A história do Titanic – [ Fotos da construção + video do lançamento ]

Fernando Ortega 20 de dezembro de 2008 47

old_titanic_01

O que de tão incrível possuiu e possuí este naufrágio que por mais de 80 anos atrai a atenção do mundo ?

Os fatos demonstram uma total confiança na embarcação tanto que, com o chegar das primeiras notícias sobre o choque com o iceberg, por certo tempo, ainda se afirmou que a embarcação permanecia flutuando, que nenhuma vida havia sido perdida e a maior questão era a de qual doca nos Estados Unidos, conseguiria receber tão grande embarcação para reparos.

As declarações de seus proprietários e construtores, os elogios da mídia inglesa, tornaram o Titanic “insubmersível” , um navio que ”o próprio Deus” não poderia afundar.

Sua perda para a época foi um golpe tremendo à raça humana e porque não dizer, ao orgulho humano que, com suas conquistas recentes, julgava arrogantemente ter dominado definitivamente a natureza.

posterwslMajestoso como os Titãs da mitologia grega. Insubmergível diziam os jornais da época. Assim foi o lançamento do Titanic, em 10 de abril de 1912, quando o navio da companhia White Star Line realizou sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque. A previsão para alcançar a cidade americana era uma semana, no dia 17. Antes de rumar definitivamente para o outro lado do Atlântico, o Titanic aportou em Cherbourg, na França, e Queenstown, Irlanda, onde ainda embarcaram passageiros.

Considerado o símbolo da tecnologia do século XX, o Titanic batia todos os outros grandes barcos dos anos 20 com seu luxo e estrutura.

titanicatrado Medindo 270 metros de comprimento, o navio tinha, entre outras coisas, campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O famoso restaurante, chamado de ‘Café Parisiense’, era decorado ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época.

O navio zarpou com 2.227 pessoas a bordo entre homens, mulheres e crianças, sob o comando do experiente capitão Edward J. Smith, que realizaria sua última viagem antes de se reformar. Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países.

capitaoejsO Capitão Edward J. Smith

Após a última parada em Queenstown, o navio seguiu viagem pelos mares do Atlântico. Para passar o tempo, alguns passageiros se divertiam dançando ao som da banda, outros faziam apostas sobre a data de chegada a Nova Iorque.

A viagem transcorreu calma durante os quatro dias. Mesmo recebendo avisos de outros navios sobre a existência de icebergs pelo caminho, o capitão Smith não se importou e dizia que o navio era grande demais para ser abatido por um iceberg. Ao contrário, a embarcação continuou navegando em sua velocidade máxima (40km/h) porque, além de ser chamado o mais luxuoso e indestrutível navio existente, os construtores queriam também que ele fosse considerado o mais rápido. Para tanto, deveria alcançar Nova Iorque em menos de uma semana, tempo previsto para a chegada.

Na noite do dia 14 de abril, o comandante Smith já tinha ido dormir e pedira ao 1º oficial, William Murdoch, que assumisse o seu posto e o avisasse de qualquer imprevisto que ocorresse. Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic. Murdoch conseguiu ver que surgia à frente do navio uma massa escura de gelo. A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o barco e o iceberg. Parte da massa de gelo arranhou o casco da embarcação sob a linha de água, abrindo um rasgo com mais de 90 metros em seis compartimentos estaques da proa, que foram invadidos pela água.

Um dos construtores do Titanic, Thomas Andrews, que estava à bordo, calculou os estragos causados pelo choque e constatou que o navio tinha duas horas antes de afundar totalmente. Com a inclinação do navio, todos os compartimentos foram tomados pela água, tornando o naufrágio uma certeza matemática e inevitável. O capitão Smith ordenou aos radiotelegrafistas o envio de mensagens de socorro e iniciou os preparativos para que os passageiros abandonassem o navio nos barcos de salvamento. Entretanto, haviam apenas 20 botes que, em sua capacidade máxima, poderiam levar 1.178 pessoas. O número de barcos não foi maior porque os proprietários julgavam que colocar mais deles comprometeria a beleza e o conforto do Titanic.

botesalvaO desespero de tentar se salvar fez com que os primeiros botes saíssem sem a sua capacidade total. Ao final, apenas 705 passageiros conseguiram se salvar. Às 2h20 da manhã do dia 15 de abril, o Titanic submergiu completamente. Os sobreviventes foram resgatados pelo navio Carpathia, da Cunard (que se transformaria na maior rival da White Star Line e a absorveria, tempos depois).

omo um gigante dos mares, construído com a mais alta tecnologia da época, pôde sucumbir nas águas do Atlântico Norte?
Historiadores tentaram responder a essa pergunta, recuperando os acontecimentos que levaram à tragédia do Titanic. Há diversas justificativas para a catástrofe como as condições desfavoráveis do tempo e os defeitos no design e na construção do navio.

A visibilidade dos icebergs localizados no Atlântico Norte foi prejudicada pelo rigoroso frio do inverno de 1912 e pela calmaria dos mares polares. Além disso, a falha de nenhum vigia possuir binóculos a bordo, a capacidade de a água passar facilmente de um compartimento ao outro – devido à baixa altura das divisões entre eles – e a fragilidade do aço utilizado na construção da estrutura do barco – que era o de mais baixa qualidade da época – facilitaram o choque com o iceberg.

Outros motivos salientados pelos historiadores que facilitaram a ocorrência da tragédia foram o despreparo da tripulação em situações de risco, a falta de testes do navio em sua velocidade máxima (40 km/h) e o fato de os operadores do rádio de transmissão ignorarem os avisos de outros barcos sobre a existência de geleiras no caminho.

old_titanic_28A descoberta dos destroços

Em 1985, o explorador Robert Ballard encontrou o lugar do naufrágio do Titanic no fundo do Oceano Atlântico. O que restou do navio está localizado a mais de 3,5 quilômetros de profundidade, abaixo da ilha canadense de Newfoundland.

O Titanic tem se deteriorado com o passar dos anos – a maior parte da madeira, por exemplo, foi comida por moluscos. Entretanto, para o explorador marinho, as ações do homem têm acelerado ainda mais esse processo. As constantes viagens ao destroços do navio, com equipamentos e plataformas pesados, danificam sua estrutura. Além dos ‘caçadores de troféus’ que, desde a descoberta do local exato do naufrágio, já retiraram cerca de 6 mil objetos do fundo do mar.

Em 2001, no intuito de diminuir o impacto da ação humana na destruição do Titanic, a agência do governo norte-americano responsável pelo estudo dos oceanos aconselhou que as atividades de visitação e busca na área interagissem o mínimo possível com o navio e os artefatos que afundaram com ele.

Baixe aqui o video do lançamento do Titanic ao mar (O arquivo é bem pequeno! 605 KB – tempo 0:16)

Abaixo fotos da época da construção do navio:

Obs. Segure o “Ctrl” e clique na imagens (assim abre em outra janela) para ampliar.

old_titanic_011

old_titanic_02

old_titanic_03

old_titanic_04

old_titanic_05

old_titanic_06

old_titanic_07

old_titanic_08

old_titanic_09

old_titanic_10

old_titanic_11

old_titanic_12

old_titanic_13

old_titanic_14

old_titanic_15

old_titanic_16

old_titanic_17

old_titanic_18

old_titanic_19

old_titanic_20

old_titanic_21

old_titanic_22

old_titanic_23

old_titanic_24

old_titanic_25

old_titanic_26

old_titanic_27

old_titanic_28

old_titanic_29

old_titanic_30

old_titanic_31

old_titanic_32

old_titanic_33

old_titanic_34

Fonte: Titanic Site

47 Comentários »

  1. gustavo 14 de fevereiro de 2009 às 23:58 - Reply

    É uma historia incrivel de amor contada no filme e de tragedia!porém intrigante por nos mostrar o quanto pesam as palavras. Fica em nós a pergunta: será que foi Deus que afundou titanic? ou foi as proprias pessoas as quais trabalharam na construçao do navio que erraram em alguma coisa?ou sera que a tripulação que não estava a tantos perigos em auto mar.

  2. ivair leite 5 de março de 2009 às 20:29 - Reply

    Poque nao tentao fazer outro ingual,quem sabe esse ficasse parasempre!

  3. fabricio 18 de março de 2009 às 13:45 - Reply

    robert ballard poderia fazer uma visita ao brasil
    seria melhor de que qualquer outro cantor americano.

  4. catia paiva 23 de março de 2009 às 16:47 - Reply

    rezei muito por todas as pessoas

  5. patrick 24 de março de 2009 às 21:01 - Reply

    Na minha opinião esse titanic foi o melhor navio, mas nao tiverão ideia de comnstruir outro??

  6. ALINE 27 de março de 2009 às 17:25 - Reply

    EU QUERIA SABER SE ESSE TIRANIC É O VERDADEIRO

  7. ALINE 27 de março de 2009 às 17:26 - Reply

    PQ QUE VCS NÃO TENTÃO IR EM BUSCA DOS RESTOS Q SOBRARAM

  8. welington 6 de abril de 2009 às 21:43 - Reply

    esta historia vai ficar marcada pra sempre nao só na mente mas tambem em nossos coraçoes , é emocionante ver q um homem tire a sua propria vida por uma pessoa q nao conhecia direito, mas fica ai uma verdade q ninguem pode duvidar de Deus.

  9. lorena 7 de abril de 2009 às 6:59 - Reply

    queria saber se a sobrevivente do titanic a que se apaixonou por jack ainda ama ele apesar de ele ter morrido no acidente?

  10. luiz 16 de abril de 2009 às 14:51 - Reply

    É ficticia sim mas tem um romance ai nessa história real mas, q nao se sabe ao certo como q foi e como q ocorreu.
    Ahh fazer outro titanic ia ser um barato né mas ocm tecnologia!!
    SHUAIHSUAUISHAUIHSA
    muito legal o Blog
    do titanic!!

  11. mario manuel nobre garcia 18 de abril de 2009 às 13:30 - Reply

    sou pescador de longo curso de peniche portugal vivo ao cimo da agua e tenho um enorme respeito a todo o sofrimento e angustia de todas as pessoas que nessa noite fatidiga o detino lhes deu. talves por ser pescador, sei que vou mas nao sei se volto para os meus entre queridos

  12. rafael 22 de abril de 2009 às 10:01 - Reply

    eu queria ver o titanic afundado em 2009…

  13. altair 7 de maio de 2009 às 12:43 - Reply

    eu je vi artefactos originais do titanic em exposiçao em lisboa

  14. ERIBERTO 14 de maio de 2009 às 15:55 - Reply

    EU TAO TRISTE VER TUDO ISSO PARA DEPOIS SE DESTRUIR + O FILME E BEM LEGAL!

  15. alexandrina 14 de maio de 2009 às 18:46 - Reply

    Adorei a historia amu de+ o titanic
    se eu pudece axistia o fiume todos os dias
    é triste mais muito interessante
    vcs podia fazer um slide com a musica do fiume e fotos do naufragio
    a musica é linda bju…

  16. Ana Carolina Rodrigues 23 de maio de 2009 às 1:33 - Reply

    Quando Deus é desafiado ele vem e prova que é o DEUS que mata e que da a vida que feri e que sara que faz a chaga e que a cura,e ele faz E FAZ pOqrque pode, porque ele é o GRANDE EU SOU o ALFA E OMEGA,o PRINCIPIO E O FIM,PORQUE ELE É MISERICÓRDIA MAIS É JUSTIÇA..NUNCA PROVOQUE A IRA DE DEUS,PORQUE O QUE ELE FAZ ELE DESFAZ,O QUE ELE ERGUE ELE DERRUBA,O QUE ELE FALA ELE CUMPRE,PORQUE LE É A VERDADE,O CAMINHO E A VIDA..ELE É O DEUS DO IMPOSSIVEL,JAMAIS PODE SER DESAFIADO!!

  17. marcelo 22 de julho de 2009 às 20:42 - Reply

    o mundo é pequeno pra Deus destruir, imagine um navio que se perde no meio do mar.

  18. josenilson 24 de julho de 2009 às 13:32 - Reply

    Acho que tudo que aconteceu com o Gigante dos mares o TITANIC,foi uma prova concreta do poder do criador.

  19. vinicius 26 de setembro de 2009 às 21:44 - Reply

    o ser humano nao sabe que fala pressisa de deus

  20. Aline Malaguti 28 de setembro de 2009 às 16:59 - Reply

    Muito interessante a história ….
    Vale a pena pesquisar mesmo mas agora se foi Deus quem afundou o Titanic não sei!
    mas que temos que alem de Amar a Deus acima de todas as coisa e Temer a Deus temos sim! Temer sign. TEr medo de Deus…. porque Ele é amor mas tambem é Justiça;
    um abraço a todos!

  21. oseias 29 de setembro de 2009 às 15:02 - Reply

    O Titanic e o pecador
    Setembro 6, 2009, 11:22 pm
    Arquivado em: Convicções / Fé
    Era um barco esplêndido! Tudo o que de melhor se podia imaginar tinha sido aplicado na sua construção. Era belo, era magnífico, era titânico! Tinha por nome TITANIC. Não era só o maior navio alguma vez construído até então, mas também o mais veloz, resplandecente e absolutamente insubmergível. Nem Deus o poderia afundar!

    Mas, eis que a três quartos da sua viagem inaugural, o Titanic transformou-se num horrível pesadelo. Um enorme e traiçoeiro icebergue embateu no colosso da engenharia náutica. Duas horas após o embate, o insubmergível Titanic mergulhou mortalmente, levando consigo 1500 passageiros, grande parte deles de grande poder e riqueza.

    Consideremos agora as lições desta tragédia:

    1) “Nem Deus pode afundar este navio“, afirmou orgulhosamente o seu construtor. Também nós temos a infeliz tendência de nos vangloriarmos dos nossos próprios recursos e conhecimentos, muitas vezes blasfemando de Deus.

    “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” (Provérbios 16:18)

    2) Mesmo quando o Titanic chocou contra o icebergue, os tripulantes e os passageiros estavam confiantes de que o “pequeno” icebergue não causaria grande dano. Também nós erramos quando pensamentos que o pecado não tem importância nem consequências graves.

    “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7)

    “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10:31)

    3) Este episódio ensina-nos ainda uma lição sobre a necessidade de prontidão na tomada das decisões importantes. Os que se encontravam a bordo do Titanic e que responderam imediatamente à chamada para embarcar nos salva-vidas foram salvos. Os que levianamente ignoraram o alerta, morreram.

    “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20)

  22. daniela 2 de outubro de 2009 às 12:48 - Reply

    Adorei a história do filme, mas na vida real é bem diferente é triste e frio.

  23. jacke 1 de novembro de 2009 às 16:11 - Reply

    eu amo essa historia .
    e´ uma historia de amor muito bonita e ainda mais e´real!!!!!!!!

  24. darli 4 de novembro de 2009 às 9:16 - Reply

    história do titanic é muito emocionante ninguém consegue fazer outro navio igual o do titanic

  25. darli 4 de novembro de 2009 às 9:19 - Reply

    essa história do titanic é linda de + emociona todo mundo além de ser bonita ñ tem preconceito o amor ñ tem escolha,como no filme ja diz ,leonardo dicaprio no filme era pobre,e a kate winslet era rica ,e eles dois fikaram juntos foi lindo de + quem teve a idéia de fazer esse filme sobre a vida real ganhou todo meu VOTO bye bye

  26. Titanic 22 de janeiro de 2010 às 20:41 - Reply

    O Titanic pra quem nao sabe é a replica do Olympic

  27. DIEGO 15 de março de 2010 às 12:21 - Reply

    HISTORIA INCRIVEL !!!!!

  28. Letycia 30 de março de 2010 às 18:40 - Reply

    bom esse filme ops história é chocante e emocionante chorei mais que catastrofe historia muto boa nem tenho palavras :)

  29. amanda 20 de maio de 2010 às 23:22 - Reply

    bom eu AMOOOOOOOOOO d+ o titanic a ROSE DEWITT BUKATER e o JACK DAWSON, sou super fã do filme e amei conecer um pouco mais da historia tao linda desse navio.
    mas eu gostaria de saber se JACK e ROSE existiram mesmo pois eu rezo muito por eles e quando eu assisti o filme tmb até hoje eu choro pela morte do JACK e pela solidao da ROSE!!!
    bom se alguem tiver uma resposta confirmada por favor me avise.
    muito obrigada e meus parabens pela materia genial sobre o navio inequecivel!!
    amanda

    • Fernando Ortega 27 de maio de 2010 às 17:05 - Reply

      Hehehe!!! Pior q não sei se existiram….
      Abração Manda!

  30. caroline 4 de julho de 2010 às 16:28 - Reply

    Não existiram não Amanda ,tenho 24 anos sou apaixonada pela história , ficava até quase o dia inteiro pesquisando sobre a história do Titanic.Bom , o diretor James Cameron (diretor do filme)disse em uma entrevista que Jack e Rose foram personagens inventados por ele,para dar um toque romantico no filme.Sabe antes eu achava que Jack e Rose eram reais e eu chorava mais ainda quando Jack morria , ele sempre foi meu personagem preferido no filme ele se arriscava pela Rose e quando ela finalmente encontra o amor da sua vida ele morre deixando ela a salvo e fazendo-a prometer que nunca desistira de viver , no final do filme ela morre numa cama quentinha como Jack falou , e passa a viver eternamente com o amor de sua vida!

  31. brenda da silva oliveira 31 de agosto de 2010 às 16:49 - Reply

    essa historia foi emocionante,e doloroza quantas pessoas no morreram nessa viajem no titânic.

  32. HERCULES 9 de setembro de 2010 às 5:29 - Reply

    Desde q assisti ao filme TITANIC,fique fascinado pela historia do navio,por sua beleza,e pela sua tragedia.O TITANIC,jamais deve ser esquecido pela humanida,e sempre deve ser lembrado.È triste,chocante,mas real.Acho q com toda a tecnologia dos dias de hoje,bem q a “White star line”,ou outra grande companhia maritima mundial,poderia lançar uma replica exata do navio TITANIC,ao mar,para q as pessoas sempre lembrem de sua beleza e de sua majestade imponente q sempre sera o RMS TITANIC.

  33. Fabiana S. Ramos 10 de janeiro de 2011 às 18:27 - Reply

    Meus amigos foram para um cruzeiro pela costa do Litora sul de São Paulo até o Estado do Rio de Janeiro e me mostraram fotos terríveis como tudo vira uma perfeita bagunça quando o návio esta em alto mar , é tanta bebida e droga que parece que a tripulçao bebe e usa droga tanto quanto os convidados pois ninguém impede nada. Se alguém não controlar melhor estes cruzeiros que viraram moda logo ira acontecer uma tragédia.

  34. DANIELA 9 de março de 2011 às 21:38 - Reply

    Olha eu acho que eu descobri porque o titanic afundou
    na hora de ir a bordo quando as pessoas entravam no titanic
    o marinheiro falou que nem deus poderia afunda-lo então
    quando eu ouvi isso soube.
    OBS:mas nao foi deus que colocou o ICEBERG,concerteza ele estava la
    por coincedencia.

    mais o leonardo dicaprio tinha 18 anos ele era muito bonito
    mais o jack devia ter ficado em cima da porta com a rose.

    eles decobriram os detalhes por causa da rose que contou a auguem e os homens fizeram o filme para essa história ser guardada e viva na mente e nos coraçoes.

    e para desafiar a deus e proibir romances!!s2

  35. Ana flávia 14 de abril de 2011 às 18:08 - Reply

    É Incrível apesar de infeliz!

  36. elivelton 26 de abril de 2011 às 16:34 - Reply

    o titanic afundou por causa de um iceberg e uma pessoa usou a falar o seguinte comentario nem mesmo deus em pessoa afundaria este navio e deus mostrou que ele existe

  37. Crislene Batista 11 de maio de 2011 às 22:40 - Reply

    legal……….

  38. Ana Karollina 4 de fevereiro de 2012 às 17:49 - Reply

    eu AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO TITANIC,MAIS QUERIA SABER SE O RAMANCE OCORRIDO DENTRO DO TITANIC É VERDADE?SE ALGUEM SOUBER PODE ME DAR INFORMAÇÕES…

  39. Fernando Ortega 18 de março de 2009 às 23:38 - Reply

    Essa não entendi!
    Hahaha!

  40. Fernando Ortega 25 de março de 2009 às 0:10 - Reply

    Tah ai uma boa pergunta Patrick!! Hehehe!

  41. Fernando Ortega 27 de março de 2009 às 17:28 - Reply

    É sim!

  42. Fernando Ortega 7 de abril de 2009 às 9:13 - Reply

    Pessoal,
    Através de uma pesquisa na net, confirmei q na realidade, a história de Jack e Rose é apenas fictícia. Hehehe!
    Se alguém achar algo diferente, comente.

    Abç!
    Fernando Ortega.

  43. raylene 24 de abril de 2009 às 10:40 - Reply

    em que ano o titanic afundou?

  44. Fernando Ortega 24 de abril de 2009 às 10:48 - Reply

    Olá Raylene!
    Então, o Titanic saiu do Porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando aproximadamente 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Às 23h40 do dia 14, colide com um iceberg e afunda duas horas e meia depois.

    Abraço!

  45. Fernando Ortega 7 de maio de 2009 às 15:10 - Reply

    Opa!!! Pelo visto vc é de Portugal!! hehehe!! o “artefaCtos” te denunciou!
    Bem vindo Altair!!
    Abração!!!

    Fica com DEUS!

  46. patricia 20 de julho de 2010 às 11:13 - Reply

    O titanic afundou di 15 de Abril de 1912 por causa de um iceberg

Deixe um comentário »