A Armadura de DEUS [Parte 4/8] – A Espada do Espirito

Fernando Ortega 8 de abril de 2009 7




Buenos dias señoras y señores!
Vamos continuar com nosso estudo da Armadura de DEUS! (Q foi? Perdeu os anteriores? Fica triste não! Eu quebro seu galho: Clica aqui!)
Finalmente a primeira peça que nos tira da defesa e nos coloca no ataque! Quando empunhamos a espada, passamos da defesa para o ataque.

O que é a espada do Espírito?
“…e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Ef. 6:17)
O próprio versículo diz, é a palavra de Deus.

O que vem a ser esta “palavra de Deus”?
O vocábulo  grego usado aqui para designar “Palavra” é “RHEMA”, que significa “palavra expressa”, ou seja, essa palavra deve ser dita, ser falada. Se não a dissermos, não estaremos usando a espada.

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Mateus 4:3-10

espadaVeja este exemplo. Quando Jesus foi tentado no deserto ele sempre respondeu com: “- Está escrito(…)” Ou seja ele conhecia a palavra e a expressava. Devemos agir de maneira semelhante, precisamos conhecer a palavra e expressa-la.

Agora, imaginemos um campo de batalha  medieval. Vc é um soldado no meio do tumulto e vê q um inimigo vai atacá-lo. O q vc faz?

A- (  ) Corro gritando – “Socorro, socoooorooo!!”
B- (  ) Defendo com a espada
C- (  ) Chamo minha mãe
D- (  ) Chamo meu pastor
E- (  ) Defendo com o Escudo da Fé
F- (  ) Hein???
G- ( ) Mato no peito e chuto pro gol!
H- ( ) UUuuaaaaarrrrggggg!!!!

Graças a DEUS isso não é uma prova de vestibular! (qntas opções!!!! Hahaha!) Se vc respondeu a alternativa B e E, parabéns! Vimos q o escudo é instrumento de defesa mas, a espada tb o pode ser! Qndo vc ouve uma palavra de maldição, vc rebate em voz audível com um versículo! É assim q se usa a espada, voz audivel! Por isso JESUS disse nas 3 vezes – “Está escrito…”

Ok! Voltemos ao campo de batalha. Vc não pode só se defender, tem q atacar tb! Repare q nas 2 primeiras vezes da tentação, JESUS usa a espada de forma defensiva mas, na 3º ele usa como ataque. ELE diz: “Vai-te, satanás, porque está escrito……”
Em algum momento de sua vida vc disse: “Tá amarrado (ou repreendido) em nome de JESUS!”. Isso é algo q muito crente fala. O problema é q o bendito só se defende!!! Vamos estudar essa frase:
Ao dizer essa frase, (agora preste MAIS atenção) ao dizer “repreendo em nome de JESUS”, vc crê q no nome de JESUS há poder para repreender uma determinada coisa má. Se vc crê q JESUS tem esse poder, então vc acabou de usar o Escudo da FÉ (tão lógico qnto 1+1=2). Maaaassssss (acho q) 95% dos crentes para por ai, ou seja, vivem na defensiva! Qndo vc pensa, vê ou ouve algo q vai contra a vontade de DEUS, geralmente usa essa expressão mas, esquece (ou nem sabe como) de atacar! Vamos usar um exemplo:

Vc está tranquilo(a) em casa qndo vem um pensamento via Sedex diretamente do cara subsolo. Pode ser para vc fazer algo errado ou mesmo uma fofoca de alguém. Então vc se vê diante do inimigo te dando uma espadada. Vc então diz: “Repreendo esse pensamento em nome de JESUS!!!!!!” Parabéns! Vc usou o Escudo da FÉ. Agora ataque!!!!!! Diga um versículo do pq vc está repreendendo aquilo e com q autoridade.
Vamos criar a cena:

A cena:
Vc está em casa tranquilo.

O ataque do “cabrunco” (pensamento):
“-  Quem aquela menina pensa q é?? Preciso ligar pra Gabi e contar como “essazinha” é má!”

Vc identifica o inimigo e se defende:
” – Opa! Isso não é certo!!! Eu repreendo esse pensamento em nome de JESUS!!!”

Agora sua vez de atacar! (logo em seguida):
“…Pq está escrito: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”

Obviamente o diabo ainda insistirá! Vc presisa lembrar e outros versículos. Não é só em uma espadada q vc coloca ele pra correr! Lembre-se: Sujeitai-vos, pois, a Deus, RESISTI ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4:7) O dicionário diz q RESISTIR é: Durar, subsistir, conservar-se, não ceder, opor-se. Quer dizer q vc tem q manter sua posição com força até o inimigo cair, afinal, é uma batalha e vc é o (a) guerreiro (a)! Resista até ele fugir!!!

Então vc começa com recitando outros versículos: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fil 4:8)

Ooooooooobviamente, vc não precisa dizer o versículo na integra, nem dizer onde está localizado na bíblia. Vc precisa dizer a essência q o versículo contém!!!
Usando esse mesmo exemplo e mostrando q vc pode dizer a essência do versículo, vc pode dizer:
“Tá amarrado esse pensamento em nome de JESUS, pq está escrito q “DEUS abomina o que semeia contendas entre irmãos”. (Pv. 6:16-19). Sacô?

Para ter uma idéia visual de uma batalha, veja um trecho do filme Tróia. Repare q vc precisa saber usar muito bem o escudo e a espada (adestramento) assim como as demais partes da armadura (embora eles tenham tirado o capacete). Imagine q é vc lutando contra sua fraqueza (pecado).

Conseguiu se imaginar lutando com seu pecado dessa forma? Eu sei como é difícil lutar contra o pecado e nossas fraquezas. Vc tb sabe como é essa batalha: cansativa, intensa e só acaba qndo um morre (ou foje)! Por isso vc precisa conhecer bem a palavra de DEUS!

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

2 Timóteo2:15

Como a palavra de Deus faz cair o inimigo?
Jesus fez recuar o diabo com o conhecimento e expressão da palavra, como vimos anteriormente. ( Mateus 4:11)
Em Hebreus vemos que a palavra “…é mais penetrante do que espada alguma de dois gumes…” ( Hebreus 4:12)
Em Apocalipse diz que do cavaleiro que vem no cavalo branco (Jesus) “… saía da sua boca uma aguda espada…” ( Apocalipse 19:11-19) e pq uma espada de sua boca??? Pq a palavra de DEUS expressa é uma espada! Woooowww!

Como posso usar a palavra para fazer cair o inimigo no meu dia-a-dia?
A espada é tão importante que é a única que Paulo da maiores explicacões de como usa-la no versículo 18. Ela esta ligada com vigilância, oracão, orar no espirito e a súplica perseverante, ou seja a palavra deve ser liberada pelos nossos labios, segundo a orientacão do Espírito Santo, orar baseado na palavra de Deus, orar a palavra de Deus, assim a palavra tera efeito de espada.

Conhecendo palavra podemos nos firmar nela e assim resistir a satanás e botá-lo para correr!

Então meus queridos “Aquiles e Aquilas”, afiem suas espadas e aprendam a maneja-las!
Pra cima dele!!!!

DEUS te abençoe poderosamente e te dê o adestramento necessário!
Q vc vença seus inimigos (pecados) e “não morda a maça”!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.

Veja as outras partes deste estudo aqui.




7 Comentários »

  1. andre 2 de julho de 2009 às 11:04 - Reply

    NA PAZ DO SENHOR IRMAO!!O SENHOR ME CONDUZIU NESSAS PALAVRAS PQ SOU UM BEBE ESPIRITUAL TENHO SEDE DE DEUS E DEUS TA ME MOSTRANDO COMO ME CAPACITAR DAS ARMADURAS CELESTIAIS. Q DEUS LHE ABENÇOE E USE O IRMAO PRA FAZER AS OBRAS DO NOSSO PODEROSO DEUS E SEU FILHO JESUS.DEUS ABENÇOE………

  2. Fernando 21 de janeiro de 2010 às 1:15 - Reply

    Muito boa essa parte do estudo, várias coisas eu via de forma diferente, mas agora estou vendo de forma mais clara! Muito bom! Vou salvar esse estudo no favoritos pra reler mais algumas vezes e meditar sobre cada arma com calma!

    E um ponto muito interessante é que o diabo também conhece a palavra de Deus! No momento em que ele estava tentando Jesus, ele cita a palavra de Deus tentando confundir Jesus!

    E ele faz o mesmo conosco! Versículo fora do contexto é algo ABSURDAMENTE perigoso, e muitas vezes o diabo tenta usar a própria blíblia, com versículos fora de contexto pra nos enganar! Temos que conhecer muito bem a palavra pra discernirmos até isso!

    Abraços

  3. Feefo.O 7 de março de 2010 às 16:43 - Reply

    Caramba essa série me tira do serio (¬¬” o trocadilho foi uma porcaria) muito bom mesmo Fernando vc se inspirou em que pra ver as lutas espirutuais assim?

    • Fernando Ortega 8 de março de 2010 às 12:21 - Reply

      Leituras e minha própria imaginação!!! Hehehe!! Obviamente baseada na palavra! 😉
      Abração!

  4. william 24 de agosto de 2010 às 14:05 - Reply

    Muito bom cara, esse estudo que vc nos proporcionou.aprendi muito e reforcei muita coisa que ja sabia mas nao com com a intensidade de agora,obrigado por esse alimento,o seu blog é abençoado por Deus!abraçooo.

  5. Matheus 15 de julho de 2011 às 16:57 - Reply

    Eu axo que nao tenho muito conhecimento da Bilbia ainda e e verdade sei poucos versiculos na verdade 5 meses na verdadeira caminhada em 5 meses aprendi muita coisa e vcs estao me ajudando muito vlw

Deixe um comentário »