Namoro Cristão: Cadê o príncipe do cavalo branco? [Parte 01]

Fernando Ortega 1 de julho de 2009 148

cavalo-branco

Obs. Devido a tanta visita e comentários sobre este post, já estou iniciando uma parte 2 dele. Aguarde…..

E ae povo!!!
Hj resolvi postar sobre algo muito interessante… hehhe. Muitos crentes inventam moda na hora de escolher seu conjuge. Inventam histórias parecidas com a de conto de fadas! Por exemplo, eu já ouvi coisas como:

- “DEUS me falou q é aquele menino”
- “Senti de DEUS q esse é o menino q ELE ‘separou‘ pra mim”
- Tive um sonho casando com aquela irmã (nossa essa é campeã!!!)

Pelo amor de JESUS!!! Meninas e meninos, não espiritualizem essas coisas!!!
É claaaaaaaaaaaaro q acredito q DEUS pode revelar essas coisas mas, em 99,98% das vezes, a escolha é racional.

Como assim racional? Simples! É uma escolha nossa! Não é um anjo q desce e diz: “Assim diz o SENHOR: Agraciada és tu entre todas as mulheres! Eis q o SENHOR todo poderoso separou pra vc o irmão Gumercindo…………”

Até pq se a “pessoa indicado pelo anjo (sonho, visão ou sei lá mais o q…)” for feia, desajeitada, estranha, (etc) com certeza vc dirá: “Tá amarrado!! Tá amarrado!! Isso não é de DEUS!!!!”
Agora se for uma pessoa linda, cheirosa, romantica, engraçada, fiel, ungida, cheia de graça…………… opa…. pera ai…. to descrevendo a Fran!! Mas em fim, se for uma pessoa assim, vc dirá: “Aleluiassss!! Isso é de DEUS! Testificou em meu coração!”

sapo

Certa vez, uma irmã da igreja veio e me disse:

- Fernando, estou sonhando há várias noites com vc casando com minha prima.
- Ah é?
- Sim! E queria saber se isso era de DEUS….. :D

Como eu já tinha sido alvo de um outro sonho de uma outra irmã, então respondi:

- Hummm…… senta ae…..

Então comecei a explicar toda minha visão sobre namoro. Tadinha, ouviu muito tempo!

Irmãs e irmãos, varões e varoas, queridos e queridas, cheirosos e cheirosas…….. não espiritualizem isso! Vc já participou de uma excursão com a escola? A noite anterior foi dificil de dormir e até sonhou q estava no local da viagem? Pois então! Qndo ansiamos uma coisa ou a desejamos muito, acabamos sonhando com essa bendita coisa! É assim tb até com os problemas!

Antes de vc pensar: “Ai meu DEUS, ele não acredita q DEUS pode falar essas coisas….”
Caaaaaaalma! Não disse isso! No inicio falei q acredito mas, a escolha é racional! DEUS entra na história pra te ajudar na escolha! Acontece q somos preguiçoso e acomodados e queremos deixar o trabalho todo pra DEUS! Acaba se tornando em uma falsa espiritualidade.

Isso é um paradigma q temos na igreja. Acabamos querendo ser mais espirituais q JESUS!!  Ou seja, queremos espiritualizar coisas q tem q ser trabalhadas simplesmente no racional.

Já falei sobre o processo de escolha em um outro post e volto a dizer: “DEUS nos auxilia na escolha mas, quem escolhe somos nós! A escolha é racional não emocional!”

Uma das desculpas para essa preguiça é dizer: “Ah! DEUS conhece o q eu gosto então me trará o q for bom pra mim.” ELE tb sabe q vc precisa comer e nem por isso ele vai colocar a comida na sua boca!

RESUMÃO: Espero q vc não fique bravo(a) comigo. O q estou tentando dizer é q somos nós é q escolhemos, não DEUS, ELE nos orienta na escolha mas, quem decide “somo nózis”!!! Repito q pode acontecer mas, muito mais fácil de nós escolhermos sob a direção de DEUS. Por isso meu querido leitor, não fique de braços cruzados achando q vai aparecer alguém. Isso pode até acontecer, MAS vc terá q valiar a pessoa (racionalmente). Se não for assim, então vc terá q orar e procurar uma ovelinha q te ajudará a adorar a DEUS (pois esse é o propósito!).

Talvez alguns estejam com o mesmo sentimento qndo descobriram q Papai Noel não existia!
O q? Vc achava q existia?? Ops…. hehe…. desculpe…. ele existe sim! Está no coração de cada criança… não pera ai!! …. Não precisa chorar não….
(Alguém ae, rápido!!! Chamem o pai dessa criança!!!!!!!!!!!!!)

Bom, é isso. Espero q tenha dado pra entender…. dúvidas? Ligue no meu celular! O custo da ligação é o mesmo q uma ligação de celular para o Japão! Hahauhahah! Mas se prefirir não gastar, então comente ae!!

Um bju e um xeru!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.

LEIA A PARTE 2

148 Comentários »

  1. Carol 1 de julho de 2009 às 10:02 - Reply

    Vamos lá algumas perguntinhas:
    Vc acha q no decorrer de sua vida vc estava sendo “preparado” para Fran e a mesma sendo “preparada” pra vc?????
    O amor é racional????

    Não to discordando, nem concordando com o post…só esclarendo! rsrsr

  2. Carol 1 de julho de 2009 às 11:24 - Reply

    Deu pra entender o que você pensa! Isso daria uma bela discussão de horas…horas…horas…kkkkkkkkkkkk
    Mas assim que eu encontra/escolher o “príncipe do cavalo branco”, volto aqui para dizer o que eu acho, ou pra contar como foi! rsrsr

    Beijo Fê!

  3. Anônima 1 de julho de 2009 às 22:09 - Reply

    Oii…post legal…
    e se vc conhece um jovem q tem quase todas as caracteristicas q vc pede a Deus,faz a obra na igreja,é bom filho,simpático,trabalhador,ñ gosta de futebol,lava a cueca kkkkkkk enfim so q vc ñ sente nada por ele so admiração ja ele demonstra algum sentimento (vc é uma pessoa dificil de gostar de alguem talvez seja esse o motivo mas qdo gosta demora pra esquecer),o abençoado vive chamando pra vc ir na igreja dele mas vc ñ sente vontade de ir pq é uma igreja (evangelica) totalmente diferente da sua… vc ora a Deus e ñ tem nenhuma confirmação sobre os dois ai vc pensa poxa será é minha benção e eu to jogando fora….o q fazer???

  4. FDADJC 1 de julho de 2009 às 23:24 - Reply

    Nossa cara concondo inteiramente com você Fernando, as vezes a pessoa que teve o sonho acaba até utilizando desse recurso pra forçar a outra a querer ela! É muito perigoso isso, ja ouvi muitas historias daquela terceira opção hasuah ela é a campeã msm =X As vezes as pessoas esquecem que temos o livre arbitrio, tbm axo que Deus da um “empurraozinho” mas a decisão é racional e debaixo de muita oração para Deus realmente confirmar o namoro=].

    Um grande Abraço!!!!

  5. anonima2 2 de julho de 2009 às 0:27 - Reply

    Bom concordo que a decisão é nossa (no sentido q Deus não obriga nada a ninguem,temos livre arbitrio)…e discordo em falar q “É muita Disney na cabeça” rs pq as maioria das pessoas que acreditam q tem um PREPARODO ou ESCOLHIDO são levadas a pensar assim até pela doutrina de suas igrejas, a maneira de pensar de seus pastores e etc….eu vejo q esse assunto é muito vasto….e cada um pega um versiculo biblico pra afirmar e tentar provar q sua maneira de pensar é a certa…enfim eu creio q essa é uma das decisões mais importante q temos q tomar nas nossas vidas….e q além da gente escolher temos q pedir confirmação a Deus pq o nosso coração é enganoso e faz escolhas erradas muitas vezes…existem namorados q só vão se conhecer de vdd só depois que casam…ai vem a decepção muitas vezes…por isso pedir a opnião de Deus e esperar q Ele responda e confirme é muito importante…bom é isso vou parando por aqui….abraço a todos

  6. Valéria 2 de julho de 2009 às 21:08 - Reply

    Oiiiiiiiiiiiii amigo!!! Ameiiiiiiiiii o poste… Porém… E se o cavalo não aparece de jeito nenhum… E se minha vida em vez de um aras está parecendo mais uma lagoa cheia de vitórias régias cheia de amiguinhos répteis denominados de sapos, oq “nózis” deveremos fazer? Já que a escolha é racional é melhor ficar sozinho nessa situação né? Poxa… Eu queria ser feliz!! Grande abraço e que o Pai continue te usando desta maneira tão maravilhosa para nos edificar e alegrar!!! =)

  7. Marco 5 de julho de 2009 às 5:56 - Reply

    Hm..Este Post me ajudou a tirar algumas dúvidas.

    Sobre deixar a ‘escolha pra Deus’..
    acho que confundi algo aí, tipo..
    Eu toda noite peço para Ele me mostrar se esse amor vem dEle e peço também que se for da vontade dEle, que Ele me dê novas formas de expressa-lo. Se depender da escolha racional, eu no momento já fiz a minha mas continuo pedindo revelações à Ele..Então..estou fazendo ‘certo’?
    É que tenho medo de errar, e acabar criando expectativas ‘falsas’ em minha cabeça quando o coração fala mais alto.
    Mas sempre coloco TUDO nas mãos de Deus. hm’

    Um fato interessante aí, você disse que devemos orar pra Deus até ele trazer uma ‘ovelhinha que nos ajude a adora-Lo’..Dei um sorriso quando li isso..Pois..a ovelhinha que apareceu na minha vida me ajuda MUITO a ter mais contato com Deus. O amor dela com o Pai..me constrange até..Tenho muito a aprender com ela..

    bom..abraços =)

  8. Marco 6 de julho de 2009 às 15:57 - Reply

    Li os 3 posts, e isso me ajudou mais ainda =x Obrigado.
    To até embaralhado aqui..hehehe

    Eu estava com essa ‘mania’ de perguntar para Deus se era ela..Mas depois que li algumas coisas aqui..comecei a perguntar se era da vontade dEle..E TODA VEZ que vou encontrar ela (só a vejo na hora de ir para a igreja ou no momento da célula.) Eu peço à Ele que me dê alguns ‘momentos bons’ ao lado dela..Mas somente se for da vontade dEle..Eu ainda não posso ficar ao lado dela sempre, não posso ficar abraçando, pegando em sua mão,etc..Pois ela ainda é nova e ainda não é tempo de firmarmos uma relação, assim..eu ainda não tenho nada com ela. Mas de um tempo pra cá, Deus têm colocado muita coisa em nossas bocas..Ontem mesmo, eu sem saber ajudei ela e ela veio agradecer, e na ida e na volta da igreja, vim conversando com ela..E eu tinha feito o que faço todas as vezes “Deus, se for da sua vontade, dê um espaço pra eu conversar com ela sobre nós..”
    E as vezes Ele ‘responde’ isso..as vezes não..Mas quando responde..Faz um grande mover..Fico até assustado.
    O líder principal da nossa equipe, advertiu ela sobre eu estar gostando dela e tal..Mas..eu não disse nada a ninguém, tampouco ela disse..Creio eu que..Deus mostrou alguma coisa =x

    Mas é isso, ela não quer NAMORAR..Ela quer Casar direto..A visão da corte e tal..
    Eu respeito essa decisão dela, vai demorar? Vai =x
    Mas..eu sei que quando acontecer vai ser o melhor de Deus.

    sei nem se tem nexo o que escrevi..mas..eheh
    Abraços ae..Obrigado mais uma vez pela ajuda :D
    Fica com Deus!

  9. Carlhão 7 de julho de 2009 às 1:24 - Reply

    Não é à toa que sou conhecido tb como “principe” hahaha

    falow

  10. Fernando Ortega 8 de julho de 2009 às 19:27 - Reply

    Olá Miss Mila!! :D
    Q honra saber q vc está acompanhando o blog dae dos EUA!
    Mas como vc disse, vamos ao q interessa!
    O resumão de tudo isso é q vc é solteira e está interessada nesse irmão e não sabe como agir certo?
    Bom, na realidade não há muito o q dizer (se for isso mesmo q entendi) pois, agora é a hora q vc tem q de alguma maneira “conquistá-lo”.
    Nessa hora é preciso ver seus objetivos de vida e compartilhar com ele, isso é muito importante. Fica difícill eu te dizer especificamente o q fazer pq agora é a parte da conquista.
    Eu me interessei pela Fran qndo vi o jeito dela diante de DEUS, diante das pessoas e seus propósitos de vida. Talvez isso já te dê uma dica! hehe!
    Não sei bem se te ajudei com isso…. massss, continuo a disposição para q possamos conversar!

    Abração moça!
    Fica com DEUS!
    VITÓRIAS!

  11. PauloBass 9 de julho de 2009 às 19:50 - Reply

    Ae cara sou se fã kkkkkkkkkkkkkk vc pensa igual a mim!!! Alias eu tive uma discussão muito parecida com essa a um tempo atrás mas enfim as pessoas naum entenderam minha posição!!

    Posso postar essa sua teoria no meu blog?

    kkkkkkk valew

  12. Fany =) 10 de julho de 2009 às 23:19 - Reply

    Oiie Fenandoo !

    Nossa tem tantoo post maneiro, to tentando ler tds, cada um qe eu leio edifica mais e mais minha vida e meus conheçimentos, mais ainda em relação a namoro!
    Eu fico lá FAlando a respeito das frases e das paradas que vc escreve com minha amigas(os) e no final smepre falo, Entra lá éé “naomordamaça” rsrs

    Mas voltando ao assunto..
    Lá na minha igreja tem muita gente que realmente está esperando vir um Anjo e dizer ” Ó, é aquele(a) li viu ? ” E pra falr a verdade eu tbm pensava assim, achava que existi uma única pessoa pré destinada por Deus desde os nossos primeiros passos [ nossa, como a gente pode ter a mente tão pqena e fechada né !??? ]. Outros quando começam a gostar de alguém decide orar..
    ” fulaninho gosto de vc, fulaninha gosto d vc tbm, Vamos orar ! ”
    Pra saber se é da vontade De DEus aquela pessoa para aquela outra.. tem gente que eu acho que até enjôoa e no final diz ” Ó, DEus falou que num eh tuh quem ele separou pra mim naum hein” Mas pra falar a verdade existem pessoas que nem ORAM e sim “oram”..
    Áin ain ain.. Senhor tenha misericórdia..
    Mas Pra Falar a Verdade eu tbm ORO, pra ser mais exata á 7 meses reciprocamente, e cada dia mais temos cresçido em graça sabedoria e conheçimento no Senhor.. Mas eu oro por que foi assim, nos conheçemos e pintou aquele clima, mas pra num ser “fogo de palha” resolvemos nos conheçer melhor, orando um pelo outro, criando uma linda amizade e um sentimento mais lindo ainda [ suspeita pra flar né !? rsrs ] Oramos, Fazemos parte do mesmo ministério, comaprtilhamos palavras juntos, comaprtilhamos alegria e até tristezas [ ele que o diga d quantas vezes ensopei a blusa dle, rsrs].. DEpois de 7 meses só orando, ainda não Houve o Namoro porque estamos em um propósito.. mas quando aconteçer, volto aqui pra falr tah? BeeiZuhS =) Fica na Paaz ;]

  13. Anny 11 de julho de 2009 às 12:08 - Reply

    Ola Fernando, graça e paz!!!
    Já faz uns 3 anos que gosto de um jovem, e antes ele n gostava de mim, e td acontecia p nos afastar, a jovem q ele gostava engravidou de uma outra pessoa e casou e eu precipitadament m namorei com um jovem n crent, só q eu sabia q n era de Deus e terminei. Hoje nos aproximamos muito, sei que n gost sozinha, hj ele tbm gosta de mim.Ajudamos muito um ao outro, e temos os mesmos sonhos: nações arde em nossos corações( pequenos infratores). Ele esta esperando uma resposta de Deus e temos buscado isso, mas deus n diz nada, será q estamos fazendo certo? queremos o Sim de deus para tudo.

  14. Fernando Ortega 11 de julho de 2009 às 20:47 - Reply

    Hummm… dificil dizer. Não conheço o rapaz então fica dificil dizer algo….. Hehehe!

    De qqer forma Mi, dá uma lida neste post:
    O verdadeiro proposito para o namoro cristão

    Abração Mi!

  15. Deise 13 de julho de 2009 às 19:26 - Reply

    A paz do Senhor pra todos!

    Olá Fernando,gostaria de falar sobre a tal confusão que está em minha mente..
    Bem não tenho apenas um pretedente,tenho dois! E mais são ex.namorados.Pessoinhas do meu passado’
    Um deles foi o primeiro namorado,nossa como gostei dele,oramos e namoramos porém ele não gostava de mim,o que levou o fim.
    O outro sempre gostou muito de mim,e quando soube q estava solteira investiu com tudo.Porém ele é daqueles que acredita q Deus me prometeu pra ele e tals ¬¬. Senti um pouco pressionada a namora-lo,todos me faziam a cabeça q ele é o CARA,e não duvidoo ele é bençãoOo..e por influencia e pouco pensar meu..namoramos.O detalhe maior é que ele é de outra cidade e não o vejo com frequencia.Foi frustante..minha família gostava muito dele e eu não tava bem com ele..enfim acabei.
    O primeiro namorado lá,sentiu muito a me ver com uma nova pessoa.
    E se arrependeu,o que pude comprovar mesmo com o tempo..Resolvi ficar sozinha e pedi que os dois me esquecessem.E dei tempo…
    Fazem quase 6 meses que estou nessa..e eles não desistem,parecem gostar de mim cada dia mais…me surpreendem com cada coisa…’
    E pior que fiquei dividida,sem contar minha mãe que não quer q eu volte com o primeiro namorado..Será q existe isso de intuição de mãe :S.
    Até entrei numa depre por conta disso..mais Jesus me renovou a alegria.Preciso me decidir…mais confesso que morro de medo de tomar qualquer decisão e depois me arrepender’
    E toda semana vejo o primeiro namorado na igreja..acho q ver é o pior…AHH Que Deus me oriente nessa escolha.. ORAR E ORAR
    beijos’

  16. Anônima 14 de julho de 2009 às 12:16 - Reply

    Paz do Senhor, Fernando!

    De antemão já explico que coloquei aqui como “Anônima” porque internet é um canal muito aberto… não quero me expor.
    Fernando, Deus te abençoe, cara! Cada texto que leio fico mais surpresa com a clareza das coisas que escreve, sem muitos arrodeios, até porque eu seeeeeempre tive dúvidas em relação a “é de Deus, não é de Deus” e principalmente em não saber como Deus responde e nos seus textos (já li vários) você trata tudo com muita clareza e naturalidade.

    O caso é que tenho 9 anos sem namorado, esperando no Senhor. Sei que sou uma menina de Deus, faço tudo para permanecer na presença do Senhor, sou bonita, inteligente (sem presunção, tá?)… mas tenho minha exigências pessoais na hora de escolher meu “abençoado”… e na minha igreja não tem aparecido varões que se encaixem nelas (vc pode pensar: “pôxa, ela deve ser exigente demais mesmo… 9 anos é muuuito tempo”, mas acredite, tenho exigências básicas de compatibilidade… e não o tenho encontrado). Além disso sou extremamente bem resolvida enquanto solteira, preferindo sempre estar “só do que mal acompanhada”… e sou feliz assim. Sinto falta de um namorado? Lógico! Mas ainda assim, sou feliz!

    De alguns meses para cá comecei a observar um menino que conheço há anos, filho de crente, mas que nunca se firmava. É daqueles meninos que vão à igreja porque a mãe convida, aceitou a Jesus trocentas vezes, mas nunca se firmou. Era só observação mesmo, visto que eu sempre quis (e ainda quero), alguém que tenha compromisso com Deus e me ajude nessa caminhada cristã. Além disso, nunca vi nenhuma interesse da parte dele… não passava de alguns comentários engraçados com as meninas da igreja, porque ele é muito bonito.

    Pois bem… de alguns meses para cá esse menino comecou a ir à igreja com frequência, participar dos cultos e programações extra que os jovens de minha igreja fazem e se entrosar mais e isso sem a presença da mãe e dos parentes dele (a família é enorme e quase todo mundo é evangélico).

    Soube a pouco tempo que ele está procurando uma menina crente, séria, comprometida com Deus, para namorar… dei glória a Deus, porque vi que ele estava querendo “tomar jeito de gente” (rsrs) e torço mesmo pela conversão genuína dele, sem “segunda intenções”, acredite!

    O fato é que há uma semana eu fiquei sabendo que essa menina que ele está procurando… sou eu!rsrsrs… Depois que soube disso fiquei muuuuito balançada e tenho muito medo de me envolver com ele, porque não consigo ver nele tudo o que ele procura nessa “menina”.

    Não acredito numa pessoa que se converte por ajuda da outra… e como segundo um dos seus textos “Depois que Adão reclamou de Eva o Senhor deixou a escolha conosco”, tenho muitíssimo medo de escolher errado.

    Por outro lado tenho medo de estar jogando uma grande oportunidade fora e de Deus ter um plano de transformação na vida dele, através da minha vida.

    Desculpe o enooorme post. Tô confusa!

    Só para complementar, queria dizer que não sou dessas meninas que vivem “caçando”, desperadas por ter um namorado e querem o primeiro que aparece.

    Vejo que você fala muito em esperar em Deus… eu espero! Espero tanto, que despertei até a ira de algumas meninas na igreja quando pregava que ser solteira era bom (e realmente acho que é!). Pra vc ter uma idéia, eu nem orava pedindo a Deus um namorado, porque sempre acreditei que conforme Deuteronômio “as benção me alcançariam” e já que eu estava bem solteira…

    Só que já passei dos 30 e isso pesa, né? Há mais ou menos um ano comecei a orar por isso… e agora aparece este rapaz. Entendeu?

    Continuo confusa…rsrs.

    Deus te abençoe!

  17. Anderson Tadeu 14 de julho de 2009 às 14:11 - Reply

    Boa Tarde, amado. Gostaria de dizer que acompanho a uns 4 meses seu blog mas nunca postei nada. Achei muito importante e legal o seu blog, uma iniciativa inovadora, principalmente nos temas que você aborda que não são nada facéis =). A respeito a este tema um pouco, eu discordo de você e o resto concordo mais acredito que Deus prepara a pessoa sem mesmo nós a conhecermos, vou dar um relato meu,sou um rapaz que tenho 21 anos e praticamente nunca namorei, sempre fiquei esperando a “esposa” que o senhor tem preparado, tenho um excelente emprego e estou no 6ºperiodo do curso de eng. mecanica graças ao nosso bom e majestoso Deus. A um certo tempo eu comecei a “gostar” de uma menina da minha igreja isso aos 19 anos e ela tinha 17 e eu meio que forçei a barra sabe tipo idolatrando ela achando ela a mais perfeita do mundo a mais pura entre outras coisas, a mãe e o pai dela gostvam demais de mim, o pai dela é ate prespitero na minha igreja que por sinal é pequena, ao souberem que eu gostava dela ficaram contente demais porque falavam que era o rapaz perfeito para ela, mas a minha família não achava isso dela para mim por achar que ela era é muito “nariz empinado” e por outras coisas e até minha mãe me dizia assim Anderson nem tudo que brilha é ouro, e eu sempre um rapaz humilde apesar de tudo ouvia tudo mas como eu gostva dela não dava tanta importancia. Mas as coisas foram encaminhando e ela disse que tb gostava de mim, minha familia sempre apoio dando incentivo dizia que se fosse de Deus ela iria mudar entre outras coisas, então conversamos com o pastor da igreja ele deu a benção ficou contente por mim porque ele sempre soube do meu carater de um bom cristão, fui conversar com os pais dela eles agradeceram a Deus por isso, e eu continei orando mto, e por incrivel que pareça o nosso namoro não durou um mês, eu comecei a sentir de Deus coisas que ela fazia que eram erradas demais, sabe quando você percebe que ela não é a tampa que encaixa na sua panela, praticamente ficamos eu e ela juntos 2 dias e ela do nada terminou, mudou da agua para o vinho, hoje os pais delas estão passando uma barra muito grande com ela, por ela não querer mais ir na igreja, não cear, fazer coisas que desagradam a Deus entre outras coisas. Mas encurtando o pouco o livro hehehe, eu fiquei desanimado demais orando a Deus que não queria ter namorado praticamente com ela esses 2 dias de namoro queria ter me guardado então porque sou sincero em dizer ela foi a primeira pessoa no qual eu namorei, sempre fiquei esperando o momento certo e tal, ai depois de umas 2 semanas venho uma irmã falar comigo (ela nem sabia de nada que eu estava namorando e que tinha acabado o relacionamento) qndo eu começo a sentir a presença do sr. Jesus dizendo que ele estava dando um presente precioso, uma moça ungida perfeita aos olhos deles que ela já estava escolhida no ventre da mãe dela para mim, que no momento certo tudo iria acontecer, ai eu fiquei todo bobo achando que eu e essa menina que namoramos tão pouco tempo iriamos voltar, porque apesar de tudo eu gostava dela ai depois de uns segundos dela falar aquilo e eu pensar isso achei que nós iremos voltar, ela vem e fala que Deus disse que não era essa garota que eu estava pensando, ela disse que eu não conhecia que Deus estaria fazendo do jeito dele e não do meu que eu iria me surpreender. E isso já se passou uns 2 anos então a uns meses atrás eu comecei a ficar desanimado porque eu me sentia muito sozinho falta de uma companheira ao meu lado, eis que um dia no culto uma irma (outra) contando um testemunho dela que Deus tinha curado ela de uma doença ela começa a falar em línguas e todo mundo vai a frente receber oração, ai ela diz pra mim (ela tambem não sabe de nada nem que isso aconteceu)que o senhor Jesus manda me dizer que ele tem se agradado da minha espera e que ele vai fazer do jeito dele e não do meu que não para mim se preocupar, e eu senti demais a presença dele aquilo me fortaleceu demais, porque eu creio e so eu sabia do que eu tava passando ela praticamente nem me conhece então eu conclui que Deus tem preparado sim a esposa ou esposo para cada um, claro que como vc falou mtos as vezes idealizamos as coisas como vc citou ate sonhamos e achamos que é Deus, por isso eu digo que Deus prepara sim e ele sabe como será o dia de amanhã por isso que ele não permitiu que o relacionamento meu com essa moça não fosse longe porque ela sabia que aquilo não era o melhor pra mim.

    Desculpe o grande, gostaria de alguma replica sua sobre tudo
    e fik na paz

    a soh pra dizer fiquei sabendo que voce teve em Joinville SC, é aonde eu moro infelizmente vc ja foi neah
    hauahuahauahuaha
    abraços fik na paz
    =)

    Att
    Anderson tadeu

  18. Priscila 14 de julho de 2009 às 15:04 - Reply

    Achei o máximo este post!!! Concordo em número, gênero e grau!!! Trabalho com adolescentes e sempre ensino isto pra ele, pois a outra teoria (“de que existe um cravinho para cada rosinha específicao no jardim do Senhor”)gera muita frustração nas pessoas além deixá-las vulneráveis ás “profetadas” e enganos… Parabéns!!! É mais ensinando o certo, invés de se esconder na falsa espiritualidade e gerar mais e mais gente frustrada!!!

    Deus te abençoe!! A idéias do seu blog é excelente!!!

    Grande abraço!!

    Priscila MAchado

  19. Deise 14 de julho de 2009 às 20:56 - Reply

    Olá Fernandoo!
    Que bom que vc respondii rapidinho..hahah
    Li si os outros posts. Ireii analisar bem o conteúdo dos mesmos para obter alguma conclusão..’ =D

    E o que vc acha sobre isso de intuição de mãe…(interrogo)

    Nuss isso tb me preocupa sabe…já tive vários desentendimentos com ela a esse respeito,agora fico calada e não tomo posição,pow nem dá pra agradar a todo mundo (família e amigos).Mais sei que preciso tomar uma atitude e logo irei decepcionar pessoas seja qual for minha escolha… =(

  20. diego ventapane 15 de julho de 2009 às 17:07 - Reply

    Olá, não sei quem vai ler o rapaz ou a moça, não lembro os nomes, tá lá em cima, mas to com preguiça de procurar, rsrsrsr.
    Olha, eu li esse post e achei perfeito, além de divertidíssimo; e eu concordo plenamente com oq disse, acho q a pessoa q vc vai se casar depende de sua escolha (direcionada por Deus), em nossas vidas buscamos a direção de Deus, mas quem dá o passo de escolher “somos nóses” heheheh. Por exemplo, quando queremos escolher uma igrej para congregar, visitamos algumas e pedimos a Deus para nos dar paz no coração quanto a nossa escolha (mas ó, num é p sair com um monte de garotas(os) por aí tbm, hehe), podemos conhecer pessoas, tomar um sorvete, ir num cinema, comer uma pizza (e engordar), isso num é um pecado, aí depois de colocarmos diante so Senhor, veremos qual se encaixa em nosso perfil, os objetivso, os pensamentos, enfim, é mais fácil doq muita gente coloca por aí.

    Ah, tenho um blog tbm, gostaria de saber se posso por um banner seu lá p ter em minha lista, ok? E tbm se posso “ctrl c ctrl v” em alguns posts =D

    Fiquem na paz de Jesus

  21. danny 27 de julho de 2009 às 15:10 - Reply

    eu to com duvidas porque tem um rapaz na minha igreja que me pediu em namoro,ele é um rapaz maravilhoso e trabalha pra DEUS so que eu disse NÂO,pq ele teve um relacionamento no passado que ñ era com a benção de DEUS e acabou qua a menina engravidou e ele tem um filho do dois anos ,e pra piora meus pais disseram que “ñ assumiam erro de ninguem” (ou seja o meu) e não aceitam ,e eu sempre coloquei diante de DEUS uma pessoa q meus pais aceitasem.E com tudo isso pela minha resposta eu acho as vezes que estou sendo preconceituosa com ele e esteja jogando fora um oportunidade de ser feliz,mas por outro lado eu olho o que essas circustancias que ele vivi trariam pra minha vida no meu futuro.Eu sempre sonhei em casar com um jovem de DEUS mas ñ que tenha um filho, e outra por que ele sempre vai estar ligado a ela por causa do filho. o que eu faço??ñ sei nem o que pensar mas.

  22. nubia 28 de julho de 2009 às 20:36 - Reply

    bom o que eu queria saber é o seguinte,eu to gostando de uma pessoa e esse rapaz tem todas as virtudes que eu procurava,ele fala comigo agente conversa mas ele ñ mostra nenhum iteresse por mim?? o que eu faço devo: devo esquece-lo,esperar ou eu vou falar com ele??e na sua opinião quem deve falar o rapaz ou a moça??

    há e outra coisa seu blog é o máximo parabéns continue assim
    que vc abençõa a vidas de muitas pessoas,
    bjão..

  23. Alinne 30 de julho de 2009 às 0:18 - Reply

    oi gostei mt como vc colocou o Amor, nao como um sentimento mais sim, como uma atitude, só queria que vc me esclarecesse uma coisa, na minha igreja, nos oramos antes de namorar, neste periodo, nos conhecemos melhor a pessoa e colocamos diante de Deus, pra ele confirmar em nossos coraçoes se é realmente de Deus, vc acretida q realmente Deus confirma? ou Deus deixa nos escolher?

  24. Patrícia Isis A.de Barros 30 de julho de 2009 às 9:51 - Reply

    Olá Fernando.
    Gostei do seu blog e da sua opinião .Se fosse uns tempos atrás concordava com tudo que voçê disse.Mas lendo algumas opiniões fiquem em dúvida.Estou orando para Deus colocar uma pessoa no meu caminho pois bem será que estou errada fazendo isso? A maioria disse que nós escolhemos mas e aí. Sempre gostei de rapazes que nunca gostaram de mim e perdi tempo.Agora gosto de um rapaz da minha igreja mas ele não sente nada por mim pois ele me disse com todas as letras que gosta de uma amiga dele e não sou o tipo dela( alta, corpo perfeito,linda e maravilhosa)se reecarnação existisse ela seria a Helena de Tróia.Eu não sou feia mas ela quando aparece na igreja todos os rapazes ficam hipnotizados pela sua beleza até briga entre alguns irmãos teve por causa dela.Eu o escolhi mas ele não me escolheu. E aí gostaria da sua opnião o que eu faço continuo escolhendo errado ou entrego nas mãos de Deus pois não tenho tempo a perder, estou com 28 anos nunca namorei perdi 12 anos da minha vida com amores não correspondidos. O que eu faço? Bjos.

  25. Patrícia Isis 30 de julho de 2009 às 16:24 - Reply

    Olá Amado.
    Muito obrigada pelo conselho me ajudou muito agora sei muito bem o que fazer.Que Deus abençõe voçê e a Fran.
    A proposito: A Helena de Tróia sumiu da igreja.
    Bjos.

  26. Mara 2 de agosto de 2009 às 15:10 - Reply

    Maravilhoso blog benção pura!!! Parabéns Fê e Fran que Deus continue usando o namoro abençoado de vocês para abençoar muitas vidas” Bom Fê gostaria muito de sua orientação”:D Sempre orei muito para ter um namoro abençoado por Deus sempre pedi para que Deus colocasse na minha vida um homem que fosse Fiel pois senpre tive muito medo de traição pois me faz sofrer muito,quando ouvia as histórias de minhas amigas que foram traidas por seus namorados e já me dava um aperto no S2 e eu sofria junto com elas, ,mais pedia a Deus que me livrasse e que não permitisse que eu passase por isso em meu relacionamento e cria tb que Deus iria me honrar pois sempre esperei nEle.

    Estou com 19 anos e a algum tempo atrás conheci um rapaz que eu gostei comecei a observar melhor a sua vida e a orar também pois pensava que já estava em bom tempo para que eu iniciasse um namoro para um futuro casamento pois sempre quis casar com meu 1º namorado, então depois de um tempo de oração 4 meses para ser exata resolvi engatar o namoro mais com o passar do tempo comecei a observar que ele não estava colaborando em minha aproximação com Deus muito pelo contrário, então comecei a orar a Deus e pedir uma resposta se eu deveria terminar o namoro, e um dia me falaram que eu deveria terminar meu namoro pois Deus tinha algo melhor para mim pensei que fosse a resposta que estava esperando de Deus’ então fui e terminei mais ele não aceitou tão bem, disse que sentia ser de Deus nosso relacionamento e pediu para que eu continuasse orando pois para ele aquela não foi a resposta de Deus .

    Então continuei orando e um dia uma irmã falou para mim que o inimigo estava fazendo de tudo para nos separar pois faríamos a obra de Deus juntos, e que ele seria benção em minha vida. Então voltamos mais ele continuava a não colaborar em minha aproximação com Deus’ comecei a orar a Deus pois o namoro estava me fazendo sofrer e creio que Deus não quer que eu tenha um namoro que me traga sofrimento, então do nada eu começava a chorar muito com um sentimento que ele iria me trair, daí orei para que Deus não permitisse isso pois não queria sofrer mais ainda’ e ele realmente estava ausente em minha vida, daí fiquei com o sentimento que deveria terminar então fui e fiz uma lista de prós para continuar o namoro e contras para terminar a lista com os contras foi maior, conversei com alguns amigos desabafando e todos me aconselharam a terminar e disseram que eu não merecia ficar sofrendo daquele jeito e confirmaram que as bênçãos de Deus são para trazer paz ao nosso S2 e Alegrias e não tristeza e sofrimento.

    Terminei o namoro e outro dia vi a prova do crime rs, mais foi muito triste pois vi a foto da menina que ele havia ficado ou ainda esta ficando nem sei acho que esta namorando com ela agra, nossa foi tão triste p;mim pareceu que ela nem é da igreja e é daquelas meninas fáceis sabe. Nossa foi muito ruim fiquei pensando como ele pôde fazer aquilo comigo’ traição é muito triste. Mais então fiquei questionando com Deus porque ele havia permitido isso em minha vida pois sempre pedi a ele um homem Fiel para que ficasse ao meu lado pelo resto da vida, e só reatei o namoro pois após muitas orações uma irmã disse que ele seria benção em minha vida cm já mencionei antes, chorei muito nossa meu S2 ficou em pedacinhos. mais comecei a sentir que deveria alertá-lo que essa menina que ele esta ficando é laço do inimigo e que ela o afastará da igreja, senti que deveria falar para ele e Tb que deveria reatar o namoro pois agi errado terminando mais eu não quero ficar me metendo na vida dele, então apenas orei para que Deus concedesse o livramento e também não quero mais voltar pois já sofri tanto e não quero mais ficar sofrendo daquela maneira, pedi a Deus que confortasse meu S2 e ele esta confortando pois p;mim foi muito ruim ter passado por isso, nossa traição a coisa que mais temia e sempre orei para que Deus me desse um homem que não faria isso comigo um homem que seria Fiel a mim e acontece tudo isso” mais Fê eu gostaria de saber sua opinião diante deste contexto todo, será que devo alertá-lo cm senti em fazer? E reatar o namoro? Bom eu não quero reatar pois temo que ele faça tudo isso de novo pois quem faz uma faz duas três né!

    E se ele já agiu assim no namoro imagina depois do casamento o que ele não faria. mais não entendo pq senti isso pois ja estava decidida a esquece-lo e a orar a Deus para que colocasse um homem em meu caminho que fosse integro a ele pois creio que o homem que é integro em seu relacionamento com Deus será integro tb em todos os seus relacionamentos, Mais infelizmente passei por esta triste experiência de ter entregado meu S2 a alguem que não soube valorizar e que o deixou em pedacinhos. Preciso muito de seu conselho. Fko aguardando ta. Brigadão Abraços p;vc e p;sua linda namorada:D que o namoro de vocês continue sendo benção e o casamento venha a ser super abençoado por Deus também!!! “ fka na paz do Senhor e desde já muito agradeço!!!

  27. Mara 4 de agosto de 2009 às 10:07 - Reply

    Valeu Fê! e cm eu faço para retirar o meu trófeu :D” desculpa ae mais aqui dizia pra escrever o quanto quiser”:D rs Muito obrigado só gostaria de uma confirmação mesmo” Que Deus te abençoe poderosamente!!! Abraços

    DEUS É CONTIGO!!!

  28. Gi 4 de agosto de 2009 às 13:03 - Reply

    OOOOiiiii, Fernando!
    Voltei! rsrsrsrsrsrsrs

    Bom… concordo em gênero, número e grau com o seu post.
    E sobre as profetadas. IIhhh… É o que mais tem por aí. Infelizmente.
    Eu já fui vítima de uma. Uma amiga me disse uma vez que Deus revelou pra ela que um tal garoto na minha igreja seria meu marido. Sinceramente, nunca acreditei muito neste tipo de “revelação”. Deus me deixa escolher, não é? Ele me dá dicas, mas a escolha é minha. Perguntei a ela como foi essa tal revelação, ela me disse q sonhou. Ah! Fala sério!!! Sonhos… Não acredito em todos, viu. Sonhamos com o que pensamos muito. E como ela sabia do sentimento dele por mim… Mas, resumindo: Não dei crédito a isso, porque sabia q não daria nada de bom. Dito e Feito. rsrsrsrsrsrsrs O cara é muito preguiçoso. Odeio preguiça. Não estuda. Eu valorizo muito o conhecimento… e por aí vai.

    Acontece que de umas semanas para cá, um amigo meu me disse que gostava de mim há um tempão. Fiquei de cara né. Ele vai à igreja, e tals. Batizou no ano passado e parece que está buscando intimidade com Deus. Mas tem um enoooorme PORÉM. Enorme não pequeno: ele é baixinho!!! Não baixinho para um homem. Menor do que eu!!! Isso é um empecilho para mim, porque acredito que se eu ignorar meus gostos, sofreremos eu e ele mais tarde. Não quero isso!!! Definitivamente. Ele me ajuda, às vezes, espiritualmente, mas não acho que isso seja o bastante. Como você mesmo disse em outro post. Isso é muito complicado e me angustia muito. Ele sabe que priorizo minha carreira profissonal agora e me disse q esperaria. Fala sério! Também acredito que o amor é racional. É uma atitude. Uma escolha. Não sei como dizer a ele que não seria bom termos um relacionamento além da amizade. Tenho muito medo de machcá-lo porque o prezo muito. Ele é um grande amigo pra mim.
    Te peço um conselho, Fernando. Sei que Deus te usa muito para nos esclarecer sobre esses assunto e por isso confio muito em você.

    No amor de Jesus,
    Abs.

  29. Erica 7 de agosto de 2009 às 14:10 - Reply

    Fernando, querido!

    Estou rindo aqui (o pior que estou no trabalho, preciso me controlar! rs)!
    Estou rindo porque depois de 21 anos mudei minha visão romantizada sobre o namoro!
    Sempre fui muito “predestinatória” (e eu nem sou pentecostal!), mas vc foi usado por Deus (glória a Deus!) para abrir meus olhos!
    É minha primeira visita e estou achando o máximo tudo isso!

    Super beijo!
    Deus te abençoe!

  30. rebeca 7 de agosto de 2009 às 17:08 - Reply

    eu concordo com vc.
    quantas vezes irmazinhas cairam nas profecias de certos profetas
    e no final acarabam sofrendo.

    • Fernando Ortega 12 de agosto de 2009 às 11:23 - Reply

      Kelly vc não tem q ficar com medo! Vc tem q confiar no SENHOR. ELE te direcionará! Simplesmente coloque diante DELE! ;)

      Abração!
      VITÓRIAS!

  31. kelly 12 de agosto de 2009 às 4:41 - Reply

    agora fiquei com medo sabe, de nao saber fazer a escolha certa, acho que e por isso que nunca tive um namorado,por medo.

  32. Canafistula 14 de agosto de 2009 às 17:07 - Reply

    i aew manow… cara.. muito bom o conteudo, as perguntas e as respostas tbm….

    eu tava namorando com um irmã ki da minha igreja…noss historia da pra fazer um livro….

    resumão…. aceitei JESUS… um mês depois comecei a namo com ela….terminamu umas 1.000 vezes…. e voltamos umas 1.001, nessas vezes ki nois terminamos uma delas foi pra namo com uma mina do “mundo”…. tive varias namoradas, td vez ki eu terminava com ela, namorava com outra, qndo terminaca com a outra era pra voltar com ela…

    agora a pouco tempo gnt terminou…. fikei muito triste, pq gnt tava se preparando pra casar… rsrsrs num sei se digo ki graças a DEUS num deu certu ou se infelizmente perdi minha benção (rsrsrsrs)
    agora tou namo com uma outra irmã de outra cidade…
    mas as vezes me pego pensando nela…. ja ki eu concordo com vc… ki DEUS num vai manda o Gabriel falar sober esse tipo de coisa, ja ki a biblia diz: alegra-te com a mulher da tua mocidade, ou seja com a amada da tua mocidade, Jaco mandou um servo dele escolher uma mulher pro fih dele e talz…. eu sei ki se DEUS quiser ele mete o dedo nisso e escolhe e decide logo… mas isso cabe a nois pois ELE deu o livre arbitriu num é???

    poizé… moral da historia…. tou namo com outra, mas me pego pensando nela, será q eu devo eskecer ou correr atraz???
    eita ki duvida cruel…..

  33. elaine 14 de agosto de 2009 às 23:27 - Reply

    olá fernando ortega!!!

    gostei muito do seus artigos falaram muito comigo.vou fazer uma pergunta,tem como vc me responder e mandar para o meu e-mail?
    Fiquei até feliz por vc falar isso,eu visitei uma igreja,e admirei um menino lindo,espiritual,mas nem sei o nome dele entende?srrssr
    E não paro de pensar nele,sonho com ele e tudo.Mas como faço para dar um fim a esta paixao infantil que estou sentindo?

    me responda no meu e-mail por favor?

    elaine

  34. Nina 20 de agosto de 2009 às 12:54 - Reply

    Então…o meu não ta vindo de cavalo não…tá vindo de jegue ou algo parecido!!!
    Vou te contar viu…ta dificil esperar!!!
    E depois desse post fiquei igual criança sem doce…=(

    Mais concordo com vc em partes…
    Assim como vc disse não acho que é simples assim vc sonha, vê e já vai dizendo que Deus preparou aquele irmãozinho pra vc!!! Se fosse seria facil ne…rsrsrs

    Mais eu acredito que Deus tem separado o meu amado, e cabe a mim orar e jejuar por ele sem nem o conhecer!!!

    O que tá pegando pra mim é que muitas vezes não colaboro, pq não tenho contato com ninguém de outras igrejas (pq na minha tá escasso) e assim fica dificil neh!!! Só caindo do céu msm!!!

    Tô precisando é renovar as minhas forças e não morder a maçã!!!
    Help!!!!!!

  35. Deise 20 de agosto de 2009 às 13:30 - Reply

    Olá!

    A paz!

    Gostaria da opinião neste assunto:
    Estou namorando faz poucos dias,e usei os critérios acima citado.
    Fiquei bem em dúvida pois tinha dois pretendentes que mexiam comigo e meus sentimentos.Ainda estou me adptando a situação..
    Mais minha mãe ficou muitoo chateada com minha escolha,ela gostaria que eu tivesse escolhido o outro,e está bem fria comigo sabe..mal fala,pouxa eu fico muito triste com isso,pois eu tenho diálogo aberto com ela sabe..estou com ela em casa mais sinto falta dela. =(
    Inclusive vi uma conversa dela com o rapaz e ela dizia que tinha vontade de chorar pra desabafar..pouxaa fiquei de s2 partido. Minhas tias dizem que ela é muito ciumenta e que ia se acostumar..que essas coisas acontecem..mais eu não sei sabe.Aprendi com ela a ser preocupada com tudoo…falarei com meu pastor nesse fds.
    Ela me deixou namorar,mais não queria que fosse com ele;

    O que vc acha que devo fazer numa situação dessa?
    Não sei bem lidar com isso,aew ando perguntando as pessoas mais experientes!

    vlw! Deus o abençõe!

  36. Nova Criatura 21 de agosto de 2009 às 1:26 - Reply

    Realmente esse texto aqui é muito comentado e o que é mais legal, você responde as dúvidas das pessoas que comentam e isso faz com que fique mais legal. é a primeira vez que estou acessando este blog, pois não o conhecia e gostei muito. Sobre a estória do cavalo branco, queria contar uma pequena estorinha, se for possível:
    Sempre sonhei com o Príncipe que viria montado no cavalo branco, mesmo antes de aceitar a Jesus. e uma vez passou um cavalo branco aqui na porta de casa, mas se vcs vissem a condição do cavalo…kkkk Estava mal! Então pensei: Meu Senhor, o príncipe caiu do cavalo e está perdido por aí, mas se o cavalo está assim, imaginem, o príncipe…
    kkkk
    Era só pra discontrair!
    Parabéns pelo Blog! Q Deus continue abençoando-o grandemente, em nome de Jesus
    Abrsços e Fique na Paz!!

  37. Layane 31 de agosto de 2009 às 22:37 - Reply

    Nossa! acho tudo lindo nesse site!
    que o Senhor continue te abençoando Fernando,te admiro cara!

    So que eu queria que Deus escolhesse meu varão! kkkkkkk’

    Abraço!
    Fica na paz…

  38. neide 2 de setembro de 2009 às 15:01 - Reply

    E ae Fernando, acompanho seu blog e sou muito edifcada por ele! Parabens por ser esse instrumento de Deus na vida de tantas pessoas!
    Bom, mas vamos ao que interessa…Rsss
    comentando sobre o post, tenho uma dúvida muito cruel,conheço um rapaz (daigreja em que congrego) que preenche todos os requisitos recomendados para um namoro de Deus, gosta muito de mim etc…
    Mas eu não sinto atração nenhuma por ele entende?
    Acho agradavel nossas conversas e talz, mas… sinto que falta alguma coisa sabe??!
    Será que estou sendo superficial e desperdiçando “uma benção”?
    Ou isso significa realmente que ele não “é pra mim”?
    Por favor, Fernando … Me ajudaa!
    Beeijos
    Fiquem todos na Paz

  39. Aline 3 de setembro de 2009 às 4:04 - Reply

    Olá Fernando,
    estava orando, pedindo exatamente uma resposta à Deus referente à uma amor antigo, resolvi entrar na Net, e achei seu blog, isso claro fazendo pesquisa referente a relacionamentos…por essa razão achei o blog…claro!! Mas descarto que seja por acaso, pois como vc mesmo disse…Deus sempre nos dá uma ajuda em nossas decisões…
    Não sou evangélica (batizada…), mas gosto muito de ouvir à palavra, oro bastante, já aceitei a Jesus…ouço louvores e me sinto muuuuuuuito bem….enfim…Namorei essa pessoa dois anos, foi o grande amor da minha vida, e desde de qdo terminamos, algo ainda nos uni…
    Nossas famílias são muito próximas, já tive outros relacionamentos e ele tb, sempre nos respeitamos, somos muito amigos, nós preocupamos um com o outro, nos dedicamos um à outro. Todos os dias incansávelmente oro à Deus, para que possamos ficar juntos…li o post: DEUS responde? Confirma o namoro? E estive fazendo a pergunta: É para Deus?…gostaria muito da sua opinião, pois tenho medo de estar me iludindo, pois se pergunto, se ele é cristão? a resposta é sim (ENTÃO É PARA DEUS!), trabalhador, honesto, estudioso, compreesivo, dedicado, amigo, companheiro, tudo que eu sempre sonhei…(ENTÃO É PARA DEUS!)e o melhor de td , ele me completa, me faz feliz…será que falta alguma atitude minha? mais oração? Ou então é somente uma ilusão? Carência?
    Estou confusa, me ajude por favor!

    Muito obrigada
    Q Deus o abençoe.

  40. Gêh 14 de setembro de 2009 às 21:40 - Reply

    Oiii, Adorei este site! Parabéns Fernado, Glória a Deus!
    Gostei muito do Post, (aliás, sempre quando se fala nesse assunto ficamos interessados, pois é algo muito importante, a escolha de um companheiro (a).) Mas tenho tmb uma visão um pouco diferente da tua, por algumas experiências que tive. Acredito que o Senhor está no controle de Tudo, e com essa parte da nossa vida não eh diferente. Sei que o pincipe encantado não vai aparecer na porta, mas creio que o Senhor direciona vidas, permite que se encontrem, pra depois de fazermos uma”análise racional” escolhermos o caminho certo. Contando também que precisa ter um sentimento, um interesse pra coisa dar certo, pq só racionalmente não rola. Ihhhxxi esse negócio vai longe……hehhehehe…..Mas eh isso memo, Deus nos guie para a vontade dEle.

    Fika na Paz do Senhor Jesus irmão! :))

  41. Érica Kitty 15 de setembro de 2009 às 14:39 - Reply

    Fê, o seu blog é uma benção, amei esse post: Cadê o príncipe do cavalo branco?
    Realmente muitas meninas sonham ainda com isso, mas o Senhor é tão lindo que nos dá a oportunidade de viver um amor não tão perfeito como os de conto de fadas, mas bem parecido…rs
    Que todos nós possamos dar a oportunidade de deixar o Senhor Jesus nos colocar em caminhos que nos levem a pessoa que nos fará feliz segundo o coração de Deus.

    Bjs

    Kitty

  42. Gêh 15 de setembro de 2009 às 22:32 - Reply

    Amém…

    Já indiquei no twitter. Segue lá tmb. :))

    Bjx . A paz de Jesus!

  43. luciana 17 de setembro de 2009 às 14:27 - Reply

    olá fê, primeiramente quero te parabenizar pelo site mto abençoado que Deus continue mto te usando” gostaria de sua orintação, bom tenho 20 anos e estou gostando de um homem que tem 33, há pessoas que dizem que não seria bom para mim namorar um cara que seja tão mais velho que eu, eu acho qnaum há nada d+, mais a questão é que não me interesso por caras da mesma idade que eu, por excemplo na facu conheço mtos caras e naum me interessei por nenhum” o qq vc acha, que fko na dúvida mais só por causa da idade dele que ja li os posts sobre namoro e acho que ele condiz com os critérios de uma boa escolha só é mais’s velho que eu” bom bgradão fka na paz do Senhor que Deus continue a te abençoar”:D

  44. Luana 24 de setembro de 2009 às 12:22 - Reply

    Graça e Paz abençoado” Fe você diz que somos nozes que escolhemos nosso companheiro, assim eu sempre achei que era Deus quem o escolhia para nós que tipo quando um olhase para outro sentiria um amor genuíno sendo essa a confirmação de Deus:D bom eu sempre entreguei essa área totalmente nas mãos de Deus” então conheci um rapaz e nasceu um sentimento em mim por ele, então fui pedir para Deus uma confirmação, pedi para que ele me confirmasse se era ou não de sua vontade nosso relacionamento, então uma profeta me disse que ele seria benção em minha vida e eu também seria na vida dele e que juntos fariamos uma grande obra para Deus, e que o inimigo estava fazendo de tudo para que não ficassemos juntos por causa disso” então eu devo ignorar esta resposta que obtive já que a decissão é racional?! Pois para mim isso era um cartão branco de Deus para iniciar o relacionamento” Muito obrigada, que Deus continue a te abençoar e te usar como instrumento em suas mãos!!! Abraço :::::)

  45. Lika 1 de outubro de 2009 às 16:40 - Reply

    A pazz,
    Nossaa, ameii esse site! :)
    Conheço um rpz há algum tempo, mas nunca mais tínhamos nos visto, daí ele me achou no orkut e me add no msn, mas nunca conversamos. Certo dia ele vem falar comigo no msn, aí sempre que entrava coversávamos sobre nossos projetos e sobre o Reino de Deus, nesse tempo ele estava namorando. Nos tornamos muito amigos! Chegou um dia que ele terminou o namoro, a partir disso ele começou a mostrar um interesse por mim de uma forma indireta(por não saber se era o momento certo de me falar), até então eu fiquei na minha, pq me interessava por ele apenas como amigo. Mas ele começou a gostar de mim de verdade, me falava várias coisas, muita adimiração e me dava a entender que estava orando por mim! Eu comecei a me interessar por ele, e comecei a orar para que Deus fizesse com que as coisas se tornassem claras, aí com um tempo ele me disse que estava orando por mim, contei a minha mãe(ela já o conhecia, e disse que oraria tbm). Estamos em 40 dias de jejum e oração!A cada dia o sentimento vem crescendo, mas minha mãe conversou comigo que não é do agrado dela, ela não acha que Deus tem algo melhor para mim, devido a questão de estudo, trabalho que ele deixa a desejar!
    Vocês acham que o fato de minha mãe não aprovar, é uma resposta de Deus decisiva?
    Deus abençoe! ^^

  46. Lika 7 de outubro de 2009 às 14:29 - Reply

    Eii, aceita me comentário anterior!
    Fica na pazz. =D

  47. Lika! 13 de outubro de 2009 às 18:44 - Reply

    Desculpa, não chegou a enviar o comentário! xD~
    Mas foi isso…
    Gostaria de compartilhar o que vem acontecendo em minha vida nos últimos meses…
    Certo dia um rapaz que foi da minha igreja, o qual eu não via há uns anos, me add no orkut, nessa época ele estava namorando!
    Nos falamos uma só vez no orkut e passado algum tempo, ele me add no msn, mas nos falávamos raramente e quando nos falávamos conversávamos muito sobre o Reino de Deus e sobre o que tinha acontecido em nossas vidas durante esses anos que não nos víamos. Teve um tempo que ele tava passando por um momento difícil no namoro, me pediu oração e talz. Começamos a criar uma amizade.
    Depois ficamos um bom tempo sem nos falarmos, nesse tempo ele terminou o namoro!
    Quando voltamos a nos comunicar, ele foi se interessando por mim, os elogios começaram a se intensificar, falava em compromisso etc!
    Mas eu sempre cortava! Até que vi que ele realmente gostava de mim e eu já estava me interessando por ele, comecei a orar para que as coisas se tornassem mais claras, até que um dia ele me diz que estava orando por mim já fazia algum tempo, aí decidimos orar juntos, marcamos um horário e decidimos tbm jejuar, vigiando e pedindo muito a Deus pra que não deixasse nossos corações enganosos falarem mais alto. Nisso eu já tinha contado a minha mãe toda a situação e ela estava orando tbm!
    Passados dias de oração e jejum minha mãe me diz que não é do agrado dela esse futuro relacionamento,apesar dela gostar muito dele, mas ele deixa muito a desejar em relação a estudo e trabalho. Ela crê que Deus tem algo melhor pra mim! O fato de minha mãe não ser a favor já diz quase tudo para mim! Conversei com ele e louvo a Deus, pela postura de um cristão verdadeiro que ele tem!
    Estamos no 30º dia de jejum e oração e Deus tem nos abençoado muito, pq desde o início o nosso propósito em um futuro compromisso foi sobretudo para contribuir e crescer no reino de Deus!
    Não oro mais por ‘nós’ e sim pela vida dele, família e por nossa amizade!
    Mas e aí, o que você acha? (Desculpa por ter escrito tantoo!)=~~
    Deus abençoe! =D

  48. luciana 4 de novembro de 2009 às 18:59 - Reply

    Leia até o final por favor!eu sei q é grande!Bom, meu nome é Luciana….apenas isso pois sou de um ministério mto conhecido e é melhor deixar o resto em sigilo…rs.Bom, eu já conhecia um certo menino da minha igreja há um bom tempo mais agente quase num se falava direito, era só oi e paz, mas em um seminário da nossa igreja agente começou a conversar melhor, ele disse q já gostava de mim antes, mais eu num gostava dele.Então acabou q eu conheci ele bem melhor e passei a gostar realmante dele assim como ele já gostava de mim, então nós entamos em um propósito de oração,ele vinha aki em ksa poukas vezes justamente pra nós não ficarmos a sós por mto tempo, bom, somos líderes de célula, tudo estava indo bem, nós até liamos a bíblia juntos(agente marcava e cada um _na sua casa_ lia a bíblia!)só q a nossa líder( q foi a primeira pessoa a saber) depois conversou com ele e disse q nós deveríamos parar o propósito…e para não entrar em desobediência pois a obediéncia gera a benção, nós paramos de orar…nossos líderes são muito rigorosos com o agente em relação a namoro, glórias a Deus por isso (por isso somos uma benção!ê!)mas a nossa líder nunca disse o pq q ela keria q agente parasse.Nossa igreja é a sede, é uma das maiores(quadrangular)somos do G.M.A.grupo missionário de adolescentes, fazemos parte do ministério de dança, e (é um nistério onde vc tem q ser bem grandinho espiritualamente pra entar!), bom, eu tenho 16 anos e ele tem 18, depois q paramos o propósito agente voltou a se falar como antes – só oi e paz – nem conversamos mais direito, ele tem muitas saudades de conversar comigo e eu também, agente ainda se gosta muito mais do que antes e ele disse q o sentimento dele não iria mudar, mais estamos fazendo fazendo de tudo para renunciar esse sentimento mais num dá, por mais q agente tente!!por isso agente se fala malmente,agente ainda se gosta, e não sabemos como isso vai ficar daqui pra frente…oque agente pode fazer ?
    aguardo urgente uma resposta …
    Fike na Paz …Deus abençoe a todos!

  49. Letticia 5 de novembro de 2009 às 21:25 - Reply

    Ué Fernandoo! cade a parte 2??
    to impaciente jaa aushahsuah ta saindo??
    abraço e Fica com Deus!!!

  50. Paulo 10 de novembro de 2009 às 21:50 - Reply

    A paz do Senhor abençoado!!!Deus o abençoe por este Post.
    Gostaria de uma orientação quanto ao meu caso.
    O meu caso é o seguinte:
    Conheci uma garota nova convertida a 1 ano e meio e desde o inicio começamos a nos conhecer no inicio foi bem legal, mas ela ainda não era afim de mim, tivemos ao longo desses 1 e meio alguns periodos dificeis mas a pouco tempo voltamos a nos falar.
    Enfim, apesar de ela ser nova convertida nos fizemos um propósito de oração…E apos o proposito sentimos que o nosso relacionamento era da vontade de Deus.
    Começado o relacionamento senti algumas dificuldades por ter uma experiencia na igreja e ela não ter.
    Tambem uma grande dificuldade com a imaturidade dela.Pois não esperava certas atitudes dela. Ainda gosto muito dela porem gostaria de uma orientação sobre essa situação.

    Obrigadoi

  51. Patrícia Ísis 14 de novembro de 2009 às 15:31 - Reply

    Olá Amado.
    Será que mentir e omitir é a mesma coisa?
    Tenho um amigo que gosto muito e ele tem uma amiga belissíma que ele diz que não vê a muito tempo e que foi ou é apaixonado por ela.Quando a gente conversa ele insiste em me perguntar se eu a conheço e se trabalhamos juntos.Essa amiga dele hoje é mãe e já está casada.Estava conversando com uma vizinha dele que conheceu ela que me passou informações sobre ela que ele próprio passou a ela.Juro que a ficha ainda não caiu.Caro Fernando desejo saber uma coisa e quero sua opnião.Por que será ele fica me perguntando dela se eu não há conheço?
    Tenho impreensão de que ele ainda gosta dela.Porque que ele não me contou que mantem contato com ela?
    Se você puder me ajudar ficarei agradecida pois vocês homens pensam tudo igual.

  52. Sergio 16 de novembro de 2009 às 16:12 - Reply

    Nossa agora eu sei porque tudo mundo fala sobre esse post!!!
    Eu me acabei de tanto rir!!!hahaha!!!

    Pow muito bom!!!

    Isso é uma ótima ajuda para os que estão sem namorado(a)!!!

    “Meu Deus do céu eu não podia ter conhecido esse blog a mais tempo”!?!hehehe!!!:)

    Valeu Fer!!!

    Espero a segunda parte!!!

    Abraço!!!

    Deus Abençoe!!!
    Paz!!!

  53. Juliane 10 de dezembro de 2009 às 13:00 - Reply

    Olá, minha gente. A Paz do Senhor Jesus!

    1ª vez q venho aqui e ameeeiiii…

    Nossa.. mó verdade o q vc disse. Eu já gostei de um menino e comecei a dizer que Deus separou ele pra mim..´só que Deus tava Berrando: Juliaaanee.. alooou… faz isso NÃOOOOO.!

    Fim da história: o meu “prometido” me fez sofreeer demais, não me levava a sério, atrapalhou minha comunhão com Deus..

    Eu sei que as vezes a gnt sente falta de ter alguém.. mas Deus tem cuidado de Nós.. vamos esperar e saber escolher uma pessoa q nos ajude a crescer em Deus.!

    Beijinhos, queridos.! :D

    Ah.. sigam-me: @JuliiMedeiros

  54. Juliane 10 de dezembro de 2009 às 14:17 - Reply

    Olá, Fernando.! :D

    eu to lendo aqui os outros estudos…

    tá sendo mt bom pra mim, Deus sabe do quanto eu estava precisando aprender as coisas que estavam no estudos

    Deus te abençoe muito mais para que você continue sendo instrumento nas mãos Dele!

    Glória a Deus pelo NMM.!

    Beijos da Julii *–*

  55. Flávia 23 de dezembro de 2009 às 18:32 - Reply

    êitaa
    queria ler toooooooooodos os comentários
    bommmm, descobri esse blog ontem
    e de lá pra cá eu já li esse post milhões de vezes
    e na primeira vez q li fiquei com o mesmo sentimento qndo descobri q Papai Noel não existia! auhuHAUIHiuahuiHAHiuhi ;)
    caara descobri q sou muito preguiçosa
    auHAUiuahuiHUI
    tipo, acho q tava espiritualizando demaaais isso
    só pq sonhei com um garoto lá da igreja e tals “/
    agora to mais sussa.
    FATO!
    abraçOOo

  56. Larissa =) 9 de janeiro de 2010 às 0:42 - Reply

    Concordo plenamente ;)
    Uma coisa que uma vez uma amigo meu me disse e que me marcou foi isto: “Pra que orar pendindo orientação sobre a Vontade de Deus, se você vai acabar ouvindo e concretizando a sua própria vontade?”

    Graça e Paz!

  57. Lorena 10 de janeiro de 2010 às 8:23 - Reply

    Fernando, Paz do Senhor
    Dou Graças a Deus por este Blog,o conheci quando precisava de respostas quanto a um pretendente não crente e só o titulo do Blog ja disse tudo, hoje o Senhor falou muito comigo através do Blog, e continuamente dou Graças por este Blog estar edificando meu namoro.
    Um abraço pra vc e pra Fran

  58. Paame 21 de janeiro de 2010 às 13:58 - Reply

    Isso é bem parecido com escolha profissional. Muita gente diz que Deus vai mostrar no que devemos trabalhar na vida secular e blablabla.
    Se olharmos bem não tem nem como pensar assim.
    Se Deus fizesse TODAS as escolhas da nossa vida não seria racional pensar no ‘livre arbítrio’ Se nem nosso conjugue ou nosso trabalho nós poderíamos escolher.
    Mas concordo sim, Deus nos axilia! Claaaaro, tem coisas que nós não percebemos e Ele ta aí né? Pra nos dar aqueeela luz. :)

  59. Camila 10 de abril de 2010 às 19:41 - Reply

    “O querer é nosso, o agir é de Deus” muito bom o post, gosteeei :D

  60. L.M 27 de abril de 2010 às 22:02 - Reply

    Olá, eh a primeira vez q eu venho aki e eu sei q esse post eh bem antigo mas falou mto ao meu coração e decidi comentar
    Eu concordo com td q vc falou, porém(sempre tem neh rs)a situação que eu vivo eh fácil eu acreditar q Deus esteja separando alguém para mim, pq na minha igreja naum tem opções e naum sei c vc jah passou por isso de olhar e NAUM VER ngm q te interrese! e vc pode pensar q estou sendo dramatica mas lah e em outros lugares tem mto mais meninas nessa msm situação, por isso acredito eu q essa ideologia se propagou(falta d homem)rsrs

    entaum para prosseguir eu acredito sim q Deus está separando um varão para mim rsrs e que vou encontra-lo na hora certa!! Conforta meu coração demais crer nisso!!
    Pronto,falei rs!!

    • Fernando Ortega 28 de abril de 2010 às 18:16 - Reply

      Hahahaha!!!! Bem vindaaaaaa!!!
      Vc já parou pra pensar q em algum momento pode acontecer de algum irmao ir pra sua igreja, ou vc conhecer um irmao de outra igreja, etc, etc, etc….
      Ex. A Fran NÃO é da minha igreja……

      Abração!!
      VITÓRIAS!

  61. Cink 28 de abril de 2010 às 17:37 - Reply

    Fe!!!!!!! Parabéns pelo blog.. DEUS SEJA LOUVADO!!!
    amei cada palavra dita aqui, me ajudou a entender muitas coisas que vivi.. apesar que demorei pra entender que essa escolha eh nossa.. a vida inteira sonhei com o príncipe encantado… ahahaaaa… e descobri de uma maneira dificil que a vida NÃO eh um conto de fadas e nem existe PRINCIPE encantado me esperando.. heheee.. mas DEUS tem te usado.. lii outras colunas suas e realmente tenho aprendido muitoO.. que DEUS com seu infinito AMOR.. continue te abençoando e te usando pra abençoar a vida de jovens e adolescentes..(que ca pra nós precisam muito neeeh.. essa eh uma fase da vida que precisam de conselhos de pessoas usadas por DEUS..)

    Abração!

    • Fernando Ortega 28 de abril de 2010 às 18:12 - Reply

      Glória a DEUS Cink!!
      Fico feliz em saber q o NMM tem abençoado sua vida!!! :D
      Continue conosco!!! :D

      DEUS abençoe poderosamente!!!
      VITÓRIA!
      Abração!

      • Manú 29 de abril de 2010 às 14:08 - Reply

        Cink!!! Eu tbem adorei esse blog…por isso que passei para todas as amigas e amigos..

        Bjusss

  62. Samay 11 de maio de 2010 às 19:21 - Reply

    Espero que c continue sendo usado por Deus dessa forma, é minha primeira visita ao blog, indicação da minha mãe.O blog é incrível.Continue na Graça.
    Bjoo

    • Fernando Ortega 27 de maio de 2010 às 17:38 - Reply

      SaaaamaaaayyY!!!
      Paz!!!
      Fico feliz q DEUS esteja falando contigo!!!
      Glória a DEUS!!
      Continue conosco!!
      Abração!!
      Bem vindo a Familia NMM!!

      VITÓRIAS!

  63. Webert / BH 25 de maio de 2010 às 14:33 - Reply

    Boa tarde, esta história de fulano não émeu escolhido(a) e conversa para boi dormir… Na verdade a pessoa nao gostou da outra, ou ela nao tem suas “carateristicas” etc… e nao tem coragem de falar : olha amado(a) infelismente nao rola, nao temos muita coisa em comum. Vejo eu que nas igrejas evangélicas de hoje, as pessoas nao estão interessadas em relacionamentos e sim em “conto de fadas”, hj nao querem uma pessoa que batalha para conquistar, trabalha, estuda cresce… elas(eles)estap interessados em uma pessoa ja formada, com carro, casa, apto, e um corpo sarado. Pergunte quem quer uma pessoa que corre atráz das coisas, se esforça,e ama a obra de Deus, ama missões ?Penso eu que em relação a relacionamento, sentimento, deveriamos pensar um pouco mais, para nao acabarmos nas bancas e sobrarmos, nao por Deus nao ser fiel, mais por nao sermos inteligentes.
    se alguem quiser conversar trocar idéias e so mandar e-mail com msn, webeseder@gmail.com

    Webert/ belo Horizonte – Mg

    • Fernando Ortega 27 de maio de 2010 às 16:44 - Reply

      Exato Webert!
      Por isso q escrevi este post! ;)

      Abração!

  64. Josiely Cristina 4 de junho de 2010 às 21:21 - Reply

    Olá, Fernando, adorei esse post!!

    Concordo com o que vc disse, mas na verdade eu sempre acreditei que existe mtos melhores de Deus para as nossas vidas e decidir um ou outro é puramente uma questão de escolha onde sonhos, visao e afinidades ajudam a penerar o “Prometido”… mas como falamos sobre coisas relacionadas ao coraçao, todos querem deiá-los com um ar mais “mágico” e borboletinhas no estomago… rs
    Ai é que tá, qdo mais uma vez temos q tomar uma decisao acabam-se o som do passarinho, “pq nao qremos nos responsabilizar com nossa escolha e jogar isso no outro (Deus)”.

    Mas resumindo, Tem mtas gurias e guris de Deus esperando o tempo certo, mas não existe, gente, essa coisa da predestinação no amor, pq se existisse seria mto trágico descobrir que a tampa da sua panela já está em outra cozinhaa… kkkkkkkkkkkkk

    Sejam criteriosos e detalheistas nas escolhas, e Deus abençoará a união!1

    A propósito, desejo q a Bençao do Senhor alcance sempre a uniao sua e da Fran mto lindo isso, que o Senhor aperfeiçoe a vida de vcs para futuramente (qdo casados) ministrarem para casais..

    abraços!

  65. Josiely Cristina 17 de junho de 2010 às 0:13 - Reply

    Olá, Fernando, curtiiii esse post!!

    Concordo com o que vc disse, mas na verdade eu sempre acreditei que existe mtos melhores de Deus para as nossas vidas e decidir entre um ou outro é puramente uma questão de escolha onde sonhos, visão e afinidades ajudam a penerar o tal “Prometido”… mas como falamos sobre coisas relacionadas ao coração, todos querem deixá-los com um ar mais “mágico” e borboletinhas no estômago… rs
    Ai é que tá, qdo mais uma vez temos q tomar uma decisão acabam-se o som do passarinho, “pq não qremos nos responsabilizar com a nossa escolha e preferimos jogar isso no outro (Deus)”… e ai todos conhecemos essa velha historia.. rs

    Mas resumindo, Tem mtas gurias e guris de Deus esperando o tempo certo. MAs pessoal, não existe essa coisa da predestinação no amor, pq se existisse seria mto trágico descobrir que a tampa da sua panela já está em outra cozinhaa… kkkkkkkkkkkkk

    Sejam criteriosos e detalheistas nas escolhas, e Deus abençoará a união!

    A propósito, desejo q a Benção do Senhor alcance sempre a união sua com a Fran…. mto lindo isso, que o Senhor aperfeiçoe a vida de vcs para futuramente (qdo casados) ministrarem para casais..

    abraços!

    • Fernando Ortega 17 de junho de 2010 às 16:27 - Reply

      Valeu Josi!!

      A escolha deve ser nossa mas sob a orientação de DEUS! ;)

      Abração!

  66. Taii 14 de agosto de 2010 às 18:55 - Reply

    Muito bom eu ameeei! estava precisando ouvir(ler) isso pois, estava numa duvida cruel devido a um rapaz , pois sou uma pessoa com um pouco de dificuldade de me “entregar” a meus sentimentos, mas talvez esteja na hora de tentar.

  67. JOANY 23 de agosto de 2010 às 19:16 - Reply

    oie! sou jany.é q eu gosto de uma pessoa mais minha mãe ñ deixa eu namorar com ele,o que faço Nando?? sou evangélica e ele é um novo convertido

    • Fernando Ortega 24 de agosto de 2010 às 1:15 - Reply

      O melhor a se fazer é obedecer a sua mãe Joany.

      Abração!
      VITÓRIAS!

  68. Jacke 17 de janeiro de 2011 às 12:50 - Reply

    Fê a pouco tempo descobri esse blog e gostei bastante,principalmente nessa área de relacionamento srsrsrs,as vezes as mulheres são bastante inseguras mas DEUS cura ne amado :P
    Gostei desse post pois esses dias estavamos com uma campanha na igreja e a pastora começou a pregar sobre Lázaro…
    Bom vou resumir auhauhaua,Jesus fez o milágre e o ressusitou não?Ou seja o milagre ele faz.
    Mas para Lázaro conseguir sair do tumulo Homens tiveram que retirar a pedra da frente…
    Nós crentes as vezes pensamos que DEUS nos dá tudo “MASTIGADO”,mas maaais uma vez estamos errados.
    Deus faz a obra, mas é você quem tem que retirar as pedras do caminho!!! xD

    Então irmãos escute o conselho do FÊ, e não esperem uma pessoa embrulhada num papel bem bonito vindo dos céus ok?

    Fique na paz Irmãos

  69. Letícia de Freitas Mendes 19 de janeiro de 2011 às 17:30 - Reply

    Concordo! É sim uma questão de escolha, ouvindo a direção de Deus criarei minha própria história! =]

  70. S.L... 20 de janeiro de 2011 às 17:16 - Reply

    Oi! Fernando, este post é ótimo e é algo q eu ainda não tinha parado para pensar o amor é racional, isto é, a raiz do amor é racional! Brilhante observação!!! Ai… q Deus me ajude em minha escolha!
    E como vc falou q tem meninas(os) q sonham por aí… Uma prima minha passou por história interessante. Ela estava visitando uma igreja c um diácono q digia as reuniões. Depois de um tempo esse diácono a procurou e disse q qndo estava orando Deus “revelou” o rosto dela e disse q ela era a “MULHER DA VIDA DELE”(kkk)e a pediu em namoro, ele era bem + velho, divorciado e tinha um filho, e ela acreditou no papo dele e aceitou a namorar. Após 3 meses de namoro ela disse q ele se tornou um cara muito possessivo e qndo ela falou em terminar o relacionamento ele quase a agrediu. E com muita oração e trabalho ela conseguiu terminar c ele.
    Achei importante relatar essa história pois ainda há muita gente se equivocando!!!

    Abços…

  71. Thaisa 23 de março de 2011 às 18:19 - Reply

    Bom o que eu acredito é :
    Que Deus sabe de todas as coisas e do meu futuro,
    a escolha é nossa, Deus nos da tempo e oportunidades…
    como somos seres imperfeitos.
    Ao meu ver o correto é pedir
    sabedoria pra Deus para q possamos ajir de maneira correta no tempo certo e sermos sabios nas nossas escolhas com a pessoa certa.
    Já ouvi muitos pastores ensinando que se realment temos intimidade com Deus e servimos a ele de todo o nosso coração aquilo que é de Deus nao hÀ duvida e a incerteza nao abita.
    Entao a minha opiniao é …( nós fazemos a escolha mas devemos pedir
    sabedoria do nosso pai ).

    Alguem discorda???

  72. Ivan Barbosa 20 de abril de 2011 às 10:37 - Reply

    Show de Bola irmão. Foi iluminado com essa reportagem. As pessoas não entendem que DEUS abençoa as NOSSAS ESCOLHAS. A escolha é nossa. Veja o que Adão disse quando foi cobrado por ter permitido Eva a comer a fruta. (A MULHER QUE O SENHOR ME DEU). DEUS não quiz mais passar por isso hahahahahahah

  73. thay... 25 de abril de 2011 às 1:39 - Reply

    Gostei ó.E concordo.Somos nós que escolhemos mesmo e devemos pedir a orientação de Deus nos relacionamentos.Valeu mais uma vez Fer.Paz!

  74. Sayuri 23 de maio de 2011 às 12:08 - Reply

    Paz FernandoSan!
    Muito bom seu post!Gosto muito desse blog..me edificou muito!
    Bom eu moro aqui no japão..e as historias se repetem só que em
    lugares diferentes hahahaha!
    Deus abençoe vcs!!!

  75. Sayuri 23 de maio de 2011 às 12:11 - Reply

    Paz FernandoSan!To tentando comentar aqui,mas ta dificil hehehe
    Moro no Japão,e esse blog tem edificado muitos jovens aqui!
    As historias se repetem,em lugares diferentes rs!
    Deus abençoe vcs.

  76. JUH 3 de setembro de 2011 às 14:38 - Reply

    Não sei se já foi citado aqui, mas o livro ‘As filhas de Zelofaade’ é muito bom, fala exatamente sobre isso! :)

  77. Erika Garrido 3 de novembro de 2011 às 17:28 - Reply

    Só too aqui p. PARABENIZA-LO pela página Fernando Ortega (muuito shooow)

    Beijãaao, e espero que sirva como instrumento para abençoar muitas vidas inclusive a minha! s2

  78. Jennifer 31 de dezembro de 2011 às 1:48 - Reply

    Adorei o post Fernando só que não entendi uma coisa vc disse que nós escolhemos Deus nôs auxilia ta até ai tudo bem mas as pessoas sempre falam pra mim como por exemplo Deus vai trazer uma pessoa de longe pra vc ele vai chegar e vai te surpreender ta blz mas e seu eu escolher a pessoa errada, num sou eu que faço minhas escolhas ele só vai me auxiliar mas num é Deus quem escolhe por mim não? bjs e abraços

    • Fernando Ortega 31 de dezembro de 2011 às 19:03 - Reply

      O post fala exatamente disso Jen. Deus não vai escolher, Ele vai te auxiliar.
      Se vc tiver intimidade com Ele, então vc terá sabedoria nessa escolha.
      Saiba, no entanto discernir os tempos.
      Abraço!

  79. Alice 3 de janeiro de 2012 às 11:18 - Reply

    Estou gostando muito de várias dessas mensagens do NMM, que Deus o abençoe a continuar crescendo espiritualmente e assim ajudando outros jovens! Me identifiquei muito c a situação de Anônima láaaa em cima, mas…como não dá pra pedir mais conselhos por aqui só agradeço pelos post’s!
    Abração em Cristo, que Ele abençoe cada jovem em suas lutas! :D

  80. Letícia 5 de fevereiro de 2012 às 22:36 - Reply

    Uma das desculpas para essa preguiça é dizer: “Ah! DEUS conhece o q eu gosto então me trará o q for bom pra mim.” ELE tb sabe q vc precisa comer e nem por isso ele vai colocar a comida na sua boca!

    amei a colocação :D .. de parabéns o site!

  81. Tayná 25 de março de 2014 às 16:59 - Reply

    Hahaha..seeeem dúvidas seus posts são os melhores!!!!

  82. Fernando Ortega 1 de julho de 2009 às 11:12 - Reply

    Oi K!
    Respondendo:
    1- Não acho não. PARA MIM, isso é coisa da Disney. Não existe a preparação para uma específica pessoa, existe a preparação para a pessoa q nós escolhemos.
    2- O amor é totalmente racional. Se não fosse assim, JESUS não mandaria q nos amassemos. Amor é uma escolha. Infelizmente a midia tem misturado amor e paixão q são coisas totalmente diferentes. Devemos resistir às PAIXÕES e AMAR a DEUS. Dai dá pra começar a perceber a diferença.
    Outro exemplo está em Tito 2:4 onde fala para as mulheres mais velhas ENSINAREM A AMAR seus maridos. Emoção vc não aprende, vc sente mas amor vc aprende.

    O caso é q o amor trás como resposta sentimentos. Exemplo: Eu amo a Fran. Se eu comprar uma flor para ela ou escrever uma carta demonstrando meu amor, a resposta a isso será a emoção da alegria dela.
    Então vemos q o amor em sua raiz é racional mas a resposta a ele é emocional.

    Ouça este pqeno estudo aqui ó: Amor é romantico?

    Deu pra entender? Hehe!

    Abração moça!
    Fica com DEUS!
    VITÓRIAS!

  83. Fernando Ortega 1 de julho de 2009 às 11:38 - Reply

    Com certeeeeeza K!
    Daria horas mesmo!!! Hahahaha!!!
    Combinado!!! Qndo vc “escolher” um dos “reis” q JESUS tem (afinal somos reis e sacerdotes ;) ) volte aqui e nos conte como foi! :D

    Bj K!
    Fica com DEUS!

  84. Fernando Ortega 1 de julho de 2009 às 23:40 - Reply

    Hahahaha!!! Vc é a 1º q entra como “Anônima” mas, vamos lá!
    Eu diria q vc tem q decidir! Pense se vc está pronta pra namorar. Se o abençoado ae é td isso, não vejo o pq não estudar mais ele! Hehehe.
    Como falei, 1º vc escolhe. Geralmente as pessoas não escolhem, elas são fisgadas pela paixão e se entregam emocionalmente não dando tempo para ver defeitos e qualidades. Vc está em posição privilegiada!
    Eu diria pra vc estudá-lo! De repente, é ele mesmo! É muito melhor iniciar admirando uma pessoa do q akele “amor a 1º vista”.

    Abração srta. Anônima!
    VITÓRIAS!

  85. Fernando Ortega 1 de julho de 2009 às 23:44 - Reply

    Pois é FDADJA! Hahahah!!!
    É muita Disney na cabeça!! Hahaha!

    Abração queridão!
    VITÓRIAS!

  86. Fernando Ortega 2 de julho de 2009 às 0:46 - Reply

    Realmente, infelizmente muitos aprendem isso na própria igreja mas, como falei no proprio post, eu acredito q DEUS faça dessa maneira com algumas pessoas, no entanto, os crentes se acomodam nisso, se apaixonam, não pensam, e depois fazem como Adão: “Foi essa mulher ae q o SENHOR me deu!”
    Commmmmmm certeza é preciso saber uma resposta de DEUS a respeito! E como ELE responde???? Leia este post.
    É isso ae Anonima 2 (a vingança! HAhaha) !!

    Abração!
    VITÓRIAS!

  87. Anonima 2 de julho de 2009 às 21:20 - Reply

    eu entrei anonima pq estaria ai pra todo mundo ver o q eu escrevi com meu nome ai eu acho q iam saber q sou eu… mais nada haver né existe tantos nomes e histórias iguais mas eu sou assim msm….rsrs

    Olha eu já fiz isso uma vez na minha vida eu escolhi de maneira racional, pois nós oramos(eu e meu futuro namorado na epoca) e ñ tivemos uma confirmação concreta,Como eu via ele um jovem de Deus resolvi namorar mas eu ñ gostava dele, até meus pais diziam q se eu ñ namorasse com ele estaria perdendo um homem de Deus e poderia me arrepender dpois.Mas foi ruim pq por um tempo ele sofreu com inseguranças e eu tbm sofria pois ñ conseguia demonstrar o q eu ñ sentia mas dpois de um tempo comecei a gostar dele mas ainda tinha duvidas se esse relacionamento era de Deus e tbm ele foi mudando não era mais aquele homem de Deus, começou a praticar coisas mundanas e tal.Se eu tivesse esperado mais a revelação de Deus eu ñ teria entrado nesse namoro pq Deus conhece o passado,presente e futuro Ele sabia q meu ex namorado ia mudar dpois, mas talvez Deus tenha permitido pra eu aprender algo com esse relacionamento.
    Decidi q só namoro 1º com confirmação de Deus sem ter dúvida nenhuma do q to fazendo e 2º Amando-o de verdade…….Fik na paz….

  88. Fernando Ortega 2 de julho de 2009 às 22:46 - Reply

    Então Val! A escolha sempre será racional. Se vc olha a sua volta e não vê ninguém, então espere um pouco mais. Não tome atitudes precipitadas!
    E se vc tem JESUS, vc já é feliz e ELE mesmo em seu devido tempo vai acrescentar o q vc precisa! ;)
    Abração moça!

    Continue passando ake! :D
    VITÓRIAS!

  89. Fernando Ortega 2 de julho de 2009 às 22:57 - Reply

    Eta q locura! Tomara q “Anônimo” não vire moda! Hahahaha!
    Vc perguntou e responde junto! Vc aprendeu! Antes de mais nada, vc precisa da confirmação de DEUS! Escrevi um post sobre isso (leia aqui e outro aqui).
    Embora a escolha seja nossa, precisamos da orientação de DEUS em nossa escolha!
    Obviamente não dá pra entrar em um namoro sem q se goste da pessoa. Isso é um tiro cego!Embora a escolha seja racional, o relacionamente exige o emocional! Então nesse caso, vc já tem q ter esses 2 pontos antes de namorar. Somente com o racional não se leva um relacionamento.
    Espero q tenha dado pra entender!

    Abração!!!
    VITÓRIAS!

  90. Valéria 3 de julho de 2009 às 9:52 - Reply

    Issoooo… Sim Jesus me faz feliz!! Muuuuuuuito feliz… *o* No tempo certo virá… Você já me disse isso… Pode deixar, eu sempre virei aqui! Te cuidas….

  91. Fernando Ortega 3 de julho de 2009 às 10:51 - Reply

    Maravilha Val!!!
    DEUS te abençoe muitão moça!
    Abraço e bom fim de semana!

  92. Fernando Ortega 5 de julho de 2009 às 14:21 - Reply

    E ae Marcão!!
    Cara, se ela te ajuda a adorar ao SENHOR, então creio q o SENHOR já está falando….. :D
    Pq digo isso?? Leia estes 3 posts:

    DEUS responde?
    3 Critérios para sua escolha
    Meu namoro é de DEUS?

    Abração! Fica com DEUS!
    VITÓRIAS!

  93. Fernando Ortega 10 de julho de 2009 às 13:29 - Reply

    Hahaha!! Vc é meu fã pq penso como vc, logo vc é fã seu mesmo!!! Hahahah!
    Mas maravilha!! Hehe!
    Pode postar sim cara! Só coloca a fonte e o link para cá! ;)
    Abração!!

    VITÓRIAS!

  94. PauloBass 10 de julho de 2009 às 13:36 - Reply

    kkkkkkk Sou meu fã mesmo!!!!!!!!!! Então assim q eu postar lá te aviso pra vc dar um olhada!!!!! Falow

  95. Fernando Ortega 11 de julho de 2009 às 13:53 - Reply

    Gloria a DES Anny!
    Fico muito feliz em ver jovens q querem fazer tudo conforme a vontade de DEUS!
    Bom, nao vou precisar falar muito, vou deixar alguns posts q lendo vc tirara duvidas:

    DEUS responde?
    Meu namoro eh de DEUS?
    O verdadeiro proposito para o namoro cristao

    Existem muitos outros q vc pode encontrar na area de namoro cristao.

  96. Fernando Ortega 14 de julho de 2009 às 17:11 - Reply

    E ae And!
    Vai me dizer q vc é de Jlle!!! Q locura!!! Sai dai hoje mesmo ás 00h10! Uma pena! Gosto muito dessa cidade, principalmente por meu 2º amor maior morar ae!! heheh!
    Então! vamos lá!
    Antes de mais nada, como mencionei, eu não deixo de acreditar q DEUS pode separar um conjuge para alguém mas, na maioria esmagadora vejo uma certa imaturidade e acomodação espiritual nisso. DEUS nos ajuda na escolha, assim como me ajudou e como sempre digo, sou absurdamente feliz com a Fran!
    No seu livro… qero dizer, no seu comentário… (hahaha! Brincadeira, eu gosto q escrevam mesmo!) vc diz q “concluiu q DEUS tem preparado alguém para nós” massssssssssss, essa é uma conclusão sua. Pelo q entendi, DEUS se agrada de sua espera, e isso é uma benção maravilhosa mesmo, te insentivo a continuar a esperar. No entanto, segundo o seu testemunho (bênção!) o q me dá a entender é simplesmente DEUS dizendo q “não é tempo agora mas, qndo chegar esse tempo, será tremendo!”

    DEUS não daria alguém q vc não quer (até pq ELE escolhe se submeter a sua escolha – livre arbitrio). Muitos dizem: “Ah! Mas ELE conhece o meu coração e me trará alguém q me agrade.”
    Sinceramente isso soa pra mim como um filho mimado q não quer arregaçar as mangar e “calcular sua escolha”. Como menncionei no post, DEUS nos ajuda nessa escolha.

    Mantenha sua posição soldado! ESPERE! Continue orando e guarde o coração! Lembre q namoro não é para suprir suas carências e sim para ADORAR A DEUS!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  97. Fernando Ortega 14 de julho de 2009 às 17:14 - Reply

    Oi Pri!!!
    Pois é, profetadas, ansiedade e “preguiça” espiritual fazem muita gente se acomodar e esperar como um filho mimado a “bênção de DEUS”.
    É preciso orientar a todos o momento certo de namorar, alertá-los q não é um simples romance e o objetivo não é suprir nossas carências e sim ADORAR A DEUS!

    Obrigado pelas palavras! :D
    Continue visitando!!!

    Abração!!!
    VITÓRIAS!

  98. Fernando Ortega 14 de julho de 2009 às 17:30 - Reply

    Assim diz em II Anônima 3:1-56…. Hahahaha!!!
    Olá moça!! Deixando a brincadeira de lado, vamos lá!
    Entendo sua situação. Conheço amigos e amigas q pensam o mesmo. Como vou encontrar minha costela se na minha igreja não tem??? Aliás esse foi o meu caso fazendo-me buscar a minha amada, linda, gata, santa, ungida Francieli láaaaaa no sul do nosso Brasil! Pois bem, como menciono neste post, em um dado momento de nossas vidas precisamos avaliar se estamos no momento certo de namorar e não simplesmente ficar esperando. Acredito q seu tempo chegou… hehe.
    Qnto ao rapaz, fica dificil dizer algo. Analisando num esteriótipo de alguém q acaba de se converter, diria para vc aguardar “essa árvore começar a dar frutos” e só então começar a fazer sua avaliação (na parte espiritual). Enquanto isso, como sempre digo, estude a pessoa. Veja como ele reage entre as pessoas, conheça melhor sua personalidades, seu sonhos, planos, sua postura profissional e tudo mais q irá te afetar (positiva ou negativamente) no futuro.

    Creio q apartir dai vc terá maior noção do q fazer! :D

    Qqer coisa dá um toque! ;)

    Abração!
    Q o SENHOR te dê sabedoria, graça e paz em sua avaliação e escolha!
    VITÓRIAS!

  99. Fernando Ortega 14 de julho de 2009 às 17:59 - Reply

    Etaaa!! Q locura hein Deise???!!! hahaha!
    Mas olha só! Acredito q se vc ler os posts abaixo, então entenderá melhor o q fazer

    Namoro Cristão: DEUS responde?
    3 Critérios para uma escolha abençoada!
    O verdadeiro propósito para o namoro cristão

    Se ainda tiver dúvidas, entre em contato! ;)

    Abração!
    VITÓRIAS!

  100. Fernando Ortega 14 de julho de 2009 às 18:10 - Reply

    Q maravilha Fany!!!
    Fico feliz sabendo q vc está sendo edificada e tem abençoado outros jovens! :D
    Mas então, é assim mesmo moça… acabamos criando formulas… Fazer o q?
    Fico feliz com a postura q vc tem tomado em seu “pré-relacionamento” (ou cortejo) e pra te ajudar, dá uma lida nestes posts:

    Namoro Cristão: DEUS responde?
    3 Critérios para uma escolha abençoada!
    O verdadeiro propósito para o namoro cristão

    É isso ae Fany! Continue visitando e abençoando vidas! Use seu relacionamento como exemplo aos demais e principalmente como adoração a DEUS q é o real propósito de um namoro/noivado/casamento.

    Abração!
    VITÓRIAS!

  101. Fernando Ortega 14 de julho de 2009 às 21:35 - Reply

    Olha… Mãe tem um faro muito aguçado! Isso já aconteceu comigo! :D
    Não digo agradar a tds mas, ter a bênção dos pais, lideres e amigos chegados é muito importante!

    Abração!

  102. II Anonima 3:1-56 15 de julho de 2009 às 11:01 - Reply

    Oi Fernando, nóis de novo…

    Mudei meu nick por causa da sua brincadeira de II Anonima 3:1-56…rsrsrsrs.

    Obrigada pela sua resposta. Eu gosto muuuuuito de escrever e muuuuito mais ainda de ler as respostas.

    Vc está certíssimo quando diz que não tem como dar opinião sobre o rapaz que citei, já que não o conhece… mas é que eu estou no rol da preguiçosas (como o coment que vc fez para o Anderson, do “filho mimado que não quer arregaçar as mangas”) e assim como uma boa parte dos que te escrevem aqui, quero ver Deus falar por você, sem ter trabalho…rsrs.

    O caso é que sou extremamente agoniada e esse caso tem se tornado uma aflição para mim, porque fico o tempo toooodo pensando “há possibilidade de ser de Deus?”, “será que Deus estaria no negócio com uma pessoa que nem é batizada?” (e eu já alcancei uma posição de honra em minha igreja)… além de ficar imaginando o comentário das pessoas, que diriam que eu só o quis pela beleza (como disse antes, ele é muito bonito), blá, blá, blá… Como estou solteira há muito tempo e sou uma pessoa muito querida em minha igreja, todas as atenções terminam se voltando para mim, porque todos esperam o dia em que Deus me enviará mandará “o príncipe do cavalo branco”.

    Ao mesmo tempo que penso “será que Deus…”, sei que Deus não tem nada haver com minhas agonias… o problema todo é que como disse, fiquei muito balançada… trocando em miudos, eu quero… e queria não querer, porque não vejo, aos meus olhos humanos, possibilidade de dar certo (por ele ser novo na fé e eu já ter mais de 10 anos).

    Ler estes posts tem sido de muuuita valia para mim (vc nem imagina quanto!). Já tô até fazendo o questionário das coisas que quero saber dele (rsrs) e que com certeza vou perguntar quando tiver oportunidade.

    Vou seguir o seu conselho, “esperar a árvore dar frutos”, fazer a entrevista… tudo bonitinho, como manda o figurino…rsrs. Além de orar, é claro (coisa que eu já faço, desde o dia em que soube disso).

    Sou líder de jovens e te digo: vida sentimental tem sido um problema entre os jovens! E eu não fujo à regra.

    Fique certo que no decorrer da novela eu te conto as “cenas dos próximos capítulos” e com certeza vou precisar dos seus conselhos.

    Um grande abraço e que Deus abençoe a você e a Fran!

    Desculpe este outro post gigante…

  103. Fernando Ortega 15 de julho de 2009 às 21:49 - Reply

    E ae Diegão!!
    É dessa maneira!!! O seu exemplo tb ilustra bem o caso.

    Pode colocar o banner sim! Escolhe um AQUI. (Dá um toque qndo add)
    Qnto ao copiar…….. fique a vontade!!! É para edificação! Só peço q coloque a autoria e o link do blog!
    Abração queridão!
    VITÓRIAS!

  104. Fernando Ortega 27 de julho de 2009 às 16:24 - Reply

    Olá Danny!
    Então, eu não me dou ao direito de dizer com quem se deve ou não namorar, se é de DEUS ou não, etc… não estou no contexto da história e acho q isso deve ser feito por cada um debaixo da graça de DEUS. O q posso fazer é te ajudar através dos posts q escrevo.
    No entanto, vc escreveu algumas coisas q já dá pra vc ir se orientando com relação a sua dúvida:
    - “meus pais disseram que “ñ assumiam erro de ninguem” (ou seja o meu) e não aceitam ,e eu sempre coloquei diante de DEUS uma pessoa q meus pais aceitasem.”
    - “Eu sempre sonhei em casar com um jovem de DEUS mas ñ que tenha um filho, e outra por que ele sempre vai estar ligado a ela por causa do filho”

    Aconselho vc escrever os prós e os contras em uma folha de papel e a partir dai, pesar sua resposta. Peça ajuda a seus pais e amigo (intimos) para isso.

    Abração Dan!
    Q o SENHOR ilumine seu entendimento pra q vc escolha o MELHOR DE DEUS para vc, seja essa pessoa ou não.
    VITÓRIAS!

  105. danny 28 de julho de 2009 às 20:26 - Reply

    valeu bjão p vc !!

  106. Fernando Ortega 30 de julho de 2009 às 11:00 - Reply

    Oi Pati!!! Bom dia moça!
    Então…. sei bem como é esse caso! Uma menina q se destaca das outras e os meninos ficam q nem uns besta atras da própria, babando e se degladiando para conseguir um sorriso dela. infelizmente os homens se apaixonam pelo q olham! Se a pessoa é de DEUS ou se tem um caráter abençoado são pouco levado em conta. Horrivel! Como sempre digo: “Beleza não se poe na mesa!”. Não é olhando para a bela face dela q vc vai ter forças pra lutar….. masssssss…. fazer o q?

    Bom, no seu caso, não é q vc tenha escolhido errado, talvez vc não tenha sido orientada por DEUS em suas escolhas. A questão, como menciono no post, é q difícilmente o SENHOR colocará o principe encantado em sua frente maaaaaaaaassssssss, ELE te orientará a encontrar! VC q procura, VC q estuda a pessoa (vida com DEUS, caráter e físico – como menciono em um outro post), VC q escolhe, VC q conquista!
    Sei q essa área é extremamente importante para todos nós e o “cara do subsolo” nos ataca muito nisso. É por isso q precisamos colocar tudo nas mãos do SENHOR!

    I Pedro 5:7
    “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

    Alguns outros post q te ajudarão:
    Namoro Cristão: 3 Critérios para uma escolha abençoada!
    O verdadeiro propósito para o namoro cristão

    Fique firme e entregue isso aos pés do SENHOR confiando plenamente NELE!
    VITÓRIAS!
    Abração!!
    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  107. Fernando Ortega 30 de julho de 2009 às 16:25 - Reply

    Oi Line!!!
    Então…. A palavra diz q nosso coração é enganoso. E pedir pra DEUS confirmar um sentimento q já temos é complicado pq ficamos “surdos” devido a emoção q envolve. É como se eu falasse: “Alinne, estou pensando em depositar 10 milhões em sua conta amanhã mas, quero q vc ore e veja se isso é de DEUS. Por mais q vc ore, vc vai ficar justificando em seu interior os pqs de eu ter q depositar esse dinheiro na sua conta. “Darei o dizimo, ajudarei alguns irmãos, etc, etc, etc….”
    Por isso q falo q essa história de orar pra DEUS confirmar é complicado pq se ouvirmos um “NÃO”, nosso coração usará mil argumentos dizendo q “SIM”. Isso se não dissermos: “Isso é a voz do diabo!” Ahhaahha!!!
    Por isso q escrevi um post a respeito:

    Namoro Cristão: DEUS responde? Confirma o namoro?
    Meu namoro é de DEUS?

    É isso ae moça!
    Leia esses post, acho q explicará melhor sua dúvida.
    Abração!
    VITÓRIAS!

  108. Fernando Ortega 30 de julho de 2009 às 16:38 - Reply

    Oi Nub!
    Isso é complicado…. ai entra a parte de conquistar a pessoa… E nesse caso não posso dar uma de “Hitch” por aqui senão não vou parar de receber e-mails!!! Hahahahah!!
    Mas não acho q deva esquece-lo se vc realmente acha ele um cara de DEUS e tal.
    Q Bom q está gostando do blog!! :D
    Continue visitando moça!

    Abração e desculpa a demora em responder.
    VITÓRIAS!

  109. danny 2 de agosto de 2009 às 14:43 - Reply

    fernando na sua opinião o que conta o que vc sente ou a opinião dos pais? por que é assim que eu estou me sentindo eu ate gosto dele mas como eu ja falei as circusntâncias me deixa com medo de aceitar ,e meus pais ñ aceitam ai eu fico com duvidas se eu levo em comsideração a opnião dos meus pais que p mim conta muito ou a pessoa maravilhosa que ele é e tambem pq ele tem filho o que pode me trazer no futuro!!!oq faço??

  110. Fernando Ortega 3 de agosto de 2009 às 19:10 - Reply

    Danny,
    Se vc está em dúvidas qnto ao q sente, então confie no q seus pais dizem! ;)

    Abração!
    VITÓRIAS!

  111. Fernando Ortega 3 de agosto de 2009 às 23:42 - Reply

    Mara do céu!!! Trofél maior comentário pra vc!!! Hahahaha!!
    Mas brincadeira a parte…. acho q vc mesma respondeu o q vc procura. Vc já tinha feito essa lista de prós e contras. Eu diria pra vc fazê-la, mas vc já a fez! Vc tb menciona q ele em nenhum momento te levava pra perto de DEUS, q ele te fez sofrer, etc, etc, etc…. Vc sempre ficará com desconfiança pq ele já “deu um fora” uma vez……
    Obvio q estou de fora e só ouvindo a sua parte mas, diante do q vc me apresenta, não vejo o pq reatar….

    Acho q agora é tempo de vc entegar isso diante de DEUS e descançar. Há tempo pra tdas as coisa, não seja ansiosa. Eu comecei a namorar com 23 anos, não digo q vc tem q começar a namorar com essa idade mas, digo q vale muito a pena buscar a DEUS agora e entregar-lhe essa area como Abbraão fez com seu filho.
    Agora, busque intimidade com DEUS para mais tarde ter intimidade com outra pessoa. ;)
    Deixe o SENHOR cuidar do seu coração q, pelo visto, está machucado.

    “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
    1 Pedro 5:7

    O SENHOR te abençoe poderosamente!!
    Abração!
    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.
    VITÓRIAS!

  112. Fernando Ortega 4 de agosto de 2009 às 11:56 - Reply

    Amém queridona!!!
    Vou lhe dar um presente por ter o maior comentário do blog!
    e como disse mesmo, pode comentar o qnto quiser moça!!! ;)

    Obs. Retire seu presente clicando aqui.

    Abração!!
    VITÓRIAS!

  113. Fernando Ortega 7 de agosto de 2009 às 15:16 - Reply

    E ae Eri!!!
    Tah rindo é moça? hahaha!
    Pois é…. vc não é a única! Muitos pensam assim. Eu mesmo já pensei assim!
    Glória a DEUS! Fico muito contente q vc esteja gostando do blog! Dê uma olhada nos outros post sobre namoro! ;)

    Bj!
    VITÓRIAS!
    E bem vinda ao NMM!

  114. Fernando Ortega 17 de agosto de 2009 às 10:18 - Reply

    E ae cara!!
    Então, essa é uma decisão nossa! Primeiro de tudo, acho q vc deve rever seus propósitos no namoro. Ore e medite sobre o pq vc tem q namorar e casar. Depois, como digo a todo mundo, escreva em um papel os prós e contras de sua relação. Eu não posso e nem tenho o direito de te dizer para esquecer ou correr atrás. Essa é uma responsabilidade q não posso assumir. Como a decisão é sua, então vc precisa “medir” cada detalhe.
    Peça ajuda a algum amigo nisso, ele q está de fora poderá te ajudar bastante e obvio, busque orientação do SENHOR nisso.
    Lembre-se, o coração do homem é enganoso!

    ABração!
    Q o SENHOR te guie e te abençoe nessa escolha!

  115. Fernando Ortega 17 de agosto de 2009 às 10:24 - Reply

    Olá Elaine,
    Antes de responder, vou lhe pedir para ler o seguintes posts:

    - O verdadeiro propósito para o namoro cristão
    - Como iniciar um namoro cristão?
    - Namoro Cristão: 3 Critérios para uma escolha abençoada!

    Acredito q eles falarão por si! Heheh!!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  116. Canafístula 17 de agosto de 2009 às 14:30 - Reply

    Fernando, cara eu lhi os todos os seus post a respeito de namoro…^^
    pois, como vc diz, é a 2ª escolha mais importante de nossas vidas…
    eu ja tinha analisado os prós e contras das duas relações…. e vi q me sairei muito melhor nessa segunda, apesar de esta indo td muito rapido… mas tenho a plena certeza de q esse namoro está mais dedicado ao Senhor do q o primeio.. pq ela pede, pra aprender, pede pra meditarmos, e olha q ela é filha do presbitero da igreja…
    ja a 1ª diz ki ja sabe, e o q prescisa aprender, se Deus kizer, levanta um profeta ou manda um anjo ensinar… só pq ela tem seus 7 anos de “crente” axa ki sabe td???
    i olha ki a irmã, 2 irmão e a mãe dela, são meus filhos na fé, pois Jesus me usou pra pesca-los pra ELE…

    Deus tem me feito promessa de q eu irei andar esse Brasilzão… e espero q qualquer dia nós nos esbarremos…

    bom, sem mais… obg pelo conselho, e peço-te q me ajude em oração…
    fica na paz mano….

  117. Fernando Ortega 17 de agosto de 2009 às 19:06 - Reply

    Maravilha cara!
    Acho q então vc já tomou sua decisão!
    Q o SENHOR te abençoe!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  118. Fernando Ortega 21 de agosto de 2009 às 1:40 - Reply

    AHUahuhuahauh!!!! Muito boa!!!
    Vai ver era o sapo né???
    Obrigado pela visita!! Continue!! :D

    Abração!
    VITÓRIAS!

  119. Fernando Ortega 21 de agosto de 2009 às 19:26 - Reply

    HAhahaha!!! De jegue foi muito boa!! Haha!

    Eu sei o q é não ter “ovelha” em sua própria igreja!! Hahaha! Tanto q eu tive q conhecer a minha de “outro apristco”!
    Agora, não espere “cair do céu” não!!! Quem caiu do céu se deu muito mal!! HEhehehe!

    Mantenha-se firme em um propósito de adorar a DEUS com seu futuro relacionamento. Procure não ficar ansiosa!

    1 Pedro 5:7
    “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

    Abração!!
    VITÓRIAS!

  120. Fernando Ortega 21 de agosto de 2009 às 19:29 - Reply

    Oi Dê!
    Então moça, é difícil um caso desses…. o fato de estar longe e não conhecer a situação acaba anulando qqer tentativa q possa te dizer.
    Neste caso, o melhor mesmo é conversar com seu pastor.
    Qqer coisa dá um grito aqui moça!

    Abração!!!
    VITÓRIAS!

  121. Fernando Ortega 1 de setembro de 2009 às 10:22 - Reply

    E ae Ane!!
    Glória a DEUS q tem dado graça para alimentar este blog!!!
    haha!! Tds gostariam q fosse o SENHOR mesmo! Heheh!
    Mas ELE te dará graça na escolha! Basta vc estar bem grudada NELE!

    Abração moça!
    Fica com DEUS!

  122. Fernando Ortega 2 de setembro de 2009 às 17:33 - Reply

    Neideeeeee!!
    Então moça! É dificil te dizer: “Faça isto!” – Até pq não estou vendo o q está acontecendo nem conheço intimamente a ambos. Maaaaaaassssss……. Vc não pode namorar com alguém na qual não sente nada. Ainda q ele sejá “O” cara, se vc não gosta dele a ponto de ser seu marido, não há razão para iniciar um namoro. Principalmente pq se ele descobrir (e ele vai!) q vc não o ama como ele te ama, então ambos sofrerão.
    Acho q este é apenas um sinal te dizendo: “Aguarde…. não é seu tempo.”
    Obs. NUNCA ceda a pressões! Nem de amigos, nem de familiares. Espere sentir paz em seu coração!

    Espero q te ajude….hehe!
    Abração!
    Fica com DEUS!

  123. Fernando Ortega 3 de setembro de 2009 às 10:14 - Reply

    Oi Line!!
    Meu, pelo o q vc me descreveu, naõ vejo o pq não namorarem. Masssss esta é uma decisão q não sou eu q tenho q tomar ou “autorizar”. Vc precisa analisar friamente, se necessário com ajuda de algum amigo, cada ponto. Vc disse q ele é cristão, vc tb é (embora não batizada). Não sei a idade de vcs mas, não acelere nada, vá com calma. Busque mais intimidade com DEUS e envolva-se com os irmãos na igreja, encontre o ministério q para qual o SENHOR te chamou, batize-se.
    1 Pedro 5:7 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

    Abração!
    VITÓRIAS!

  124. Fernando Ortega 15 de setembro de 2009 às 1:20 - Reply

    Glória a DEUS Gêh!!
    Então moça! Aguarde a parte 2…. nela vou explicar melhor alguns conceitos! Heheheeh!
    O problema é q não to tendo tempo de terminá-la….

    Mas é isso ae moça!
    Continue visitando! Indique! ;)
    DEUS abençoe poderosamente!
    VITÓRIAS!

  125. Fernando Ortega 17 de setembro de 2009 às 14:45 - Reply

    Olá Luh!!!
    Glória a DEUS! Fico feliz q esteja sendo abençoada pelo blog!
    Bom, nao vou dizer pra namorar ou nao com esse rapaz, mas vou te dizer q conheço um casal de lideres exemplares q tem 10 anos de diferença entre eles.
    A escolha é vc q deve fazer. Acredito q ele seja cristão tb….
    Para isso, escreva em um papel os prós e os contras desse possivel relacionamento. Peça ajuda a algum amigo próximo. Não esqeça do principal: A bênção dos pais!!!

    DEUS te abençoe e te de sabedoria!!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  126. Fernando Ortega 30 de setembro de 2009 às 2:15 - Reply

    Querida Luh!
    Sinceramente……. eu não sou muito fã dessas profecias… Pq??? Pq tive várias delas em relação a namoro e todas elas se mostraram mais vontade do coração do homem do q de DEUS!
    Ninguém profetizou nada em relação a Fran e eu e posso te dizer q sou absurdamente feliz com ela!
    Sim, nossa decisão foi racional!
    Recomendo avaliar racionalmente esse provavel relacionamento! Pense, ore, escreva, compare, pergunte, peça opiniões, etc!
    É o melhor a se fazer!

    DEUS abençoe vc moça!
    Q ELE te dê sabedoria!
    VITÓRIAS!

  127. Fernando Ortega 7 de outubro de 2009 às 16:16 - Reply

    Qual???

  128. Fernando Ortega 15 de outubro de 2009 às 14:06 - Reply

    Oi Lika!
    Bom, pelo q vc me falou, vc foi obediente a sua mãe e isso é ótimo!
    Mães tem um “faro” incrível para essas coisas!!
    Ore normalmente por ele como por qqer amigo seu.
    Se sua mãe não sentiu q era ele, então siga sua mãe. Aguarde a bênção de sua mãe nisso!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  129. Fernando Ortega 5 de novembro de 2009 às 11:35 - Reply

    Oi Lú!!
    Então moça…. eu aconselho vc obedecer sua lider. Não acho bom ela falar “parem de orar” e pronto…. sem dar explicações. Mas acho melhor mesmo vcs não namorarem agora pela pouca idade.
    Escrevi alguns estudos sobre idade no namoro. Dá uma olhada! ;)
    O q fazer daqui pra frente?
    “Busque intimidade com DEUS para depois buscar intimidade com alguém!” – Ou seja, busque estar perto de DEUS. Feito isso, o SENHOR guiará teus passos e te dará sabedoria em sua escolha. Nada impede de ser ele!

    Fica com DEUS querida!
    Q PAPAI te abençoe e te dê paz em relação a isso!
    DEUS abençoe ele tb!

    VITÓRIAS!

  130. Fernando Ortega 6 de novembro de 2009 às 0:09 - Reply

    Lê!!! Verdade!!!! Hahahah
    To devendo mesmo!!!
    Deixa a poeira de trabalho e facul abaixar q eu escrevo!!! :D

    Bjao!
    Fica com DEUS!

  131. Fernando Ortega 15 de novembro de 2009 às 18:07 - Reply

    Oi Patri!
    Olha….. sinceramente….. nao entendi direito…
    1- Pra q ele quer saber dela? Jah q eh casada e td mais…..
    2- Pra q qerer saber se ele estah mentindo ou omitindo?? Heheheh!!! Mais facil, pergunte diretamente a ele! ;)

    Abracao!!!
    VITORIAS!

  132. Fernando Ortega 16 de novembro de 2009 às 11:51 - Reply

    E ae Paulo!!
    Então cara….. isso é bem prático. VC escolheu (repito, VC escolheu) namorar uma menina com pouca experiencia cristã, então o q vc tem q fazer é ensiná-la. Com paciencia e muito amor, ajude-a a conhecer mais a DEUS. Digo q a escolha foi pq muitas vezes pensamos q foi DEUS qem escolheu……
    E como vc escolheu, então vc tem q assumir essa responsabilidade. Massssss…. pense, será muito bom! Pq vc será instrumento de DEUS na vida dela! E é pra isso q o namoro tem q ser: “ADORAR A DEUS!”

    Q o SENHOR te dê graça e sabedoria!!

    Abração!
    VITÓRIAS!

  133. Fernando Ortega 16 de novembro de 2009 às 17:29 - Reply

    Ahuahuahua!!
    Pois é!!! Vo v se termino ele!! :D

    Abraçones!
    Vitórias!

  134. Fernando Ortega 10 de dezembro de 2009 às 13:33 - Reply

    Oi Juju!!!
    Bem vinda a familia NMM!!!!
    Q bom q vc tenha sido edificada aqui!!
    Tem muitos estudos sobre namoro. Dá uma olhada clicando aqui.

    Abração querida!!!
    Amanha (sexta) às 23h30 tem VIDEOCHAT. Vou estar falando sobre namoro cristão! Participe!!!

    Fica com DEUS!
    VITÓRIAS!

  135. Fernando Ortega 10 de dezembro de 2009 às 15:01 - Reply

    Maravilha Ju!

    Continue lendo ae!! Heheh!!! :D

    Abração!

  136. Fernando Ortega 23 de dezembro de 2009 às 18:42 - Reply

    Hahaha!!
    Não se sinta só!! Eu mesmo já pensei assim!
    Seja muito bem vinda moça!!! :D
    Continue acessando!!!
    VITÓRIAS!

  137. Fernando Ortega 11 de janeiro de 2010 às 12:40 - Reply

    Glória a DEUS Lorena!!
    Fico feliz q o SENHOR está falando com vc por aqui!!! :D
    Continue visitando moça!!!
    Abração!!
    VITÓRIAS!

  138. Fernando Ortega 11 de janeiro de 2010 às 12:44 - Reply

    Exatamente Larissa!!
    O nosso coração é enganoso!!

    Abração!!
    VITÓRIAS!

Deixe um comentário »