A Armadura de DEUS [Parte 3/8] – O Escudo da Fé

Fernando Ortega 2 de abril de 2009 4

escudo

Vamos continuar com nosso estudo sobre a armadura! Se vc perdeu os dois anteriores, então leia-os aqui.

Efesios 6:16

“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”

O que é o escudo e para que serve em sentido literal?
Definicão: Arma defensiva que serve para proteger-se contra golpes de espada ou de lança.

O que tinha em mente Paulo, quando nos exortou a tomar o escudo da fé?

O exército romano utilizava dois tipos de escudo, um pequeno e redondo e outro comprido e oval. O que Paulo fala aqui, é o segundo que tem por finalidade proteger de lanças, espadas e dardos todas as partes do nosso corpo.

Porque este escudo é chamado de escudo da fé? Pq a fé nos protege dos dardos inflamados do inimigo.

O exercicio da fé (fé prática no dia a dia) é um ítem de defesa que vai adequar-se às mais diversas circunstâncias, já que o escudo é  um instrumento móvel e pode proteger dos “dardos inflamados do inimigo” qualquer região do nosso corpo, ou seja, qualquer circustâncias.

Como vem a fé?

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)

Note a preposicão “pela” (por + ela), ou seja, “atraves de”, “por meio de”.

E quem é a palavra de DEUS???? Alguém pode me ajudar???  Isso!!! Quem foi o verbo q se fez carne mesmo???? (João 1) JESUS!!!! Para melhor entender esses versículo, coloquemos assim: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir “por meio” de JESUS!!!”
Precisamos passar muito tempo lendo a Biblia, para ouvirmos a Deus, para nos armarmos do escudo divino da proteção total. É JESUS q nos dará fé. Enquanto ler-mos a palavra, os versículos entrarão em nosso coração e começaremos a ouvir JESUS palar conosco através dela!!!! Dessa forma, ao pensar: “JESUS está falando comigo!!! Uhuuuuu!!!” Então ganhamos fé!!! Tataaannn!!!
No entanto há necessidade de toma-lo voluntariamente e aprender a maneja-lo, portanto envolve decisão humana. O desejo de aprender a manusea-lo bem, pois na guerra o bom adestramento envolve salvação de vidas.

E o que são estes dardos inflamados do inimigo?
Satanás nos ataca: ataca nossa mente, nosso lar, nossos familiares, nossos negócios e outras areas da nossa vida. Portanto precisamos ter fé em Deus, na sua palavra, no poder que há no nome de Jesus e nas suas promessas  (Deuteronomio 33:29 e II Samuel 22:3).

Vou dar 2 exemplos, um para os homi homens e outro para as muié mulheres. Os exemplos serão baseados no q tenho visto como dificuldade para cara um.

Mulheres primeiro:
Já faz um tempo q vc está na igreja e conhece muitas amigas, em especial 4. Algumas a pelo menos 5 anos e outras até cresceram com vc.
DE REPENTE, um varão valoroso chega e arrebata o coração de uma delas e eles iniciam um namoro. Vc até pensa: “Olha só hein!!! Q legal!”. Masssss….. passado mais algum tempo (talves meses), eis q surgem 2 cavaleiros formosos e capturam suas outras 2 amigas. Agora vc pensa: “Bom, pelo menos sobrou a Duda tb! Ufa!”. Massssssss……. passado maaaisss um tempo, surge um principe enviado de uma igreja vizinha e tb toma o coração de sua última amiga intima! E agora????

O cara do subsolo começa a atacar seu coração: “Xiiiiiiiiiii vai ficar sozinha hein????!!!! Ninguém te quer mesmo!!!  Vc percebeu como os caras do mundo te admiram? Viu como eles te elogiam??? Os caras da igreja nem te dão valor! Qqer coisa tb, vc pode trazer ele pra igreja!!!”

Eis o dardo minha querida irmã! E como se defender? O ESCUDO DA FÉ!!! Procure (ou lembre) de versículos q te ajudarão a vencer esses dardos. Um deles já tem sido usado como chacota e infelizmente acabam ofuscando o poder q há nele: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmo 40:1). Se vc riu, é pq o poder desse versículo está ofuscado pra vc! Quem falou isso foi Davi em um de seus salmos! Davi! O maior rei q Israel teve (sem contar JESUS q é o supertrunfo dos reis)! Se ele escreveu isso, é pq existe alguma coisa no minimo “boa” nisso. Embora homem, sou um exemplo puro! Meus amigos iniciaram o namoro antes e eu esperei com paciencia. E bota paciência pq comecei a namorar com 23 anos!
Varoa, encontre sua fraqueza e cubra-se com (versículos) o escudo q é a palavra de DEUS.

Hehe, lembra dele? Ele tinha escudo!

Hehe, lembra dele? Ele tinha escudo! E era ligeiro!

Homens:

Vc está feliz e contente andando nas ruas. Faz muito calor. Vc vem de óculos escuros tomando o seu chá gelado e cantando: “Que minha viiiiidaaa caaaaaante a tiiiiii!!
DE REPENTE, passa uma mulher com aquelas “roupas à vácuo” (ou de saia mesmo)…. toda cheia de graça e perfumada (praticamente uma esposa de Potifar). Obviamente tira sua atenção! Na verdade te deixa atordoado…..

Eis ai um dardo meu rapaz!

E como se defender? O ESCUDO DA FÉ!!! De igual maneira vc terá q se defender com ele lembrando de versículos: “Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?” (Jó 31:1). Procure outros versículos q te ajudarão a se defender destes e outros dardos q atacam diretamente sua fraqueza.

Meninos e meninas, muito cuidado com esse “DE REPENTE” pq é realmente de repente q o dardo vem!!! Obviamente q para o escudo “funcionar”, não basta saber o versiculo e sim CRER nele. Por isso é o Escudo da Fé! (dããããrrrrrrr!). Lembre-se da arma anterior tb. O Capacete da salvação te ajudará em batalhas na mente, isto é, antes q elas virem concretas! Se vc utilizar bem o capacete então usar o escudo será mais fácil!

Claro q em uma batalha vc não só defende mas, ataca tb. Para isso usaremos a ESPADA DO ESPIRITO! Mas vamos deixar para a semana q vem! Hehehe.

É isso ae psiti!
Agora vc tem 2 partes da armadura hein?!
Fica com DEUS e q ELE te instrua em como usá-las!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.

Veja as outras partes deste estudo aqui.

4 Comentários »

  1. Carolina :D 8 de julho de 2009 às 21:50 - Reply

    *-* Glória a DEUS !
    Estou aqui,vou adiante ..
    Agora ” O cara do subsolo ” UHAEUAEHAUE Ei,ai
    DEUS abençoe !

  2. Fernando 21 de janeiro de 2010 às 0:53 - Reply

    A fé é realmente muito importante, mas é uma “coisinha” bastante difícil…

    Acreditar em algo quando tudo é contrário a aquilo, tudo leva a crer que “não” e você pela fé você tenta crer que “sim”, nessa hora o diabo não precisa nem se esforçar muito pra causar confusão na cabeça da gente.

    E a fé é tão difícil de se ter, que a bíblia fala que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda (muito pequeno), faremos coisas grandiosas, e ainda assim não conseguimos ter essa quantidade tão pequena de fé.

    Mas sem fé é impossível agradar a Deus, então vamos buscar isto incansavelmente para agradá-lo! :)

    Abraços

  3. Lipe?! 21 de janeiro de 2010 às 19:10 - Reply

    Huhu Gogogo Mais estudos amanha =D

    Vou orar agora e tomar um banho para ir a igreja xD

    Abraços e vitórias a todos !!!!

  4. Fernando Ortega 8 de julho de 2009 às 21:57 - Reply

    Wooohooooo!!! Ae Cah!!!
    Maravilha!! Continue!!

    Abração!

Deixe um comentário »