… parabéns…
    bjozzz!!!

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    valeu pelo carinho querida!
    Glórias a Deus =)
    bjoo

    [Reply]

  • thais Disse:

    ha, e o vídeo tbm é lindo…hehe…
    bjim!!

    [Reply]

  • Jota Disse:

    Excelente post!Nossa Pati,eu também tenha esse problema de paciência mas aprendi muito com esse post e com Deus!

    Adoro o NMM!
    O melhor blog pra ler e ficar próximo de Deus!

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    =)

    [Reply]

  • ThaTa (RiiO) Disse:

    Aaah, GLÓORIA A DEUS pela sua vida.
    E pela forma que você é usada por Ele *–*’
    Nosso Paizinho é tão maravilhoso xD
    Liinda a música também (:

    Beeeijos,
    fica com JESUS Pati ;)

    [Reply]

    Pati Geiger Reply:

    brigada pelo carinho flor ^^

    bjãoooo

    [Reply]

  • Talitaa Disse:

    Oii nossaa
    ameei o post
    esse blog teem
    me ensiinado muiito

    ee o clip miinha cara rsrs !

    DEUS abençooe vocee ..

    [Reply]

  • Jéssica Disse:

    Nossa Paty que Deus te abençõe essa palavra chegou bem quando eu precisava

    [Reply]

  • pescador de almas Disse:

    QUE DEUS, COM SUA INFINITA BONDADE, CONTINUE A CADA DIA DESPERTANDO EM TI SABEDORIA E INSPIRAÇAO!!!

    [Reply]

  • Suellen Disse:

    Êitaaaa glóriaaa a Deus!
    Que post abençoado Senhor hauhau!

    Pati eu amo quando o Senhor usa você porque é de forma tão simples e tão profundaa *-*

    Eu mesmo tenho passado por momentos que sem paciência? Óh Senhor Jesus! nem vivo.. sempre me acomodei a dizer ” não tenho paciência e vai ser assim até Deus me mudar” Que o Senhor tenha misericórdia de mim.. porque eeeeu tenho que querer mudar.. e só Deus muda! Quando eu li a parte em que o Senhor dizia para você esperar senti como se fosse Deus falando comigo! Esse blog é uma bênção! Glória a Deus..
    Tenho aprendido tanto aqui.. hoje percebi que a paciência é fruto do Espírito algo adquirido com tempo e paciência HAHAHHAHAHHA!

    PazZzZ!
    Bgsss

    [Reply]

  • Gabriela Sayuri Disse:

    Que lindo Pati .. Deus tem me provado grandemente para que eu possa continuar esperando, esse video no final é lindo *–*
    espere por mim como estou esperando por voce!
    ouun
    que Deus possa te usar sempre, sempre Pati voce tem a cada dia impactado vidas …
    Vitórias…
    abração :D

    [Reply]

  • Hellen Disse:

    ótimo!realmemte temos q ter confiança e paciência no Senhor,pq ele é o nosso refúgio e fortaleza!
    esse post foi benção em minha vida,pe estou num momento q preciso ter paciñcia no senhor.

    [Reply]

  • Erika Disse:

    Deus é fiel, ele sempre usa as pessoas no momento em que precisamos de uma palavra e nesse momento por um acaso entrei nesse blog,agradeço a Deus por tudo que vc escreu, serviu para mim estou me sentindo melhor e com meu coração mais alegre. parabéns! pelo blog, que deus abençoe.

    [Reply]

  • Cely Disse:

    Nusssss como é bom sabermos que temos um Deus que conhece nossa estrutura e sabe dos nossos limites e mesmo assim, com muito amor e cuidado fala conosco, toca nos pontos de nossa alma que precisa ser tratado… tenho vivido dias assim: em que exigem de mim muita paciencia e espera. Esse post, foi uma benção pra minha vida!! Deus te abençõe sempre pra vc continuar sendo benção pra mim e pra tantos outros!!

    [Reply]

Deixe seu comentário!!!

Escreva o quanto quiser masssssss....
- NÃO escreva tudo em maiúscula!
- Comentários sem identificação do autor (anônimos) não serão aceitos!
- Comentários com palavrões não serão aceitos. Aqui não é buteco!
- Comentários com vários links serão considerados spam!
- Para adicionar foto nos seus comentários clique aqui.
- Prezado TROLL, nós temos uma pasta especial pra vocês: LIXEIRA!

Obs. Não me pergunte coisas como: "devo namorar ou não?" "devo terminar ou não?"
Não responderei essas perguntas pq não posso assumir a responsabilidade dessa decisão. O melhor é vc ler os posts, orar, pensar, escrever prós e contras e tomar sua decisão.
Não estou presente e não conheço a vida das pessoas envolvidas, por isso não posso responder a esse tipo de perguntas ok?!
Abração!
VITÓRIAS!