Testemunho | Namoro com não crente

Fernando Ortega 27 de março de 2009 123

Estava eu numa nice no trabalho qndo abre a janela do messenger (via blog). Era a Daniele (mais conhecida como Danete, hehe.), uma leitora dizendo q tinha gostado muito do blog.  Conversamos sobre o blog e sobre adorar a JESUS. Dae agora ela não para de me encher a paciencia… hauahuah! Brincadeira! Conversando melhor, contei o quão feliz sou por ter esperado a Fran e ela me contou q teve uma experiência ruim por namorar alguém do mundo.

A pouco tempo atrás, recebi um comentário no post Namoro com um não crente falando q era fácil pra eu escrever a respeito tendo em vista q não senti na pele. Obviamente é fácil mas, tb não foi fácil esperar. O texto q escrevi era de alerta e não de repreensão. Escolhi pagar o preço da espera e hj colho os frutos dessa bênção. Preferi “previnir do q remediar”.
Sei q tem muita gente nessas condições e obviamente entendo o quão complicado é, por isso aproveitando a deixa, pedi pra Dani escrever a respeito já q ela tinha sentido na pele o q era isso.

Bom, chega de apresentações! Abaixo o texto da moça:

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”

comportamentofimnamoro

Engraçado como Deus nos surpreende !! Em minhas férias na praia, fiquei abismada quando fui até uma lan house e recebi um e-mail de uma menina que queria conversar comigo porque achava que eu poderia ajudá-la, usando a expressão “queria conversar com alguém que saiu fora do caminho e voltou.” E é justamente ai que começa minha história!

Voltando ao caminho: Jesus!

Sempre fui uma pessoa muito intensa, radical nas minhas decisões, a legitima “8 ou 80”, como se diz por ai. Nascida num lar cristão, sempre fui muito cheia de regras, vivia num mundinho muito cor-de-rosa e apesar de ter tido grandes experiências em Jesus desde muito menina, não fui suficientemente firme e deixei levar-me pelas tentações mundanas. Resultado: acabei “mordendo a maça”…

Dos 17 aos 18, fiz tudo que muita gente não fez em uma vida toda, aprontei muito, deixei meus valores de lado e simplesmente fui governada pela minha própria carne e vontade, porém em nenhum momento eu esqueci de tudo que eu havia aprendido, apenas ignorava.
Hoje é mais claro para mim que o diabo, nosso adversário, procura nos assediar naquilo em que mais temos debilidade, ele procura nosso “ponto fraco” e ali ele arma suas estratégias na luta de nos separar do amor de Jesus Cristo. Para muitos jovens, a questão relacionamento é o ápice para se desviar dos caminhos do Senhor, pensamos que ter um namoro não-cristão não vai causar tantos problemas assim, afinal de contas, o amor não é bom??

cordorPois bem, de praxe esse assunto sempre nos leva às palavras de Paulo sobre em não andar em jugo desigual, também citamos que não há comunhão entre luz e trevas e por mais que se saiba tudo, vai dizer para o tal coração apaixonado que você tem que largar aquela pessoa que você chama de “benhê” , “amorzinho” , aquela que na sua cabeça é P-E-R-F-E-I-T-A pra você, mas ela só tem um probleminha… não tem Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal.

Para resolver o tal probleminha – que não é nada pequeno, apenas parecido com o gigante que enfrentou o menino Davi – você passa a utilizar planos “B”, “C”, “D”… Diz para todo mundo que vai evangelizar o cara (ou a mina), marca de irem à igreja mas o máximo que consegue é alguns cultos mas com o convite(condição) de irem para algum bar depois da reunião, afinal, em um relacionamento ambos tem de ceder!

Que absurdo! Eu tentei de tudo, acreditem… Orava pedindo que Deus fizesse um milagre, me agarrava em palavras bíblicas convenientes a minha situação, tinha sonhos e visões, mas continuava me iludindo e pecando cada vez mais.

Hoje eu enxergo que não existe decisão sem arrependimento, sem dor mesmo, sem sofrer. Quando eu decidi terminar meu namoro, pensava que seria impossível, que eu não iria conseguir, mas o mais difícil não foi isso, o mais dolorido foi quando o Espírito Santo me pegou de jeito e eu pude ver o quanto eu estava errada e o quanto eu precisava desesperadamente de Jesus em minha vida !

Tome isso para você, as verdades contidas na bíblia são absolutas, não duvide de nada do que nela contém. Muitas vezes nós só precisamos dar o primeiro passo, mesmo com medo, mesmo achando difícil de mais, mesmo gostando demais… Pois aquele que começou a obra, é fiel  e irá terminá-la!!

Desde então eu iniciei uma nova jornada, a de renovação da mente. Cada dia se torna único e para se manter firme é preciso observar algumas coisas muito importantes…

Deus não se agrada de quem retrocede, para isso você precisa se cercar de coisas de Deus, para não cair na tentação e deixar que o mundo e as pessoas te influenciem a voltar atrás.

85148063Cada um é de um jeito e é preciso descobrir quais são seus pontos perigosos, conheça a você mesmo e estude onde você está dando brecha para o inimigo agir e a partir disso tome posse da sua armadura e vigie vasooooooo !!

No inicio, eu tive que selecionar tudo o que eu via e ouvia. Seria lícito assistir TV – normal né – mas não me convinha ver cenas de romance por exemplo. Era meu ponto fraco no momento e eu não podia deixar passar batido. Para desintoxicar de seu pecado, você precisa abandonar TUDO que lembre ou remeta a ele, não existe outra saída.

Deus é um Deus muito bom, nunca esqueça disso! Brinco que a filosofia do “um dia de cada vez” não foi criada pelo pessoal do AA (Alcoólicos Anônimos), mas sim por Deus! Podemos encontrar em sua palavra várias referências de Deus nos dizendo para viver o dia de hoje e se preocupar apenas com o hoje. Portanto, cada passo do caminho deve ser dado confiando no Senhor e pensando no momento em si, não se desespere no amanhã, se vai encontrar alguém ou não, se não vai agüentar a saudade, como fazer com suas necessidades… Enfim, tudo isso é se preocupar com o amanhã e neste sentido de aflição, não é bíblico.

Temos que estar muito atentos e ligados, aos poucos vamos percebendo que o padrão de amor que conhecemos é muito mundano e baseado em novela das 20h e não é isso que Deus tem para nós. Não se trata de um Deus que não nos deixa ser feliz, mas um Deus zeloso, que tem o melhor para nós, que deseja ardentemente que nós venhamos a conhecer o real significado do amor entre um homem e uma mulher criado por Ele e para a honra Dele em seu tempo!

Hoje eu tenho vivido cada dia crendo que para recebermos o novo de Deus temos que nos limpar de tudo o que é velho, conceitos, lembranças, padrões… Isso leva tempo… Esse é o precioso tempo da promessa!

Não desista no meio do caminho, creia que Deus fará o melhor em seu tempo e se você quiser muito viver um grande amor, comece a AMAR incondicionalmente ao Deus Pai, ele preencherá seu coração nos dias de solidão, trará a alegria sobrenatural e renovará sua vida com esperança, afinal, nosso Deus é o Deus do AMOR!

Não existem fórmulas, apenas histórias que nos fortalecem e nos fazem ver que não somos os únicos. Porém existe um Deus que realmente nos ama, para tanto nos educa, trazendo-nos de volta para que possamos, apesar de nossos erros, restituir todos os sonhos perdidos e receber uma nova vida em Jesus. Vale e valerá a pena, a promessa não tarda !!

“E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.” Hebreus 6:15

Quer saber mais?? Visita o blog dela!
Diario da promessa

Leia mais post sobre Namoro Cristão aqui.

123 Comentários »

  1. Michelle 16 de abril de 2009 às 23:02 - Reply

    Ola eu estou com um dilema muito grande na minha vida amorosa! Eu terminei com meu antigo namorado faz 1 mes. E no meu serviço tem um rapaz q diz q qr muito namorar comigo, ele eh lindo educado gentil me trata súper bem e eu estou um tanto qt envolvida com suas palavras mais ainda nao aconteceu nd entre a gente mais tem um porem! Ele nao eh crente e sua familia tb nao eu tenhu 18 anos e ele tem 20 e eu penso em levar ele pra igreja mais sei q isso eh uma tarefa dificil e q pod me afastar da igreja tb, mais eu nao sei gosto mt dele mais tenhu mt medo das consequencias da minha atitude se eu decidir namorar com ele! Me parece q suas intenções comigo sao sinceras mais eu nao sei. Ele nao eh evangelico tenhu mt medo mais ao msm tempo qr mt namorar com ele por favor me ajudem preciso mt d uma palavra de vcs q acredito q Deus usara´para falar em meu coração por favor!
    Grata e adorei o testemunho me ajudou muito amei o site!

  2. Michelle 18 de abril de 2009 às 12:26 - Reply

    Fernando fiquei muito feliz com sua resposta ao meu comentário agradeço a atenção muito! Realmente sei q o diabo nao vem feio desarrumado e estupido dizendo td d ruim na sua cara, sei disso mais eh q na pratica eh dificil… Ore por mim sinto q o proposito de Deus eh muito lindo e grande comigo o diabo esta sim tentando d qlqr forma me fisgar e acredito q essa foi a forma q ele sabia q poderia e esta me atingindo estou buscando muito na igreja e frequentando muito tb pq a fé vem do ouvir a palavra de Deus, mais essa regra de pula fora nao tem uma excessao???? Nenhuminha??? agradeço muito muito me esclarecer eh q os da casa dizem mais a gent as vezes soh acredita qdo ouvimos de outras pessoas! Sei q procurei ajuda com pessoa certa e de Deus! Que Deus continue muito abençoando vcs tds pq com certeza muitos sao abençoados atravez de sites como o seu! Amei obrigada!

  3. Andresa 23 de abril de 2009 às 12:04 - Reply

    Oi Fernando é perfeito oq a Daniele diz viu sou recém-saída do mundão, antes era católica mas não praticava então já vi neh…aprontei mto…e sei que o inimigo está ao derredor pois minha debilidade é na área sentimental, nunca tive muito tempo paciência pra esperar e Deus tah me tratando mas não tah fácil o inimigo me bombardeia a todo instante pois sabe minha debilidade, minhas carências mas toh resistindo. De vez em quando acontecem algumas situações em q eu quase caio mas o Deus me segura e não deixa acontecer o q o inimigo planejou e q eu estava quase indo entende? As suas palavras e das outras pessoas me dão muita força pra continuar saber q naum sou a unica é confortante…

    Obrigada Andresa.

  4. Ana W. 23 de abril de 2009 às 20:59 - Reply

    Irmão!!!! Mas que bençao esse blog! :)
    Obrigada por compartilhar essas coisas conosco! Louvo a Deus por isso!
    Receba da porção dobrada do Senhor!

    No amor do nosso queridiiiiiissimo Jesus.
    Ana

  5. Rafaela 1 de maio de 2009 às 18:21 - Reply

    estou passando por situaçao parecida!agora faz uma mes que me consertei com o Senhor e me separei do meu namorado, dpois de 2 anos.Não está fácil mas, eu vou lutar em oração por ele…e quem olha para trás se torna uma estátua de sal,assim como a mulher de Ló!

    Hj vcs me encorajaram a naum retroceder, mto obrigado!eh realmente um dia de cada vez!!!
    Deus abençoe :D

  6. Rafaela 1 de maio de 2009 às 18:31 - Reply

    amém…
    mtooo obrigada!

    jah estou divulgando o site, eh uma benção!

  7. Yasmin 6 de maio de 2009 às 15:31 - Reply

    Oiiii
    Bom passando por aqui me deparei com pessoas que passam situaçoes parecidas com a minha…
    Sabe eu namorei 3 anos e faz 3 meses q estou solteira..
    Meu ex que largou de mim..
    ele esta muito magoadoo por coisas que eu ja disse a ele, mas eu ja pedi perdao e mesmo assim ele nao quer voltar..
    Mas acredito eu que DEUS ja me perdou por isso..
    Meu ex é muito orgulhoso e rancoroso..
    Gostaria de pedir uma oraçao pra Deus tira isso do coracao dele, pq isso nao é Deus..
    E amo ele e nao quero jogar esse amor fora..
    Afinal todos nós falamos coisas que nao devem neh…
    Obrigado!

  8. Íris Landes Borges 8 de maio de 2009 às 0:34 - Reply

    Olá, eu namoro um garoto há 1 ano e 5meses e estamos pensando em noivar,mais tem um problema que ele já foi Evangélico há 6 anos atrás e disse q agora não sentia nenhuma vontade de voltar aos caminhos do senhor, não sei o que fazer pois estou completamente apaixonada e sinto que Deus vai fazer um reboliço mais cedo ou mais tarde na vida dele,será? mais amei o comentário.Beijos!!!

  9. Reginado 8 de maio de 2009 às 1:20 - Reply

    o crente pra namorar tem que ter um prosito se não caia fora não vejo proposito nenhum um crente se envolver com um pessoa q não tem um carater cristão ou seja não crente temos q se relacionar com uma pessoa com o mesmo proposito q vc q é somar no Reino de Deus amém!!

  10. Sabrina 12 de maio de 2009 às 14:43 - Reply

    estou passando por uma situação parecida… meu namorado me deixou porque ele acha q eu tenho q me tornar evangélica para acreditar em Jesus… mas acho q ñ é bem assim… gostaria de saber o q eu tenho q fazer para ele voltar pra mim… sem ter q me tornar evangélica… eu era da igreja católica, mas hj em dia eu frequento a Igreja Batista, mas eu sou batizada na igreja católica e ñ queria me batizar novamente em outra igreja… mas eu ñ sou maluca. Eu ñ tenho nenhum vício, ñ bebo nunca traí, enfim, eu preciso com urgência de uma resposta…..

    obrigada pela atenção…

  11. Sabrina 12 de maio de 2009 às 15:28 - Reply

    muito obrigada Fernando… pode ter certeza q vou te procurar muito… pq só vc conseguiu dar a resposta q eu queria ouvir….

    gostei muito desse site, inclusive foi meu
    ex-namorado q me indicou… estou muito aliviada de ñ ter q me tornar evangélica…. acho q isso é um questão de cultura, minha família é católica e eu simplesmente acredito e confio no Senhor, mas ñ tenho uma religião definida, pois ñ acho q isso seja tão importante… o mais importante é ter Jesus como único salvador do mundo… e isso eu tenho bem claro em minha cabecinha de 18 anos!!! rsrssrsrs

    muito obrigada e continuarei me comunicando com vc, se vc ñ se incomodar, claro…

  12. Sabrina 14 de maio de 2009 às 10:27 - Reply

    Ei Fernando, estou aki mais uma vez. Olha eu ñ sei o q fazer, estou muito triste pelo fato de o meu namorado ter me deixado…. tenho procurado muito a Deus neste momento!!!! talvez isso tudo q está acontecendo tenha sido planejado por Deus para eu me aproximar mais Dele!!! espero q seja isso, e q no momento certo Ele me devolva meu namorado.. pq eu ñ consiguirei viver sem ele!!! é muito difícil ficar sozinha nesse mundo de hj, onde as pessoas só pensam em namorar pra fazer sexo… eu ñ sou evangélica, mas eu ñ quero um namorado para fazer sexo… eu quero me casar virgem…. isso foi determinado por Deus em minha vida…
    E meu ex namorado pensa da mesma forma q eu, ele também quer se casar virgem… e isso eu tenho certeza q eu ñ encontrarei em homem nenhum nesse mundo…. bem, é isso aí, eu queria mesmo era desabafar, vc tem me ajudado muito e eu te conheço apenas virtualmente, mas o q vc me fala, me consola….

    beijão e fica com Deus!!!!!

  13. Gigi 16 de maio de 2009 às 1:22 - Reply

    Olá!!!!
    Eu tbm passei por coisa semelhante, mas, pela graça e misericórdia do Senhor, o relacionamento nem chegou a começar… O garoto insistia demais para namorar comigo. Disse até q esparia q eu completasse 18 anos… Ow, agora eu vejo q era tudo ilusão. Pra enganar a gente, o lobo se veste de cordeiro…
    Deus usou de sua misericórdia para comigo e me mostrou através da Palavra e do testeunho de uma amiga que isso não o agradaria.
    Aleluia!!! Deus é bom demais!!!
    Nem comecei o relacionamento. Cortei pela raiz.
    Por esses dias, ele me disse q já estava namorando hava 3 meses e q foi no tal Axé Brasil daki em Minas Gerais… Aí o Espírito me disse: “Viu do que eu te livrei?”. Puxa!!!! Respondi: “Obrigada, Senhor, pelos teus caminhos e pensamentos serem mais altos que os meus.” rsrsrsrsrsrs Ainda bem, que antes de ficar sabendo disso tudo, o Senhor tirou o sentimento q havia por ele do meu coração.
    Deus é lindoooooooo!!!
    Decidi que não aceitarei nada menos do que o melhor que Deus tem para mim!!!
    Em Cristo
    Abraços…

  14. lourenço 21 de maio de 2009 às 13:23 - Reply

    Olá!!! Me indicaram o site, e, vendo os depoimentos que o pessoal posta aqui decidi também contar um pouco do que estou passando.
    Em janeiro desse ano conheci uma pessoa de outro estado que veio tirar ferias no lugar onde moro. Em 10 dias conheci essa pessoa e tivemos um pequeno lance isso mexeu comigo mas eu sou Cristão e estava carente e me deixei levar pela simpatia e beleza dela, e desde entao a gente manteve contato bem, ela voltou pro seu estado veltou pro seu ex-namorado mas continua me ligando e Eu nao sei o que faço… Ela me dá muita esperança mais não consigo a entender …
    Fernando sei que me dira o que é melhor pra eu fazer …

    no amor em Cristo !!!
    Abraços

  15. lourenço 22 de maio de 2009 às 13:20 - Reply

    Valeu Fernando!!! E já estou seguro do que vou fazer pois tive vendo mais post a respeito do que eu queria saber tipo os criterios pra escolher e saber se um namoro é mesmo de Deus e observando a logica tenho uma coisa a dizer Vou seguir no proposito de adorar e buscar como ja venho buscando primeiro o reino de DEUS e vou esperar certo de que Deus vai Honrar.
    Ja tive esperiencias com relacionamentos frustrantes de mais pra alguem de 25 anos rsrsrs Deus sabe o que aprendi com esses namoros que nao deram certo, é pq nao era de Deus agora sei qual é o perfil da minha namorada-noiva-esposa hehehe ja mudei ate meu pensamento abraços
    no amor de CRisto

  16. Sammer 8 de junho de 2009 às 11:17 - Reply

    Quando eu li, “vi que umas das coisas mais erradas foi fazer alguem que eu achava que amava,era o certo”.
    Agora vejo que só esperando no Senhor JESUS :) tudo é bem melhor.
    Adorei ler os testemunhos ..

  17. Ozelândia 8 de julho de 2009 às 13:24 - Reply

    olá Fernando tudo bem?
    Então eu estou namorando com um rapaz á 2 meses, mas oq aconteçe é que ele não é crente!
    Mas ele vai a igreja comigo, falo da palavra pra ele, e ele me escuta atenciosamente!
    Ele estava desempregado, ai orei pro senhor abençoar e dá um emprego pra ele ai eu já havia falado pra ele que estava orando pro Senhor dá um emprego pra ele, e o Senhor deu a benção, abriu a porta pra ele!
    Então orado muito ao Senhor,pro Senhor transformar a vida dele, e creio que a vitória vai chegar pois fé move montanhas!
    E a minha fé é maior que tudo que existe nesse mundo!
    Fik com Deus!
    e me mande qualquer dica!

  18. Elis 13 de julho de 2009 às 22:00 - Reply

    olá Fernando !bem no meu caso tenho passado dias défices pois estou no limite de me conter de minha ansiedade em namorar e casar, estou só desde quando me converti e ja fazem 3 anos..na verdade tentei 3 vezes e as 3 vezes com homens cristãos mas veja bem o primeiro era um safado e com três semanas de namoro se pudesse tinha mordido a maçã então cai fora pois eu sei o que quero e não é isso , o segundo tinha problemas emocionais por causa da ex namorada ainda e cai fora ele precisava se curar dessa ferida mas sem mim , pois , nao tenho paciência e o terceiro era também outro safado …pois é não tive muita sorte até hoje ou então preciso orar mais não é mesmo ! o problema agora é que meu primeiro namorado lá de quando eu tinha meus 16 anos e hj tenho 26 voltou a rondar e eu amava muito ele e ele nunca me correspondeu ..estamos nos falando aos poucos ,ja falei da minha conversão ele falou que ja havia ido a igreja algumas vezes ,mas hoje mesmo me disse que passou o domingo tomando uns uísques com uns amigos e isso me deixou bastante preocupada pois acho que nao estou preparada pra viver um relacionamento de julgo desigual ,mas também passa pela minha cabeça que se eu vim do meio dele e consegui enxergar a luz talvez também ele nao possa ?pois eu nao era nada antes de encontrar jesus !e hoje estou aqui …o que eu faço será que devo dar uma chance pra ele e para mim ou esqueço ele mesmo !

  19. Caroline 21 de julho de 2009 às 21:50 - Reply

    ola!!
    Em minha concepção e no pooco tempo de vida cristãn q tenho acho q tudo oq disse esta certo porem acho q Deus tmbm usa as pessoas para transformar as outras
    So basta a pessoa naum se deixar levar e vigiar e orar..
    Pq naum a menina ou um enino cristão ser usado para converter uma outra pessoa naum crente dentro de um relacionamento??
    Acho q o nosso Deus é o Deus do impossivel
    e se antes de namorarmos com um naum crente perguntarmos sinceramente a Deus se é isso que Ele quer mesmo,e qual o proposito dEle neste relacionamento e as respostas forem positivas pergunto pq naum?
    Acho muito complecxo falarmos ‘nunca nos crentes podemos namorar com pessoas naum crentes’claro que sei que naum é uma boa opção mas temos que ver se Deus naum esta nos botando neste caminho para ganharmos essa alma para Ele…
    Difil?/ Sim difil pode ser mas quando temos Deus ao nosso lado e se for a vontade dele claro q Deus fara a mudança no menino ou na menina que naum seja crente..
    Bom esta é minha oupinião
    Obs:naum discordo de nada que falou no seu texto no seu testeminho so axei q isso complementria
    Grata
    Caroline Silva

  20. Ana 29 de julho de 2009 às 16:07 - Reply

    Olá, a PAZ do Senhor!

    Bem, estou com umas dúvidas ao qual não consigo encontrar as respostas, parece que não consigo enxergar o que Deus está querendo que eu faça. Queria perguntar a vocês, sei que ele usará vocês para responder as minhas perguntas. Então aí vai…
    Bom, namoro faz dois anos e meio. Quando comecei a namorar eu era meio “desviada”, era muito “ingênua” ainda, eu ia à igreja com meus pais mas fora da Igreja não obedecia as regras de Deus. Meu namorado não é Cristão (ainda)! Começamos a namorar, nosso namoro teve muitas idas e voltas, ele não gostava de mim realmente, e eu gostava muito dele, até que certo dia, quando eu estava decidida a não correr mais atrás dele, ele chegou em mim e se declarou, disse que depois que eu terminei com ele de vez ele disse que sentiu a minha falta, disse que percebeu que gostava muito de mim, bom, se declarou, vamos dize assim.
    Até aí tudo bem, resolvi dar uma “milésima” chance à ele, rsrs.
    Deixando bem claro eu ainda estava desviada.
    Tudo estava indo “bem”, eu estava conseguindo resistir tentações, ele estava me respeitando, ele sabia que eu queria seguir as regras de Deus e casar virgem.
    Mas o tempo foi passando e a vontade foi ficando maior, e eu fui me afastando mais de Deus, até que aconteceu: “Mordi a Maçã”!!!
    Parei de ir à Igreja, não parava mais de pecar, (pecado da carne), e nosso relacionamento foi ficando muito frágil, apesar de nos amarmos muito muito!
    O tempo foi passando e eu fui sentindo a falta de Deus na minha vida, procurava O encontrar novamente, voltava à Igreja, orava, tentava achá-Lo, mas parecia que Deus tinha virado as costas pra mim. Eu não ouvia sua voz, não sentia sua presença, então desistia de procurá-Lo.
    Fiz isso por muitas vezes.
    Agora, coloquei na minha cabeça, de uma vez por todas que sem Ele não poderei mais viver, pois sinto meu coração triste, enfraquecido, me sinto perdida sem Ele em minha vida.
    Aí vai a questão:
    Resolvi essa semana ficar sem falar e nem ver meu namorado (decidimos juntos) a fim de eu poder me encontrar novamente com Deus.
    Mas parecia que não estava adiantando. Estava sentindo uma agonia no meu coração.
    Comecei a pensar o que estava acontecendo.
    Até que eu senti (não sei dizer se foi sinal de Deus) de ligar pra ele.
    Eu disse que se eu procurá-Lo sozinha, eu encontrarei e ficarei feliz com o Senhor, mas em relação ao nosso relacionamento não, pois eu apenas O teria encontrado, ele ( o meu namorado) não.
    Disse a ele então que deveríamos fazer isso juntos, entregar nossas vidas a Ele, tanto pessoal quanto o nosso relacionamento. Disse que para buscarmos Ele juntos, para deixarmos Ele se juntar a nós.
    A fim de vivermos felizes com nós mesmos, com Deus e com o nosso namoro!!! (Ele, meu namorado, aceitou!)
    Agora me diz

    Fiz certo em nos unirmos para buscar o Salvador???

    Esqueci de dizer uma coisa…
    Nós nos amamoooos muitoooo, já sofremos demais por eu querer encontrar Deus e não conseguir!
    Não diga que deverei terminar com ele, pois eu não conseguiria, eu o amo demais e ele também me ama!
    Estamos muito triste em relação ao que estamos enfrentando, não apenas eu, querermos encontrar o nosso Deus juntos e sermos felizes!!!
    Por favor, nos ajuda, e diga que isso é possível!!!!

    Aguardo respostas

    Deus os Abençoe

  21. Ana 29 de julho de 2009 às 23:54 - Reply

    Muito, muitooo Obrigada Fernando por ter me respondido!!!

    Amém

    Que Deus abençoe vcs muito também

    Abraços

  22. lais 31 de julho de 2009 às 0:41 - Reply

    vivo uma hitória um pouco dificil pois eu conheci meu noivo na igreja onde congregavamos eu comecei a orar por ele e Deus sempre me confimando um dia ele me chamou pra conversa e disse que estava gostando de mim oramos Deus confimou mais uma vez começamos a namorar depois de um bom tempo passamos por um probleminha na igreja ele se afastou e meu ex pastor mandou eu terminar com ele não terminei fomos pra outra igreja e estamos juntos até hoje
    mas as vezes penso que não é muito certo…

  23. Renata 3 de agosto de 2009 às 15:03 - Reply

    Olá Fernando.
    A minha história é a seguinte.Sou cristã desde a infância, nunca me desviei da igreja, digo o termo “desviar” no sentido deixar a igreja,pois por muito tempo senti que não tinha mais um vinculo espiritual com Deus,mesmo sendo frequente nos cultos.Namorei um rapaz por 7 meses que se titulava “cristão”, como eu tambem, ele era meio “torto”.O fato é que tinhamos um namoro entre dois evangélicos, que não agiam dentro do namoro, como tal.Mordemos a maçã, como tenho visto muito esse termo nas outras histórias.Por mais que eu sentisse que o amava, não sentia felicidade dentro de mim, pois sabia que estava fugindo dos principios biblicos, e desobedecendo a Deus.Um Deus que já havia me dado muitas oportunidades, e me livrado de muitos laços do inimigo que poderia ter tragado minha vida(em outras histórias complexas de minha vida).Decidi mudar de vida quando meu namoro com esse rapaz acabou(ele quiz terminar, com desculpas esfarrapadas).Mudei de vida após o termino do namoro, decidi ser uma cristã autêntica,e hoje namoro um rapaz evangélico,que respeita a vontade de Deus, e não tenta apressar as coisas como o ex-namorado.O maior problema é que ainda gosto do ex, e ele tem feito um monte de declarações de amor p mim, diz me amar de verdade e ter descoberto isso depois de termos ficado longes um do outro.Ele sabe q tambem gosto dele, e diz estar disposto a mudar de vida, para voltar pra mim, diz estar disposto a fazer qualquer coisa, até tornar-se um cristão de verdade, já eu que disse p ele que hoje sou verdadeiramente um serva de Deus.Não sei o que fazer, pois meu namorado é uma pessoa maravilhosa,mas não sinto por ele o que sinto pelo ex.Não quero magoar meu namorado que é uma pessoa excelente.Confio ou não no que o meu ex diz, e volto p ele, terminando com o atual??
    Me responda por favor,não sei o que fazer!Não quero voltar a entristecer o espirito santo de Deus…

  24. Sahra 7 de agosto de 2009 às 23:28 - Reply

    ola…sou uma recem convertida e acabei de descobrir esse blog incrivel.Quero compartilhar minha historia com vc Fernado,pois me pareceu uma pessoa bem sensata e confio em meus irmao em Cristo.É uma historia diferente da maioria e um poco complicada.Bom,vamos la…comecei a namorar a um ano com meu atual namorado,eu ainda nao era convertida mas meu namorado ja era cristao,porem eu o fiz ‘morder a maça’,mas isso nao o impedio de me levar a igreja,me desafiar a ler a biblia,me apresentar a Verdade,e isso começoa a mudar meus conseitos,em fevereiro desse ano ele me convidou para ir ao um acampamento de carnaval,isso mudou minha vida,foi la que eu aceitei a Jesus e resolvi viver nos caminhos de Cristo.Como as mudanças vem aos poucos,depois de dois meses o Espirito Santo começou a me encomodar pois ainda viviamos em pecado,conversei com ele e descidimos nos afastar do pecado e andar em santidade.Nós tinhamos vencido uma grande batalha contra o inimigo,mas ele nao deixou por isso mesmo.Meu namorado começou a se afastar da Verdade e se desviar do caminho,acabou desistindo do proposito que tinhamos feito.Hoje namoro praticamente com um nao-cristao e esta muito dificel seguir com o proposito de santidade sozinha.Me sinto muito culpada pois foi eu quem apresentei o pecaado a ele,enquanto ele me apresentou a Cristo e a situaçao se inverteu completamente.Ja nao sei mais o que fazer,nao acho justo e nem quero me ‘desfazer’ de alguem que mudou tao radicalmente a minha vida me levando a Cristo,estou confusa e com medo,a unica coisa que posso fazer e faço é orar muito…tenho enfrentado uma verdadeira batalha espiritual…UFA,É ISSO…
    Preferi nao me identificar de imediato,o Shara é um codinome,pois é uma hitoria muito intima que praticamente ninguem sabe tao a fundo,mas ficaria feliz se me respondesse =]
    Obrigada e amei o blog…
    Deus te abençoe

  25. Taty 13 de agosto de 2009 às 16:15 - Reply

    Olá fernando,

    eu estou em um momento meio desesperado e confuso.
    eu sou cristã tem um ano e pouco, já amadureci muuuuuuito espiritualmente nesse pouco tempo e conheci esse DEUS maravilhoso que smp esteve comigo. Acontece q eu comecei a namorar um menino que não é cristão, nós estudamos juntos dois anos atras, ele me respeita muito, nós temos um relacionamento mt bom, ele sabe tudo o que eu quero pra minha vida, e sabe o quanto eu amo o meu DEUS. Nós estamos juntos faz um mês no dia 18, e nesse pouco tempo a gnt já tem uma quimica muuito forte, a gnt conversa mt sobre isso, ele me entende mas eu sei que nao é a vontade dele esperar até o casamento, até pq nós estamos juntos nao tem nem um mês ainda, nao existe nada que me faça mudar de idéia, pq eu sei que essa é a vontade de DEUS,e o que eu mais quero é seguir a vontede DELE. Meu namorado vai a igreja comigo qndo quer, ele fala que gosta quando eu falo de DEUS pra ele, ele nao gosta que eu falte aos cultos, conhece todos os meus amigos da igreja.Eu nao conheço a família dele pessoalmente, só por telefone, mas eu já percebi pelo q ele fala que é uma família muito presente. Ele está mudando muita coisa na vida dle por minha causa e diz que está gostando muito, mas ele disse que ainda nao se sente firme pra ter um compromisso com DEUS.
    Mesmo achando tudo isso muito bom as vezes eu me sinto mal por estar namorando um nao cristao, ele fala de DEUS, diz que DEUS tá sendo muito bom com ele, por ter me colocado na vida dele, pq eu tô ajudando ele a mudar muitas coisas, mas eu tenho medo de ser uma armadilha do diabo, que daqui a um tempo eu venha a me afastar de DEUS por causa dle, que eu venha cair em tentaçao e pecar contra o meu DEUS. Eu nao sei o q fazer, se eu continuo namorando e orando pra que ele se entregue a DEUS, ou se eu tenho q terminar para nao correr riscos, eu sei que ele sente vontade de se entregar, mas existe todo um mundo em volta dle q ele tem medo de abandonar.
    eu tenho medo de terminar com ele e ele achar q é castigo de DEUS ou coisa do tipo, eu o amo mt, e quero ve-lo nos caminhos do SENHOR, mesmo q estejamos separados.
    o que você faria no meu lugar, continaria msm assim, ou terminaria, mesmo que fosse tao doloroso?

    Fica com DEUS, querido, e que ELE continue falando através de ti.
    Desejo muitas bençaos na tua vida!

  26. Taty 13 de agosto de 2009 às 16:49 - Reply

    Nossaaa que rapido ^^

    Bem, eu realmente nao sei pq comecei esse namoro, eu nao gostava dele como ele gostava de mim, eu estava decidida em esperar no SENHOR, mas quando eu vi já estava namorando, parece que eu fiquei cega na hora. Pensando agora eu não teria começado.
    mas tem uma coisa que vc se enganou Fenando, o amor que eu sinto pelo meu namorado nao é maior do que eu sinto por DEUS, e se a vontade DELE for que eu termine, eu termino.Pode até parecer q eu falo da boca pra fora, mas eu quero muuuuuuuuito fazer a vontade DELE. Mas eu vou sim estudar com ele, até pq ele gosta de aprender sobre a palavra, e eu tmb! =D

    mt obrigadaaaa!!
    abc

  27. Bi 17 de agosto de 2009 às 14:36 - Reply

    Oi Fernando! Primeiro queria parabenizar pelo site. Que Deus continue te abencoando! A minha situacao e a seguinte. Namorei um rapaz por 1 ano e meio, fazem apenas 2 semanas que terminamos. Eu sou crista e ele catolico mas nunca vai a Igreja. Infelizmente ele tem uma familia totalmente desistruturada e sem Deus no coracao. Quando nos conhecemos ele me disse que gostaria muito de ir a Igreja comigo, entao ele passou a ir. Todo inicio de namoro e uma maravilha, mas depois de alguns meses comecei a conhecer mais sobre ele. Ao longo desse 1 ano e meio ele foi uma pessoa que ajudou minha familia muito, me amou muito, mais tambem me fez passar pelos piores momentos. Ele sempre fazia algo errado e voltava chorando “arrependido” dizendo que me amava e queria estar perto de Deus. Me demorou meses p/ abrir meus olhos e ver que tudo era um jogo emocional. Enquanto tudo isso passava eu orava e pedia a Deus p/ que tocasse no coracao dele, porque minha maior preocupacao sempre foi a salvacao dele. Tanto, que acabei esquecendo de mim mesma. Aos poucos ao inves de eu trazer-lo a Igreja , eu acabei me afastando um pouco. Enfim, eu lutei com todas as minhas forcas e tratei de fazer o melhor p ele e a familia dele, e sempre falando de Jesus p ele. Ele mudou muitas das suas atitudes, melhorou, mas e uma pessoa muito orgulhosa e cheio de impurezas. O tempo foi passando e passamos tempos boms mas nao durava muito. Duas semanas atras eu resolvi terminar. Ele ficou de boa, mas dias depois comecou a me procurar quando percebeu que dessa vez eu estava seria. So que eu realmente estava seria e decidi que aquela relacao nao e p/ mim apesar de eu o ama-lo muito. E diferente de outras vezes eu me senti decidida e bem com o termino. Logo depois de ele ter sofrido por alguns dias, ele cansou de o que ele chamou se “humilhar” p mim e resolveu brincar com minha cabeca. Ele me deixou uma mensagem dizendo que descobriu que esta doente gracas a todos esses problemas. E quando eu fui retornar a ligacao dele ele nunca me atendeu. Tentei por dias de todas as maneiras me comunicar com ele, mas ele simplesmente me ignorou. Agora a situacao mudou. Ja nao me sinto bem com o termino, me sinto super mal. Sinto que eu falhei e que deveria ter dado ele a chance de conversar comigo. Eu sei que tudo isso e um jogo que ele faz com a minha cabeca, ele ja fez isso muitas vezes, e infelizmente apesar dele ter 25 anos, ele e uma pessoa totalmente disturbada. Um homem que tem tudo na vida, novo mas muito bem sucedido, um homem super inteligente mas um homem que nao tem paz. Que passa de meses sem falar com a mae, que no final tem “tudo” que p/ ele parece ser tudo, mas nao tem Deus. Eu nao sei oque fazer. Eu sei que por mais que eu ame ele, eu nao quero voltar com ele. Porque me faz mal. Mas eu nao queria que a situacao ficasse dessa forma. Eu sempre fui boa p/ ele em tudo, as pessoas dizem que ate demais. E que eu nao deveria me sentir assim. Mas eu sinto que ele provavelmente me odeia nesse momento, e isso me faz sentir mal. Eu tenho passado esses dias triste. Queria muito de alguma forma que as coisas ficassem bem. Eu nao posso obrigar-lo a me responder, tao pouco quero ficar correndo atras dele porque ao final de tudo, ele foi quem causou os problemas entre nos. Eu sou uma pessoa que nao consigo guardar rancor de ninguem, e eu me preocupo muito com ele. Na verdade queria de alguma forma ajudar-lo a abrir o coracao e conhecer Jesus verdadeiramente. Eu nao sei oque devo fazer. Eu estou mas perto de Deus agora, buscando com coracao sincero, porque eu sei que tudo oque estou passando sao consequencias das minhas decisoes erradas. Deus me deu muitos sinais, e eu os ignorei, acreditei nas palavras do meu ex quando ele dizia que me amava e que iria mudar. Eu amo ele com todo meu coracao, so esta sendo dificil esquecer e ao mesmo tempo querer estar proxima pelo menos como amiga p/ falar do Senhor. Espero que vc possa de alguma forma me ajudar. Obrigada….um beijo e que Deus abencoe! :)

    p.s: so p/ que vc saiba, eu moro nos Estados Unidos e e muito bom poder encontrar um site assim ai do Brasil!

  28. Fernando Ortega 21 de agosto de 2009 às 19:40 - Reply

    Oi Bi!

    1º perdoe-me pela demora em responder. Aqui está uma correria doida pra mim!
    Mas então, naõ posso dizer com total certeza mas, ao q parece, isso parece ser um jogo dele mesmo….
    Tb não posso dizer pra vc simplesmente esquece-lo já q vc diz q o ama. Mas, analisando a situação de forma racional, o melhor é vc manter tudo como está, longe dele. O q vc pode continuar fazendo é orar por ele.

    Qndo se termina com alguém passa-se por um periodo de carência. Isso é natural! Em um momento vc recebia carinhos e palavras de amor e em outro momento td isso acaba, obviamente qqer um sentirá falta.

    Neste momento o melhor é apegar-se mais ainda no SENHOR de maneira q ele possa guardar seus sentimentos.
    Lembre-se: Seu namoro tem q ser para adoração a DEUS!

    Fique firme! Qndo apertar corra para o SENHOR!

    1 Pedro 5:7
    Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

    Abração!!!
    Fica com DEUS!
    Qqer coisa grita aqui!! :D

    VITÓRIAS!

  29. Nanda 29 de agosto de 2009 às 1:12 - Reply

    Olá Fernando a paz do Senhor. Me chamo Fernanda tenho 27 anos, sou formada e eu estava lendo os comentários sobre esse post e então criei coragem para escrever… Eu namorei com um rapaz durante oito anos, na epoca nem eu e nem ele éramos cristãos,tivemos intimidade e o nosso namoro terminou porque ele me traiu com uma outra menina. Sofri muuuuuuito, emagreci, não era isso o que eu queria pois eu só queria casar e achava que ele seria pra sempre meu e eu pra sempre dele.Daí então eu fiquei sozinha, comecei a frequentar a igreja e hoje para a gória do senhor sou cristã, Amém!Neste tempo que eu estive sozinha eu busquei ao Senhor, Deus foi curando todas as minhas feridas e nesse tempo apareceu pra mim um ex namorado(não esse acima)depois de 10 anos um que eu conheci na época da escola qd eu era adolescente ( e detalhe: eu namorei esse menino qd eu era adolescente foi meu primeiro namorado e ele gostava muito de mim, daí eu terminei com esse que gostava muito de mim para ficar com esse de cima que no final das contas me traiu).Como são as coisas, né? Pois bem esse qd nos reencontramos ele já estava nos caminhos do Senhor, é responsável, muuuito carinhoso comigo, gosta de mim, a minha familia gosta dele( Ah! a minha familia nunca gostou do outro),e já me pediu em namoro fala em casar,enfim é um fofo!!! Mas de uns tempos pra ca o meu ex aquele de oito anos apareceu novamente falando que ele errou, que é muito ruim não ter a mulher que ele ama ao lado dele, que quer casar comigo… Aí entrou dúvida no meu coração, o meu coração balançou, fiquei dividida. E pensei? Deus faz o impossivel, ele pode mudar o fulano, não pode? E o meu outro ex que é fofo será que ele é pra mim? Desculpa escrever tanto… mas é o que está no meu coração… Se vc puder me ajudar vou ficar muito feliz!!!
    P.S.:Mais uma coisa esse meu ex de oito anos ainda não é cristão.

  30. Renata 4 de setembro de 2009 às 1:21 - Reply

    Não entendi porque não foi respondido minha carta!!!
    Tudo bem!!Consegui entender a vontade de Deus na minha vida, e compreendi que tudo que pode me afastar da presença dele, não é lícito que eu faça.
    Resumindo, estou buscando sempre,a cada dia a vontade do pai,e permaneço com as escolhas que fiz, não olhando para meu passado!

    Ainda que não tenha respondido carta, aprendi muito somente lendo os estudos do site.

    Desde já agradeço e uma boa noite.

  31. elenilce 20 de setembro de 2009 às 16:53 - Reply

    bom,eu sou evangelica desde quando nasci e então meus pais sempre me disseram que quando eu fosse namorar com alguem fosse com alguem da igreja,pra mim pareceu tudo bem. mais foi passando um tempo começei a namorar com um garoto que era desviado,meu pais ficaram meio estranhos mais deixaram,então não deu certo(terminamos).
    agora to conhcendo um cara que ele é catolico e sua familia tambem,ele uma pessoa super legal me trata,me respeita e me parece ter intenções boas,mais sera que agente vai da certo? sera que meu pais vão permitir?? ME AJUDA!

  32. tiago 24 de setembro de 2009 às 2:26 - Reply

    A Paz do Senhor!! Namorei 1 ano e 3 meses com uma garota cátolica ela vivia dizendo que me amava falava de casamento e já estávamos planejando noivar..De uma hora pra outra ela mudou e disse que já não sentia a mesma coisa por mim hoje faz 24 dias que terminamos mas n consiho esquecer ela.Estava afastado da igreja quando a conheci mas fiz uma nova aliança com Cristo levei ela algumas vezes mas ele por se dizer católica (não praticante) parou de ir comigo na igreja evangélica.. Todos os dias peço a Deus para que toque no coração dela para ela confessar a Jesus esse sempre foi meu sonho…Ela diz que esta com saudades mas não penso em voltar se ela não confessar a Jesus porque sei que dessa forma o diabo sempre vai interferir…pesso um conselho Fernando pois amo muito essa garota ela sempre me dizia que sente um vazio muito grande no coração falei do amor de Jesus várias vezes mas ela chegava a chorar mas nunca confessou a Cristo o que você poderia me dizer?desde já fico grato a Paz do Senhor Jesus!!!

  33. 27 de setembro de 2009 às 3:12 - Reply

    Eae pessoal do blog??? Po primeiramente, adoro ler os posts de vcs, são demais, benção pura! Conheço há pouco tempo mas já adoro demais!

    Enfim, a história é a seguinte: Tenho 18 anos, e conheço uma menina que também tem 18, e nos conhecemos há quase 4 anos, sempre tivemos muita amizade, é minha melhor amiga, nos falamos todo dia e sempre temos bons papos, boas conversas, é super gente boa, e super mina cabeça. Eu já gostei dela na época q a gente se conheceu, mas era mais novinho, e ela é muito bonita então eu fiquei “maluquinho” vamos dizer assim rsrsrs, mas aí passaram se meses, anos, e tudo se transformou apenas numa grande amizade nada mais que isso.

    E meu, hoje eu to gostando verdadeiramente dela. É um sentimento muito forte, e quem me conhece sabe como eu sou. Não sou aquele que olhei, gostei, falei 1 dia, gostei. Já fui assim, mas hoje nem um pouco, é preciso muuuuuita amizade. E com ela tá sendo assim, é um amor muito grande, claro q abaixo de Deus.
    Tenho quase certeza q se eu me declarar pra ela, pedir em namoro, ela iria aceitar. Mas não fiz isso ainda mesmo com tudo isso pois ela não é crente. Esse é o problema…

    Já falei de Deus pra ela, ainda que pouco, mas já disse, ela respeita minha opção porém ela prefere não qr se envolver com isso.
    Ela mesmo tendo idéia dahora, ela é do mundo ainda, há pouco tempo parou de fumar e ela tá endireitando a vida dela, porém ainda no meio mundano.
    E eu gosto muito dela, e principalmente como amizade, não queria a ver sem Deus. Eu oro sem cessar pra q ela conheça a verdade, que ela aceite Jesus, quero convidá-la pro culto de adolescentes da minha igreja é muita benção e muita doidera, talvez ela gostaria sim.
    Meu, na sinceridade, se ela já fosse convertida já teria até casado com ela hsuahsuahsuashu! Do jeito que eu gosto, simpática, tímida, meiga, ombro amigo, bons conselhos, malucona… eu amo ela mesmo!

    Mas eu tenho medo de começar um relacionamento e eu me distanciar de Deus q isso sim é pior que tudo, é claro q eu quero levar ela pra igreja mas tbm tenho q ceder, embora sei q sou firme e estou tendo mais caráter de cristão para dizer não a várias coisas. Estou pedindo a Deus uma direção, pq é dificil essas coisas né, eu gosto muito dela, vejo ela toda semana, falo todo dia, nunca tive uma amizade feminina assim né, e oq eu sinto não é apenas uma grande amizade né… é amor.

    Me perdoe por falar demais! Mas tinha que falar tudo isso…
    Deus abençoe vcs demais!!! Continuem fazendo isso q é pra Ele!

    • van 23 de agosto de 2009 às 10:44 - Reply

      ola faz 8 meses que estou namorando com um rapaz e ele nao e crente ele ja foi algumas vezes na igreja comigo mas ainda nao se decidiu gosto muito dele gostaria de saber o que deus acha sobre tudo isso preciso de ajuda.

  34. Lisa 28 de setembro de 2009 às 1:42 - Reply

    eu qria perguntah uma coisa: eu sou cristã e congrego na Primeira Igreja Batista do Pará…eu namoro um garoto da minha idade a 1 ano e 3 meses..eu o amo mto,mas ele não eh evangélico..mas como ele acreditava em tudo e Deus tocava mtas vezes seu coração,eu decidi namorar..eu jah namorei pessoas evangélicas mas tinham malícia e comportamentos não condizentes..ao contrário do meu namorado..acontece q meu namorado naum qr aceitah a Deus..apesar de tudo ele naum quer…ainda assim eu o amo demais! devo mesmo terminar?

  35. Iza 29 de setembro de 2009 às 10:17 - Reply

    Perfeito. Todos nós sabemos do nosso ponto fraco. E o adversário também. O pior é ter que conviver com ele. Mas o Senhor nos revela em sua Palavra que devemos usar a armadura para que possamos vencer as batalhas. É mto dificil, mas nada é fácil nessa vida. Força e fé a tds. E apds.

  36. Fernando Ortega 30 de setembro de 2009 às 1:46 - Reply

    Oi Lisa!
    Sinceramente, eu não tenho o direito de dizer se vc deve ou não terminar. A única coisa q posso te dizer é para ler os posts sobre namoro q estão no blog e dae então tomar sua decisão.
    Seria muito injusto eu dizer para vc tomar uma decisão sem conhecer bem a vida de ambos nem os meios desse relacionamento.

    Q o SENHOR te dê sabedoria e entendimento para fazer a SUA perfeita vontatde!
    Abração moça!
    VITÓRIAS!

  37. Varoa 30 de setembro de 2009 às 14:11 - Reply

    A paz..
    Minha irmã vai resumir este testemunho..
    Vai ficar muito lega..
    Fik na paz..

  38. Lady 8 de outubro de 2009 às 17:45 - Reply

    Olá,Fernando…a paz do Senhor! Encontrei este blog abençoado como muitas outras pessoas: procurando a solução através do google rsrs. Mas enfim, devido às várias histórias aqui mais ou menos semelhantes ao que estou vivendo, resolvi buscar ajuda junto aos irmãos. Sou protestante desde os 13 anos e sempre tive relacionamentos (sem muito sucesso) com pessoas do mesmo credo. Há 20 dias atrás conheci uma pessoa que quase parecia meu espelho: gostava das mesmas coisas que eu gosto, das mesmas músicas, dos mesmos interesses, com o mesmo projeto de vida (pelo menos financeiro e pessoal) e acabei me envolvendo. Fomos nos conhecendo e ficava cada dia mais encantada com o acaso e em como éramos parecidos e em como nos dávamos bem…com a exceção do motivo pelo qual eu e outras pessoas aqui procuramos ajuda: ele não era protestante…e ainda mais difícil: não reconhece Jesus como Senhor e Salvador e o próprio Deus…o problema é bem maior. Durante nossa fase de conhecimento , eu sabia a tempestade que estava prestes a suportar caso eu assumisse os riscos desse namoro, mas nunca orei tanto em minha vida buscando pela orientação do Senhor e pedia todas as noites que o Senhor afastasse de mim esse cálice, se Ele julgasse que eu não poderia suportar as consequências,pois eu já estava envolvida emocionalmente. Orava e dizia que meu coração era enganoso e que Ele sabia o que eu queria, mas que fosse feita a vontade d’Ele, pois eu queria o melhor que Ele me reservava. Inspirada por histórias que deram certo entre crentes e não crentes que hoje são casais felizes em Cristo, eu pedi sinais a Deus com relação a esta pessoa e os recebi todos. Começamos a namorar, e tenho tido os 10 dias mais felizes da minha vida, como nunca fui com nenhuma outra pessoa. Comecei a falar do poder de Deus em minha vida, e ele (o meu namorado) sempre agia bem com relação a isso numa atitude de aceitação-passividade. No entanto, ontem tive a tão esperada conversa e perguntei no que ele cria realmente. Fui metralhada com doutrinas inspiradas em livros que não a bíblia, mas o que mais me chocou foi que ele não crê em Jesus como sendo o próprio Deus e sim como uma “pessoa iluminada”. Perdi a noite de ontem, me machuquei muito e fiquei me perguntando se eu teria forças para isso. Entrei em jejum e oração e tenho orado pela vida dele, pois sei que tenho um Deus do impossível que quando quer, move terra, céu e mar e não quero perdê-lo. Estou emocionalmente envolvida e terminar é a última coisa que quero agora. Poderia Deus estar me usando como instrumento? Há esperança para mim? Para nós? Penso em não mais tocar no assunto diretamente com ele, darei testemunho pela minha vida. Necessito muito da opinião,acolhimento e carinhos dos irmãos nesse momento.

    Desde já, muito obrigada!

  39. Ruan 13 de outubro de 2009 às 11:31 - Reply

    E vou falar um pokinho da minha vida e pq eu namoro com uma menina ela e crente eu naum sou crente eu naum sou nehum desses homens que fika bebendo que vai pra festas eu amo muinto ela e ela me ama muinto eu vou aceitar Jesus quem ama faz tudo
    claro pra um namo dar certo e preciso ver se e a vontade do senhor quero saber o que vc axa?
    eu tava olhando aqui na net esse caso e chegei aqui
    abraço

  40. Kelinton 19 de outubro de 2009 às 16:58 - Reply

    paz senhor irmão! parabens pelo site.!

    olha eu tenho a seguinte duvida, irmão eu namoro a 1 ano e 3 meses.. minha namorada é católica, e eu sou evangélico… sabe eu amo mto ela.. mas quando eu prego de Deus para ela .. ela fica meio nervosa e diz que o assunto irrita ela , e tem vez que a chamo para ir na igreja ela ate vai mais não é aquela coisa como eu queria que fosse..
    sabe a familia dela tb não é evangélica , intão é meio com plicado ela diz que me ama , mas é dificil acho para seguir o evangélio . esse é meu maior desejo , mas to orando pedindo essa confirmação a mais de um ano e o que DEus me diz e avisos tipow vigia ,, vigia., e tals..
    eu dei uma desviada.. mas graças a DEus retornei ao caminho.. mas ela ta dificil vir comigo e não keria abondona-la pois é mto dificil e a maoir coisa Deus revelou meu tio, e prima .. que esse namoro não é de DEUS do jeito que está… mas o senhor não falou comigo e sim falou com eles..
    oq devo fazer irmão, to desisperado, quase todo mundo me fala que nunca iria dar certo isso, mas eu sempre acreditei, eu to orando muito, mas é dificil oq devo fazer pur favor to desesperado.. e sinceramente não gostaria de perde-la” pois meu ituito é levar ela pra igreja e a sua familia junto” mas niguem acredita ne min,”

    paz sernhor irmão
    abraços

  41. Jéssica 23 de outubro de 2009 às 12:29 - Reply

    Olá Fernando!
    A Paz do Senhor,
    A minha história é a seguinte…
    Sou evangélica desde nova, hj tenho 20 anos, só tive dois namorados na minha vida, que eram evangélicos, e foi a pior coisa da minha q me aconteceu ter namorado com eles, pois não tinham carater, sofri muito e me decepcionei, falei para mim mesma q não namoraria rapaz da igreja, pois são os piores, sei q os do mundo tbm não são flores q se cheirem, mas conheci dois rapazes q não eram crentes mas dava pra ver q eram homens de verdade…Neste ano conheci um rapaz, super gente boa, já conversamos varias vezes em rede sociais, e um pouco pessoalmente, e da para perceber q é um rapaz decente, sendo q ja conversei com meninos evangélicos q só pensavam malicia, e estavam todos dias na igreja, continuando…esse rapaz só tem um problema de não ser evangélico, mas eu ja falei com ele q sou, e já até falei uma vez q ele me perguntou da palavra de Deus, no perfil dele tem até algumas coisas cristã, até pensei q ele fosse cristão mas disse q não, disse q gosta de algumas coisas evangélicas.
    Gosto muito dele…quem sabe Deus não colocou ele no meu caminho para q eu possa mostrar o caminho de Deus para ele, já ouvi muitas historias parecidas de casais q ambos levaram para igreja…
    Gostaria de saber, qual a sua opinião Fernando! Sei q na palavra esta falando sobre o jugo desigual, se eu vir namorar com ele, pretendo mostrar Jesus para q ele venha o aceitar, se ele não quiser, claro q não irei aceitar, pois primeiramente vem as coisas de Deus, o importante é q estarei fazendo minha parte tentando mostrar-lhe o caminho certo!
    Desde já agradeço e fique na paz de Jesus!

  42. Amós 13 de novembro de 2009 às 12:13 - Reply

    Oi Fernando. Tudo bom?
    Bem eu nasci num lar cristão.
    A minha história é a seguinte:
    Nunca me relacionei com mulher nenhuma. Tive uma paixão forte que durou 4 anos. Ela era uma garota não evangélica.No final Deus me mostrou com lições duras que Jugo Desigual é um perigo para nós,além de ser pecado.Sofri bastante com tudo isso, mas foi o melhor pra mim.
    Hoje minha situação é a seguinte:
    Conheci uma moça no meu serviço. Ela é evangélica, e realmente quer um compromisso sério com Cristo. Nós conversamos algumas veses, e apesar de algumas divergencias em opiniões, percebi que temos muito em comum. Ela me ajudo a voltar para a igreja,depois de ficar 4 anos sem congregar. Acabei criando um vinculo sentimental por ela, me apaixonei.Ela mostra ter tudo o que as garotas não crente não tem.Mas tem um sério problema!
    Ela namora com um homem não crente, que é bem mais velho.Ele tem um filho de outro relacionamento. Ele vai na igreja com ela, claro. Mas não abre mão das festinhas de fim de semana, da cerveginha. Não pensa em deixar de ser católico. E ela acha que ele é o presente de Deus para sua vida.Acredita ,como eu acreditava, que ele se converterá.
    Gostaria de saber sua opinião sobre como devo agir diante disso.Como devo abordar com ela a realidade de que isso não agrada a Deus,e que ela está se enganando.Sem claro demonstrar meu interesse por ela.Sendo prudente e paciente.
    Agradeço por ler.Fique na Paz do Senhor!

  43. Jéssica 16 de novembro de 2009 às 12:54 - Reply

    Olá Fernando !

    A paz de Deus !
    Eu mais uma vez aki, não sei se vc lembra q eu tinha perguntado sobre namoro com não crente, então vamos lá…
    Esse mesmo rapaz tenho saido duas vezes com ele, ele não é evangélico, mas é tudo de bom, q pode se esperar em um homem, nessas duas vezes q se encontramos ele não me beijou e em nenhum momento faltou com respeito a mim, estou muito feliz e agradeço a Deus por ter conhecido ele, ele já esta mudando a forma de ver o mundo, sempre quando posso falo do amor de Jesus para ele, e ele entende e aceita, ele é tão lindo, e sei q um homem como ele vai ser dificil de encontrar, ja falei para ele q não posso namorar com pessoa n crente, ele ficou meio sem entender mais aceitou, e me falou q mesmo nós sendo de mundos diferentes que ele queria q nós ficassemos sempre juntos, ele diz gostar muito de mim, e eu dele. Mas o problema é ele n ser da igreja, ele toca baixo e disse q quando precisar na igreja pra chamar ele, convidei ele para vir na igreja ele esta de confirmar, Fernando te peço q me ajude em oração, pois sinto de Deus q ele é meu escolhido, me ajude pois quero muito ver ele na igreja, já sofri algumas desilusões no amor, mas com ele é diferente !
    Desde já te agradeço, e q Deus continue abençoando a sua vida !

  44. Jessica 16 de novembro de 2009 às 16:19 - Reply

    Obrigada Fê, pela sua resposta ….

    Mas o problema é q estou apaixonada por ele, lógico q jamais trocarei meu Deus pelo homem, mais falar é facil, mas sentir na pele é muito mais dificil, e o coração dói muito quando gostamos de uma pessoa tanto de alegria como de dor …
    A melhor coisa a se fazer é orar para Deus e esperar, pois ele dará uma resposta mais cedo ou mais tarde, pois nada na vida acontece por acaso, e se ele apareceu na minha vida, creio q algum propósito tende a ter, mesmo q eu não namore com ele, estou fazendo a minha parte, q é pregando a palavra de Deus para ele, sendo q ele nunca tinha ouvido nem falar, ele pode se converter através da minha pessoa e quem sabe ele não seja meu escolhido por Deus … por isso não devemos desperdiçar, alias ninguem entende o trabalhar de Deus na vida do homem … ”pois Deus confunde as coisas que não são, para condir as que são”

    Muito obrigada pela sua ajuda …
    Fica na paz de Deus

  45. Mia 7 de dezembro de 2009 às 1:36 - Reply

    Oi Fernando!!Espero q seja paciente em ler minha história.
    Bom… Sou evangélica desde os 13 anos(meus pais ainda não são),com 14 comecei um namoro com um membro de louvor da minha igreja, ele fez um seminário de 2anos, namoramos 3,Foi um namoro santo, porém no final houve mt turbulência, meus pais já não estavam mais querendo e meu pastor tbm me orientou a terminar. Esse meu namorado estava um pouco afastado e ele acabou me traindo, por conta disso terminamos. Isso p mim foi mt decepcionante, ficava pensando “como pode um crente fazer isso?”. depois de 3 meses fui influenciada e na tentativa d esquecê-lo acabei me envolvendo com um não crente(uma pessoa de bom carater,apesar de ter essa grande diferença em relação a mim,ele me cativou pelo fato da relação dos pais ser d obediência, uma relação mt bonita) estava mt magoada e fui tratada com mt carinho, fiquei na dúvida e pedia orientação a Deus, mas nada me foi confirmado, conversei com meu pastor e ele me disse p ter cuidado, mas q se visse q era uma pessoa boa q n aconselharia a terminar, mas q eu buscasse mais a Deus p ele poder converter. porém com uns meses d namoro acabei me envolvendo e caí em tentação…fiquei mt mal, n desviei mas me afastei. De uns meses p cá a gnt vem tendo mts brigas e decidí voltar a fazer a vontade de Deus e terminar o namoro por causa do pecado (o namoro já tinha 1 ano e 3 meses), no começo ele ia p igreja comigo mas agora n vai mais, a família dele é católica e ele diz n ter vontade d se converter. Terminei, mas isso tá doendo mt em mim…fico pensando e se ele se converter..n quero voltar a traz (tem apenas 4 dias q terminamos) mas choro bastante e preciso de forças… por favor me dê uma orientação… mais rápido possível!!
    fika na paz!!

  46. Mia 7 de dezembro de 2009 às 19:16 - Reply

    Oii Feh!!
    Só Deus sabe o quanto meu coração se alegrou com sua palavra..
    obrigada mesmo pelo apoio, foi mt importante p mim ter lido sua msg
    agradeço a Deus por isso… estou precisando mesmo me voltar totalmente para os braços do Pai, não está sendo fácil, mas creio que Deus tem o melhor pra mim, Ele já me deu tantos livramentos… só que ainda estou ressentida por tudo q aconteceu e pelo pecado q cometí, mas creio q Deus é fiel p me purificar de todo o mal!!
    Ore por mim, para q Deus restaure a minha vida por completo!!
    Deus te abençoe
    Abraço,
    fika na paz

  47. Riziely 18 de dezembro de 2009 às 22:46 - Reply

    Nossa,como sempre, tarde da noite, fazendo trabalhos,algo me inquieta e mexendo aqui encontro algo que mexe comigo.
    Nunca tinha parado para ler esse post, sei que mtas pessoas estão contato suas histórias, pedindo conselhos.

    Bem,posso falar um pouco hehe?!

    Eu namoro um crente, um bom rapaz, fiel,alguem que se dedica no ministério da musica como eu, e mtas coisas mais que fariam nosso namoro perfeito. Mas nosso único pequeno-grande problema foi a bendita ANSIEDADE! Pois é, iniciamos um namoro dominados pela paixão repentina. Nos gostamos e nos respeitamos, mas outros fatores vem inquietando nosso relacionamento. A família dele nao é toda convertida (é uma bagunça), minha família toda convertida (meus pais foram missionários) têm medo do meu relacionamento; afinal, ter que lidar com uma família nao-crente tem sido extremamente complicado para mim, cada pessoa um problema e uma situação.
    E hoje lendo esse testemunho parei para refletir muitas coisas.

    é… foi bom hehehehe

    beijos,
    Rizi

  48. Mimih 26 de dezembro de 2009 às 23:25 - Reply

    Apaz.. tenho enfrentado uma luta muito grande no meu namoro contra a carne.. e não consigo retomar o controle da situação ! eu e meu namorado somos evangélicos, mas sinto que a cada vez mais estou me afastando de Deus com minhas atitudes, parece que quanto mais perto melhor, e assim não vou me preocupando. POrém tenho medo , qe um dia nessas minhas falhas eu caia, o qe eu faço para recomeçar no meu namoro. Não quero JAMAIS , casar sendo uma moça não virgem.. quero ajuda , mas não consigo mais lutar !! está muito dificil para mim ! e agora o que eu faço?

    Desde de já agradeço

  49. joicinha 29 de dezembro de 2009 às 19:06 - Reply

    Olá … depois de um namoro de 7 anos sofrido e infeliz, orei, jejuei para q eu so entregasse meu coração a quem fosse merecedor e que Deus colocasse uma cara certo na minha vida, com tais qualidades, depois de 3 meses conheci um rapaz , com todas as qualidades que pedi pra Deus , namoramos durante 5 meses, fui mto feliz, o momento mais feliz da minha vida, meus pais , meus amigos , minha familia toda gostava mto dele.Ele terminou comigo faz 5 meses e hj namora uma outra menina, eu ja tentei esquece-lo , ainda nos falamos, mas nao consigo, sinto que Deus fala comigo que ele é o homem da minha vida, que é ele o promotido , o que deve fazer pq estou sofrendo mto

  50. Luan 29 de dezembro de 2009 às 20:59 - Reply

    =O viver algum pareçido so q meu namoro não cristão acabou me levando pro mundo e eu sentinha muita solidão quando me afastei de Deus e o diabo começou a agir de forma louca agil no meu ponto mais fraco q era o ficar e eu começei a ficar com outras garotas namorando e tals mais um dia conheçi uma garota evangelica q me trosse devouta e hj vivo o amor de Deus e o dela fui resgatado e meu ex namoro não evangelico acabou da pior forma :s tremendo esse testemunho muito bom

    seu blog ta muito bom muito bom mesmo adorei cara
    contimua assim que Deus abençoei vc e o blog
    fica na paz

  51. Gabrielle Resende 5 de fevereiro de 2010 às 17:13 - Reply

    Olá Fernando. Primeiramente gostaria de lha parabenizar pelo blog. Pessoas com atitudes como a sua são benção para a vida de muitas pessoas como eu, que vivo hoje uma duvida que eu mesmo escolhi.
    Não sei por qual parte começo, sei que gostaria de lhe contar tudo sobre o que vivo. Mas vou tentar resumir ao máximo.
    Sou evangélica, da igreja Presbiteriana do Brasil. Começei um namoro com um não crente há 6 meses. E nesses seis meses ele nunca foi a igreja comigo. Por que? Simples. Eu ainda não tive coragem de levá-lo. Tudo o que voce disse aqui é a pura verdade de Deus. Simples perceber pelo fato de que ficamos realmente divididos em nossas decisões. Prova disso é que eu ‘antecipei’ o que deveria esperar pelo casamento se é que voce me entende. E agora nao tenho coragem de levá-lo a igreja pois me sinto uma hipócrita em ver que eu mesma nao vivo o que eu acredito.
    Nós ja nos conheciamos, mas só agora começamos a namorar. Apesar dele ja saber da minha religião, nunca fez questão de me acompanhar a igreja também. Não sei se estou sendo pessimista ou ‘sem fé’ em dizer isso mas vejo poucas possibilidades de conversão da parte dele. O fato é que TODOS da familia são católicos, primos, tios, mãe, pai, irmãos. E sei que se ele começar a frequentar e eles souberem, vai virar motivo de chacota na familia, porque voce sabe quais sao as opinioes que têem sobre nós crentes: quadrados, antiquados, os que nao aproveitam a vida e etc.
    Sei porque um primo dele que se casou, me parece que se converteu e hoje nao bebe mais nas festas de familia e todos comentam.
    A questão fica mais dificil ainda quando nos apegamos a familia como é o caso. Adoro a mãe dele e ela me adora. Me liga faz a maior questão. E isso de certa forma nos prende ao namoro.
    O que me falta é coragem pra terminar.
    Mas também nao sei se pago o preço de oração por ele, jejum e etc.
    Eu gosto dele, ja tentei me apaixonar por outros mas nao consigo, e nao sei se é o diabo que tem tapado meus olhos e me faz acreditar que eu gosto dele.
    È tudo muito confuso.

    Obrigada por ter tempo para ouvir as pessoas Fernando. Voce nao sabe como é bom ter a certeza de que Deus tem pessoas na terra que são realmente D’ele.
    Se puder me dar uma palavra de fé, apoio.. agradeço.

    Em Cristo.
    Gabrielle Resende.

    • Fernando Ortega 5 de fevereiro de 2010 às 18:02 - Reply

      Oi Gabi!!
      Então….. em 1º lugar, quanto a se sentir hipócrita, peço q leia este post: A maldicao da culpa
      Bom, depois disso, vc tem q tomar sua decisão: Continuar com ele ou nao. A mãe dele não tem q ser fator de decisão, até pq vc vai casar com ele e não com ela…..
      Se optar por NÃO, então vc terá de tomar coragem e terminar.
      Se optar por SIM, entao tera q mudar alguns pensamentos:
      Não tem q se preocupar com o q vão pensar de vc, vc tem q se preocupar com o q DEUS vai pensar de vc. Digo isso com relação a conversão do seu namorado. Vc está olhando para a sua conversão baseado nas circunstancias q rodeiam e e de suas forças e não na perpectiva de DEUS! DEUS tem o poder de converte-lo. Vc já orou por isso?

      Escreve no papel os prós e contras desse relacionamento e tome uma decisao. Lembre-se: Essa decisao deve honrar a DEUS!

      Q o SENHOR te dê sabedoria e graça!!!
      Abração!!
      VITÓRIAS!
      Qqer coisa estamos ae!

  52. gislaine 23 de março de 2010 às 20:27 - Reply

    Oi Fernando.
    Não sou evangelica, mas gosto muito de orar a Deus, ler a Biblia, ia aos cultos…Estou separada a mais de um ano e conheço um homem a 12 anos e agora nao sei por que comecei a enxerga-lo como homem e naop como amigo e descobri que ele e crente. Estou apaixonada por ele e ele tambem acabou de se separar da esposa e esta muito magoado nao quer saber de relacionamento com ninguem. Estou conversando muito com ele dando meu carinho e atenção e tenho sentido no coração que é ele o homem com quem vou terminar os meus dias. Nao sei como mas o Senhor me colocou no coração este sentimento de que este homem é meu, mas tenho que esperar. E estou sentindo muita vontade de ser como ele, de ir a igreja de congregar e ser uma serva de Deus. Tenho me controlado nesta vontade pois nao sei se estou preparada para tudo isso, mas todos os dias meu coração me diz que é esse o caminho, esse homem vai ser meu esposo e nós vamos viver na paz do Senhor o resto de nossas vidas. O que faço? Será uma revelação de Deus mesmo ou somente a minha paixão que está mechendo com o meu subconsciente?

    • Fernando Ortega 24 de março de 2010 às 12:56 - Reply

      Oi Gi!
      Olha só, vamos por partes. Entendo q vc está apaixonada por ele, mas antes de mais nada, vc precisa conhecer a DEUS profundamente. Ambos estão “quebrados” devido ao termino do relacionamento e isso pode prejudicar bastante.
      Acredito q o melhor a vc fazer é: Peça q ele te leve a igreja. Não simplesmente por religião, mas para conhecer a um DEUS vivo! Não pense “Vou ter q abrir mãos disso e daquilo para seguir a JESUS…” – JESUS sabe muito bem de suas necessidades e dificuldades, por isso ele te receberá do jeitinho q vc é!
      Muitos pensam: “Vou me limpar um pouco (deixar algumas práticas) pra depois ir a igreja… não quero entrar lá assim…” Massssssssss…. É JESUS quem nos limpa!!!! É ELE q pagou o preço por nossos pecados e é ELE qem vai te receber com braços abertos!
      Te falo isso por experiencia própria! Eu amava orar a DEUS, mas não ia a igreja. Qndo fui, descobri q PAPAI já me atraia para mais perto DELE. Com o tempo, fui aprendendo como é fantástico estar ao lado de um DEUS q fala com vc! As más práticas foram sumindo a medida q me aproximava DELE!
      Por isso Gi, de coração. Mergulhe em DEUS! Conheça-o! Essa será a melhor decisão de toda sua vida!
      Após vc estar em próxima de DEUS, ELE mesmo direcionará seu copração para a vontade DELE. E se esse homem for da vontade DELE, então tudo irá se acertar entre vcs 2.

      Vá com calma, primeiro vcs 2 precisam ser curados por DEUS em suas emoções (indo a igreja e se relacionando com DEUS), depois, já curados de tda dor e ferida, se esta for a vontade de DEUS, ELE mesmo direcionará a união de vcs. Se vc tentar algo agora q estão feridos, vcs se machucarão mais ainda….

      Deu pra entender??
      Qqer coisa estou por aqui ;)

      Fica com DEUS!!!
      Abração!
      VITÓRIAS!

  53. Renata 16 de maio de 2010 às 4:53 - Reply

    Oi, estou passando por um momento ‘complicado’ e acabei chegando aqui no blog, e estou adorando todos esses conselhos!!
    Agora vou contar mais ou menos o que acontece comigo!!

    Sou católica e minha família inteira tb é, e namoro a 7 meses um evangélico, de início ele me respeitava e tudo, só que sempre tinha aquela famosa ‘mão boba’ e eu burra ne, sempre deixava, pra não magoá-lo! AFF.. mesmo eu não gostando, até q rolou (eu era virgem) e ele sabia disso, e ele ao contrário de mim, já havia ‘mordido a maça’ a muito tempo atras e com muitas meninas, mas enfim.. na epoca eu me arrependi bastante, pois passou poucos dias do ocorrido, ele acabou me traindo.. e ficamos um mes terminados, eu sofri muito, so q ele veio atras, falando q sentia muito a minha falta ate q eu decidi dar uma chance pq eu o amo muito. (PS.: ele ate aqui: saia dmais, bebia dmais, e ja estava mexendo com outras coisas, infelizmente ;x) .. Resumindo: Agoraa, ele passou a ir mais na igreja, e a uma semana atras, ele sentiu uma forte presença de Deus na vida dele, e mudou completamente (PS.: ele aqui ‘agora’ não ta bebendo, não ta saindo, só escuta musicas evangélicas, Não quer mais ‘morder a maça’ enfim, mudou tudo) .. Só q desde o dia da “mudança” ele não me liga mais, e toda hora q eu ligo parece q eu estou atrapalhando alguma coisa sabe!? .. Eu apoio dmais essa mudança dele, e estou muito Feliz por ele ter ouvido a voz do Senhor, só q tudo q eu falo ele acha q eu to indo contra os princípios dele e/ou da igreja dele.
    Eu o amo dmais, e não qria perdê-lo por isso, o q devo fazer???
    sei q está muito recente, e ele deve estar com a cabeça a mil por isso tudo, mais o fato dele ‘fingir’ q n existo está me matando.!!
    eu tb n gostaria de mudar de religião por causa disso, eu creio muito em Deus e no q ele tem preparado na minha vida e na vida do meu namorado!!
    eu já pedi conselhos pra muitos amigos meus q são evangélicos, e a maioria falam q meu namorado está estranho assim cmg, pelo fato de eu ser catolica e por isso consequentemente não entender tudo isso q ele está passando!!
    e todos esses meus amigos tb me disseram q pra ele estar assim cmg, certamente está qrendo terminar, mais não tem coragem, por isso ele está se afastando aos poucos!! Tenho muito medo q isso possa acontecer, pois o q sinto por ele é muito forte.
    Eu rezo todos os dias pra q meu relacionamente ande conforme Deus quer! (msm dps d todos os pecados ja cometidos) ahh e como já mencionei acima, ele n qr mais ‘morder a maça’, eu apoioo dmais, e aceito isso tb. Só q ele n entende, pensa q estou fazendo isso (qrer mudar) por ele, sendo q estou disposta a mudar por mim, afinal eu tb durante todo esse tempo agi errada!! ;x
    Eu estou sofrendo muito com tudo isso, espero q vc me ajude!

    Fique com Deus!
    Boa noite.

    • Fernando Ortega 27 de maio de 2010 às 17:15 - Reply

      Rê,

      Demorei pra responder pq tava de férias! Hehe!!
      mas te add no msn pra conversarmos melhor ok??
      Me chama qndo eu tiver on!

      Abração!!
      Fica com DEUS!

  54. Camila 23 de maio de 2010 às 23:44 - Reply

    Olha….tem 15 minutos que acabei de terminar um namoro, pois não estava agradando aos olhos de Deus…amo muito ele. E foi tão dificil, mas fiz a vontade de Deus. Li esse texto aos prantos. Chorando muito.Mas foi bom, muito mesmo. É bom compartilhar essas experiências, nos animas mais ainda. Nos dá mais força ainda tambem a fazer a vontade daquele que nos criou e o mais importante, não voltar atrás.

    • Fernando Ortega 27 de maio de 2010 às 16:59 - Reply

      Glóriaa DEUS Cá!!
      O SENHOR tem o melhor pra vc!!!
      Fique em paz!
      Estamos juntos!!!
      Fica com DEUS!
      Qqer coisa estamos aqui! ;)

  55. lucia 5 de junho de 2010 às 20:22 - Reply

    oiee Fernando adorei o blog . falou muito comigo. eu estou numa situação parecida com essa , tem um rapaz qu é mais novo dois anos e naum é evangelico q muito namorar comigo, fala ate em casamento, gosto muito de conversar com ele é super adulto muito bom de papo, mas tenho muito medo de cai na cilada do diabo, as conversas dele é muito atraente, e eu estou esperando o homem de Deus na minha vida, mas acho q ta demorando e naum sei o q faser. vc pode me orientar?
    bjuss… adorei o blog!

    • Fernando Ortega 13 de julho de 2010 às 12:56 - Reply

      Oi Lú!
      Como disse no post…. é melhor vc não namorar com alguém q não tem a visão do Reino.
      Seu namoro é para adorar a DEUS e seu conjuge precisa te ajudar nisso…

      Abração!
      Obs. Desculpa a demora em responder….
      VITÓRIAS!

  56. Benaia Noádia 28 de junho de 2010 às 22:46 - Reply

    “Não existem fórmulas, apenas histórias que nos fortalecem e nos fazem ver que não somos os únicos.”

    REALMENTE , não somos os únicos q renuncia os amores do MUNDO , pra viiver o AMOR DE JESUS !

    É como se diz: Limpo só por hj. Interessante o que a Andressa diz :temos que se preocupar cm o hj , poq o amanha pertece a Deus , so ele sabe o quanto podemos suportaa ;D

  57. Bruno 21 de julho de 2010 às 17:30 - Reply

    Acho, que não deve ser generalizado esse tipo de preconceito, isso mesmo. Com essa atitude vocês tornam as pessoas mais egoístas, Deus não é a favor dessa discriminação que os evangélicos tem. Um relacionamento deve ter como base o respeito, em tudo, principalmente sobre a opção religiosa de cada pessoa. Vocês são hipócritas. Escrevo isso com toda certeza do mundo, pois eu vivo essa experiência. Respeitem as diferenças.

    • Fernando Ortega 22 de julho de 2010 às 12:43 - Reply

      E ae Brunão!
      Cara, não é questão de exclusão, é questão de visão.
      Vc fala para não gerenalizar mas está gerenalizando qndo diz “vcs são hipócritas”. Vc não conhece tdas as pessoas o q não te confere o direito de dizer tal coisa….
      Vc diz “com tda certeza do mundo” mas o melhor é a certeza de DEUS pra minha e sua vida.
      Não é um clube, não é uma religião, não é ser evangélico, é seguir a Cristo.
      O padrão q JESUS ensina é infinitamente superior a qualquer questionamento humano.
      Se vc namora com alguém q segue a Cristo, fique feliz! Vc tem uma grande oportunidade de através de sua namorada conhecer um DEUS vivo!
      Sinceramente, esse é meu desejo! Em breve vou escrever mais um post com este tema.
      Sincero abraço!
      DEUS te abençoe e fale contigo cara!

      • Bruno 22 de julho de 2010 às 19:54 - Reply

        então cara, entrei no blog só pra conferir a resposta, já sabendo qual seria. E meu Deus, é o mesmo que o seu, a única diferença,entre eu e vocês, é que eu não escolho uma namorada, ou amigos pela religião, se é ateu ou judeu. Tanto faz, pessoas de bem sempre vão querer o bem. Conquistas para nós!

        até mais

        • Fernando Ortega 23 de julho de 2010 às 14:21 - Reply

          Brunão,
          Não escolhemos amigos ou namorada(o) pela religião. Até pq religião escraviza o ser humano em lei mais impostas por homens do q pelo próprio DEUS.
          Se vc é engenheiro, nunca irá fazer uma faculdade de medicina. Da mesma forma, é complicado namorar com alguém q não está na mesma visão de JESUS. Se vc está nela, excelente!!!
          Um casal deve ter o mesmo objetivo em suas vidas no futuro. Se o coração de ambos está em adorar a DEUS com suas vidas, excelente!!

          Vc é muito bem vindo aki mano!
          Forte abraço e fica com DEUS!
          VITÓRIAS!

  58. Victor S. Albuquerque 16 de agosto de 2010 às 21:10 - Reply

    Pastor, minha dúvida é a seguinte: sou um homem maduro, tenho 47 anos e estou dando os primeiros passos na minha fé, tenho vivido até então sendo um homem solteiro uma vida sexual ativa, porém o que mais quero agora é seguir ao Senhor respeitando todas suas Leis. Quero um namoro na presença de Deus e me casar com minha namorada de 16 anos . Quero saber se qdo fico “empolgado” (digamos assim para manter o nível) em um beijo ou abraço com minha namorada, já estou pecando? Meu corpo sente, é natural, mas tento não passar dos limites, mas quais seriam os limites realmente? Se possivel gostaria de uma explicação bem clara. Obrigada. Deus te abençoe grandemente
    victor

    • Fernando Ortega 17 de agosto de 2010 às 13:38 - Reply

      E ae Victor!

      Então cara, na verdade, não tem nenhum pastor aqui.. hehe… só jovens lutando e buscando viver uma vida q agrade a DEUS.
      Mas….. no seu caso, creio q seja melhor vc conversar com seu pastor mesmo. Exponha a situação a ele q ele irá ajudá-lo. ;)
      Somente atente mais para idade da menina….

      Abração!

  59. Regina Mattos 17 de agosto de 2010 às 8:54 - Reply

    Eu fiquei horrorizada com o depoimento de Daniele mais conhecida como Danete que teve uma experiência ruim por namorar “alguém do mundo”.

    Que absurdo! De que mundo ela veio e vive então?
    E ainda diz que “Deus é um Deus muito bom, nunca se esqueça disso!”
    Será que ela sabe ler? Será que no mundo dela de 08 ou 80 elas chegou a aprender a ler?

    Vou dizer para vocês o que talvez vocês não saibam: o quanto esse Deus que os seres humanos inventaram é cruel! Eu tenho a certeza que vocês nem sabem.

    Abram e leiam a bíblia, leiam o que vocês não leram até agora para conferirem. Eu não estou inventando. Leiam! Esse tal “mundo” de vocês certamente não ensinou vocês a abrirem, lerem e entenderem interpretar toda a bíblia… Estudem!

    Provavelmente vocês nunca leram a bíblia. Então leiam agora um resumo muito importante para saberem dessa bondade que vocês desse “mundo” tanto falam desse Deus que nunca existiu. Um verdadeiro absurdo essa adoração de vocês!

    Abram a bíblia ao menos pela primeira vez e leiam para começar:
    Quantas pessoas foram mortas por Deus?

    Não é possível precisar o número exato, já que não se pode contabilizar quantos morreram no dilúvio, ou em Sodoma e Gomorra, e em outros incontáveis massacres. Portanto vamos considerar apenas os números explícitos na bíblia.
    Quantidade Total
    A mulher de Ló, por olhar para trás. [Gn 19:26]
    1 1
    Er, por ser mau aos olhos do Senhor. [Gn 38:7]
    1 2
    Onan, por derramar sua semente. [Gn 38:10]
    1 3
    Por adorarem o bezerro de ouro. [Ex 32:27-28]
    3.000 3.003
    Por blasfemar. [Lv 24:10-23]
    1 3.004
    Por recolher lenha no sábado. [Nm 15:32-36]
    1 3.005
    Corá, Datã e Abirão, e suas famílias. [Nm 16:27]
    12 3.017
    Queimados vivos por oferecer incenso. [Nm 16:35]
    250 3.267
    Por reclamar. [Nm 16:49]
    14.700 17.967
    Por se prostituir com as filhas de Moabe. [Nm 25:9]
    24.000 41.967
    Massacre midianita. [Nm 31:1-35]
    90.000 131.967
    Acã e sua família. [Js 7:24-26]
    5 131.972
    Ataque a Ai. [Js 8:1-25]
    12.000 143.972
    Cananeus e farizeus. [Jz 1:4]
    10.000 153.972
    Eúde mata em nome de Deus. [Jz 3:15-22]
    1 153.973
    Moabitas. [Jz 3:28-29]
    10.000 163.973
    Midianitas forçados a matar uns aos outros. [Jz 7:2-22]
    120.000 283.973
    O espírito do Senhor vem até Sansão. [Jz 14:19]
    30 284.003
    Mais uma vez Sansão se enche de Espírito Santo. [Jz 15:14-15]
    1.000 285.003
    Deus ajuda Sansão a matar. [Jz 16:27-30]
    3.000 288.003
    Mais benjamitas. [Jz 20:44-46]
    25.000 313.003
    Por olhar dentro da arca do Senhor. [I Sm 6:19]
    50.070 363.073
    Filisteus. [I Sm 14:12]
    20 363.093
    Samuel mata Agague (por ordem de Deus). [I Sm 15:32-337]
    1 363.094
    Deus feriu Nabal. [I Sm 35:28]
    1 363.095
    Uzá, por tentar impedir a arca de cair. [II Sm 6:6-7]
    1 363.096
    O filho de Davi, ainda bebê. [II Sm 12:14-18]
    1 363.097
    Sete filhos de Saul enforcados diante do Senhor. [II Sm 21:6-9]
    7 363.104
    Punição pelo censo de Davi. [II Sm 24:13]
    70.000 433.104
    Um profeta por acreditar na mentira de outro
    profeta. [I Rs 13:1-24] 1 433.105
    Deus entrega os sírios. [I Rs 20:28-29]
    100.000 533.105
    Deus faz uma parede cair sobre
    soldados sírios. [I Rs 20:30] 27.000 560.105
    Deus envia um leão matar um homem por
    não matar um profeta. [I Rs 20:35-36] 1 560.106
    Queimados vivos por Deus. [II Rs 1:9-12]
    102 560.208
    Deus envia dois ursos para matar
    42 crianças. [II Rs 2:23-24] 42 560.250
    Morreu por não crer em Elias. [II Rs 7:17-20]
    1 560.251
    Jezebel. [II Rs 9:33-37] 331 560.582
    Deus mandou leões matar alguns
    estrangeiros. [II Rs 17:25-26] 3 560.585
    Assírios. [II Rs 19:35] 185.000 745.585
    Saul. [I Cr 10:14] 1 745.586
    Deus entrega Israel nas mãos
    de Judá. [II Cr 13:15-17] 500.000 1.245.586
    Jeroboão. [II Cr 13:20] 1 1.245.587
    O Senhor entregou os etíopes. [II Cr 14:9-14]
    1.000.000 2.245.587
    Jeroão. [II Cr 21:14-19] 1 2.245.588
    A mulher de Ezequiel. [Ez 24:15-18 ] 1 2.245.589
    Ananias e sua esposa. [At 5:1-10] 2 2.245.590
    Herodes. [At 12:23] 1 2.245.591
    Então é isso… A contagem nesse momento está em dois milhões, duzentos e quarenta e cinco mil, quinhentos e noventa e uma mortes, todas provocadas ou ordenadas por Deus.
    Vale lembrar que esse número, apesar de grande, é apenas uma pequena parcela das mortes supostamente cometidas por Deus, já que não há como calcular as diversas mortes ocorridas em massacres à povos não mencionados na Bíblia.
    Mas pode ser que nesse “mundo” que vocês vivem deve ser normal amar a um Deus tão perverso e carniceiro.
    Voltarei a escrever com novos dados resumidos da bíblia para que vocês possam estudar e entender a Bíblia.É só conferir.Estudem.

    Regina Mattos

    • Fernando Ortega 17 de agosto de 2010 às 13:19 - Reply

      Olá Regina!
      Como vc pode ver, ninguém aqui apagou seu comentário. Isso pq primeiro ele primeiro precisa ser aprovado.

      Vc diz q os não lemos nem estudamos a bíblia mas parece ser o contrário….
      Vc já procurou estudar TODA ela? Ou se limitou somente nas mortes. Vc estudou o pq eles foram mortos?
      Vivemos no mesmo mundo q o seu no entando, debaixo da cobertura de um DEUS vivo e sim, cheio de amor.

      É engraçado como as pessoas viram as costas pra DEUS e sofrem as consequencias de guiar sua vida debaixo de suas próprias ideias e qndo quebram a cara, vão reclamar de DEUS!

      Vc simplesmente leu a biblia mas não se relacionou com o dono dela.

      Não é preciso postar aqui estudos a respeito pq isso aqui não é um fórum. Se quiser fazer procure um e poste. Por isso encerro aqui esse assunto.

      Um abraço e q DEUS possa se revelar verdadeiramente a vc.

  60. Fabríco Castro Silveira 17 de agosto de 2010 às 11:00 - Reply

    “lucia Disse:

    oiee Fernando adorei o blog . falou muito comigo. eu estou numa situação parecida com essa , tem um rapaz qu é mais novo dois anos e naum é evangelico q muito namorar comigo, fala ate em casamento, gosto muito de conversar com ele é super adulto muito bom de papo, mas tenho muito medo de cai na cilada do diabo, as conversas dele é muito atraente, e eu estou esperando o homem de Deus na minha vida, mas acho q ta demorando e naum sei o q faser. vc pode me orientar?
    bjuss… adorei o blog!”

    Gente que conversa horrorosa! Quanto preconceito!
    Cilada do diabo? Que conversa atraente é essa que pode ser cilada do diabo? Como uma mulher pode ser tão falsa e tão fingida!
    Esse tal de “Diabo” ela tem é na cabeça dela! Inimiga é ela dela mesma pensando assim… Que figurinha mais maldosa e fingida.
    Diabo não existe: só na cabeça dela!

    Posso garantir a você que esse pobre rapaz (que ela diz) que quer namorar essa tal de Lucia é um pobre coitado… Já estou com pena dele….Será que ele não percebeu que ela não tem centro? Não tem Personalidade? É uma mulher vazia e infeliz! Só porque não é Evangélico é “filho do diabo” “cilada do diabo” e ela está prestes a cair numa cilada?
    Quem já caiu numa cilada de meter vergonha e de fazer a gente morrer de dó desse pobre infeliz. Se o pobre rapaz é filho do “diabo” prontinho para ela “cair numa cilada” coitadinha… Porque ela não cai fora e deixa o infeliz em paz? Eu tenho certeza que é ela que está doida para “desencalhar” e está “P” da vida porque o infeliz não é como ela: Acéfala!…Gente isso é abominável.
    Orientação é o que ela quer?
    Vá procurar o que fazer!
    Evolua!
    Que vergonha!
    Para começar: Lucia vá estudar a língua portuguesa, por exemplo!…
    Fabrício

    • Fernando Ortega 17 de agosto de 2010 às 13:11 - Reply

      Fabricio,

      Não sei onde está apoiada a sua casa (Mateus 7:24-27) mas por aqui, nós procuramos tê-la sob a ROCHA.
      É interessante como vc vem em um blog já chutando a porta desejando enfiar toda sua ideologia guela abaixo, fazendo isso com rispidez e sem conhecer de fato a pessoa (Mateus 7:1-5).

      Se for comentar algo aqui (ou em qqer lugar), antes, conheça os fatos.

      Desde já, encerro o assunto já q isso é um blog e não um fórum.

      Um abraço!
      DEUS te abençoe e te dê sabedoria.

  61. Bárbara 24 de agosto de 2010 às 11:24 - Reply

    A nossa dignidade consiste no pensamento. Procuremos, pois, pensar bem.Nisto reside o princípio da moral.

    Bárbara

    • Fernando Ortega 26 de agosto de 2010 às 22:12 - Reply

      Barbara,

      Sim, entendi seu comentário. Infelizmente vc não entendeu uma coisa simples: Isto não é um fórum (de filosofia).
      Mas ok, te ajudarei.
      Clique aqui.
      Abraço.

  62. junior 4 de outubro de 2010 às 13:23 - Reply

    Tentações.
    Hoje, domingão, pouco depois das 19 h, Praça da Cruz Vermelha, no coração da Lapa. Lá estava eu a flanar e a observar as figuras interessantes que perambulam por essas bandas da cidade, quando uma mocinha – até bastante bonitinha – com aquele jeitão de evangélica e com uma pilha de folhetos religiosos nas mãos se aproxima de mim e, de forma bastante educada, me aborda:
    - Boa noite, senhor. Posso lhe entregar uma mensagem da nossa Igreja?
    - Pois não, respondi eu.
    - Ela traz uma reflexão sobre um tema muito importante: a virgindade e o sexo antes do casamento. Qual é a sua opinião sobre isto?
    - Sobre o quê?
    - Sobre sexo antes do casamento
    Juro que tentei não ceder à tentação, mas o demoninho tentador foi mais forte do que eu! Não resisti e mandei aquela velha resposta:
    - Nada contra, desde que não atrase a cerimônia!
    Ela ficou tão vermelha, mas tão vermelha, que não pude deixar de me sentir o mais torpe dos indivíduos. Falei então:
    - Liga não, menina. Foi o demônio quem me tentou e me fez soltar esta piada infame!
    Ela arregalou os olhos, balbuciou algo, disse boa noite e foi abordar outra pessoa que passava por ali.

    E assim, como tem sido desde a alta idade média, o demônio continuou a cumprir sua mais importante função social: a de fornecer a nosotros, pobres e falíveis mortais, as desculpas que justificam as cagadas que fazemos!

    • Fernando Ortega 6 de outubro de 2010 às 18:15 - Reply

      E ae Jr!
      Haha! Mano, achei comico!
      Faltou sabedoria por parte da mocinha ao te abordar. Uma menina deve abordar meninas, e meninos abordar meninos.

      Abração mano!

  63. João Gabriel 25 de outubro de 2010 às 18:39 - Reply

    Fernando Ortega Reply:
    outubro 25th, 2010 at 17:05
    Cara, sai de cima do muro. Em um comentário vc diz “flores” no outro recheia com palavrões……
    Passeia no site q tb tem nossa parte em contribuição com o voto consciente de cada cidadão.
    Abraço.
    ——————————————————————-

    Esse comentário eu copiei e colei para vocês continuarem me lendo…
    Um comentário muito intenso. Uma verdadeira “pérola”:

    • “Otimooooooo Post !!!!!
    Q Deus continue te dando Graça e sabedoria…
    bjuuu”

    E que vocês responderam:
    • “Valeu querida!!!
    Brigada mesmo!
    Glórias a Deus por colocar esse assunto em meu coração!!
    Bjoooo”

    • Essas “pérolas” ou “flores “como você disse eu copiei nesta página.
    Provavelmente escrito “realmente” por uma pobre crente chamada Pathy no dia 21 de Outubro…

    Como o comentário é o tipo de comentário que vocês aceitam, eu sabia que vocês iriam também achar “Otimooooooo!!!”

    Eu não estou em cima do muro como você disse, pois eu me utilizei desse artifício por saber que mosca se atrai com açúcar, não com vinagre. Provérbio popular…

    E quanto ao seu comentário:
    “Passeia no site q tb tem nossa parte em contribuição com o voto consciente de cada cidadão.”

    Política é política… Religião é religião!
    Mas vocês vivem tanto na bolha que vocês criaram… Por não poderem suportar o mundo do jeito que ele é vocês até criaram outro a parte, onde vocês podem se sentir um pouco melhor.

    Nesses mundinhos de vocês… Vocês gostam e precisam se sentir exclusivos.

    E nessa página em que ainda se preocupam com pseudo- virgindade… Sem comentários… Não fazem o menor esforço para ter um pensamento autônomo.

    E os evangélicos “bobinhos” vivem com certeza alienados do mundo real e de suas próprias vidas.
    Mas os pastores vivem do mundo pelo mundo.
    Não estão nada alienados…

    Ortega, felizmente como sexóloga, eu trabalho com “medicina sexual”, “sexualidade humana” ou “saúde sexual” em suas diferentes vertentes, sou politizada, e não nasci para ficar em cima do muro.

    • Peter Simon, João Gabriel é óbvio que é fake…

    Voltando ao assunto, infelizmente esse quadro que vocês nos apresentam, apesar de cômico, relata aquilo que tem sido uma realidade na vida de inúmeras pessoas. Pessoas que se encontram incapacitadas de tomarem um posicionamento, assumirem uma postura. Vocês é que estão sempre em cima do muro, sempre na dúvida, nunca assumindo um compromisso. Querendo cumprir a impossível tarefa de tentar agradar a dois Senhores!

    É triste constatar, mas muitos crentes vivem em sua caminhada com “Deus” essa triste realidade espiritual. Sempre indecisos, sempre em cima do muro… A semelhança dos Crentes em Laodicéia ( apocalipse 3) , vivem numa “mornidão” espiritual. São bons demais para serem ruins, mas ao mesmo tempo, ruins demais para serem bons! Indecisos…

    Desconhecem o fato de que a “mornidão” espiritual segundo a Bíblia, no mesmo texto de apocalipse, causa náuseas no Senhor Jesus. Para ele melhor seria que vocês fossem frios do que serem assim tão mornos.

    Sejam verdadeiros!
    Por gentileza, saiam vocês de cima do muro!

    • Fernando Ortega 26 de outubro de 2010 às 13:05 - Reply

      João, Peter, Mario Bros e outros….
      É engraçado como se perde tempo com coisas pqnas… Ficar se passando por outras pessoas…

      Vamos falar sobre sua rotulação de evangelicos.
      Concordo com vc q tem muuuito crente q constroi uma bolha ao seu redor e o resto é anatema, é por isso q há um post aqui no NMM q fala justamente pra não se fazer isso. Tb concordo contigo q tem muito crente morno e em cima do muro. Ultimamente tenho até receio de dizer q sou evangelico devido aos escandalos. Escandalos não são exclusividade de evangelico, mas de espiritas, catolicos, ateus, umbandistas, agnósticos, etc.
      Apesar disso, não te dá o direito de vir aqui nos rotular.

      Com 27 anos, sou virgem. Opção minha em querer fazer a vontade do meu (Único) SENHOR JESUS.
      Jesus orou por nós pedindo a DEUS q não nos tire do mundo mas q nos livre do mal. Convivo com td tipo de pessoa, sem restrições, não me fecho num mundinho. Aliás, nem JESUS fez isso!
      Fiz o vídeo sobre a politica não como cristão, e sim como cidadão.

      Vc não sabe de onde vim, o q faço, o q passei ou o q penso, por isso não tem como vc vir falar o q quiser assim como não vou ficar te julgando pelo o q vc escreve. Então não venha falar pra sermos verdadeiros! Aliás, foi vc q se passou por falsa (fake) nos comentários.

      Quero q como vc mesma disse, as pessoas q passem por aqui no NMM não sejam como os cristãos de Laodicéia, e pago caro por isso.

      Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. (Salmo 24:3-6)

      Dou o assunto por encerrado pq, como coloco antes dos comentarios, o objetivo deles não é se tornar um fórum.

      Sincero abraço.
      DEUS te abençoe!
      Vitórias!

  64. Angélica 14 de janeiro de 2011 às 1:52 - Reply

    Oi, meu nome é Angélica e desde pequena sou crente
    mais uns 6 meses atras eu tinha 12 anos e via q tdas minhas amigas ja tinham beijado na boca e eu naum
    então conheci um menino q tinha 18 anos q naum era crente e fiquei com ele dias depois namorei e fui me entregando cada vez mais até q um dia eu perdi a virgendade com ele mais o diabo estava me oprimindo me fazendo mentir pros meus pais dizendo q ia pra ksa das minhas amigas quando na verdade ia pra ksa dele e o diabo me dava varias chances d me matar ou com remedios diferentes q eu nem sabia pra q era como com lençor pra eu me enforcar mais o mais frequente era a faca até q eu vou tei pra cristo e hj mandei a real pra ele naum vou me ksar com ele se ele naum for crente mais eu naum vôu obrigar ele a ser e se eu naum ksar com ele estou em aduterio vou orar pra Deus t tocar pra vc ler e atraves d vc ele falar cmg bjo e pela fé ja vejo sua resposta

  65. Miriããã 29 de abril de 2011 às 22:13 - Reply

    Acho complicado namoro de “evangélico”(que tem Jesus como Único e Suficiente Salvador e quer viver para Deus) com não “evangélico”. Tenho 19 anos (vou fazer amanhã hehe) e nunca namorei. E depois que eu comecei a ler os posts sobre namoro daqui, mudei a minha visão sobre namoro radicalmente. Eu comecei a trabalhar a pouco tempo e lá no trabalho tem um cara de 21 anos que ficou afim de mim. E eu dele. Mas… Ele não é evangélico, diz ele que já foi e que está afastado. E que pra voltar é difícil… Enfim, fui dando corda pra ele, mas não rolou nada. E hoje me arrependo de ter meio que dado esperança à ele. Eu só disse que a ele que ia pensar porque eu tava sendo levada pelas minhas emoções e desejos, pois eu queria muito, mesmo eu sabendo que, talvez(eu disse na época), não fosse para ser.
    Cheguei a conclusão que eu não quero namorar só por carência. Quero um cara que queira crescer, espiritualmente falando e adorar a Deus junto comigo. Ainda mais de que eu preciso de uma companhia pra isso mesmo hehehe, alguém que caminhe junto comigo para conhecer mais a Deus. Poxa, acho que preciso mais de um amigo do que de um namorado rsrs. Dããã, mas meu namorado tbm tem que ser meu amigo rs, senão, não serve.
    Vlw Ortegão.

  66. Je@nC17 5 de dezembro de 2011 às 12:01 - Reply

    fica firme Deus tem o melhor pra cada um de nos estou passando pela mesma situaçao

  67. Lais 3 de março de 2012 às 10:59 - Reply

    Graça e paz!
    Adoro os posts de vcs, tem sido muito edificante pra mim!

    Não podia deixar de dar minha opinião sobre esse assunto. Concordo sim em alguns aspectos que é mais complicado quando um é e o outro não, porém gostaria de contar sobre o meu caso. Há uns 7 anos atrás eu não era crente e conheci meu ex namorado que era crente e começamos a namorar e em mais ou menos uns 6 meses ele me convidou pra ir na igreja e naquele dia conheci Jesus, Deus falou comigo tremendamente. Hoje não estamos mais juntos, mas isso é outra história. O que queria dizer é que foi através dele que conheci Jesus, foi por ele ter namorado comigo mesmo eu não sendo crente. Talvez seja da vontade de Deus que vc fique com tal pessoa pois Ele tem um proposito na vida de vcs mais adiante mas vc acaba não querendo pois o outro não é crente, então acho que depende muito. Já conheci crentes que traiam as namoradas e não crentes que tem muito mais temor a Deus. Enfim, minha opinião. Que Deus abençoe o NMM cada dia mais e mais!

    • Fernando Ortega 3 de março de 2012 às 13:31 - Reply

      Glória a Deus por isso Lais.
      Mas você é um caso que está fora das estatísticas. Na maioria das vezes o que acontece é exatamente o contrário. Não é proibido nem pecado namorar com alguém que naõ seja cristão, mas não é aconselhável.
      Não era necessário namorar para que você conhecesse a Jesus.
      Abração mana!

  68. Fernando Ortega 18 de abril de 2009 às 13:46 - Reply

    Magina Mi! Espero poder te ajudar mesmo! Se vc se concentrar em adorar a DEUS então fico feliz!
    Em relação a “excessão”, realmente não acredito em nenhuma. Imagine os padrões dels por exemplo…. vc precisa de alguém q te leve pra perto de DEUS e não pra longe DELE. O objetivo do seu namoro é adorar a DEUS. Leia alguns outros post (este aqui por exemplo).

    Vc sabe, estou aqui para te ajudar! ;)

    Fica com DEUS!
    Fica firme e não retroceda! O SENHOR tem O MELHOR pra vc! Sou testemunho disso!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  69. Fernando Ortega 23 de abril de 2009 às 12:16 - Reply

    Q ótimo Andresa!!!
    Glória a DEUS! Não se sinta só, tem muita gente q tem passado pelas mesmas lutas suas. Não se entregue nem lute sozinha. Encontre aguém de confiança próxima a vc (fisicamente) para compartilharem suas lutas e orarem juntas! Digo junTAS pq é imprescindível q seja uma mulher.
    No demais, fuja da tentação (como fez José) e resista a satanás (como fez JESUS)!

    Uma abração!
    Vitórias!!!
    Fica com DEUS!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  70. Fernando Ortega 24 de abril de 2009 às 1:10 - Reply

    Glória a DEUS Ana!!
    Recebo sim!!! :D
    Continue visitando!!!

    Vitórias!!
    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  71. Fernando Ortega 1 de maio de 2009 às 18:32 - Reply

    É isso ae Rafa!!!
    Prossiga para o alvo!

    Sabe q se precisar é só dar um grito! Hehe!

    Vitórias!
    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  72. Fernando Ortega 1 de maio de 2009 às 18:33 - Reply

    Glória a DEUS Rafa!!!
    Valeu!!

    Vitórias!
    Abração!

  73. Fernando Ortega 12 de maio de 2009 às 15:09 - Reply

    Olha…. sempre pego o caso contrário por aqui! Hahaha! Sempre é a menina q diz q o cara “não é evangélico” e pergunta o q fazer…. Hehe.
    Massss….. Vamos lá Sabrina.

    Primeiro de tudo: Você não precisa se tornar evangélica! A questão não é religião.
    O q vc precisa é conhecer a JESUS de forma pessoal. Não basta dizer “não faço isso” “não faço aquilo”, vc precisa ter um relacionamento intimo com DEUS. Isso não te exclui de nada. Não é dizer q vc não está apta para namorar ou q vc precisa entrar para um”clã” para namorar. Isso é religião e como disse, não é questão de religião. JESUS é JESUS e religião é o q os homens inventaram. O fato de vc se ralacionar com JESUS não servirá apenas para seu namoro mas, para toda sua vida.

    Segundo: Seu relacionamento não pode ser para seu beneficio.
    O padrao q acredito para um namoro diante de DEUS é muito mais do q pensamos. ELE tem q ter “o poder” de gerar um sorriso nos lábios de JESUS!
    Vc pode amar seu namorado mas, tem q amar muito mais a JESUS! Se vc conhecer a JESUS de forma intima, então descobrirá q seu namorado é segundo plano em sua vida. E na boa, capaz de ao vc desfrutar DEUS em sua vida, acabe desistindo até desse namoro (dependendo do tipo de relacionamento). Isso pq JESUS é muuuuuuuito apaixonante! Infelizmente hj em dia é tido como careta e muitos perdem tudo o q um DEUS verdadeiramente vivo pode oferecer a seus filhos.

    Terceiro: É o resumo dos dois primeiros. A bíblia diz: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6:33). Sua primeira preocupação deve ser seu relacionamento com DEUS, depois o seu namoro. Busque a DEUS como um PAI. Seja em oração ou lendo a biblia. Faça isso com outras pessoas q o buscam. E é neste ponto q entra a igreja. Eu posso te ajudar por aqui mas, ainda é virtualmente e vc precisa de pessoas próximas fisicamente para isso.

    De qqer forma se vc tiver dificuldades, só entrar em contato. ;)

    Um abraço!
    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  74. Fernando Ortega 12 de maio de 2009 às 18:05 - Reply

    Maravilha Sabrina!!!
    É isso mesmo! Mas diferencie religiao de JESUS. No caso, como te falei, uma coisa q vc precisará encontrar é uma igreja q professe a verdadeira fé em CRISTO baseada e fundamentada na Bíblia q é a palavra de DEUS!
    Não se ligue a nomes como, evangélico, católico, espirita ou sei lá mais o q. Esses nomes são as pessoas q dão. No caso, aconselho vc frequentar uma igreja evangélica somente pelo fato de este foi o nome dado a este tipo de igreja q segue a a JESUS conforme a palavra de DEUS. Frequentar uma igreja evangélica não te fará evangélica assim como ir ao Mc’ Donald’s não te tornará em um hamburguer!

    Qndo te perguntarem: “Vc é evangélica?” ou “Vc é crente?” simplesmente responda: “Eu acredito, sigo e amo a JESUS!”
    Enfim, quero ressaltar a idéia de vc se juntar com pessoas q queiram o mesmo q vc: Buscar a JESUS. Isso não se faz sozinho. DEUS não tem mais filho único. O q ELE tinha, entregou-se e morreu na cruz por nossos pecados. Diante disso q te falo, frequente, converse, conviva e tenha amigos (ditos pelas pessoas como) evangélicos. Aliás, me encaixo nisso, sou chamado de evangélico…… e minha função é poder te ajudar a se aproximar de DEUS!
    Vc até poderá ser chamada evangélica mas, isso é só para reconhecer o tipo de sua fé e não a religião. (Essa é a diferença!)

    Abração moça!
    E se tiver maiores dúvidas, pode falar comigo a vontade!!! ;)

  75. Fernando Ortega 15 de maio de 2009 às 3:15 - Reply

    Olá moça!!!
    Sei q é difícil mesmo. Essa área é complicada justamente pq ela contribuirá, e muito, em sua felicidade. Dessa forma, o “cara do subsolo” fará o possível para te deixar mal.
    Mas…. mantenha-se firme. Apoie-se em DEUS, ELE pode te sustentar.
    Lembre-se: “JESUS é muito mais importante q seu ex-namorado!”

    Entregue completamente essa area nas mãos DELE e aproxime-se de DEUS não somente por causa desta situação, mas pelo q ELE é! Ou seja, não busque a DEUS somente pq vc está em dificuldade e precisa de SUA força, busque a DEUS pq ELE deve ser a pessoa q vc mais deve amar em sua vida! Se não for assim, sua busca será interesseira e isso não alegra o coração de DEUS. Vc nasceu pra fazer JESUS feliz! Como? Observando a SUA palavra (biblia) e cumprindo-a! O resto ELE mesmo toma conta! Como já te falei: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6:33).

    Mantenha-se firme mulher!!!

    Fica com DEUS e q ELE te dê sabedoria e força!!!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  76. Fernando Ortega 16 de maio de 2009 às 1:29 - Reply

    Glória a DEUS Gigi!!!
    Bênção pura hein??? DEUS é PAI mesmo!!! :D

    Abração moça!
    Fica com DEUS!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  77. Fernando Ortega 20 de maio de 2009 às 10:40 - Reply

    Oi Mi!!
    É o seguinte, vou ser direto: “PULA FORA DESSA!”
    Pense bem, vc acabou um elacionamento agora, é normal ficar carente (sentir falta do carinho q antes tinha) e é exaxtamente nessa hora q o diabo vai entrar em ação. Ele não é nem um pouco tonto, por isso (como vc disse) o cara na qual vc está me dizendo é “lindo, educado e gentil”.
    Os propósitos dele são completamente diferente dos seus!
    Peço, com muito amor, q não se envolva!!!!
    Para maiores esclarecimentos, leia este post: Namoro com não crente?

    Qualquer dúvida entre em contato!
    Não morda essa (nem nenhuma outra) maçã!!!!
    Prevaleça nessa situação!
    VITÓRIAS!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  78. Fernando Ortega 22 de maio de 2009 às 12:39 - Reply

    E ae Lourenço!
    Cara, sei como é dificil esperar pela pessoa certa mas, como já falei em um post, “não dá pra esperar a pessoa certa se divertindo com a errada”.
    Sabendo q seu relacionamento é para adoração a DEUS, te falo: Esquece ela. Ore, peça ao SENHOR pra te dar graça e paz em relação a essa area. Na verdade o q te segura nela é a emoção mas, te falo pra vc usar a razão. Pense, ela (pelo q entendi) não é cristã, já tem um namorado, mora em outro estado… já pelo fato de ela ter um namorado, é completamente desaconselhável qqer coisa. Qnto ao fato de ser de outro estado, disso eu entendo! Eu moro em SP e a Fran em SC! É muito dificil mas, qndo os dois estão firmes no mesmo propósito (adorar a DEUS) o relacionamento fica forte o suficiente para encarar a distância! Não vou comentar sobre não ser cristã até pq vc não deixou isso claro e tb tem 2 posts no blog a respeito.

    É isso ae cara!
    Fica firme e mantenha seus olhos NELE!
    Abração!
    Qqer coisa estamos ae ;)

  79. Fernando Ortega 23 de maio de 2009 às 14:07 - Reply

    Q ótimo cara!!!
    Fico feliz! Foque no Reino mesmo! Pense q seu namoro é pra DEUS!
    Dê uma passeada pelos posts sobre namoro aqui do blog, acredito te ajudarão bastante em sua escolha!

    Abração queridão!
    Vitórias!

  80. Fernando Ortega 14 de julho de 2009 às 17:51 - Reply

    Elis! Quero dizer com tdo amor de irmão,
    Por favor, não deixe seu coração ser enganado. Lembra qndo Moisés subiu para buscar as tábuas? O povo ficou impaciente dizendo q Moisés não voltaria e resolveu montar o bezerro de ouro perdendo a bênção q o SENHOR havia lhes reservado. Por isso te digo para não se iludida pelo o q aparenta ser “brilhante”.
    Entendo claramente a dificuldade de esperar mas, peço q vc entenda q seu namoro/noivado/casamento não é exclusivo seu…. ele é e tem q ser mesmo para 1 único propósito: Adorar a DEUS!
    DEUS está mais interessado em q vc seja feliz do q vc mesma está, por isso é importante esperar com paciencia!

    Ansiedade nos faz tomar atitudes desesperadas e sem serem pensadas! Foi assim com os israelitas no deserto, foi assim com Saul q fez o sacrificio sem esperar Samuel…..

    Quero deixar umapassagem para vc meditar e guardar no coração com fé!

    “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
    Lançando sobre ELE (JESUS) toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
    Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1 Pedro 5:6-8)

    Leia tb 1 Samuel 13:1-14

    Fique firme e não se iluda!
    Mantenha-se em oração!

    O SENHOR te abençoe poderosamente!
    Q ELE te dê força e fé para q seus pés não vacilem!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  81. Fernando Ortega 29 de julho de 2009 às 18:54 - Reply

    Oi Ana!
    Então….. não acho certo se unirem para buscar a JESUS………eu acho exelente!!!!
    Não importa o q já aconteceu entre vcs. Busquem o SENHOR e faça isso até encontrá-lo. Qndo o encontrar fique aos pés DELE!! Vcs dois!!!
    Não é preciso terminar a menos q esse relacionamento não impulsione vc pra se aproximar de DEUS mas, como vc disse q ele tb qer, então busquem juntos! Com todas as forças!!!

    Um abração!
    Q o SENHOR abençoe vcs poderosamente!!!
    VITÓRIAS!

  82. Fernando Ortega 30 de julho de 2009 às 11:06 - Reply

    Amém Ana!!!
    Abração!

  83. Fernando Ortega 3 de agosto de 2009 às 19:09 - Reply

    Oi Rê!

    Vou responder seu comentário no post de amanhã ok?
    Abraço!!
    VITÓRIAS!

  84. Fernando Ortega 3 de agosto de 2009 às 23:45 - Reply

    Oi Lais!
    Olha…. fica complicado dizer algo diante de uma situação delicada como esta. Não sei os meios nem os pqs….
    Então prefiro não dizer nada a respeito.

    Q o SENHOR te dê sabedoria e graça de maneira a ouvir a SUA voz e segui-la!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  85. Fernando Ortega 13 de agosto de 2009 às 16:23 - Reply

    Oi Taty!!
    Então moça….
    Não vou falar pra vc terminar…… pq vc não terminará! Hahahaha! Não estão nem um mes namorando, isso significa q ainda estão “pisando em nuvens”.
    Mas agora q vc assumiu, a solução é tentar levá-lo pra perto de DEUS! Esse tem q ser seu objetivo.
    Não posso dizer o q faria em seu lugar pois, em seu lugar eu nem iniciaria um namoro com uma pessoa q não tem intimidade com JESUS.
    Querida Taty, o q falo aqui pode não te cair bem ao coração mas, realmente não estou para agradar o coração de ninguém senão o de JESUS.
    No entanto, fique calma, como disse, o melhor a fazer agora é levar ele pra perto de JESUS. ;)

    Permaneça firme e invista em biblia!!!
    Já pensou em ler estudos bíblicos com ele??

    Abração moça!
    Fique firme!!!
    qqer coisa grita aqui!!! :D

    VITÓRIAS!

  86. Fernando Ortega 13 de agosto de 2009 às 17:03 - Reply

    Oi Shara (desculpe a demora na resposta)
    Realmente é uma luta! E já quero dizer antes de tudo: Não se sinta culpada!
    Agora realmente é momento q vc “não tem tempo” para sentir-se assim. É tempo de batalhar mesmo!
    Ore, jejue, e entre em batalha por ele! Vc terá q fazer isso.
    O SENHOR pode te dar uma palavra q mudará o coração dele! Busque!

    Q o SENHOR te dê sabedoria, graça e força!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  87. Fernando Ortega 13 de agosto de 2009 às 17:23 - Reply

    Glória DEUS moça! Faça isso então!
    mas não posso deixar de comentar 1 coisa: Vc não ama ninguém (conjuge) com 1 mes de namoro…… o amo é aprendido mediante o andamento do namoro, não é sentimento! O amor é racional! Tem alguns estudos aqui no blog q podem explicar melhor! Hehe!!

    Abração moça!
    Amanha temos chat às 12h!!!

  88. Sahra 17 de agosto de 2009 às 19:13 - Reply

    É amigo,vc tem razao,a unica coisa que posso fazer é batalhar por ele,e ter paciencia esperando em Jesus(o q eu acho o mais dificel).
    Obrigada pela resposta =]

  89. Fernando Ortega 29 de agosto de 2009 às 2:49 - Reply

    Oi Nanda!!
    O melhor a vc fazer nesse caso é: Pegue uma folha e uma caneta. Agora escreva no papel as qualdades e defeitos de cada um.
    Neste caso, digo de ante mão. Não fique com o q não é cristão!!!!! O q não significa q estou dizendo para ficar com o cristão.
    O objetivo do seu namoro e futuro casamento, é adorar a DEUS. O q não é cristão, ainda não está disperto a isso.
    Na realidade, a resposta já está com vc. Faça essa lista e busque conhecer melhor o rapaz “fofo” (hehehe).
    Dê uma lida nos demais post, acredito q te ajudarão bastante! Veja a lista aqui.

    Abração moça!
    Fica com DEUS!
    Qqer coisa dá um grito aqui!!! :D

  90. Fernando Ortega 1 de setembro de 2009 às 10:38 - Reply

    Oi Van!
    Desculpe a demora na resposta….
    Mas leia este post, acho q vai te responder algumas perguntas. Clique aqui para ler.

    Abração!!
    Vitórias

  91. Fernando Ortega 4 de setembro de 2009 às 1:31 - Reply

    Oi Rê!!!
    Mass….. q carta???? :S

  92. Fernando Ortega 23 de setembro de 2009 às 1:35 - Reply

    Olá Elenilce!!!
    Dê uma lida neste post (clique aqui) Acho q ele vai te ajudar! ;)
    Abração!

    VITÓRIAS!

  93. Fernando Ortega 30 de setembro de 2009 às 1:59 - Reply

    E ae Renatão!!
    Cara, vamos deixar algumas coisas claras:
    1º vc não a ama. Só está perdidamente apaixonado! Esse tipo de amo (casal) não se aprende sem já estar se relacionando com a pessoa.
    2º Frase sua: “ela é muito bonita então eu fiquei ‘maluquinho’ ” – Vc não pode querer iniciar um relacionamento por isso….

    Vc está muito apaixonado, isso significa q é difícil deixar o seu racional avaliar a situação….. Aconselho vc ler este post:
    Namoro Cristão: 3 Critérios para uma escolha abençoada!

    Se vc realmente quer namorar com ela, então 1º espere ela se converter. Acho q vc não vai qerer sofrer com a dúvida de uma possivel traição.
    Lembre-se: Namoro/noivado/casamento não é pra suprir carências, é para ADORAR a DEUS!

    Abração cara!
    Fica com DEUS!
    VITÓRIAS!

  94. Fernando Ortega 30 de setembro de 2009 às 2:24 - Reply

    E ae Tiagão!
    Cara, acho q o melhor é vc devagarinho ir ensinando JESUS pra ela. Sem nenhuma 2º intenção, simplesmente como adoração ao SENHOR, afinal, é uma vida para ELE. Antes de pensar em sua vida, em seu coração e seus sentimentos, pense na vida dela para com DEUS!
    Ore por ela e espere ela se converter mesmo.
    Acho q é o mais prudente a se fazer….

    Abração queridão!!
    Abração!
    VITÓRIAS!

  95. Fernando Ortega 30 de setembro de 2009 às 14:20 - Reply

    hummmm.. ok! Hehe!

  96. Fernando Ortega 15 de outubro de 2009 às 14:12 - Reply

    E ae Ruan! Maravilha cara!
    Fico muito feliz q vc esteja pra aceitar a JESUS.
    Mas, antes de se preocupar com seu namoro, preocupe-se com sua vida com DEUS!
    Conheça a DEUS. Não aquele q a midia imagina, como um velho sentado numa cadeira pronto pra te condenar….. mas como um PAI! Um pai q te ama muito e qer o melhor pra sua vida! Vc está no caminho certo!
    1- COnheça a DEUS e sua palavra, busque conversar com ele e ler a bibila diariamente. Ela pode te ajudar nisso! ;)
    2- Seu namoro, pra ser feliz, tem q adorar a DEUS. Aqui no blog tem varios post q te ajudarão nisso!

    É isso ae Ruan! parabéns cara!
    Qqer coisa estamos ae!

    Abração cara!

  97. Fernando Ortega 15 de outubro de 2009 às 14:38 - Reply

    Querida Lady.
    Se vc tivesse me perguntado antes de assumir o relacionamento te responderia. Não namore, ore po ele primeiro pra q se converta!
    Mas a história agora é outra. Vc estava ciente das consequencias mas, não é o fim do mundo. Obviamente não vou falar pra vc terminar, primeiro pq nao tenho essa aturidade e direito em sua vida e outra pq como vc disse, vc está emocionalemnte envolvida e respeito seus sentimentos.
    Bom, o q fazer agora? ORE! JEJUE! BUSQUE AJUDA COM IRMÃOS PRÓXIMOS A VC!
    Já q vc entrou nessa, então lute pela vida dele! Pra q se converta! E nisso vc terá q ter muitas forças! Mas não desista! Use isso como adoração ao SENHOR! Procure levá-lo pra perto de DEUS!

    Q o SENHOR te dê graça, sabedoria e força!
    Abração querida!
    VITÓRIAS!

  98. Fernando Ortega 20 de outubro de 2009 às 10:27 - Reply

    E ae Kelinton!!
    Cara, realmente a chance de dar certo é bem pouca…. ainda mais na atual situação (como vc me contou).
    Agora…. se vc realmente qer continuar com ela, vc deve orar muito pra ela se converter. Vc precisa planejar como fazer isso. Maaaasssssss…… se não der certo, vc precisará decidir entre ela e o SENHOR……
    Não dá pra vc continuar com ela sendo q ela não te levará mais perto do SENHOR.
    Ore por ela, peça sabedoria ao SENHOR em como falar de JESUS pra ela. Se isso não der certo, tome sua decisão.

    Abração querido!
    VITÓRIAS!
    Q o SENHOR te dê graça!
    Qqer coisa estamos aqui!

  99. Fernando Ortega 23 de outubro de 2009 às 12:44 - Reply

    Querida Jéssica,
    Aconselho q ANTES q vc namore, busque de DEUS ser usada para q ele se converta. Após a conversão, espere ele se batizar, após ele se batizar, espere ele dar frutos!
    Não namore com a esperança de trazê-lo para a igreja! Vc pode ter escutado histórias do tipo, mas não é o q geralmente acontece.
    Dê uma passeada nos estudos sobre namoro, acredito q vai te ajudar bastante! ;)

    Abração!
    Fica com DEUS!
    VITÓRIAS! :D

  100. Fernando Ortega 16 de novembro de 2009 às 11:39 - Reply

    E ae Amós!!!
    Cara, fico feliz q vc tenha voltado para JESUS!
    Bom, vamos lá….
    Meu conselho é q vc não tente nada com ela. Se vc acaba de voltar pra igreja, vc não precisa de uma namorada, vc precisa de JESUS. Vc precisa ter intimidade com ELE primeiro antes de buscar intimidade com outra pessoa.
    Depois, sob a orientação DELE, vc encontrará a pessoa certa, seja ela ou outra menina.
    Blza???

    Abração cara!!! Fica com DEUS!

  101. Fernando Ortega 16 de novembro de 2009 às 14:55 - Reply

    Oi Jé!

    Já ouvi muitas vezes a expressão: “…com ele(a) é diferente…”
    Tome muito cuidado onde está pisando. Tudo bem q ele pode ser um amor de pessoa mas, será q é mesmo de DEUS?
    Lembre-se, o coração do homem é enganoso!
    Seja racional. Pense e coloque no papel os motivos pelos quais vc qer namorar com ele.
    Digo aqui no blog q o namoro não deve ser para suprir nossas carências e sim para adorar a DEUS!
    Sinceramente, da minha parte, não aconselho a namorar com alguém q NÃO tem intimidade com DEUS.

    Desculpe se não é a resposta q vc esperava mas, preciso falar o q tenho aprendido e visto no meio da igreja.

    Abração querida!!!
    Q o SENHOR te dê sabedoria e graça!
    VITÓRIAS!

  102. Fernando Ortega 16 de novembro de 2009 às 17:32 - Reply

    Maravilha Jessi!!
    Caminhe devagar. Seja usada por DEUS para q ele conheça o evangelho.

    Estamos por aqui qqer coisa!
    Abração!
    PAZ!

  103. Fernando Ortega 7 de dezembro de 2009 às 16:02 - Reply

    Oi Mi!!
    Realmente seu caminhar nessa área foi difícil.
    Sinceramente, acho q agora vc está no melhor momento. Momento de parar TUDO e recomeçar!

    O q passou passou!
    Filipenses 3
    13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
    14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

    Agora é hora de vc entregar essa área completamente nas mãos de JESUS! No ínicio será difícil! Ainda mais pq vc está carente. Sempre tinha alguém contigo e agora não terá mais (por um tempo).
    Mas assuma um propósito, fique um tempo sem namorar! Preocupe-se com sua vida espiritual pois é ela q vai ajudar na sua saúde emocional e sentimental!

    Pense, ore e medite sobre isso.
    Qqer coisa estamos aqui! ;)

    Abração moça!!!
    VITÓRIAS!

  104. Fernando Ortega 29 de dezembro de 2009 às 12:15 - Reply

    Oi Mimih!!
    Realmente essa é uma área complicada!! Muito difícil mesmo!!
    Querida, leia este post: Vc já se arrependeu hoje?

    Se ainda assim precisar de algo dá um grito!
    Estamos juntos!! Fica firme e não desanima! Mantenha sua postura e fuja de qqer momento sensual!!!! Nem Davi aguentou! José correu!! Corra vc tb!!!

    DEUS abençoe e te dê graça!
    VITÓRIAS!

  105. Fernando Ortega 30 de dezembro de 2009 às 15:23 - Reply

    Valeu Luan!!

    Abração
    VITÓRIAS!

  106. Fernando Ortega 30 de dezembro de 2009 às 15:38 - Reply

    Oi Joicinha!
    Bom, não sei qntos anos vc tem….
    Procuro ser sincero com tds aqui, por isso q digo q essas coisas de “sentir q ele é o homem da sua vida” é meio errado. Até pq o coração do homem é enganoso!
    Como não conheço sua vida e nem a situação, o q posso te falar é pra vc guardar seu coração. Entregar essa area a ELE, buscar a DEUS e no tempo DELE, ELE acrescentará seu conjuge.

    Um abração moça!!
    VITÓRIAS!

Deixe um comentário »