Namoro Cristão: O tanque de amor…

Fernando Ortega 19 de maio de 2009 83

Acho q muitas meninas irão me agradecer depois deste post… Hehehe! Massss….. não me agradeçam, agradeçam a Fran! Foi com ela q aprendi esta lição de tremenda importância. Então vamos lá! Enquanto as meninas leem com um sorriso nos lábios pensando – “Vou mandar meu namorado ler isto!” Peço aos manos que prestem muita atenção. Vou contar mais uma experiência minha:

Fê diz:
– Fran, tá td bem?
Fran diz:
– Humm….. ah…. tá….
– Não parece…. Q foi?
– Ah! Sei lá….. sinto vc distante….. não no sentido físico.
– Mas…mass…. (hj é segunda) nós conversamos normalmente a semana toda, sexta até de madrugada, sabado de tarde e domingo não deu. Como podemos estar distantes?
– Ah, não sei Fê, só sinto isso!

Fê responde com uma certa inquietação já q o seu racional não consegue engolir a história…
– Fran, se vc não tem motivo, então não tem o pq sentir isso. Seu sentimento não tem fundamento.
– Ah! Sei lá Fê, só to sentindo isso….
– Mas se nós conversamos o tempo todo, não tem o pq vc sentir isso.
– Hunf…..
– Pensa comigo Fran, conversamos normalmente esses dias, logo estamos proximos, logo não tem o pq sentir isso. É um sentimento sem fundamentos….
– Hunf…..

Alguns segundos de silêncio…..
– Ah Fê, acho q é pq vc está muito atarefado com faculdade, trabalho, o layout do novo blog….
– Mas Fran! Estou atarefado mas, estou falando com vc! – respondi já um pouco irritado.

Agora vem o ensinamento:
– Sim Fê mas, vc não tem me dito coisas q vc me dizia antes. Tipo, eu sei q vc me ama mas, eu preciso ouvir isso. A mulher precisa ouvir essas coisas.

Muito sem graça mas feliz por aprender, respondi:
– Meu……. verdade!!!  Desculpa amor! Vc tem razão! Não percebi isso! TE AMO MUITO AMOR!!!!

É isso ae meus amigos! Talvez vc já passou por esta situação ou no mesmo enredo. Talvez já até brigou com sua namorada achando q tem razão. Vc tem razão massss, tb não tem!!!! Não entendeu? Eu explico: Da mesma forma q eu tinha a razão (racional) ao meu lado, não contava com a razão (emocional) da Fran!

tanque-de-amor

O homem é muito racional e a mulher emocional. Enquanto o homem não chora em filmes romanticos sabendo q não passa de uma estória cinematográfica, a mulher chora até encher um balde! Poderia citar outros exemplos da diferença do homem e da mulher em relação a razão e emoção mas, acho q vc já entendeu.

Mulher gosta de ouvir. Vc já deve ter escutado: “Homem cai no olhar e mulher cai no ouvir.”
Aprendi com meu sogrão q mulher é como uma flor e é responsabilidade do jardineiro (“somo nózis”) de deixá-la linda. Se as pessoas a olham a veem sorridente, alegre e linda, muito disso tem ligação com o trabalho q o ” jardineiro” faz. Agora, se ela estiver murcha, caida e fraca, o jardineiro não está trabalhando bem!

Não se revolte pensando: “Ahhh!!! Pq elas tem q ouvir? Isso pra mim é orgulho!”
O caso, meu caro amigo racional, é q DEUS fez a mulher assim (emocional) e nós temos muito o q aprender com elas. Para muitos de nós, o fato de não ouvir dela um “te amo”, não é caso de briga mas, para elas, é muito significativo!

Aprenda outro mistério: A mulher precisa de Segurança! Não falo do cara q fica na porta do shopping, falo do sentimento de se sentir segura! Vc não precisa ser forte para isso pois a segurança q ela precisa é emocional!!!!! Vc fornece essa segurança através de palavras, gestos e seus planos para o futuro!

Um jardineiro é extremamente zeloso com sua flor. Ele pensa no clima, no adubo, na terra, na água……. tudo para deixá-la linda e perfumada. Vc precisa ser criativo! Não só com palavras mas, com gestos!
Certa vez, procurei o endereço do trabalho da Fran na internet e até mandei e-mail para a direção da escola (de onde ela trabalha), a fim de enviar-lhe um telegrama. Consegui, e enviei (obviamente) sem ela saber. Ela ficou muito feliz! Essa é uma das formas de cuidar de sua linda flor!
Não me julgo um excelente jardineiro mas, tenho aprendido muito com a Fran! 😀
Então meu caro jardineiro, crie, pense, fale e surpreenda sua flor! Cuide dela como se fosse sua vida! Com o passar do tempo, o tanque de amor dela vai sendo gasto, abasteça ele!!!!  Expresse seu amor, elogie, faça surpresas, diga-lhe o qnto a ama, o qnto ela é importante em sua vida! Qndo foi a última vez q vc lhe escreveu uma carta???? Não deixe q o tanque de amor dela se esvazie! Seja uma Petrobrás ambulante! Uma Shell, um Esso!!!
Entenda q acima de td isso há uma consequência: Vc a deixa feliz e forte, ela fica mais inspirada para buscar e adorar a DEUS!

Um detalhe importantíssimo: Seu trabalho de jardinagem não é (em primeiro lugar) para agradar sua flor mas, é principalmente (agora sim em primeiro lugar) para agradar o dono do jardim: JESUS CRISTO! Pois, como já disse, se vc fortalece sua flor, ela fica mais disposta a agradar a DEUS. Por isso, não somente a elogie mas, cuide dela espiritualmente com muito amor. Não deixe ela murchar (espiritualmente). Regue sua flor com o ESPIRITO SANTO, dê nutrientes da palavra (bíblia), q é JESUS,  para ela ficar forte e deixe o SOL, q é DEUS, brilhar sobre a face dela!
Se vc fizer isso, garanto q seu relacionamento será mais feliz!

“Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” Efésios 5:33

Um abraço para os jardineiros, para as flores e muitos e muitos beijos para a flor mais linda do jardim q tem me ensinado muito: Francieli! (TE AMO LINDA!!!!)

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.
VITÓRIAS!

83 Comentários »

  1. Danilo Fernandes 19 de maio de 2009 às 10:48 - Reply

    Putsss cara, como eu comentei com você, isso aconteceu comigo ontem, fiquei me sentindo culpado por ter feito isso com ela deixando ela de lado, mas eu pedi desculpas para ela, e tenho certeza de que ela entendeu, mas agora eu vou mostrar pra ela a mudança dos meus atos… não somente falar desculpa, eu vou mudar e continuar fazendo a mesma coisa!!

    Obrigadoooo Fernandooooo!!
    Esse Blog aqui é 10, cada dia melhorrrrr!!!
    Abraçãooooooooooooooo!!

  2. Jean 20 de maio de 2009 às 1:09 - Reply

    Olá a todos!
    Graça e paz do nosso Senhor!
    Bom irmãos e irmãs abençoados e abençoadas, sou de Rondonópolis no Mato Grosso, é a primeira vez que entro neste blog e (parabéns Fernando e Francieli!). Gostei muito deste espaço, e o bom é que é tudo para a glória do nosso Deus.
    Fernando e irmãos. Aconteceu algo parecido comigo a alguns dias…
    Minha namorada estava meio que estranha comigo. Não sei o que acontecia, mas desde último dia dez de maio estava assim. Por mais que eu a agradasse, não adiantava, ela estava muito estranha mesmo!
    Eu sempre a tratei com carinho, do jeito que ela gosta dentro dos limites claro.
    Mas estava assim comigo.
    Então, eu muito preocupado com a cituação pois a amo muito, busquei o Senhor com muita oração e senti que deveria falar com ela e não deixar de lado (pois eu pensava que iria passar com os dias).
    Quarta-feira passada a chamei para uma conversa que, por sinal foi excelente e tudo foi resolvido.
    Perguntei para ela o que eu estava fazendo de errado, o que tinha acontecido que estava tudo muito estranho.
    E ela disse que por mais que eu tentasse agradá-la ou deixá-la feliz, não surtia efeito. É como se ela não sentisse nada por mim. Começamos a conversar, e ela disse que estava cheia de problemas pessoais e no trabalho. Disse que estava muito preocupada e até estava orando um pouco menos do que o normal. Então oramos e sentimos que estávamos deixando os problemas da vida nos afastarem, estávamos deixando os acontecimentos formarem uma barreira diante de nós dois.
    Depois ela me pediu desculpas, disse que não sabia mais o que fazer pois sentia que eu estava fazendo de tudo para nos aproximar e não adiantava. Repreendemos no nome do Senhor e hoje está melhor do que antes!!!
    E ela ainda disse que provou pra si mesma que é capaz de tudo em nome do Senhor!!!
    Irmãos, fica uma lição: A oração move montanhas! barreiras! derruba muralhas! Ora que melhora!
    Um abraço a todos em nome de Jesus.

  3. Esther 20 de maio de 2009 às 2:37 - Reply

    Haha, ótimo post Fer!
    certíssimo!
    Valeu Fran! 🙂 hahahaha

    Beijo pra vcs!
    =***

  4. Fran 21 de maio de 2009 às 19:33 - Reply

    Só pra dizer que amo muito esse “Jardineiro”!
    Você é muito fofo amor, obrigado por sempre se preocupar em demonstrar as “5 linguagens do amor”.

    TE AMO!

  5. gabi 24 de maio de 2009 às 16:34 - Reply

    Q texto lindo e sincero…vejo q vc n só escreve mas pratica isso…ah se todos os meninos pensassem assim….q vc continue desse jeito…paz

  6. Patrícia 25 de maio de 2009 às 12:08 - Reply

    Glória a Deus!!!Muito bom esse post…
    Parabéns e Obrigado Fran e Fernando…
    Aprendi muito e creio que meu namorado vai aprender tbm!!!rsrs
    Há alguns dias estava passando por problemas assim…me sentindo muito sozinha…e ñ entendia o pq…agora sei…e Deus já tem movido e mudado as coisas…é realmente a oração move montanhas…

    Vcs tem sido muito usados por Deus…
    Fran quero saber mais das 5 linguagens do amor….

    Que Deus continue sempre abençoando o relacionamento de vcs e os usando para honra e Glória de Deus!!!!

  7. Josy 26 de maio de 2009 às 1:26 - Reply

    Que benção, poder aprender com jovens inspirados por Jesus como vcs.
    Tenho onze anos de casada e vejo que ainda tenho muito que aprender.
    Sei que vcs nem fazem idéia do quanto o Senhor faz através de vcs pois vc e sua família foram muito usados por Deus para abençoar minha vida num momento muito difcil no meu casamento e agora de novo.
    Que Deus continue te abençoando Fernando a acrescentando sabedoria todos os dias.

  8. Lori 26 de maio de 2009 às 15:36 - Reply

    Pois é Fê…
    Palavras carinhosas e de afirmação são o oxigênio de qualquer relacionamento, principalmente entre os casais.
    Abraços do sogrão!

  9. Filipe Milet 27 de maio de 2009 às 13:12 - Reply

    Muito bom…
    Tô solteiro mas já estou pegando essas dicas pra quando minha vez chegar! Rs…
    Abraço do (a partir de hoje) leitor assíduo.
    Fui!

  10. Patrícia 29 de maio de 2009 às 17:54 - Reply

    Oi Fernando…
    é ..rsrs…e além dessa palavra casamento ser a primeira que nós mulheres aprendemos, ela fika pulsando em nosso coraçao a todo instante…hehe…
    Mais amém… se ajudou…muito msmo..valew…vc é muito sábio Glória a Deus por isso…era bem essas palavras que eu precisava…ainda bem que posso contar com vcs…

    Só tenho a agradecer e vou fazer bem isso msmo e que seja a feita a vontade de Deus!!!

    Fikem na paz de Deus…

    Abrassss
    Patty Pimenta

  11. Bêh 9 de junho de 2009 às 19:55 - Reply

    Ameeeii o post!
    vlw por nos representar fran , uehuehu
    bjo! :*

  12. Marco 10 de junho de 2009 às 3:50 - Reply

    Ótimo post! Gostei da forma que usou o Jardineiro =D
    É bem a verdade isso, as vezes podemos achar que não faz diferença dizer um ‘eu te amo’ ou algum elogio, mas..Isso vem como um ninja =x
    a gente não ‘percebe’ o efeito quando usa, mas faz um ‘estrago’ (pro lado bom) graaande!

    Vivendo e aprendendo *-*
    UAhsduha

    Paz de Deus a todos!

  13. Carolina :D 4 de julho de 2009 às 0:15 - Reply

    Gentee .. Sem palavras HEHE
    Muito bom o post 😀

  14. Stefany 10 de julho de 2009 às 22:47 - Reply

    Muitoo massaH !

    Que o Senhor abençõe esse blog cada vez mais e mais !

  15. Vanessa 20 de agosto de 2009 às 18:02 - Reply

    Olá gostei muito desse tópico… Na verdade gostaria de mostrar para o meu namorado.. mas como temos apenas 4 meses de namoro ainda fico com um pouco de vergonha de imprimir p/ ele ler… Mas estou pensando,é muito interessante, eu pensava que eu era única mulher que por mais que soubesse do amor dele gostaria de ouvir ele falar, é assim mesmo, gostei muito. Deus abençoe!!!!!!!!

  16. Bárbara 24 de agosto de 2009 às 15:59 - Reply

    Fernando, que sábias palavras! Deus te abençoe muitíssimo! Eu sou divorciada e agora estou esperando em Deus por um homem segundo o coração dEle. Um homem assim como… você!

    (Aliás, você não tem um irmão na faixa dos 35 não? hehehehe)

    Quanto ao post, essa Fran é uma sortuda! Não é qualquer homem que tem a sensibilidade de perceber coisas assim… Parabéns, linda! Vejo que o Senhor te abençoou com o que Ele tinha de melhor!

    Graças a Deus voltei agora de um retiro espiritual onde Deus falou comigo muitíssimo! E este seu blog só vem a contrinuir para essa nova fase da minha vida espiritual. Buscando as coisas que são do alto e fugindo até da aparência do mal!

    Fernando, teu blog é uma coisa que vem do alto, irmão! Glórias a Deus pela sua vida!

  17. jansen 25 de setembro de 2009 às 11:12 - Reply

    falouu bonito cara gostei,que DEUS continue abencoando voces poderosamente!!

  18. Ana 4 de novembro de 2009 às 23:58 - Reply

    Oi gostei muito deste blog,
    bahhh isso tah acontecendo comigo e o meu namorado,
    pensei que eu estava louca…hahhhuauhauhauh…
    qndo comecei a ler, jah me imaginei.
    vou mandar pra ele ler.
    Deus abençoe vcs.

  19. RICARDO MARTINS 11 de novembro de 2009 às 13:46 - Reply

    Ao meu ver, muitas coisas que falou está certíssimo, mas você não pode olhar apenas para um lado da moeda.Precisamos pensar que da mesma forma que se faz necessário entender as mulheres e suas deficiências emocionais, elas precisam também aprender a controlar isso, não se pode apenas puxar as coisas para o seu lado e pronto ” Ah eu sou assim, precisa me entender”… sim!!! nós homens precisamos entende-las, mas as coisas não são direcionadas apenas para um lado, até por que existem sempre duas partes, isso é recíproco. Da mesma forma que precisamos entender as mulheres e suas emoções, as mulheres precisam nos entender do jeito racional que somos, se toda opinião for voltada para as duas partes, aí sim esse conceito terá credito. Graça e paz a todos!!!

  20. Pati Geiger 18 de novembro de 2009 às 22:59 - Reply

    lindooo o post!
    meu futuro namorado vai ter q ler isso!!
    aiuhuahuhaua

  21. ca 23 de novembro de 2009 às 18:33 - Reply

    Regue sua flor com o ESPIRITO SANTO, dê nutrientes da palavra (bíblia), q é JESUS, para ela ficar forte e deixe o SOL, q é DEUS, brilhar sobre a face dela!

    …só para agradecer, isso tocou meu coração

    abraço!

  22. J. Calado 2 de dezembro de 2009 às 4:08 - Reply

    Frasezinha solta: “Terminar um relacionamento porque acabou o amor é como largar um carro no meio da estrada por ter acabado a gasolina.”

    Deus abençõe, mano! Fique na Paz e que o Senhor nosso Deus abençõe esse blog, pq essa página tem sido muito usada para abençoar!

  23. Luan 29 de dezembro de 2009 às 20:37 - Reply

    irmão muito bom esse blog gostei muito essa parte ainda não acontecel comigo e agora que vir não irar mais acontecer kkk
    vlw pelos toques
    contimua assim cara que Deus te abençoe ricamente
    abraço

  24. Jeane Soares 12 de janeiro de 2010 às 20:46 - Reply

    Aiaiiaa, muito lindoo o post!! Meu futuro namorado tem que ler isso..uahsuahsuahs!!!!!! Pra ele se ligar hahahahha homennsss *–*
    É verdade homem é racional e mulher é emocional!!Deus nos fez assim,entao jardineiros cuidem de nos!!!

  25. Edinaldo 3 de fevereiro de 2010 às 2:42 - Reply

    E assim mesmo gostei do post do fernando que Deus abencoe vcs casal abencoado abraço

  26. Mara Vieira 27 de março de 2010 às 10:20 - Reply

    Eitaaa!!!
    Amei esta!!!
    MUito masssa!!!
    P.S.Haa se todos os homens fossem asimm….
    heheh
    mararubia_21@hotmail.com

  27. Dalton 10 de abril de 2010 às 3:02 - Reply

    Eeeeeeeeeiiii!! Eu choro baldes vendo filmes, uai!! Saber que é uma estória cinematográfica não impede que eu identifique meus conflitos com os dos personagens e empatize com a realidade encenada! Que negócio é esse de que só mulher faz isso, guri??

    😉

    Bom post! Abraço!

  28. Rafaella 6 de maio de 2010 às 13:14 - Reply

    Nossa!! É Deus mesmo…a poucos minutos estava falando com meu namorado sobre isso…nos vemos só fds por causa de facul e tals…e neste periodo fico triste sabe…as vezes precisando apenas ouvir um eu te amo dele pra deixar o dia melhor…e quando comento isso com ele, ele fala q sente minha falta e tals…mas ele não demonstra como eu…pq sou mulher..ou seja, eu sou emocional e ele racional!

    Deus te abençoe muitoo e seu relacionamento! Já li vários posts e estão falando muito mais muito mesmo comigo.

    Bjs

    😀

  29. Welber 26 de maio de 2010 às 23:47 - Reply

    Vcs são uma benção! Que Deus continue iluminado outras vidas através de vcs! Abraço!

    • Fernando Ortega 27 de maio de 2010 às 16:38 - Reply

      Amém Wel!!!
      DEUS abençoe vc tb cara!!!
      VITÓRIAS!

  30. joyce 8 de junho de 2010 às 14:41 - Reply

    Bom, conheci o “não morda a maça” atraves de uma amiga e amei…
    eu e meu namorado fazemos teologia juntos e sonhamos em ser pastores..somos bem novos, mas está cada vez mais dificil controlar pensamentos esquisitinhos…sabe?? nas atitudes nunca aconteceu nada, graças a Deus, mas o pecado começa na mente…e esses pensamentos me preocupam…estamos orando muito pra que nossoo namoro seja benção e santo. Esses pensamentos são normais mesmo??
    VocÊ tem alguma sugestão de como “combate-los” de uma forma eficaz??? hauishuiashaiu
    Obrigaduuhh

    • Fernando Ortega 10 de junho de 2010 às 14:00 - Reply

      Oi Joy!!
      Se vc diz q esses pensamentos “esquisitos” são na área sexual, qero dizer q é normal!! Hhehehe!
      No entanto não podemos nutri-los! Senão o tombo acontece!
      O melhor é não compartilhar esses pensamentos um com o outro. Procure uma irmã madura para compartilhar e lutarem juntas.
      Abração moça!!
      VITÓRIAS!

  31. Amanda 23 de junho de 2010 às 23:35 - Reply

    só queria parabenizar o blog!!!
    como é bom me achar normal…
    tipo…. saber que tem outros(as) por ae que tbm buscam fazer a vontade de Deus!
    seria muito mais facil ceder a vontade da carne e não cuidar do Jardim!! não nutri-lo!!
    Flores: o jardineiro tbm precisa de cuidado… precisa saber que está acertando na quantidade de adubo e água… essas coisas!!
    obs: no meu namoro eu sou a parte racional e ele a emocional! mais aqui já entra as 5 linguagens do amor.
    abraço….

    • Fernando Ortega 24 de junho de 2010 às 0:20 - Reply

      Maravilha Amanda!!!
      DEUS abençoe vc moça!!
      Abração!

    • Amanda 31 de agosto de 2011 às 14:02 - Reply

      procurando uns post sobre namoro achei até um comentário que fiz o ano passado…
      Eu casei com o meu Jardineiro!!! |Bençaaaa
      kkk

  32. Flávia 8 de julho de 2010 às 12:11 - Reply

    Aaaaaaaaaaaaai que lindo Ferr!!!
    É bem assim que funciona =)

  33. Cristã! 15 de agosto de 2010 às 10:40 - Reply

    Vc falou do papel do homem de cuidar da “flor”, da necessidade emocional da mulher. Mas e o homem, que tipo de necessidade ele tem para que com a mulher ele possa agradar ainda mais a Deus? Que a mulher pode fazer por ele?

    • Fernando Ortega 17 de agosto de 2010 às 13:28 - Reply

      Excelente idéia para um post!!!
      VOu já agendar aqui! 😀

      Valeu!
      Abração!

  34. Fernando Ortega 17 de agosto de 2010 às 13:29 - Reply

    Oi Maria!
    Então, acredito q ele tem q entender suas carencias e necessidades. Converse com ele e explique q isso não é manha ou orgulho de sua parte e sim uma necessidade emocional.

    Abração!
    PAZ!

  35. andrezza lima 10 de setembro de 2010 às 12:40 - Reply

    Poxa muito muito especial seu post, os jardineiros precisa de verdade ler isso, para cuidar melhor de sua flor, que na verdade é do jardim de Deus e passarem a entender que ela é de Deus, mas as flores tem que cuidar também do jardineiro como a fran fez e faz com você ela precisa espalhar seu perfume e fazer bem a quem ama.
    Fique na paz.

    • Fernando Ortega 10 de setembro de 2010 às 13:01 - Reply

      Valeu Andrezza!!
      Abração!!
      Obs. não escreva tudo em maiuscula. 😉

  36. Andressa 21 de setembro de 2010 às 16:35 - Reply

    Meu Deus! Acho que eu vou fechar um contrato com vc, pra vc mandar isso de vez enquando pro meu namorado! ahsuahsaghysgasa

    • Fernando Ortega 21 de setembro de 2010 às 17:32 - Reply

      Hahauhauahauh!!!
      É só vc mandar o link pra ele! 😉

      Abração!

  37. Thata 24 de setembro de 2010 às 0:35 - Reply

    Oi Fê!!!
    Poxa, amei esse blog! era tudo o q eu precisava…
    Virou uma rotina, todo dia passo por aki e leio um post..
    São todos mto legais!!!
    Me identifico e me edifico com todos!
    Glórias a Deus!
    Esse “O tanque de amor…” é o q eu mais gosto.
    Poxa, q Deus continue lhe abençoando e lhe dando sabedoria,
    pra q assim continue tbm a abençoar nossas vidas…
    Parabéns!
    Bjus e abraços p/ vc e p/ Fran…
    Fica na Paz!
    Thay.

    • Fernando Ortega 6 de outubro de 2010 às 18:36 - Reply

      Valeu Thata!!
      Glória a DEUS moça!!

      Abração!
      Vitórias!

  38. Juliana 9 de novembro de 2010 às 16:23 - Reply

    Posso dizer que esse cuidado tem que continuar depois de casado. Pois se o homem não cuidar do jardim o casamento vai por água a baixo….No casório isso não pode e não deve morrer, mas ao contrário, deve ser exercido a cada dia, a cada semana, a cada mês e principalmente a cada ano.
    A conquista da mulher não termina qdo vc casa, apenas começa.

    Deus o abençoe!

    • Fernando Ortega 10 de novembro de 2010 às 14:59 - Reply

      COM CERTEZA Juh!!
      Isso não deve findar mesmo!

      Abração!

  39. LeAnDr1n 9 de novembro de 2010 às 16:40 - Reply

    Muito bom esse post! Realmente revela um dos ‘mistérios’ de nossas ‘flores’! Cuidemos bem delas, rapaziada! Deus abençoe a todos! Abraço!

  40. Agatha 9 de novembro de 2010 às 23:07 - Reply

    Fernando,ameeeeeei o post!
    e creio que quando meu namorado ler vai entender tambem..hihi
    Realmente,disse tudo,nós mulheres somos sentimentais sim,e dependemos de carinho sempre…hehe
    Que Deus abençoe muito muito voce e a sua linda flor.. =)
    Na paz de Jesus,abração!!

  41. Camila BH/jacupiranga 11 de novembro de 2010 às 10:34 - Reply

    Bom dia Fernando! mandei esse post só pra bagunçar um pouco com meu namorado pro meu namorado! e ontem ele me deu um boque de rosas vermelhas! que lindo,desse jeito meu tanque transborda!

  42. Babi 11 de novembro de 2010 às 17:32 - Reply

    “meu jardineiro” ainda não é meu namorado! … mas de vez enquando ele pisa na bola tb! rs mas creio q seja uma coisa do homem! Ele ainda não leu esse post … e acho q ainda não é o momento de envia-lo, dps que começarmos a namorar vou começar a compartilhar mais com ele os textos daqui… mas de verdade?! Do jeitinho dele… ele é um excelente jardineiro… creio q com o tempo ele aprende! … tenho orado por isso! … eu amo meu jardineiro lindo! rs

  43. Felipe José 7 de dezembro de 2010 às 2:21 - Reply

    Fernando me chamo Felipe e estive em uma palestra sua aqui em São Luis, não sei se lembra de mim mas vc perguntou até meu nome e o da minha namorada( a Camila). Cara eu queria muito te falar que tenho uma história parecida com a tua, ou seja estou praticamente em extinção shashahshashahsah tenho vinte anos e tbem sou virgem, vivi no mundo até meus 16 anos… e assim namoro a Camila a um mês e sete dias e cara eu já tinha percebido o que tu colocaste neste texto antes e puts Camila fica muito feliz quando a elogio percebo algo diferente nela a vejo com um olhar cuidadoso.Nós nos conhecemos no cursinho e assim eu não apercebi, só fui saber quem ela era atravez da irmã dela shashahshahsa ai e conversei com ela e pronto nos indentificamos por nos parecermos muito…ou seja por sermos critãos… e sei exatamente como a mulher adora surpresas eu acho que a cada dia não só ela se surpreende comigo mas eu tbem me surpeendo com ela e o mais bacana é nossa compreenção mutuamente pq assim eu sou Católico Apostólico Romano Carismático…ufa…shahsahshasahsah e ela é avangélica…mas o mais bacana é que o nosso ideal é o mesmo servir a Cristo e isso nós estamos conseguindo aos poucos alcansar.
    Abraço e a paz de Cristo meu querido Fernando.

    • Fernando Ortega 7 de dezembro de 2010 às 13:44 - Reply

      Maravilha Felipão!!!
      Mano recomendo a leitura do livro “As 5 linguagens do amor”! Vai abençoar seu relacionamento.
      Q vcs estejam caminhando verticalmente juntos!
      Abração mano!
      Valeu!

  44. Cher 20 de dezembro de 2010 às 17:55 - Reply

    Boa tarde Fernando.
    Muito bom o seu post. Adorei, é bem assim mesmo, as mulheres precisam que vc afirme elas, para se sentirem seguras e amadas. É uma das pincipais linguagens do amor delas (palavras de Afirmação). Vc já leu esse livro (As cinco linguagens do amor, do Gary Chapman? É muito bom, fala exatamente sobre isso, sobre manter o seu “tanque do amor”, cheio!

    Amo seu blog.

    Deus continue te usando ( e aos outros colunistas também).

    • Fernando Ortega 22 de dezembro de 2010 às 0:39 - Reply

      Oi Cher! Sim já li e coloquei até post a respeito aqui. =D

      Abração!
      Vitórias!

  45. Arimatéia Quinto 7 de fevereiro de 2011 às 13:53 - Reply

    Achei muito interessante o seu ponto de vista em relação à sensibilidade feminina. Com certeza, a partir de agora tomarei mais cuidado e regarei a minha flor como um verdadeiro jardineiro de Deus. Que seu trabalho nunca pare, em Nome de JESUS.

  46. Adriana 20 de junho de 2011 às 18:51 - Reply

    Nossa que forte bacana seu texto estou seguindo o seu blog e tenho achado os seus textos suas historias muito edificante continue assim pois concertesa você estar agradando a Deus . de sua mas nova seguidora Adriana =)
    Que Deus nos abençoei

  47. Larissa Borges 27 de junho de 2011 às 6:39 - Reply

    NOSSA MUITO BOM, VOU MANDAR PARA O MEU NAMORADO!
    HAHA

  48. Jorge Filipe 8 de julho de 2011 às 10:46 - Reply

    Gostei muito da história e da comparação que você fez com com as flores, o jardim e o jardineiro. Com certeza aprendi com esse post, mesmo não tendo namorada ainda vou lembrar desse ensinamento para que quando eu precisar eu não vou “falhar” XD

  49. Dayani Xavier 26 de julho de 2011 às 12:27 - Reply

    Tremendo!

    Parabéns, Fernando e obrigada Fran por ensinar seu amado! Creio que todo homem e toda mulher deveriam ler isso, sejam estes casados ou não. É uma lição preciosa da diferença entre homem x mulher, mas também um incentivo a mudança de atitudes para melhoria do relacionamento de um casal.

    Glória a Deus!

    Beijos,

    Dayani Xavier

  50. Fernanda 5 de setembro de 2011 às 21:52 - Reply

    SIRA CANTA, SIRA NADA, SIRI BOIA …. esse mistério DEus mandou direto para o meu namorado ja copie o link e mandei para ele ….. mais sinceramente acho q aquele “bruto ” irá achar a maior babbozeira….

    Mais contnuo orando Deus vai mudar aquele coração ainda …

    mto bom seus post…q Deus continue abençõando…

  51. Giulia Jager 11 de fevereiro de 2012 às 17:28 - Reply

    Puxa… texto muito bom!
    Fer, você tem sido muito usado por Deus no meu relacionamento com meu namorado e na minha vida!

    Gostaria de tirar algms dúvidas contigo, pode me passar teu email?

    Deus continue te abençoando…

  52. Sinara Santos 20 de setembro de 2013 às 13:32 - Reply

    é desse jeito que funciona msm…hehe

Deixe um comentário »