SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

Namoro Cristão: Qual idade certa pra namorar?

idade_namoro

Tenho recebido diversos comentários e e-mails sobre o namoro cristão e na maioria não sei a idade das pessoas. Muitas vezes não há maturidade para assumir um relacionamento e qndo surge um problema a atitude dos pombinhos não é das melhores. O q sobra? Choro, lágrimas e ranger de dentes! Hehe! Então decidi postar sobre a idade q acredito ser boa (baseado em minha singela experiência). O q segue abaio é um trecho de um post q já escrevi:

Primeiro você tem q pensar se é o seu tempo. Se vc tem menos q 18 anos, aconselho vc esperar um pouquinho….. Antes q vc (dessa idade) me apedreje, eu explico o pq.

Detalhe: Estou partindo do ponto de vista q você quer agradar a DEUS de coração com seu futuro relacionamento e está disposto a morrer pra vc e seus desejos para isso (Gálatas 2:20).

Chega de nhe-nhe-nhé e vamos aos pqs:

– Cientificamente uma pessoa nessa faixa etária tende a se apaixonar tão facilmente quanto se “desapaixona”. Como diria meu pastor: “Só se desilude quem está iludido!”. Não dá pra ter um namoro cristão no estilo novela global “Malhação”!

– É preciso de maturidade para coordenar o relacionamento conforme a vontade de DEUS. Não que alguém nessa idade não tenha, mas existem pequenos detalhes q só se aprende com os anos.

– Não dá pra ficar “fazendo testes” com relacionamentos curtos. É preciso usar a razão ao escolher. Não pense algo como:  ”Me divirto com a pessoa errada enquanto não encontro a certa”.

– Entenda q esta é a 2º decisão mais importante de sua vida (a 1º é escolher a JESUS)! Não entregue seu coração de bandeja! Espere o momento certo!

– Se você tem 16 anos, provavelmente esteja no segundo ano do colegial mas, digamos q começou a namorar….. ai até casar, tem 1 ano pra o terceiro colegial + 5 anos de faculdade (isso se não precisar de cursinho). No total dá 6 anos (chutando bemmmm baixo!!! Pois não acho q vc queira casar com 22 anos…..) Vc vai “segurar a barra” só dando a mão e uns bjs? (embora eu desaconcelhe o bjo) Com o tempo a carne vai pedindo mais….. vc vai ter extrutura espiritual pra vencer e não fornicar?

75673473– Vc precisa de um trabalho. Não vai me dizer q vai pedir R$ 30,00 pra mamãe e ir no Mc Donald’s!!!!!
Bom, se vc quer namorar e não tem trabalho, eu tbm tenho uma dica: Pega um busão, os dois passam por baixo da catraca, para numa padoca, pede 2 pães na chapa e 2 copo d’água!!! Pronto!!!! Baratinho…… Não dá né?? Namoro demanda dindin!!! Afinal é um investimento!

– Entre em um namoro se vc quer conhecer mais intimamente uma pessoa com o objetivo de aprender a amá-la e se casar. Não é “test-drive”!!!!!! Se vc quer simplesmente suprir suas carências, dar uns bjinhos, uns amassos abraços, etc…. é muito provável q vc quebre a cara! Namoro é coisa séria! Infelizmente o mundo deturpou muito o namoro.

– Resista as pressões de seus amigos, da mídia e do diabo! Aprenda q tudo tem o seu tempo certo (Ecls. 3)

Apoie-se nos seguintes versículos:

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

I Pedro 5:7

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Mateus 6:33

Eu comecei a namorar com 23 anos. Calma apressadinho! Não significa q vc tb tem q namorar ou vai namorar só com essa idade! Quero dizer q eu esperei entregando essa área completamente nas mãos de DEUS (sem querer tirar de suas mãos) e mesmo havendo algumas oportunidades, me mantive firme na espera do momento certo.

Demorei alguns anos pra entender q o verdadeiro propósito do namoro é adorar a DEUS. Então coloquei em minha cabeça q iria namorar só 1 vez e seria para a adoração a DEUS!

Se vc me perguntar se fui bem sucedido, eu te respondo: Dá uma passeada no blog. Ele é um fruto da bênção q tem sido meu namoro! Vc só está lendo este artigo pq DEUS me abençoou muitissimo e honrou meu propósito de simplesmente deixar esta área em SUA preciosas e sábias mãos!

É isso aê psiti!!
Se tiver dúvidas é só comentar!

Fiquem com JESUS e aguardem o momento certo!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.

Leia mais post sobre Namoro Cristão aqui.

Por | 2017-08-19T23:55:16+00:00 terça-feira, 30 de dezembro de 2008|Namoro Cristão|68 Comentários

Sobre o Autor:

Conhecendo e prosseguindo em conhecer o Mestre. Crente doido, luto contra mim mesmo todos os dias. As vezes eu ganho, as vezes eu perco. Afogado na graça de Deus.
  • A paz do Senhor irmão!!Nossa eu fui muito edificada e impactada através do seu blog querido…Eu realmente não sabia como saber se um rapaz é de Deus ou não pra minha vida,mas agora ja sei de que maneira saber,graças a perguntinha lançada por vc…É PRA DEUS OU PRA MINHA VONTADE? Fiquei realmente muito feliz,e agora tenho sentido um conforto muito grande da parte de Deus através do seu testemunho tão lindo…Estou na igreja ha 7 anos e ha 7 anos estou sozinha(por opção)sofri muito enquanto estive no mundo por causa de escolhas erradas,e por isso hj prefiro esperar o tempo de Deus pra minha vida.Até o momento não tenho me sentido segura pra assumir um relacionamento sério pq ainda tenho muitas dúvidas sobre como saber começar um namoro…e todas as vezes que sinto o desejo no coração de orar com algum rapaz,sempre determino diante do Senhor que só quero namorar com aquele que irei me casar…Não concordo com os jovens que ficam experimentando relacionamentos pra suprir as suas carências afetivas…Namoro é responsabilidade,se trata do meu futuro…Tenho consciência que uma escolha errada pode trazer benção ou maldição pra minha vida…E eu dou graças a Deus por isso!
    Deus abençoe poderosamente a vida de vc’s!
    E que o Senhor continue usando a vida de vc’s pra abençoar cada dia mais a vida dos jovens que precisarem de uma palavra de orientação!
    Fikem na paz do Senhor!
    Um abraço!

  • Glória a DEUS Isis!!!
    Fico felizão qndo leio comentários desse tipo! O objetivo do blog é adorar a JESUS e qndo jovens me dizem q foram abençoados, creio q ele está cumprindo seu objetivo!
    Tda glória seja a ELE!
    Q vc continue em paz sabendo q o SENHOR tem o melhor pra vc. Espere mesmo o tempo q for preciso depositando essa area aos pés de JESUS!

    Q o SENHOR te abençoe e te dê graça!
    Abração!!!
    Ano de VITÓRIAS!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  • Sara

    Oiin a Paz do Senhor!Bom adoreii esse blog e me ensiina muiito estou com uma dúviida’!Eu amo um rapaz da igreja e ele me ama!Ele me pediu em namoro eu disse que aceitaria mais primeiro tinha que falar com a Pastora da Igreja como me mudei pro outro lado da cidade fica difícl pra mim ir a Igreja que congregava e que ele está lá pra falar com a pastora faz uns 2 meses que a gente não se vê a gente troca mensagens pelo celular e as vezes conversamos tmb(pelo celular)Mais como vou saber se é da vontade de Deus ou minha vontade e a vontade dele esse namoro!Diretamente tenho sonhos que eu vou pra Igreja e o procuro mais não o acho e outros sonhos que ele está na igreja mais eu estou com outro rapaz e ele “morrendo de raiva”.Gostria de saber também se esses sonhos tentam me dizer alguma coisa!Obrigada pela atenção fique com Deus e aguardo a resposta!Obs:tenho 13 anos quase 14 e ele tem 18!

  • Olá Sara!
    Olha, de distância eu entendo! A Fran (minha linda namorada) mora em SC e eu em SP! É dificil e desafiador mas, estamos muito felizes com as conquistas q temos alcançado juntos.

    No seu caso, aconselho (com muito amor) q vc espere mais um pouco pra namorar. Muitas coisas novas acontecerão na sua vida e muitas decisoes importantes deverão ser tomadas. Queira ou não, uma paixão nos tira um pouco o foco das coisas. É muito bom se apaixonar mas, acabamos perdendo o foco de algumas coisas e em sua idade, vc terá q começar a se concentrar em certas decisões q exigem muita atenção. Nesse processo um namorado pode acabar atrapalhando e não ajudando.
    Vc está em uma idade onde tem muita coisa ainda pra acontecer. Acredito q vc não vai qerer casar com 18 anos. Isso pq ainda é preciso escolher uma faculdade para poder crescer, trabalhar e ter uma casa abençoada. Seguindo essa linha, digamos q vc case com 21 anos (o q ainda acho cedo) até lá serão 8 anos de namoro. O diabo não joga limpo e fará o possível pra vcs cairem em fornicação.
    Tb tem o fato de vc ter q aprender muitas outars coisas da vida mesmo. Coisas q vc só aprenderá passando por elas.

    Por essas e por outras q te aconselho a NEGAR-SE A SI E A SEUS DESEJOS PELO SEU AMOR MAIOR: JESUS CRISTO. Ou seja, aguarde mais um pouco para iniciar um relacionamento.
    Enquanto não chega o momento certo, vá se preparando com oração e crescimento espiritual.
    Namore não por seus instintos, carências e desejos mas, para glorificar o SENHOR!

    Um forte abraço!
    DEUS te abençoe e te capacite poderosamente!
    Vitórias!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  • Danny

    Oi eu tenho 15 anos e vou fazer 16 em abril, moro com minha mae padrasto e minha irma filha deles. Minha mae tornou envagelica pq eles nos levou e nos mostrou e nos resolvemos aceitar Jesus. Meu padrasto é mto mandao e Sr. da verdade. Eu conheci um garoto da escola filho de um cara q minha mae conhece. Ele não é envagelico mas acredita mtoo em Deus. Ele me ama e me apoia. Outra vez briguei com meus pais e qria fugir de casa. Ele converso cmgo, e flo q Deus nao iria gosta dessa minha atitude. Minha mae aprovou o namoro so q meu padrasto nao o conhece nao quis conhecer e disse q na tenho idade pra namorar. Estou mto triste. Oq eu posso fazer para q meu padrasto aceite ou pelo menos qra conhecer o garoto. Qro mto a resposta pois nao sei oq fazer

  • Olá Danny!
    Então…. na realidade eu desaconselho o namoro dessa forma. Pq??
    – Ele, embora goste de JESUS, precisa AMA-LO. Precisa se relacionar com JESUS. Por mais “bonzinho” q ele seja, é preciso q conheça verdadeiramente a JESUS. Haverá dias q não serão palavras de sabedoria humana q vão ajudar, mas sim, a palavra de DEUS. Por isso ele precisa conhece-la.
    – Ainda acho q vc está nova para iniciar um relacionamento. Neste mesmo post escrevi os pqs.

    Outra coisa: Não é simplesmente “resolver aceitar a JESUS”. O caminho com CRISTO é maravilhoso mas, é preciso entrar de cabeça. Não dá pra viver do nosso jeito ou da maneira q pensamos, é preciso viver COMO ELE (JESUS) PENSA E DIZ.

    Leia os outros posts do blog. Acredito q eles te ajudarão bastante tb. 🙂

    Ore para q o SENHOR te dê sabedoria. Leia a biblia buscando no SENHOR uma palavra q te dará a direção correta!

    É isso ae.

    Abração!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  • Gabriel

    Meu eu adorei o teu blog,
    sabes Deus te deu sabedoria para ajudar os outros e agradeço a Ele por ter me levado exclusivamente no teu blog com tantos por ai…

    fique na paz do Senhor

  • Glória a DEUS Gabriel!
    É exatamente o motivo pelo qual mantenho este blog no ar: Glorificar a DEUS! Woooohooooooo!!!

    Estamos juntos queridão!!
    Abração!

    DEUS te abençoe poderosamente!!!

    Vitórias!!!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  • veronica

    a paz do senhor muito obrigado pela resposta tambem acredito que esta muito cedo para eles namorarem vou orar para que DEUS NOS ORIENTE MAS e mas e vigiar eles mas sem magoar ore para que Deus mim de sabedoria para orientalos brigado por tudo.graças a DEUS que encontrei este blog

  • Maravilha Veronica!!!
    DEUS abençoe vc com sabedoria!

    Abração!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega.

  • Carol

    Olá!
    Primeiramente quero dizer que seu blog esta de parabéns! Que Deus continue o inspirando e dando a vc sabedoria para aconselhar vidas que necessitam. É como diz na palavra de Deus “Na multidão de conselheiros, há sabedoria”.
    Bem… Sou Caroline e tenho 16 anos.
    Sou líder do grupo de Louvor da minha igreja mesmo sendo nova!… Todos viram responsabilidade em mim, e Deus me chamou pra esse cargo tão importante na igreja… Ja estou liderando este grupo de louvor a 1 ano e meio, e Deus tem me abençoado a me capacitado a cada dia mais.
    A algum tempo…para ser precisa 1 ano, estou gostando de um rapaz de minha igreja, ele tem ministério, é músico na igreja, e tem uma vida de intimidade com o Senhor… e ele gostando de mim… Porém, nunca tivemos contato nenhum pois prezamos viver a vontade de Deus em nossas vidas. Ele é 10 anos mais velho que eu…porém nosso papo encaixa, nos abençoamos, e edificamos um ao outro mesmo sem estarmos namorando. Algumas pessoas que sabem que nos gostamos apoiam…outras criticam… Gostaria de saber sua opinião sobre esse assunto… Pois as vezes me pergunto: Se tenho responsabilidade e maturidade para liderar um grupo de 26 pessoas, mais velhas do que eu… se tenho maturidade para aconselhar meus liderados, não tenho maturidade para assumir um compromisso dentro da vontade de Deus?…
    Agradeço a atenção…
    mesmo mtas vezes abençoando pessoas com conselhos… agora sou eu que estou precisando de um! rsrs
    Obrigada!
    Aguardo o seu retorno…
    Deus o abençõe…

  • Olá Carol!
    Obrigado pelo carinho! Fico feliz q esteja gostando do blog! Ele tem mesmo o objetivo de adorar a DEUS!

    Realmente tu é valente! Tb sou lider de louvor e sei como é. Hehehe.
    Fico feliz pelo fato colocar seu namoro-noivado-casamento nas mãos de DEUS! Esse já é um grande passo.
    Sabe, conheço pessoas casadas q tem grande diferença de idade e são felizes e muito usadas por DEUS. As diferenças variam entre 4, 6, 8 e até 10 ano mesmo.
    No entanto, eles iniciaram o namoro qndo um deles tinha pelo menos 19 anos. Outros qndo terminaram a faculdade.

    Claro q o fato de vc já estar liderando um grupo de 26 pessoas demonstra um grau de maturidade mas, a vida a 2 é completamente diferente. Queira ou não, vc continua com 16 anos e ainda há detalhes da vida q se aprendem mediante os anos. São eles q vão te dar fundamentos e alicerces suficientes para ter um relacionamento estável e debaixo da mão do SENHOR.

    Não quer dizer q vc não possa namorar agora mas, acho muito mais prudente esperar mais um pouco. Isso para preservar vc e ao rapaz q vc está interessada.

    Analise também a sua condição para casar. Nossa geração é muito “metralhada” qnto ao sexo e infelizmente, muitos casais tem fornicado. O diabo não dá treguas. Esse é um outro ponto a ser observado.

    Diante de td isso, entenda q seu namoro-noivado-casamento não é pra vc mesma usufruir e sim para adoração a DEUS. Entenda q o fato de vcs estarem juntos é para serem mais fortes para alcançar maiores alturas! A sua alegria nesse relacionamento vai depender de sua adoração a DEUS com ele. Claro q vc pode se alegrar sem colocar DEUS no meio mas, seu namoro estará construido sobre a areia. A alegria do namoro, acredito eu e é o q venho falando no blog, é mediante a adoração do casal a DEUS. O resultado dessa adoração é q vai provocar uma alegria sem precedentes pois é a resposta da alegria de DEUS sobre vcs.
    Fico muito feliz qndo amigos meus vem me falaar q meu namoro é exemplo pra eles e q oram pra ter um namoro assim. Nos tras muita alegria (a mim e a Fran) pq vemos a resposta de DEUS à nossa adoração a ELE.

    O q acredito ser o melhor agora é vc mergulhar no SENHOR. Aproveitar estes ultimos de solteira na presença DELE. Consagre essa area a ELE, deixe ELE tomar conta. Com certeza ELE tem o melhor pra vc.
    Comecei a namorar com 23 anos e sou absurdamente feliz por ter esperado e consagrado essa area a ELE. Não digo q é com essa idade q vc deve namorar mas, exemplifico a bênção da espera.

    Leia os outros posts sobre namoro, acredito q te ajudarão tb! 😉

    Aproveite o seu ministério, busque unção, seja cheia DELE.

    Lembrando de 1 Pedro 5:7 e Eclesiastes 3

    DEUS te abençoe poderosamente e te dê sabedoria, graça e força para cumprir o seu chamado!

    Fique firme!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  • herikson

    Oi Gostei muito do blog. Ele me ajudou muito.
    Eu tenho 18 anos faço 19 em outubro deste ano.
    Eu mesmo quando não frequentava a igreja nunca fiquei nem namorei (SOU BV COMO MUITO DIZEM) não bebia e nem ia em festas
    hj graças a Deus sou exemplo na minha igreja, mas estou passando por uma situação nova. Faço curso de dança e la reencontrei uma amiga minha e isso despertou um certo interesse em mim oque eu devo fazer??? Além de orar é claro.
    Obrigado e Deus abençoe

  • E ae Herikson!
    Cara, escrevi algumas coisas q te ajudarão bastante. Lê na ordem:

    1- Como iniciar um namoro cristão?
    2- 3 Critérios para uma escolha abençoada!
    3- O verdadeiro propósito para o namoro cristão
    4- O triângulo de DEUS

    DEUS te abençoe!

    Se tiver mais dúvidas, estou ae!

    No amor de JESUS,
    Fernando Ortega

  • Natália Góis

    Ameeei sua palavras, aliás suas palavras no blog!
    Mas ultimamente tenho me pegado com uma dúvida: como saber que é a vontade de Deus e não a sua?
    E se a sua vontade for a mesma que a de Deus? Como ter a certeza?

    Parabéns!
    Que DEUS continue te iluminando e abençoando
    cada dia maais!

  • lucas

    Oie eu tenhu 14 anos vou fazer 15 em novembro faz um ano de uma eternidade q eu amo a filha do pastor da minha igreja mas, ela começou a se aproximar de mim esse ano e eu kero namorar com ela. Ela tem 18 anos.
    Pow ta certo q eu sou novo mas, meus planos são assim:
    Irei casar depois de 5 anos no máximo. Claro um namoro com bastante sigilo e agora eu vou fazer vários cursos técnicos. Blz.
    Pego serviço só com 16. Quando fazer 16 vou arruma um trabalho bom, tipo ganharei uns 1.200, com o dinheiro eu pago minha facul e guado o resto pro casamento. Até meus 18 anos ja consegui o dinhero da faculdade. Pago ela faço. São 5 anos. Vou casar com 19 com o dinheiro q guardei ai eu termino a faculdade viro profissional na área e vou tira uns 15 mil. Dou entrada numa casa, num carro e vou me erguendo. Depois vou comprar uns terrenos fazer uns barracão e alugar. Vou tirar uns 3 mil no mes dele e com isso da pra eu viver. Claro irei passa por aperto mas, vou sobreviver.

    Calma, calma sei q estou mto novo! Mais quanto mais tempo eu namora é melhor pq ai eu conheço a pessoa e tenho certeza do q kero e eu e ela tem mta coisa a q aprender juntos.

  • daniel

    oi gostei muito do coloca mais aew

  • Huli Honorato

    Oi ,eu sou Pra Huli aqui do Texas(EUA) e estava procurando conteudo para um estudo que eu e meu marido vamos fazer este sabado sobre namoro ,e encontrei bastante coisa aqui… Deus te abencoe e continue te usando … by the way eu dei muita risada tb rsrs

  • maria pedro neto

    eu acho que namorar na adolescencia é muito complicado por isso o conselho que eu deixo para para aqueles adolescente é que esperem mais nao tenham pressa a vida nao para fiquem mais atentos e responsaveis para que um dia nao se arrependem da quilo que estao a fazer.
    eu tenho 23 anos nao namoro mais ainda nao tenho acerteza se esta na hora mesmo ou nao ate porque eu a gostar muito mesmo de alguem e nao seu se eu devo dar o meu primeiro passo ou se espero mais ja la se vao 6 meses que eu estou a gostar dele tenho muitos amigos e alguns gostam de mi e eu estou neim ai com eles.~
    o que eu posso fazer sera que ja esta na minha hora ajuda-me

  • Gigi

    Ow, realmente… Esse blog é abençoado!!!
    Fico feliz em ver que ainda existem jovens cristãos que se preocupam em deixar Cristo ser o centro da vida deles… Pois o que vemos hoje, em muitas igrejas, é muito triste…
    Sabe, estou na mesma situação de muitos aí, mas com uma diferença… Tenho quase 18, ingressarei no Corpo de Bombeiros do meu estado no ano que vem, para a glória do Senhor!!! Já tive muitas “oportunidades” para namorar: caras não cristãos, outros cristãos… Mas sempre achei que antes dos 18 não é uma idade boa para isso.
    Penso muuuuuuuuuuuito antes de tomar qualquer decisão. Consulto ao Senhor antes, é claro.
    Bom… gosto de um garoto da minha igreja e ele também gosta de mim. Ele é filho de pastores (não que isso influa em alguma coisa, tbm pq foi ele quem começou tudo), tem vida com Deus, é dedicado, já está fazendo seu segundo curso superior e tem mais de 20 anos. É o cara que as meninas tanto pedem ao Senhor.
    Mas uma coisa aprendi com um pastor: o cara certo para as meninas se casarem é o seu melhor amigo. Por quê? Uai… vc já o conhece, ele tbm te conhece; sabem um dos defeitos do outro. Pois, como vc msm disse, Fernando, namora-se com quem já se conhece para que ambos conheças a Deus juntos, cresçam espiritualmente.
    Também acredito que namoro é apenas uma única vez e defendo a idéia de que não é bom ter beijos.
    Voltando ao assunto do garoto, eu sei que ele parece ser “o cara” mas eu sei tbm que ainda tá um pokim cedo para eu namorar. Mas tbm acho que 23… Já qro estar casando poxa!!! rsrsrsrsrs Nada contar vc… rsrsrsrsrs
    Mas isso tbm não depende de mim, mas do Senhor!!!
    É isso que eu quero deixar para os que andam se afligindo atoa: Confiem no Senhor. “Entrega o teu caminho ao Senhor; conifa nele e o mais Ele fará.” Salmo 37:5
    Tem um outro versículo em Eclesistes que na Tradução na Linguagem de Hoje é assim: “A vida é bem simples, o ser humano é que complica tudo.” Não consigo me recordar da referência agora, mas é isso aí. É simples e ao mesmo tempo tão complicado: Deixe-se ser guiado por Deus.
    Isaías 40:31, para a meditação de vcs.
    Amo muuuuuuuuito vcs em Cristo.
    Deus continue te usando poderosamente, Fernando.
    Abs, em Cristo pra vc e para a Fran.

  • Lucas

    Ola …meu coração está pertubardo em questao de namoro . e pelo que percebo Deus te abençou ..me ajudeee

  • raphael

    Oi irmão a Gloria de Deus esta na sua vida pq estava com essa grande duvida na minha mente e eu tenho certeza que Deus lhe usou pra postar essas mensagens para comprir o proposito verdadeiro nos seus escolhidos. E agora dou Glorias a Deus pela resposta que ele me deu tao claramente atravez de sua vida e lhe digo que me acho parecido com voce nessa are pois estava sofrendo no meu meio que vivo e graças dou ao senhor por essa resposta. Nao desista e continue crescendo, Deus ainda nao acabo na sua vida é só o começo.

    Você tem um novo tempo !!

  • Mariane S.B

    Ola Fernando Gostei muito do seu blog, tirei muitas duvidas q tinha sobre namoro. Foi importante pra mim, pois, estou passando por um momento de muitas, mas muitas dúvidas mesmo, sobre a pessoa certa. ha um ano mais ou menos conheci um rapaz de uma outra cidade. ele é da mesma igreja q eu, temos o msm ministério, e temos uma amizade q apesar da distancia, muita gente q convive junto naum possui. de um tempo prá ca essa amizade vem se fortalecendo muito a ponto dele se abrir comigo de uma maneira q ele naum se abre com mais ninguem. até aí td bem, qdo comecei a conversa com ele, senti um certo interesse, digamos q focou meio adormecido, Nunca cheguei a falar sobre o eu sentia pois já puis os pés no chão. tanto ele qto eu naum tem meios viaveis pra manter um relacionamento. Moramos em cidades diferentes, temos nossas obrigações na igreja,porém tanto ele qto eu já naum dispõe de muito. Gosto dele, é uma pessoa de Deus, madura. mas aí surge as duvidadas. Não sei se ele sente mesmo, não sei se pode ser ele,não sei como poderia dar certo diante te tantas coisas q impede, será q é da vontade de Deus, ou só é coisa da minha cabeça e estou confundindo.? As vezes penso q deve ficar só na amizade, mas de uns tempos prá ca essa amizade esta tomando uma proporção q acho q até ele está se surpeendendo. Estou muito perdida e gostaria q diante do q espuz me orientasse se possível. Obrigada

  • nubia

    paz do senhor!!!!
    fernando eu gostaria de tirar algumas duvidas???
    eu tenho 18 anos trabalho tenho uma vida de responsabilidades e não tenho tempo de namorar[detalhe fiquei assim depois do meu 1°e ultimo namorado em toda minha vida]ele não tinha o amor de cristo na sua vida,eu sofri muito com esse relacionamento passei mas de um ano pra esquece-lo.depois deste ocorrido eu determinei que so namoraria de novo quando tivesse a certeza de casar.
    até hoje estou so pq as pessoas q apareceram não corespondinham as minhas espequitativas que no caso era o inverso do antigo namoro,de um tempo pra cá eu comecei a observa um certo rapaz que é diferente de todos,comecei a mim interessar por ele,um tempo depois ele começou a namorar eu perdi as esperanças poque ate aquele momento ele era o unico q tinha o que eu esperava de um rapaz. semana passada eu descobri q a namorada dele acabou o namoro pq ele trabalha de dia e fas facu de noite e so tinha tempo p/ela sabado e domingo eu pensei q isso não é motivo p/acabar o namoro.
    e gora eu não sei o que fazer pq gosto dele mas ñão sei o q fazer p ele mim olhar e ver minhas vitudes para q possamos nos conhecer melhor, pois somos da menma igreja mas de localidades diferentes.
    o que eu devo fazer , falar com ele???? ou não so esperar!!

  • Chele

    olá, estou amando o seu blog…
    bem, eu tenho 16 anos, e como qualquer adolescente gostaria de namorar, mas eu sei q agora isso vai me atrapalhar um pouco, por isso entrego nas mãos de Deus minha vida afetiva. Mas, eu tenho uma dúvida: se eu pedir à Deus, uma pessoa com algumas características, tanto físicas quanto na personalidade, Ele vai me conceder uma pessoa do jeito q eu pedi?
    Minha mãe fala que eu não devo escolher para não ficar só. Eu me atraiu muito pela inteligência e pessoas que são ótimas em exatas. Logo, quero me casar com uma pessoa assim, claro, com todos os pré-requisitos que um cristão deve ter também. Mas, eu fico com medo, de nunca encontrar uma pessoa assim e ficar solteira…rsrsrrs
    espero ansiosamente pelo seus conselhos…
    um abraço,
    fica com Deus!

  • Letticia

    Olá, gosto muito de seu blog, venho aqui todo santo dia, hehe!
    bem, tenho 16 anos, e como qualquer adolescente, tenho vontade de namorar.. sei que ainda to muito nova, mais realmente nao sei como entregar essa área nas mãos do Senhor, parece que nao consigo! tenho sofrido muito, pq embora uma pequenina parte de mim fale que essa não eh a hora, que eu devo primeiramente buscar a Deus, buscar uma intimidade maior com Ele, outra parte gigantesca quer que eu encontre meu varão já.. e o fato de várias amigas e amigos meus estarem namorando, nao ajuda muito! não sei o que fazer e parece que nao sei controlar nada dentro de mim, isso me deixa muito angustiada… se vc puder me ajudar ficarei muito agradecida e concerteza muiiiiito mais aliviada!!
    fica com Jesus e um abraço!

  • Stephany

    A paz do Senhor :]

    bem, eu tenho 17 anos e vim ao seu blog agora.
    De fato, li o que vc postou acima e realmente achei correto.
    Mas eu queria contar que eu estou sendo, digamos assim, a exceção da regra.
    Eu comecei a corte com 14 pra 15 anos e foi uma coisa linda, dura até hoje. Eu sempre faço essas contas que vc fez no post tipo ‘qndo vou casar? qndo eu me formar daqui uns anos…?’ sabe, Deus foi e está sendo incrível comigo… é impossível explicar.
    E eu realmente penso que sou nova mas sempre ouvi que sou muito madura pra minha idade… mas os anos nao mentem.
    Eu acho que nao estou conseguindo me expressar de forma coerente, mas eu precisava comentar sobre esse post!
    Deus é maravilhoso e tem promessas incríveis pra mim e pro meu namorado. Graças à Deus que meu namoro tem sido uma bênção, já que nós dois temos consciência de que o que Deus tem é o melhor.
    Toda a minha história é interessante e eu acho incrível como Jesus trabalha da forma que Ele quer! Mesmo que nao entendamos.

    Continue com esse seu trabalho lindo!
    Ele abençõa muitas vidas.
    Que Deus abençõe seu casamento.
    Que você continue sendo inspirado pelo amor.

    Deus abençõe sempre!

  • E se, com apenas 16 anos, não indo de acordo com a ‘idade-média’ aqui falada (18 anos)

    já souber diferenciar amor/paixão?

    Já souber falar o interesse (visar melhora espiritual com a ‘ajuda’ da pessoa amada)

    Já souber os propósitos (casamento)

    Já souber sobre sexo após casamento (dispensa comentários)

    Já souber sobre a vontade de crescer cada vez mais na presença de DEUS?

    Se 12 meses se conhecendo, como melhores amigos (mesma sala de aula), mais, meses de oração, que não paramos até hoje, estamos por volta do quinto mês, se são ’suficientes’ pra saber o quê realmente queremos? (eu digo, demorou tempo, uns 8 meses pra gente finalmente valorizar as qualidades do outro, ver a maturidade e vontade de crescer na palavra, visando DEUS em primeiro lugar, sem tomar alguma atitude sem uma confirmação)

    Se orar, orar, orar e orar para ter convicção de que não era paixão e sim amor! Coisa que foi crescendo a medida que a intimidade com DEUS foi aumentando, e a diferença refletida nas relações com as pessoas, se isso é um ‘bom sinal’?

    Se tivermos recebido respostas, não coisas concretas, mas, suficientes pra nos fazer intender sobre a essência de ‘dividir emoções, sentimentos, segredos e desejos espirituais.

    Se estar disposto a esperar um ano, dois, três, for suficiente pra provar que é algo que queremos pra sempre?

    eu digo, a essência é saber se é necessariamente, 18 anos, ou, DEUS percebendo que nossa cabeça mesmo antes da idade já está voltada pro bem mútuo, e das relações com ELE, será que ele faz acontecer?

    gostaria de saber sua opnião à respeito disso :/

    é uma coisa que não ta me abalando pois entreguei o destino/gosto/amor tudo em DEUS, e sinto um alívio por isso, mas ambos oramos, desejando que seja com nós, não que venha outra pessoa nas nossas vidas..

    E se, eu conseguir responder a pergunta ‘É PRA DEUS’ em vez de ‘É DE DEUS?’

    você acha que ainda sim, meus 16 anos vão falar mais alto do que a ‘experiência’ que tive após DEUS ter o controle da minha vida?

  • Jhessy

    AHHHH ….. Como é bom sabe que, espera em Deus dá certo!!!!!!!!!!

    Fiz este proposito com Deus a 4 anos ainda naum encontrei a pessoa que DEus preparou para mim , mais tenho certeza , que ele esta preparando alguém , e no momento certo , eu irei conhecer ele.

    • Amem Jhessy!!!
      Q o SENHOR faça coisas tremendas com vc nesse periodo!!!
      Abração!
      VITÓRIAS!

  • A paz do Senhor á todos ! Antes de tudo eu quero agradeçer imensamente á Deus por ter te usado em criar este blog , pois foi uma das formas que Deus usou para falar comigo .. e louvo a Ele todos os dias por isso ! Enfim , este blog tem sido uma das fontes abençoadas de Deus tanto em minha vida , quanto nas vidas das pessoas que tem acesso á ele . Que Deus continue te usando grandemente irmão Fernando, e que o propósito tão colossal que Ele tem para sua vida continue se cumprindo para a honra e glória do nome do nosso Senhor Jesus Cristo ! Amém .
    Então , eu tenho 15 anos ( ainda ;/ ) e tenho aprendido muito aqui nesse blog , principalmente sobre o assunto que eu mais precisava saber que é o : namoro . Li todos os posts sobre namoro , e cheguei á uma conclusão que não tem base , nem estrutura para iniciar um namoro . Mas , conheci um garoto virtualmente , ele tem 18 anos .. novo batizado ( Glória a Deus por isso ! ) e está enfrentando uma provação ( eu creio que Jesus vai concede-lo a cura ), que é o câncer no estômago . Deus começou a me usar na vida dele , conversamos por um bom tempo ( e ainda conversamos ) eu tenho intercedido pela vida dele e tals .. só que aconteceu algo que eu temia acontecer ; ele está gostando de mim e eu dele ! E nisso ; falamos sobre namoro , casamento e blá blá blá e temos colocado nas mãos de Deus todos os dias , mesmo sabendo que não temos ainda idade para assumir o que é da NOSSA VONTADE ; e não da vontade de Deus . Só que eu não o conheço pessoalmente , e queria lhe perguntar … se é perigoso eu continuar me relacionando com ele , sem o conhecer ? =//
    Beijos , fiquem na paz de Deus !

    • Oi Paulinha!!!
      Q bom q vc tem sido abençoada por aqui! 😉
      Então, como falo no post, se vc mesma não acha q tem estrutura, pq sofrer até uns 18-20 anos???
      Conversem como amigos somente. Preocupe-se em ter mais intimidade com o SENHOR! 😉

      Abração querida!!
      DEUS abençoe!
      Qqer coisa estamos ae!

  • Jullie

    Oi!!
    Que isso cara, tenho 18 anos e esse post abençoou muuuuiiito a minha vidaaa. Desde que me converti eu tenho essa visao de que o namoro é para terminar em casamento, se naum for esse o objetivo é melhor neinh começar. E o que esta escrito no post serviu para eu continuar firme no me proposito de esperar em Deus o meu futuro marido. Deus abençoe a sua vida e o seu relacionamento.

    Bjo

  • Oi fê tenho 17 anos e oro pelo meu namorado faz 2 anos depois de tanta espera me apaixonei por um menino do Rj ,namoramos 1semana pelo telefone ,nos apaixonamos um pelo outro . Mas Deus falou através de um irmão que eu deveria namorar um menino q ñ vou muito com a cara dele ,
    e agora estou sofrendo com isso,sei que Deus sabe o melhor pra mim e pro meu ministério ,mas ñ me imagino namorando esse menino ..estou em uma luta interna muito grande , ao mesmo tempo que desejo a vontade de Deus,estou sofrendo com ela ..estou lutando contra o amor que eu sinto,tenho ignorado a pessoa que mais amo e isso me faz ser infeliz orem por mim por favor !

    • Oi Tha!
      Olha DEUS NUNCA irá fazer vc querer namorar com alguém q vc não queira! Se isso fosse mesmo de DEUS, ele traria junto com essa palavra, paz e não confusão. Até pq, DEUS não é DEUS de confusão!
      De qqer maneira mana, analise se com 17 anos vc tem mesmo condições e se é seu tempo de namorar.
      Abração! =D

  • Cara, num é por nada não, mais eu e você pensamos da mesma forma na maioria dos post! Tanto a idade para namorar, como quando vc fala sobre o beijo, nossa… Penso igualzinho! Quero conhecer vc melhor no APE em Campinas! Nossa to amando demais os posts!

    Fica com Deus e que Ele continue Abençoando vc e toda a equip do blog!!

    Fuiz..

  • poooshaa , ! goosteii paakas *-* ‘ mt interessante , eu tenho 12 anos e namoro a 5 meses , nunca fuui de ficaar não , ! nunca gosteei msm , ! mais meu namoro tem sido uma bençãão , ! praa honra e glória do Senhor Jesus (= ‘

  • thay…

    Gostei muito…Que bênção entregar td nas mãos de Deus sem pensar apenas em si próprio…Glória a Deus!Q possamos agir dessa forma.

  • Matheus

    Ola, Fernando!
    cara irei fazer 17 anos e pretendo namorar, eu concordo com quase tudo do que foi dito. quanto a idade se o namoro for totalmente pra Ele eu nao vejo problema quanto a idade, eu conheço 2 casais da minha igreja que começaram a namorar cedo e deu certo, agora sao adultos e o namoro e totalmente redirecionado pra Deus. mas como vc disse a carne pede mais. conta muito tambem a maturidade.
    otimo post!
    que Deus possa continuar abençoando sua vida e esse blog.
    abraços =D

  • VIVIANE

    éee liindo ver como Deus usa pessoas como vc!
    Gloria a Deus pela sua vida, e por esse blog
    Deus continue te abençoando.

  • Bruna Barros

    oioi

    tavaa com saudade (:
    antes de entrar no blog pedi ao Senhor que falasse comigo
    Ele sempre falaa comigo atravees desse blog
    – mas hj foi diferente, porqe eu acabei te dar um tempo num relacionamento qe é DE DE E PARA DEUS’

    Terminamos pois o pastor dele nao abençoa namoro de ”crianças”
    ele tem 16anos e eu tenho 15.
    Somos crianças mesmo

    Maas, esperei 7meses no Senhor e achei que ja tivesse chegado o TEMPO DE DEUS

    e tudoo que eu leio ( Biblia, Livros e NMM) o Senhor me responde que estou novinha ainda, e enquanto espero e descanso no Senhor, tenho uma obra enooooorme pra realizaar no REINO DE DEUS e ele tambem

    Fomos bastante criticados por esperaar no Senhor maais 2anos e meeio’
    Mas nao ligo, pois ja me decepcioneei bastante com namooricos e agora vivo somente pra Jesus, e tudo que eu fizer tem que esta debaixo de Sua Vontade
    **
    Nao é a hora ceerta ! (:

    Que Deus continue abençoaando vceeis ‘ (y

  • Fe.

    só nao gostei do ar de superioridade, e como trata – meio que menosprezando – as pessoas mais jovens!

    é MUITO MUITO dificl se manter firme quando somos adolescentes, principalmente nos dias de hoje, falta de amor, os adolescentes querem mais e mais buscar essa carencia de alguma forma.

    eu tenho 23 anos e nunca namorei até agora, mas nao tem sido fácil…o que essas pessoas de 18 passam eu passei e por isso tomo as dores…

    mas esse post é importante pra alertar sim, e além de tudo mostra a sua experiência, ou seja, que realmente eles terão sucesso na graça de Deus

    • Fe,
      Não impus ar de superioridade. Vc interpretou assim. Iniciei meu namoro com 23 anos e sei muito bem como é difícil….
      Forte abraço!
      No amor de Jesus,
      Fernando

  • Então, como vs disse, devemos namorar com 18 anos. Bom, eu tenho 14 anos,vou fazer 15 em janeiro, meu nome é VITÓRIA. Pelo que eu ouço falar pelas as igrejas que os meninos devem ter 18 anos, e as meninas devem pelo menos começar a namorar com 16, 17. Eu queria saber se você concorda com esse fato ?!
    Eu estou gostando de um menino, super dedicado a obra de DEUS, ele tem 20 anos, mas pelo fato de eu ser mt nova,(como as pessoas dizem, mas pra mim o amor , não tem idade, apenas maturalidade). Mas gostaria de um conselho, seu .
    AGRADECIDAAA
    ESPERO A RESPOSTA.

    • Discordo completamente…. 16 ano nao é idade pra namorar…

  • Khrys

    Nossa amei o blog!Abençoado edificante!
    Hj entendi o verdadeiro significado do namoro cristão!(OBRIGdo Deus).
    Ficava me perguntando pq só na minha igreja nao deixa namorar nova(15,16 e 17)?Ficava irada!Não entendia de modo algum.Na minha igreja é assim só podi namorar com 18 e o rapaz tem q estar trabalhando e tal…aaa eu dizia:-Trabalhar?eu nao vou me casar agoraaa aff’z!(não entendo o pqs)
    Nunca fui dessa meninas de ficar com qualquer um(Graças a Deus),e tbm nunca namoreii tenho 17 anos,meus pais sempre tiveram o mesmo concceito da igreja mesmo quando ñ conhecia a obra.
    Ficava me perguntado pq só eu não tenho namorado,chorava e tudo da até vontade rir!Mas ja passou.Amém
    Mas em fim tava passeando pela net e Deus me mostrou esse Blog ameii!!
    Que Deus Abençoe cada dia mas vcs…

  • Petria Maria

    uma duvida aquii ,boom ..
    eu tenho 14 anos e oro por um menino que gosto .
    é errado apenas orar ?

    • Orar com certeza não, mas namorar não seria aconselhável.
      Abração!

  • eu tenho 16 anos e sei que tenho que esperar o tempo certo para assumir um compromisso com alguém,ficar em santidade eo que DEUS quer para minha vida,eu só queria algumas orientções pois sou muito nova e muitas das vezes tenho vontade de desisitir mais sei que tenho que seguir em frente com eese prpósito,eu gostaria muito que vc respondesse minha msg obrigado!!