Estudos Bíblicos

Vc sabe, “Vacilô leva na testa!” Aqui vc encontra estudos pra permanecer firme na ROCHA! Si tadipé, prestenção pá num cai sô!

Evangelismo

Não somente a repetição do versículo “ide e pregai o evangelho” mas, o praticar isso e como fazê-lo de maneira simples!

Humor

Tirinhas, videos e imagens engraçadas, video-game, jogos…. é pra rir, pra passar o tempo, é diversão! Woohooo! \o/

Namoro Cristão

Uma das áreas mais visitadas! Pq será??? Tá com dúvida? Como ter um namoro abençoado? É de DEUS? Sabe não? Entra aqui!

Viciado em Pornografia

Muitos sofrem com isso. Causa vergonha, destrói ministérios e lares! Veja estudos para te ajudar a ser liberto e vencer essa luta!

Home » Namoro Cristão

Namoro Cristão: O tanque de amor…

Escrito por em terça-feira, 19 maio 200980 Comentários

tanque0Acho q muitas meninas irão me agradecer depois deste post… HEhehe! Massss….. não me agradeçam, agradeçam a Fran! Foi com ela q aprendi esta lição de tremenda importância. Então vamos lá! Enquanto as meninas leem com um sorriso nos lábios pensando – “Vou mandar meu namorado ler isto!” Peço aos garotões q prestem muita atenção. Vou contar mais uma experiência minha:

Fê diz:
- Fran, tá td bem?
Fran diz:
- Humm….. ah…. tá….
- Não parece…. Q foi?
- Ah! Sei lá….. sinto vc distante….. não no sentido físico.
- Mas…mass…. (hj é segunda) nós conversamos normalmente a semana toda, sexta até de madrugada, sabado de tarde e domingo não deu. Como podemos estar distantes?
- Ah, não sei Fê, só sinto isso!

Fê responde com uma certa inquietação já q o seu racional não consegue engolir a história…
- Fran, se vc não tem motivo, então não tem o pq sentir isso. Seu sentimento não tem fundamento.
- Ah! Sei lá Fê, só to sentindo isso….
- Mas se nós conversamos o tempo todo, não tem o pq vc sentir isso.
- Hunf…..
- Pensa comigo Fran, conversamos normalmente esses dias, logo estamos proximos, logo não tem o pq sentir isso. É um sentimento sem fundamentos….
- Hunf…..

Alguns segundos de silêncio…..
- Ah Fê, acho q é pq vc está muito atarefado com faculdade, trabalho, o layout do novo blog….
- Mas Fran! Estou atarefado mas, estou falando com vc! – respondi já um pouco irritado.

Agora vem o ensinamento:
- Sim Fê mas, vc não tem me dito coisas q vc me dizia antes. Tipo, eu sei q vc me ama mas, eu preciso ouvir isso. A mulher precisa ouvir essas coisas.

Muito sem graça mas feliz por aprender, respondi:
- Meu……. verdade!!! Aiiiinnnn!! Desculpa amor! Vc tem razão! Não percebi isso! TE AMO MUITO AMOR!!!!

tanque1É isso ae meus amigos! Talvez vc já passou por esta situação ou no mesmo enrredo. Talvez já até brigou com sua namorada achando q tem razão. Vc tem razão massss, tb não tem!!!! Não entendeu? Eu explico: Da mesma forma q eu tinha a razão (racional) ao meu lado, não contava com a razão (emocional) da Fran!

O homem é muito racional e a mulher emocional. Enquanto o homem não chora em filmes romanticos sabendo q não passa de uma estória cinematográfica, a mulher chora até encher um balde! Poderia citar outros exemplos da diferença do homem e da mulher em relação a razão e emoção mas, acho q vc já entendeu.

Mulher gosta de ouvir. Vc já deve ter escutado: “Homem cai no olhar e mulher cai no ouvir.”

jardineiroAprendi com meu sogrão q mulher é como uma flor e é responsabilidade do jardineiro (“somo nózis”) de deixá-la linda. Se as pessoas a olham a veem sorridente, alegre e linda, muito disso tem ligação com o trabalho q o ” jardineiro” faz. Agora, se ela estiver murcha, caida e fraca, o jardineiro não está trabalhando bem!

Não se revolte pensando: “Ahhh!!! Pq elas tem q ouvir? Isso pra mim é orgulho!”
O caso, meu caro amigo racional, é q DEUS fez a mulher assim (emocional) e nós temos muito o q aprender com elas. Para muitos de nós, o fato de não ouvir dela um “te amo”, não é caso de briga mas, para elas, é muito significativo!

Aprenda outro mistério: A mulher precisa de Segurança! Não falo do cara q fica na porta do shopping, falo do sentimento de se sentir segura! Vc não precisa ser forte para isso pois a segurança q ela precisa é emocional!!!!! Vc fornece essa segurança através de palavras, gestos e seus planos para o futuro!

flor

Um jardineiro é extremamente zeloso com sua flor. Ele pensa no clima, no adubo, na terra, na água……. tudo para deixá-la linda e perfumada. Vc precisa ser criativo! Não só com palavras mas, com gestos!
Certa vez, procurei o endereço do trabalho da Fran na internet e até mandei e-mail para a direção da escola (de onde ela trabalha), a fim de enviar-lhe um telegrama. Consegui, e enviei (obviamente) sem ela saber. Ela ficou muito feliz! Essa é uma das formas de cuidar de sua linda flor!

84872173Não me julgo um excelente jardineiro mas, tenho aprendido muito com a Fran! :D
Então meu caro jardineiro, crie, pense, fale e surpreenda sua flor! Cuide dela como se fosse sua vida! Com o passar do tempo, o tanque de amor dela vai sendo gasto, abasteça ele!!!!  Expresse seu amor, elogie, faça surpresas, diga-lhe o qnto a ama, o qnto ela é importante em sua vida! Qndo foi a última vez q vc lhe escreveu uma carta???? Não deixe q o tanque de amor dela se esvazie! Seja uma Petrobrás ambulante! Uma Shell, um Esso!!!
Entenda q acima de td isso há uma consequência: Vc a deixa feliz e forte, ela fica mais inspirada para buscar e adorar a DEUS!

Um detalhe importantíssimo: Seu trabalho de jardinagem não é (em primeiro lugar) para agradar sua flor mas, é principalmente (agora sim em primeiro lugar) para agradar o dono do jardim: JESUS CRISTO! Pois, como já disse, se vc fortalece sua flor, ela fica mais disposta a agradar a DEUS. Por isso, não somente a elogie mas, cuide dela espiritualmente com muito amor. Não deixe ela murchar (espiritualmente). Regue sua flor com o ESPIRITO SANTO, dê nutrientes da palavra (bíblia), q é JESUS,  para ela ficar forte e deixe o SOL, q é DEUS, brilhar sobre a face dela!
Se vc fizer isso, garanto q seu relacionamento será mais feliz!

“Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” Efésios 5:33

Um abraço para os jardineiros, para as flores e muitos e muitos beijos para a flor mais linda do jardim q tem me ensinado muito: Francieli! (TE AMO LINDA!!!!)

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.
VITÓRIAS!

Related Posts with Thumbnails

80 Comentários »

  • Danilo Fernandes Disse:

    Putsss cara, como eu comentei com você, isso aconteceu comigo ontem, fiquei me sentindo culpado por ter feito isso com ela deixando ela de lado, mas eu pedi desculpas para ela, e tenho certeza de que ela entendeu, mas agora eu vou mostrar pra ela a mudança dos meus atos… não somente falar desculpa, eu vou mudar e continuar fazendo a mesma coisa!!

    Obrigadoooo Fernandooooo!!
    Esse Blog aqui é 10, cada dia melhorrrrr!!!
    Abraçãooooooooooooooo!!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Woooohoooo!!! Glória a DEUS Danilão!!!
    Q o SENHOR continue te abençoando muito!
    Adore a DEUS e não me agradeça, agradeça a Fran!!! Hehehe!
    Abração meu velho!!!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Meninas, corram, leiam o post de hj! É de interesse de vcs!!! Hehehe! >> http://naomordamaca.com/?p=4133

  • Jean Disse:

    Olá a todos!
    Graça e paz do nosso Senhor!
    Bom irmãos e irmãs abençoados e abençoadas, sou de Rondonópolis no Mato Grosso, é a primeira vez que entro neste blog e (parabéns Fernando e Francieli!). Gostei muito deste espaço, e o bom é que é tudo para a glória do nosso Deus.
    Fernando e irmãos. Aconteceu algo parecido comigo a alguns dias…
    Minha namorada estava meio que estranha comigo. Não sei o que acontecia, mas desde último dia dez de maio estava assim. Por mais que eu a agradasse, não adiantava, ela estava muito estranha mesmo!
    Eu sempre a tratei com carinho, do jeito que ela gosta dentro dos limites claro.
    Mas estava assim comigo.
    Então, eu muito preocupado com a cituação pois a amo muito, busquei o Senhor com muita oração e senti que deveria falar com ela e não deixar de lado (pois eu pensava que iria passar com os dias).
    Quarta-feira passada a chamei para uma conversa que, por sinal foi excelente e tudo foi resolvido.
    Perguntei para ela o que eu estava fazendo de errado, o que tinha acontecido que estava tudo muito estranho.
    E ela disse que por mais que eu tentasse agradá-la ou deixá-la feliz, não surtia efeito. É como se ela não sentisse nada por mim. Começamos a conversar, e ela disse que estava cheia de problemas pessoais e no trabalho. Disse que estava muito preocupada e até estava orando um pouco menos do que o normal. Então oramos e sentimos que estávamos deixando os problemas da vida nos afastarem, estávamos deixando os acontecimentos formarem uma barreira diante de nós dois.
    Depois ela me pediu desculpas, disse que não sabia mais o que fazer pois sentia que eu estava fazendo de tudo para nos aproximar e não adiantava. Repreendemos no nome do Senhor e hoje está melhor do que antes!!!
    E ela ainda disse que provou pra si mesma que é capaz de tudo em nome do Senhor!!!
    Irmãos, fica uma lição: A oração move montanhas! barreiras! derruba muralhas! Ora que melhora!
    Um abraço a todos em nome de Jesus.

    [Reply]

  • Esther Disse:

    Haha, ótimo post Fer!
    certíssimo!
    Valeu Fran! :) hahahaha

    Beijo pra vcs!
    =***

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Haha!! Valeu moça!!
    Fica com DEUS! :D

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    É isso ae Jean! É bom atentar a detalhes e sempre estar em oração como casal!
    Valeu pelo testemunho!!!

    Abração!

    [Reply]

  • Fran Disse:

    Só pra dizer que amo muito esse “Jardineiro”!
    Você é muito fofo amor, obrigado por sempre se preocupar em demonstrar as “5 linguagens do amor”.

    TE AMO!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Veja se não é a pessoa mais fantástica da terra!!! Te amo amor!!! Muito, muito, muito!!!
    Q o SENHOR te abençoe e te guarde!!!
    Bjus Princesa!

    [Reply]

  • gabi Disse:

    Q texto lindo e sincero…vejo q vc n só escreve mas pratica isso…ah se todos os meninos pensassem assim….q vc continue desse jeito…paz

    [Reply]

  • Patrícia Disse:

    Glória a Deus!!!Muito bom esse post…
    Parabéns e Obrigado Fran e Fernando…
    Aprendi muito e creio que meu namorado vai aprender tbm!!!rsrs
    Há alguns dias estava passando por problemas assim…me sentindo muito sozinha…e ñ entendia o pq…agora sei…e Deus já tem movido e mudado as coisas…é realmente a oração move montanhas…

    Vcs tem sido muito usados por Deus…
    Fran quero saber mais das 5 linguagens do amor….

    Que Deus continue sempre abençoando o relacionamento de vcs e os usando para honra e Glória de Deus!!!!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Glória a DEUS Patty!!!
    Ficamos muito feliz por (Fran e eu) poder abençoar sua vida! :D O blog está ai por isso mesmo!
    Qnto as “5 linguagens do amor”, aguarde, ainda esta semana tem um post sobre!

    Abração pra vc e seu namorado!
    Vitórias!

    [Reply]

  • Josy Disse:

    Que benção, poder aprender com jovens inspirados por Jesus como vcs.
    Tenho onze anos de casada e vejo que ainda tenho muito que aprender.
    Sei que vcs nem fazem idéia do quanto o Senhor faz através de vcs pois vc e sua família foram muito usados por Deus para abençoar minha vida num momento muito difcil no meu casamento e agora de novo.
    Que Deus continue te abençoando Fernando a acrescentando sabedoria todos os dias.

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Puxa Josy!
    Vc nao imagina a alegria q me dá saber disso!!! :D
    Realmente vivemos em aprendizado todos os dias!
    Obrigado pelas palavras. Recebo!

    Q o SENHOR te abençoe poderosamente!!!
    Abração!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

    [Reply]

  • Lori Disse:

    Pois é Fê…
    Palavras carinhosas e de afirmação são o oxigênio de qualquer relacionamento, principalmente entre os casais.
    Abraços do sogrão!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Olha ae meu sogrão!!! :D
    Viram com quem aprendi q mulher é como uma flor! Vc tem q ver a felicidade, graça e força da minha sogra! “Oooooo JESUS, q a Fran puxe a mãeeee!!”
    Valeu Lori!!!
    Abração! Saudade!!

    Se o SENHOR permitir, em breve estarei por ae. ;)

    [Reply]

  • Filipe Milet Disse:

    Muito bom…
    Tô solteiro mas já estou pegando essas dicas pra quando minha vez chegar! Rs…
    Abraço do (a partir de hoje) leitor assíduo.
    Fui!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Boa Felipão!!!
    Já fica esperto nas dicas!!!!! Hehhehehe!!!
    Abração!!! Seu blog tah adicionado!

    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Oi Patty!!!
    Q bommmm!!! Fico muito feliz q as coisas estejam mudando!! :D
    Parece q a mulher nasce com o desejo de casar embutido no coração né? hahaha! Axo q é a 1º palavra q a mulher aprende: “Casamento”. Hahahaha!
    Mas olha só, os homens são assim, pensamos muito antes de casar. Não qeremos sofrer riscos nem oferecer riscos. Acredito q é por isso q (sabiamente) seu namorado quer comprar primeiramente os móveis. Por isso não o pressione.

    Qnto a ser cedo ou não, vc tem q analisar bem. Como vcs estão só a 8 meses namorando, o melhor é dar tempo ao tempo. Vá com calma! Não há necessidade de pressa.
    Aconselho a vcs determinarem uma data e colocarem diante de DEUS. Não importa se aos seus olhos vai dar tempo ou não, façam a parte de vcs e exponham a DEUS. “PAI, queremos casar nesta data, ajuda-nos e direciona-nos conforme TUA perfeita vontade.” A partir dai, tracem metas para alcançar o objetivo, ou seja, trabalhem! Façam a parte de vcs. Se for da vontade do SENHOR, ELE mesmo abrirá as portas para se casarem na data determinada, se não, então é pq vcs não estão preparados (espiritualmente, emocionalmente e financeiramente).

    É isso ae! :D
    Espero ter ajudado!

    Abração Patty!!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • Patrícia Disse:

    Oi Fernando…
    é ..rsrs…e além dessa palavra casamento ser a primeira que nós mulheres aprendemos, ela fika pulsando em nosso coraçao a todo instante…hehe…
    Mais amém… se ajudou…muito msmo..valew…vc é muito sábio Glória a Deus por isso…era bem essas palavras que eu precisava…ainda bem que posso contar com vcs…

    Só tenho a agradecer e vou fazer bem isso msmo e que seja a feita a vontade de Deus!!!

    Fikem na paz de Deus…

    Abrassss
    Patty Pimenta

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    É isso ae Patty!!! Seja feita a vontade de DEUS!
    De nada! Estamos ae pra isso!!! hehehe!!!
    Vitórias!!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

    [Reply]

  • Luanna de Oliveira Disse:

    Li um post muito legal! Homens APRENDAM! –> http://naomordamaca.com/?p=4133

  • Bêh Disse:

    Ameeeii o post!
    vlw por nos representar fran , uehuehu
    bjo! :*

    [Reply]

  • Marco Disse:

    Ótimo post! Gostei da forma que usou o Jardineiro =D
    É bem a verdade isso, as vezes podemos achar que não faz diferença dizer um ‘eu te amo’ ou algum elogio, mas..Isso vem como um ninja =x
    a gente não ‘percebe’ o efeito quando usa, mas faz um ‘estrago’ (pro lado bom) graaande!

    Vivendo e aprendendo *-*
    UAhsduha

    Paz de Deus a todos!

    [Reply]

  • Carolina :D Disse:

    Gentee .. Sem palavras HEHE
    Muito bom o post :D

    [Reply]

  • Stefany Disse:

    Muitoo massaH !

    Que o Senhor abençõe esse blog cada vez mais e mais !

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Amem Stef!
    Valeu!! Continue visitando ae!!! :D

    Abracao!!!
    VITORIAS!

    [Reply]

  • Vanessa Disse:

    Olá gostei muito desse tópico… Na verdade gostaria de mostrar para o meu namorado.. mas como temos apenas 4 meses de namoro ainda fico com um pouco de vergonha de imprimir p/ ele ler… Mas estou pensando,é muito interessante, eu pensava que eu era única mulher que por mais que soubesse do amor dele gostaria de ouvir ele falar, é assim mesmo, gostei muito. Deus abençoe!!!!!!!!

    [Reply]

  • Bárbara Disse:

    Fernando, que sábias palavras! Deus te abençoe muitíssimo! Eu sou divorciada e agora estou esperando em Deus por um homem segundo o coração dEle. Um homem assim como… você!

    (Aliás, você não tem um irmão na faixa dos 35 não? hehehehe)

    Quanto ao post, essa Fran é uma sortuda! Não é qualquer homem que tem a sensibilidade de perceber coisas assim… Parabéns, linda! Vejo que o Senhor te abençoou com o que Ele tinha de melhor!

    Graças a Deus voltei agora de um retiro espiritual onde Deus falou comigo muitíssimo! E este seu blog só vem a contrinuir para essa nova fase da minha vida espiritual. Buscando as coisas que são do alto e fugindo até da aparência do mal!

    Fernando, teu blog é uma coisa que vem do alto, irmão! Glórias a Deus pela sua vida!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Hahaha!!
    Glória a DEUS Bárbara!
    Se tenho um irmão? Sim! Tem 31 anos masssss…. mora no chile e já é casado! Hahaha!
    Eu digo q na verdade, eu é q sou o “sortudo” da história! A Fran é fantástica! Ela aguenta muita coisa ao meu lado! Agradeço muito a DEUS por ela. Sou completamente apaixonado e a amo demais! DEUS foi muito bom comigo!

    Fico muito feliz sabendo q o blog tem te abençoado!!!
    Continue visitando!

    Abração!
    DEUS abençoe poderosamente!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • Gabriela Ribeiro Disse:

    Ooooolha, essa é especial pra meus amigos homens! =P hehehe "O tanque do amor" http://naomordamaca.com/?p=4133

  • jansen Disse:

    falouu bonito cara gostei,que DEUS continue abencoando voces poderosamente!!

    [Reply]

  • Ana Disse:

    Oi gostei muito deste blog,
    bahhh isso tah acontecendo comigo e o meu namorado,
    pensei que eu estava louca…hahhhuauhauhauh…
    qndo comecei a ler, jah me imaginei.
    vou mandar pra ele ler.
    Deus abençoe vcs.

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Hahahaha!!!
    É bem assim mesmo Ana!!!
    Agora q vc sabe, imprima e mostre para seu namorado!!! hehehe!!
    Abração!!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • RICARDO MARTINS Disse:

    Ao meu ver, muitas coisas que falou está certíssimo, mas você não pode olhar apenas para um lado da moeda.Precisamos pensar que da mesma forma que se faz necessário entender as mulheres e suas deficiências emocionais, elas precisam também aprender a controlar isso, não se pode apenas puxar as coisas para o seu lado e pronto ” Ah eu sou assim, precisa me entender”… sim!!! nós homens precisamos entende-las, mas as coisas não são direcionadas apenas para um lado, até por que existem sempre duas partes, isso é recíproco. Da mesma forma que precisamos entender as mulheres e suas emoções, as mulheres precisam nos entender do jeito racional que somos, se toda opinião for voltada para as duas partes, aí sim esse conceito terá credito. Graça e paz a todos!!!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Naaaaaaaaaaaaaturalmente Ricardo!
    Claro q (assim como em tudo) é preciso o EQUILIBRIO. O caso é q este post foi totalemnte difrecionado a homens q não entendem nem enxergam isso. Em um futuro post, escreverei o “outro lado da moeda”, pode deixar! ;)

    Abração cara!!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • Pati Geiger Disse:

    lindooo o post!
    meu futuro namorado vai ter q ler isso!!
    aiuhuahuhaua

    [Reply]

  • ca Disse:

    Regue sua flor com o ESPIRITO SANTO, dê nutrientes da palavra (bíblia), q é JESUS, para ela ficar forte e deixe o SOL, q é DEUS, brilhar sobre a face dela!

    …só para agradecer, isso tocou meu coração

    abraço!

    [Reply]

  • J. Calado Disse:

    Frasezinha solta: “Terminar um relacionamento porque acabou o amor é como largar um carro no meio da estrada por ter acabado a gasolina.”

    Deus abençõe, mano! Fique na Paz e que o Senhor nosso Deus abençõe esse blog, pq essa página tem sido muito usada para abençoar!

    [Reply]

  • Luan Disse:

    irmão muito bom esse blog gostei muito essa parte ainda não acontecel comigo e agora que vir não irar mais acontecer kkk
    vlw pelos toques
    contimua assim cara que Deus te abençoe ricamente
    abraço

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    Valeu Luan!!
    Bem vindo ao Blog cara!!!!
    Continue visitando!
    Abração mano!!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • Jeane Soares Disse:

    Aiaiiaa, muito lindoo o post!! Meu futuro namorado tem que ler isso..uahsuahsuahs!!!!!! Pra ele se ligar hahahahha homennsss *–*
    É verdade homem é racional e mulher é emocional!!Deus nos fez assim,entao jardineiros cuidem de nos!!!

    [Reply]

  • Fernando Ortega Disse:

    hahaha!
    Pois é Jeane!!!
    Qndo o bem aventurado aparecer, já fica esperta em enviar pra ele este post!! Hehehe!!
    Abração!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • Edinaldo Disse:

    E assim mesmo gostei do post do fernando que Deus abencoe vcs casal abencoado abraço

    [Reply]

  • Mara Vieira Disse:

    Eitaaa!!!
    Amei esta!!!
    MUito masssa!!!
    P.S.Haa se todos os homens fossem asimm….
    heheh
    mararubia_21@hotmail.com

    [Reply]

  • Dalton Disse:

    Eeeeeeeeeiiii!! Eu choro baldes vendo filmes, uai!! Saber que é uma estória cinematográfica não impede que eu identifique meus conflitos com os dos personagens e empatize com a realidade encenada! Que negócio é esse de que só mulher faz isso, guri??

    ;-)

    Bom post! Abraço!

    [Reply]

  • Rafaella Disse:

    Nossa!! É Deus mesmo…a poucos minutos estava falando com meu namorado sobre isso…nos vemos só fds por causa de facul e tals…e neste periodo fico triste sabe…as vezes precisando apenas ouvir um eu te amo dele pra deixar o dia melhor…e quando comento isso com ele, ele fala q sente minha falta e tals…mas ele não demonstra como eu…pq sou mulher..ou seja, eu sou emocional e ele racional!

    Deus te abençoe muitoo e seu relacionamento! Já li vários posts e estão falando muito mais muito mesmo comigo.

    Bjs

    :D

    [Reply]

  • Welber Disse:

    Vcs são uma benção! Que Deus continue iluminado outras vidas através de vcs! Abraço!

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Amém Wel!!!
    DEUS abençoe vc tb cara!!!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • joyce Disse:

    Bom, conheci o “não morda a maça” atraves de uma amiga e amei…
    eu e meu namorado fazemos teologia juntos e sonhamos em ser pastores..somos bem novos, mas está cada vez mais dificil controlar pensamentos esquisitinhos…sabe?? nas atitudes nunca aconteceu nada, graças a Deus, mas o pecado começa na mente…e esses pensamentos me preocupam…estamos orando muito pra que nossoo namoro seja benção e santo. Esses pensamentos são normais mesmo??
    VocÊ tem alguma sugestão de como “combate-los” de uma forma eficaz??? hauishuiashaiu
    Obrigaduuhh

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Oi Joy!!
    Se vc diz q esses pensamentos “esquisitos” são na área sexual, qero dizer q é normal!! Hhehehe!
    No entanto não podemos nutri-los! Senão o tombo acontece!
    O melhor é não compartilhar esses pensamentos um com o outro. Procure uma irmã madura para compartilhar e lutarem juntas.
    Abração moça!!
    VITÓRIAS!

    [Reply]

  • Amanda Disse:

    só queria parabenizar o blog!!!
    como é bom me achar normal…
    tipo…. saber que tem outros(as) por ae que tbm buscam fazer a vontade de Deus!
    seria muito mais facil ceder a vontade da carne e não cuidar do Jardim!! não nutri-lo!!
    Flores: o jardineiro tbm precisa de cuidado… precisa saber que está acertando na quantidade de adubo e água… essas coisas!!
    obs: no meu namoro eu sou a parte racional e ele a emocional! mais aqui já entra as 5 linguagens do amor.
    abraço….

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Maravilha Amanda!!!
    DEUS abençoe vc moça!!
    Abração!

    [Reply]

    Amanda Reply:

    procurando uns post sobre namoro achei até um comentário que fiz o ano passado…
    Eu casei com o meu Jardineiro!!! |Bençaaaa
    kkk

    [Reply]

  • Flávia Disse:

    Aaaaaaaaaaaaai que lindo Ferr!!!
    É bem assim que funciona =)

    [Reply]

  • Cristã! Disse:

    Vc falou do papel do homem de cuidar da “flor”, da necessidade emocional da mulher. Mas e o homem, que tipo de necessidade ele tem para que com a mulher ele possa agradar ainda mais a Deus? Que a mulher pode fazer por ele?

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Excelente idéia para um post!!!
    VOu já agendar aqui! :D

    Valeu!
    Abração!

    [Reply]

  • Fernando Ortega (Autor do Post) Disse:

    Oi Maria!
    Então, acredito q ele tem q entender suas carencias e necessidades. Converse com ele e explique q isso não é manha ou orgulho de sua parte e sim uma necessidade emocional.

    Abração!
    PAZ!

    [Reply]

  • andrezza lima Disse:

    Poxa muito muito especial seu post, os jardineiros precisa de verdade ler isso, para cuidar melhor de sua flor, que na verdade é do jardim de Deus e passarem a entender que ela é de Deus, mas as flores tem que cuidar também do jardineiro como a fran fez e faz com você ela precisa espalhar seu perfume e fazer bem a quem ama.
    Fique na paz.

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Valeu Andrezza!!
    Abração!!
    Obs. não escreva tudo em maiuscula. ;)

    [Reply]

  • Andressa Disse:

    Meu Deus! Acho que eu vou fechar um contrato com vc, pra vc mandar isso de vez enquando pro meu namorado! ahsuahsaghysgasa

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Hahauhauahauh!!!
    É só vc mandar o link pra ele! ;)

    Abração!

    [Reply]

  • Thata Disse:

    Oi Fê!!!
    Poxa, amei esse blog! era tudo o q eu precisava…
    Virou uma rotina, todo dia passo por aki e leio um post..
    São todos mto legais!!!
    Me identifico e me edifico com todos!
    Glórias a Deus!
    Esse “O tanque de amor…” é o q eu mais gosto.
    Poxa, q Deus continue lhe abençoando e lhe dando sabedoria,
    pra q assim continue tbm a abençoar nossas vidas…
    Parabéns!
    Bjus e abraços p/ vc e p/ Fran…
    Fica na Paz!
    Thay.

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Valeu Thata!!
    Glória a DEUS moça!!

    Abração!
    Vitórias!

    [Reply]

  • Juliana Disse:

    Posso dizer que esse cuidado tem que continuar depois de casado. Pois se o homem não cuidar do jardim o casamento vai por água a baixo….No casório isso não pode e não deve morrer, mas ao contrário, deve ser exercido a cada dia, a cada semana, a cada mês e principalmente a cada ano.
    A conquista da mulher não termina qdo vc casa, apenas começa.

    Deus o abençoe!

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    COM CERTEZA Juh!!
    Isso não deve findar mesmo!

    Abração!

    [Reply]

  • LeAnDr1n Disse:

    Muito bom esse post! Realmente revela um dos ‘mistérios’ de nossas ‘flores’! Cuidemos bem delas, rapaziada! Deus abençoe a todos! Abraço!

    [Reply]

  • Agatha Disse:

    Fernando,ameeeeeei o post!
    e creio que quando meu namorado ler vai entender tambem..hihi
    Realmente,disse tudo,nós mulheres somos sentimentais sim,e dependemos de carinho sempre…hehe
    Que Deus abençoe muito muito voce e a sua linda flor.. =)
    Na paz de Jesus,abração!!

    [Reply]

  • Camila BH/jacupiranga Disse:

    Bom dia Fernando! mandei esse post só pra bagunçar um pouco com meu namorado pro meu namorado! e ontem ele me deu um boque de rosas vermelhas! que lindo,desse jeito meu tanque transborda!

    [Reply]

  • Babi Disse:

    “meu jardineiro” ainda não é meu namorado! … mas de vez enquando ele pisa na bola tb! rs mas creio q seja uma coisa do homem! Ele ainda não leu esse post … e acho q ainda não é o momento de envia-lo, dps que começarmos a namorar vou começar a compartilhar mais com ele os textos daqui… mas de verdade?! Do jeitinho dele… ele é um excelente jardineiro… creio q com o tempo ele aprende! … tenho orado por isso! … eu amo meu jardineiro lindo! rs

    [Reply]

  • Felipe José Disse:

    Fernando me chamo Felipe e estive em uma palestra sua aqui em São Luis, não sei se lembra de mim mas vc perguntou até meu nome e o da minha namorada( a Camila). Cara eu queria muito te falar que tenho uma história parecida com a tua, ou seja estou praticamente em extinção shashahshashahsah tenho vinte anos e tbem sou virgem, vivi no mundo até meus 16 anos… e assim namoro a Camila a um mês e sete dias e cara eu já tinha percebido o que tu colocaste neste texto antes e puts Camila fica muito feliz quando a elogio percebo algo diferente nela a vejo com um olhar cuidadoso.Nós nos conhecemos no cursinho e assim eu não apercebi, só fui saber quem ela era atravez da irmã dela shashahshahsa ai e conversei com ela e pronto nos indentificamos por nos parecermos muito…ou seja por sermos critãos… e sei exatamente como a mulher adora surpresas eu acho que a cada dia não só ela se surpreende comigo mas eu tbem me surpeendo com ela e o mais bacana é nossa compreenção mutuamente pq assim eu sou Católico Apostólico Romano Carismático…ufa…shahsahshasahsah e ela é avangélica…mas o mais bacana é que o nosso ideal é o mesmo servir a Cristo e isso nós estamos conseguindo aos poucos alcansar.
    Abraço e a paz de Cristo meu querido Fernando.

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Maravilha Felipão!!!
    Mano recomendo a leitura do livro “As 5 linguagens do amor”! Vai abençoar seu relacionamento.
    Q vcs estejam caminhando verticalmente juntos!
    Abração mano!
    Valeu!

    [Reply]

  • Cher Disse:

    Boa tarde Fernando.
    Muito bom o seu post. Adorei, é bem assim mesmo, as mulheres precisam que vc afirme elas, para se sentirem seguras e amadas. É uma das pincipais linguagens do amor delas (palavras de Afirmação). Vc já leu esse livro (As cinco linguagens do amor, do Gary Chapman? É muito bom, fala exatamente sobre isso, sobre manter o seu “tanque do amor”, cheio!

    Amo seu blog.

    Deus continue te usando ( e aos outros colunistas também).

    [Reply]

    Fernando Ortega Reply:

    Oi Cher! Sim já li e coloquei até post a respeito aqui. =D

    Abração!
    Vitórias!

    [Reply]

  • Arimatéia Quinto Disse:

    Achei muito interessante o seu ponto de vista em relação à sensibilidade feminina. Com certeza, a partir de agora tomarei mais cuidado e regarei a minha flor como um verdadeiro jardineiro de Deus. Que seu trabalho nunca pare, em Nome de JESUS.

    [Reply]

  • Adriana Disse:

    Nossa que forte bacana seu texto estou seguindo o seu blog e tenho achado os seus textos suas historias muito edificante continue assim pois concertesa você estar agradando a Deus . de sua mas nova seguidora Adriana =)
    Que Deus nos abençoei

    [Reply]

  • Larissa Borges Disse:

    NOSSA MUITO BOM, VOU MANDAR PARA O MEU NAMORADO!
    HAHA

    [Reply]

  • Jorge Filipe Disse:

    Gostei muito da história e da comparação que você fez com com as flores, o jardim e o jardineiro. Com certeza aprendi com esse post, mesmo não tendo namorada ainda vou lembrar desse ensinamento para que quando eu precisar eu não vou “falhar” XD

    [Reply]

  • Dayani Xavier Disse:

    Tremendo!

    Parabéns, Fernando e obrigada Fran por ensinar seu amado! Creio que todo homem e toda mulher deveriam ler isso, sejam estes casados ou não. É uma lição preciosa da diferença entre homem x mulher, mas também um incentivo a mudança de atitudes para melhoria do relacionamento de um casal.

    Glória a Deus!

    Beijos,

    Dayani Xavier

    [Reply]

  • Fernanda Disse:

    SIRA CANTA, SIRA NADA, SIRI BOIA …. esse mistério DEus mandou direto para o meu namorado ja copie o link e mandei para ele ….. mais sinceramente acho q aquele “bruto ” irá achar a maior babbozeira….

    Mais contnuo orando Deus vai mudar aquele coração ainda …

    mto bom seus post…q Deus continue abençõando…

    [Reply]

Deixe seu comentário!!!

Escreva o quanto quiser masssssss....
- NÃO escreva tudo em maiúscula!
- Comentários sem identificação do autor (anônimos) não serão aceitos!
- Comentários com palavrões não serão aceitos. Aqui não é buteco!
- Comentários com vários links serão considerados spam!
- Para adicionar foto nos seus comentários clique aqui.
- Prezado TROLL, nós temos uma pasta especial pra vocês: LIXEIRA!

Obs. Não me pergunte coisas como: "devo namorar ou não?" "devo terminar ou não?"
Não responderei essas perguntas pq não posso assumir a responsabilidade dessa decisão. O melhor é vc ler os posts, orar, pensar, escrever prós e contras e tomar sua decisão.
Não estou presente e não conheço a vida das pessoas envolvidas, por isso não posso responder a esse tipo de perguntas ok?!
Abração!
VITÓRIAS!