Namoro Cristão: 3 Critérios para escolha!

Fernando Ortega 22 de agosto de 2008 28




200364801-001No post de ontem falei sobre como iniciar um namoro cristão. No final mencionei 3 critérios q usei para escolher minha costela namorada. São eles: Vida espiritual, Personalidade/Caráter e físico, seguindo a ordem de importância mas sem faltar nenhum. Do que adianta ter um cônjuge muito espiritual mas qndo volta pra terra descobre-se q é um mau pagador ou orgulhoso. Também não adianta ser “um doce de pessoa” mas não ser agradável aos seus olhos ou ainda ser uma linda modelo mas não ter conhecimento e sede de JESUS!
Perceba q um depende do outro. Hj em dia o jovem vai muito pelo q vê mas, como diria uma líder da minha igreja, “Beleza não se poe na mesa!”. Vc acha q aquele dia q der tudo errado vc vai olhar para seu lindo rosto e tudo vai virar flores???? Óbvio q não!! É preciso um coração q deseja o SENHOR com um caráter aprovado e por último, analisamos a parte física.

Lembre-se: Vc entra em um namoro pensando no FUTURO e não no PRESENTE!!!!

Bom, vamos detalhar cada tópico:

sb10066121c-0021- Vida espiritual
A primeira pergunta q vou fazer para o pretendente da minha filha é: “Quantas igrejas vc fundou????” HAhahaha!!! Esta é a parte mais importante das 3! Seu futuro cônjuge tem que somar com vc forças para alegrar o coração de DEUS. Os sonhos e planos de vcs tem q ser principalmente para adorar o SENHOR, só assim serão felizes de verdade! Por isso é importante que vc veja o nível de envolvimento espiritual da pessoa. Se for ela, então tem q ser uma forte coluna, se for ele, tem q ser um forte cabeça!
Nos dias de dificuldades é ele(a) q vai te dar uma palavra de DEUS para te levantar ou não te deixar cair!

Analise:
– Como é o nível de conhecimento bíblico dele(a)?
– O q ele faz na igreja?
– Está em algum ministério? Como ele o trata?
– Como ele imagina sua vida espiritual no futuro?
– Quais são suas experiências com DEUS?
– Como é sua vida de oração e intimidade com DEUS?
Estude tudo isso!!! É de suma importância!

6575-0001332- Personalidade/Caráter
A bíblia nos fala:
“É melhor morar num casebre do que ter como companheira em casa uma ampla uma mulher briguenta.” (Pv 21:9)
“É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.” (Pv 21:19)
Ou seja, de que adianta a menina ser linda, buscar a DEUS mas, ser “crica”??? De que adianta ele ser forte de olhos azuis mas é preguiçoso?
É preciso estudar como ela(e) age quando está em situações de aperto, como se relaciona com as pessoas, a sua preocupação com os demais, o que pensa sobre o futuro, no que quer trabalhar, etc.
Para as meninas vai uma dica q tem um bom resultado: Veja como ele se comporta jogando bola!!!Ele briga? Grita? Xinga? Bate? Não sabe competir? É humilde?
Para ambos aconselho a ver o relacionamento com os pais. Essa é a melhor fórmula de descobrir como ele(a) vai te tratar no futuro: Rapaz veja como ela trata o pai, moça veja como ele trata a mãe. Com certeza será da mesma maneira q vc será tratada(o) no futuro.

Analise:
– Como se relaciona com os demais
– O q pensa sobre o futuro? (Profissão)
– Como é seu relacionamento com os pais (Menina com o pai Menino com a mãe)
– Como reage na dificuldade? Como se posiciona?
– Como reage quando confrontada (o)?
– Vc já a (o) viu irritado? Como se comportou?

sb10065504f-0023- Físico
Coloco este ponto por último pois é o q menos devemos nos atentar. É óbvio q é importante mas, não mais do q a vida espiritual e a personalidade. Muitos vacilam aqui. Olham um sorriso bonito, curvas e músculos e pronto! Caem babando! Ae com o passar do tempo descobrem q por trás do belo rosto mora um “Darth Maul” (clique para descobrir…hehe).
Como disse, beleza não se poe na mesa! É importante, óbvio, mas não o principal! Não é o seu belo rosto q vai pagar as contas (a menos q seja modelo… hehehe!), nem é olhando nos seus lindos olhos q os problemas vão desaparecer. Vc precisa dela(e) pra te ajudar a passar pela tempestade qndo ela vier!

Bom, acho que já deu pra vc entender esses critérios. Agora fique de olho e estude seu (sua) pretendente antes de dar o primeiro passo. Minha namorada passou por uma maratona!!! hahaha!! Coitada…… observei muito suas reações antes de dar o primeiro passo. Oramos por 6 meses (cortejo) e fiz muitas perguntas pra ver o q ela pensava a respeito, analisei suas reações, fiz perguntas a seus amigos, seu comportamento com os pais, com os amigos…… foi praticamente um BBB! Hahaha!!! Sempre pensei q só uma doida ia querer namorar comigo devido à minha visão à respeito do REINO e da minha paixão por JESUS mas, ela tem sido mais doida q eu!!! Hahaha!!! Glória a DEUS!!

Outra coisa q queria te dizer é: VALE A PENA ESPERAR!!! Comecei a namorar com 23 anos e não me arrependo! Valeu muito a pena entregar essa área nas mãos de DEUS! ELE nos ama e sempre tem o MELHOR para seus filhos. Claro q tive vontade de namorar antes q isso, mas só qndo entreguei completamente essa área nas mãos DELE e descansei é q pude experimentar da sua boa, agradável e perfeita vontade.
Nós achamos q sabemos o q é melhor pra nós mas, entendi q ELE está muito mais interessado em nosso bem estar do q nós mesmos!!! Por isso quero te encorajar a entregar essa área nas mãos DELE.

I Pedro 5:6-8
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Mateus 6:33
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Entenda q esta, depois da escolha por CRISTO, é sua mais importante decisão, por isso seja bem racional! Não se inspire na novela “Malhação” ou “Friends”, “Smallville” ou em algum filme romântico! É sua vida q está em jogo. Seja sábio!

200364812-001Com o passar do tempo vejo o SENHOR confirmando minha união com a Fran.
Isso me leva a pensar no próximo post……. Como sei se meu namoro é da vontade de DEUS????
Bom, vamos deixar isso pro post da semana q vem!

Abraços!!!
DEUS abençoe poderosamente!!
Fim de semana vitorioso!!!!

Leia mais post sobre Namoro Cristão aqui.




28 Comentários »

  1. Lori 22 de agosto de 2008 às 9:52 - Reply

    Para pensar: Qual é o inimigo do bom?
    Resposta: O melhor.
    Deus tem o melhor para seus filhos e filhas, entretanto decisões apressadas e ansiosas nos afastam de experimentar este melhor.

  2. Carlos 25 de agosto de 2008 às 12:30 - Reply

    Tenhamos fé, varões irmãos… se td der errado, o celibato ainda é uma opção…;)

  3. Francielle 26 de agosto de 2008 às 14:43 - Reply

    Como saber se meu namoro é de Deus??/ Eu espero que seja…pq aconteceu de uma maneira que eu não esperava…que seja benção de Deus na minha vida…
    abraços

  4. Lidiane 19 de junho de 2009 às 19:53 - Reply

    Namorei 4 anos com uma pessoa.
    Quando nós iamos fazer dois anos de namoro, ele me confessou que havia me traído.. eu fiquei muito abalada, querendo chutar o balde e na verdade ambos no momento terminamos, mas Deus tratou comigo de uma forma linda e de uma certa forma senti que deveria apostar naquele relacionamento que era de Deus.
    Hoje somos noivos á uns seis meses. Como é de rotina da assembleia de Deus o pai dele pastor deveria pastorear uma outra congregação, eu relutei muito com ele, pq ele deu prioridade á ir com o pai pra outra igreja e senti q a minha opnião estava em 2º plano.
    Ir na mesma congregação pode ser simples mas era uma coisa q faziamos juntos.
    Estamos vivendo uma fase de brigas, eu reclamo de como ele deveria ser e ele me cobra pra ser mais carinhosa. Ele de uma certa forma necessita muito da parte fisica do namoro, como beijos e tal .. e eu como toda mulher me imponhoo a parte emocional.
    Nesses vais e vens, descobri que ele anda recebendo convites de outrs mulheres e q quase nao resiste a elas.
    Estou chateada de ter descoberto isso. Sei que nao tenho preenchido essa grande parte fisica q ele necessita, pq me sinto mal emocionalmente.
    Hoje vou conversar com ele, perguntar todas as coisas q ele havia omitido em relação á essas mulheres darem em cima dele. Sinto q estou o perdendo, sinto raiva por ele começar agir da mesma forma, e ele tinha me prometido que nunca mentiria pra mim e seria sincero e transparente, mas de uma certa forma me sinto culpada também por nao ter dado a devida atenção a parte q ele necessita, sendo q as minhas necessidades ele sempre estava disposto a ter uma solução.
    Sei q esse relacionamento só está de pé hoje por causa de Deus, é ele quem nos havia fortalecendo a cada dia.. Eu sou uma menina complicada e sei q ele faz de tudo por mim, faz o máximo nesse relacionamento, mas pq entao comete essas coisas?
    Estou com a cabeça a mil e preciso de um conselho, o que devo seguir.
    provavelmente depois desta conversa nós vamos terminar.. Eu estou decepcionada, mesmo q ele nao tenha feito nada concreto, só do fato dele mentir pra mim, nao contar sobre isso, sonha pra mim como se fosse uma traição..Pq é a história do gato escaldado q tem medo de água fria,as experiências negativas têm o poder de marcar a nossa existência, de tal forma que passamos a nos proteger mesmo de SITUAÇÕES HIPOTÉTICAS.

    Á um clima de tensão no ar. Eu o amo profundamente e sei que Deus está no controle de todas as coisas. Sinto que ele me ama mas nao sei mais o que fazer. Me dê um conselho.

  5. Guilherme 18 de setembro de 2009 às 17:41 - Reply

    Olá Fernando Ortega, pela primeira vez estou visitando este site.
    Realmente achei muito interessante.
    Antes de falar qualquer coisa, gostaria de parabeniza-los por este site.
    Aqui tem tópicos muito proveitosos e que muitos deveriam olhar e conferir essa grade material exelentes. Tem coisas que na igreja não são ditas e difícilmente discutidas.
    Mas este tópico achei muito legal. Não que seja uma coisa nova isso pra mim, mas que posso levar também para alguns adolescentes no qual estou liderando.
    Tenho 18 anos, e também passo por essa fase de relacionamentos e conhecer pessoas diferentes.
    O que mais desejo é viver com uma pessoa com os dois primeiros fundamentos que você colocou acima e sem faltar é claro o terceiro itém.
    Conheci a uns dois anos atrás uma pessoa muito especial pra mim, somos grandes amigos desde que nos conhecemos até hoje.
    Ela é uma pessoa na qual posso contar o que eu quizer, sem medo de dizer nada, compartilhar até mesmo coisas mais intímas.
    Posso confiar nela pra tudo mesmo, já oramos por diversar vezes um pelo problema que outro enfretava.
    Ela é realmente uma pessoa admiravél, no qual tem chamado de Deus bem forte, e que vem sempre buscando fazer a vontade de Deus, buscando intímidade e fazer com que a Obra do Senhor se concretize, tanto na sua vida quanto nos ministérios em que está envolvida!

    Ultimamente sinto em meu coração que essa é a pessoa na qual quero pra minha vida, na qual tem as característica que mais admiro em uma mulher, e também uma mulher fiel a Deus acima de tudo. Amo ela demais.
    Mas sinceramente tenho receio em falar pra ela o que estou sentindo. Aquele medo de que ela não corresponda o que sinto, não apenas por isso, mas de que isso vem atrapalhar nosso relacionamento, uma pessoa muito querida pra mim, e que chega a encher meus olhos de lágrimas em pesar na possibilidade perde-la!
    Sei que se falar pra ela o que estou sentindo, a forma com que nos olharmos não será mais a mesma, e como será difícil essa situação!
    Não sei o que fazer, e é claro que estou orando, pedindo a ajuda de Deus, e pedindo pra que ele me ilumine!
    Mas gostaria saber sua opinião!?

    Que Deus te Abençoe e continue trabalhando no teu coração com este site fantástico.
    Um Grande Abraço!

  6. Miriã 21 de novembro de 2009 às 15:16 - Reply

    Não tinha lido este post :/
    P/ quem está “perdida”…vale a pena ler e praticar(…)
    Mãos a obra…. aí vou eu 🙂

    Valeu!!!!

  7. Isabel 28 de dezembro de 2009 às 17:46 - Reply

    Fernando Ortega posso te dizer q estou perdendo uma pessoa q quer casar comigo, eu sou evangelica e ele tbm, mas eu vejo muito a aparência e é isso q mim faz fugir dele, eu teria vergonha só de subir no altar com ele, pois ele é mais velho, baixinho, me preocupo muito pelo q as pessoas iriam falar pela sua idade e aparencia e até da minha própria familia, pois eles conheceram e olharam muito para o fisico eu tenho até medo de Deus me castigar por isso, pois ele me disse que já teve revelações em sonhos q a escolhida sou eu, já tem mais de 2 anos q ele fala em se casar comigo mas não tenho coragem de assumir.

    Por favor,me dê uns conselhos.

  8. Talita 23 de abril de 2010 às 11:30 - Reply

    Oiee Isabel!!!

    Minha irmã casou com um rapaz que é mais baixo que ela. Minha irmã (quando ela era solteira) falava pra mim que não casaria com alguem que é mais baixo que ela. Mas depois de ela conhecer antes de casar, ela amou mto ele e viu que o coração dele é mais importante que a aparencia e o tamamho.

    E eu tbm tenho namorado que é mais baixo que eu (rsrsrsrsr…), eu vejo o coração dele e o amor dele por mim. O coração dele é de Deus. E ele é pastor, lindo, maravilhoso… (rsrsrsrs…).

    Olha Isabel, não se preocupe o que as pessoas vão pensar, o mais importante é que vc realmente ama ele e veja o coração dele. O mais importante é coração do que aparência.

    Bjs =o***

    Tita

  9. Manú 28 de abril de 2010 às 18:31 - Reply

    Adorei esse post..é assim q fala?? è a primeira vez q comento num blog..rsrsrs..
    Saiba que to amando esse blog…
    Bjus a todos

    • Fernando Ortega 28 de abril de 2010 às 18:34 - Reply

      Hey Manú!!!
      Bem vinda a Família NMM!!!
      Q DEUS continue falando com vc por aqui!!! 😀
      COntinue conosco!!!
      Abração!!
      VITÓRIAS!

  10. Cink 29 de abril de 2010 às 18:21 - Reply

    Fe!!!!!!!!!!! Dorei o assunto dessa coluna… realmente muito interessante… se tivesse me atentado a esses pontos antes dos meus relacionamentos passados.. hoje concerteza tudo seria diferente.. porém aprendi muito com cada relacionamento.. por isso agradeço a DEUS da mesma maneira… que DEUS SEJA GLORIFICADO!!!
    Haaaa essa doida aí de cima eh minha amiga MANÚÚ… ela que me apresento o blog de vcs.. hehee.. Té mais Fee…

    • Fernando Ortega 4 de maio de 2010 às 18:43 - Reply

      Uhuuuu!! Maravilha Cink!!!
      Glória a DEUS!!!
      Cointinue conosco!! 😀

      DEUS abençoe poderosamente!
      Abração!

  11. michelle 26 de junho de 2010 às 21:37 - Reply

    Olá Fernando. Antes de tudo, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog. Com certeza, ele tem sido um canal de bençãos para nós adolescentes e jovens, que temos muitas dúvidas em relação ao relacionamento. Deus o abençoe.
    Mas, vamos lá…
    Bem, não é a primeira vez que faço uma postagem, só que hoje estou realmente precisando de um conselho.
    Durante um tempo, quando tinha por volta dos 14 anos, gostei de um menino e era correspondida. Entretanto, eu não quis um relacionamento sério, era muito imatura na época e não gostava dele o suficiente para namorar de verdade. Então, em menos de quatro meses acabamos tudo. E o tempo passou, porém eu ainda sinto um friozinho na barriga quando falo com ele sobre o que aconteceu conosco, e ele ,igualmente. Ele é uma pessoa maravilhosa, que realmente tem intimidade com Deus. E hoje tenho a consciência de que para namorar tem que se ter em vista o casar. E o problema é que ele não é o que eu pedi a Deus… (em muitos aspectos, inclusive o tamanho). E eu não me vejo casada com ele…
    E agora, o que faço? Eu gosto um pouco dele, mas ele não é o que pedi a Deus.
    Por favor, aconselhe-me.
    Fk na paz!

    • Fernando Ortega 29 de junho de 2010 às 10:44 - Reply

      Oi Mi!!!
      haha!! Vc já respondeu sua pergunta!
      Se vc não gosta o suficiente dele, pq namorar??? O caso é q vc está presa ao o q aconteceu no passado.
      Abração moça!
      Fica com DEUS e q ELE te dê sabedoria nessa decisão!

  12. Jeniffer 2 de agosto de 2010 às 1:19 - Reply

    Olá Fernando….que benção essa blog!!!!

    li o que fala do principe no cavalo branco rs e Namoro Cristão: 3 Critérios para uma escolha abençoada! …..me identifiquei muito com oque vc disse e falou grandemente ao meu coração ….estou num momento em que gosto muito de um rapaz e ele diz que tbm gosta de mim, mais ainda tenho alguns temores tipo de quando será a hora certa de começar a Orar e será que é momento pra isso…mais enfim sei que preciso pedir direção pro senhor e sempre peço…..mais as vezes sinto que me pego impaciente sei que isso não é bom e sempre oro pra que toda impaciencia seja lançada fora mais é uma luta, muitas vezes a carne quer falar mais alto, mais Gloria a Deus que tenho tido Obediencia e temor ao Senhor!!!!

    é isso rsrsr que Deus abençoe sempre seu ministerio e vida

    Fica na Paz
    *-*

  13. Juliana 8 de outubro de 2010 às 16:43 - Reply

    “Outra coisa q queria te dizer é: VALE A PENA ESPERAR!!! Comecei a namorar com 23 anos e não me arrependo! Valeu muito a pena entregar essa área nas mãos de DEUS! ELE nos ama e sempre tem o MELHOR para seus filhos. Claro q tive vontade de namorar antes q isso, mas só qndo entreguei completamente essa área nas mãos DELE e descansei é q pude experimentar da sua boa, agradável e perfeita vontade.”

    Fernando, se vc acha ter esperado bastante (aos 23 aninhos), o que vc diria pra uma mulher que espera há 34 anos? Sabe que as vezes é de dar risada os conselhos sobre paciência e prioridade quando colocadas por alguém que nem teve tempo de conhecer a solidão! Sorry pela sinceridade…
    A paz

    • Fernando Ortega 19 de outubro de 2010 às 12:08 - Reply

      Oi Jú!
      Desculpe, mas sim, eu sei o q é solidão quando ainda morando com minha mãe com 8 anos, chegava em casa a noite da escola e encontrava a casa vazia, chorando até dormir. Eu sei o q é solidão quando eu me agarrava a uma blusa dela pra pelo menos sentir seu perfume enquanto chorava. Eu sei o q é solidão quando minha mãe me deixou com uma desconhecida hippie e viajou para o Chile. Eu sei o q é solidão quando essa hippie me levou pra praia, me fez dormir em uma barraca e vagar pela madrugada sozinho enquanto ela vendia suas bijuterias. Eu sei o q é solidão quando minha mãe foi embora para o Chile levando meu irmão. Eu sei o q é conhecer a solidão quando meu pais me abandonaram aqui no Brasil sozinho.
      Em tdas essas situações e muitas outras, DEUS esteve de mãos dadas comigo. No meio da minha solidão, meu PAI, meu SENHOR, foi minha compania.

      Eu sei o q é conhecer a solidão, eu sei q vale a pena esperar em DEUS!
      Abraço!
      A paz!

  14. Reh 7 de janeiro de 2011 às 14:55 - Reply

    Este blog esta me ajudando muito a refletir sobre o meu namoro e meu relacionamento com Deus. Muito bom
    Que Deus continue te abençoando

  15. Filipe Brito 21 de outubro de 2011 às 17:41 - Reply

    Nossa Fernando , vocêes e uma bençãoo caraaa ,pouco tempo que conheci o NMM ,
    ja conhecia o #EscolhiEsperar e assim como ele o NMM e um canal de aprendizado pra nos ,principalmente ao publicos ”Jovens” aprender mais da palavra de Deus e de Esperar e confiar nele…

    eu com 22 anos nunca namoreii, mais to com pretendente hehe,tamu orando ,to analisando os ”3 Critérios para uma escolha abençoada” o/ ,

    ficava triste pensando que era o unico que demoro e ta demorando, mais vc tambem neh ,começo com 23 anos ,ki benção HSUASHASUASA

    Deus abençõee sua vida e da Fran ,ja li duas vezes a historia de vcs ,achei mo legal, q ate compartilhei com o pessoal e to usando umas dicas pra mim tambem kkk 😀

    ah é ,eu quero uma camisa do NMM ,onde comprar?

    Abraçãooo 🙂

    • Fernando Ortega 22 de outubro de 2011 às 11:54 - Reply

      Glória a Deus Filipão!
      Cara, estamos nos organizando para ter nossa loja online.
      Em breve manão!
      Vitórias!

  16. Jr. 30 de dezembro de 2011 às 10:03 - Reply

    Fernando…não sei se é possível, mas gostaria de me comunicar com vc por e-mail…se não for viável, não tem problema. Um prazer conhecer este site. Abraço

    • Fernando Ortega 31 de dezembro de 2011 às 19:11 - Reply

      Opa!
      Me manda uma inbox no facebook: facebook/ortegafernando
      Abração!

  17. Lala 28 de fevereiro de 2012 às 15:29 - Reply

    Olá Fernando, gostei muito de seus posts e gostaria de um palavra, um conselho de uma pessoa de Deus que entende disso para conversar sobre um problema que estou passando mas não achei seu email para entrar em contato. Obrigado e fique na paz do nosso Senhor Jesus!

    • Fernando Ortega 1 de março de 2012 às 12:00 - Reply

      Oi Lala,
      Mana, infelizmente não estamos conseguindo responder os emails.
      Por ora, o que você pode fazer é ler os posts da sessão de namoro, de repente o Senhor pode iluminar aquilo que está escuro.
      Abração!

  18. Aline 29 de junho de 2013 às 17:20 - Reply

    Obrigada. Essa palavra veio acalmar meu ansioso coração. O primeiro critério é o mais importante e o mais difícil de encontrar também. As vezes me pergunto porque o meu cabeça, ainda não apareceu. Mas no fundo sei que só recebemos de Deus quando estamos preparados pra isso. Quando for um namoro que edifique e não que deixe cicatrizes. Valeu!

Deixe um comentário »